Toledo: virar Sarney é melhor cenário para Temer

José Roberto de Toledo,no Estadão, faz ótima análise dos resultados das últimas pesquisas sobre a popularidade de Michel Temer dentro do quadro de dissensões e enfraquecimento de sua base parlamentar,onde, diz ele, “os congressistas perceberam que o eleitor vai senti-los mexendo no seu bolso se aprovarem a reforma como foi proposta” e, por isso, “as defecções já consumadas refletem a pressão contrária que deputados e senadores sentem de quem os elege”.

Renan Calheiros e Eduardo Cunha puxaram as cordas para a assunção de Temer. Enquanto um lidera o PMDB, o outro está preso e condenado a 15 anos. A diferença entre eles é a capacidade de ler o cenário e, quando necessário, retroceder. Renan é um sobrevivente. Desde o governo Collor, sempre soube voltar algumas casas para permanecer no tabuleiro. Seu desembarque de Temer é mais do que o desquite entre dois aliados de ocasião.
Líder da maior bancada do Senado, Renan pode atrapalhar muito na Previdência, mas talvez nem precise. A perda de governistas pelo caminho pode barrar a reforma antes mesmo de ela sair da Câmara. E se isso acontecer, o que será de Temer? Qual o propósito de um governo reformista que não reforma e é cada vez mais impopular?

Toledo lembra que  apenas Sarney, Collor e Dilma alcançaram o grau de desaprovação que Temer ostenta hoje nas pesquisas e que, deles, apenas um chegou ao fim do mandato e que, neste precedente, “o melhor cenário que espera Temer é uma sarneyzação”.

Sim, o melhor poderia ser este.

Mas não o mais provável, porque a cassação eleitoral, que muito provavelmente será mantida como uma lâmina sobre seu pescoço, e efeito avassalador das investigações sobre seus ministros criam para ele um cenário mais graves do que era aquele enfrentado por José Sarney, o que o próprio Toledo ressalta.

O PMDB, que não era o partido de fato de Sarney, mas ocupava o governo como faz agora o PSDB, com Ulysses Guimarães, uma figura muito mais respeitável do que é Aécio Neves, teria o destino eleitoral que todos sabem que teve em 1989.

Há, porém, outra diferença.

A “solução Collor” encontrada pelo conservadorismo, àquela época, é menos visível hoje. Dória dificilmente terá como desvencilha-se das estruturas corroídas do PSDB e viabilizar-se como candidato “autônomo” como o alagoano.

Os problemas de Temer são, de fato, muito semelhantes. Mas as soluções, agora, estão longe de parecerem idênticas.

João Dória, o escoiceador da paulicéia, indica só ter chances de repetir como farsa a tragédia Collor de quase 30 anos atrás.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • Sarney era o que era, mas a meu ver tinha o sonho - após 20 anos de ditadura - de se tornar uma forte e positiva pedra de apoio na reconstruçao democrática que ele sabia ser inevitável. E tambem que a história registrasse isso, o que em boa medida pensamos a que conseguiu.
    Só como delirante farsa se pode por o interregno Temer em comparaçao com isso.

  • No caso da Dilma vale lembrar q sua reprovacao e reflexo causado pelo estrago do golpe sob o comando de cunha e aecio.Temer ainda tem aliados no judiciario e legislativo.n seu se os tucanos terao candidatos na disputa depois de tanta delacao da obdebrecht.o doria c tao pouco tempo de governo ja comeca a se afogar em velhas denuncias q vinham sendo divulgadas.ate o nome do marido da Angelica ja entra na briga.loucura,loucura..

  • Davi marques fodido ta seu cu panelopata adestrado.o juizeco nem sabe seu papel no judiciario.tao perdido quanto vc.simplesmente calou se quando interrogado pelos deputados Wadih damous e Paulo teixeira.mediocre partidario q teria sido sentenciado a pena de morte no EUA.

  • Esse imbecilóide que atende pelo nome de David Marques passou por uma transmutação anatômica interessante, trocou a boca pelo órgão excretor. No lugar do cérebro ele carrega uma fossa negra.

  • Pois é, mas se Dória não vai polarizar a direita, vai ser Bolsonaro. O pior cenário possível é um único candidato da direita forte, porque em 2018 eles tem muito mais chance. Um candidato de centro direita é melhor que de extrema direita. Lembrando que nunca tivemos presidente de extrema esquerda e o último de extrema direita foi na época dos milicos (Médice-Costa e silva). Na minha leitura o povo votaria em um candidato de extrema direita na situação atual e mesmo ele sendo um completo imbecil se elegeria (olhem o Trump...)

  • Agora imaginem o MAIA presidente do brasil ! nem que seja por alguns meses... e imagine quem o congresso poria no lugar de Temer!?
    Enquanto isso aquele imbecil do PT lança uma reforma eleitoral de lista fechada? O PT está realmente pedindo para ser extinto. Prefiro votar em uma égua que no PT.

  • DÓRIA SÓ EXISTE EM SP. VEJA BEM QUE O PSDB GOVERNA SP HÁ MAIS DE 20 ANOS E VAI CONTINUAR SENDO ELEITO POR MAIS 20. SP FICOU SE ÁGUA E BEBEU ESGOTO E O PAULISTA AINDA TEM ORGULHO DISSO. MERECEM DÓRIA, MBL, VEM PRA RUA E COISAS DO TIPO. QUEM SABE O COCAINEIRO DO LEBLON E MEGA DELETADO NÃO SE CANDIDATA A GOVERNADOR DE SP,. VAI SEU ELEITO NO PRIMEIRO TURNO. SP ADOECEU. TRISTE FIM.

Related Post