Nada como fazer algumas perguntas simples, para que as respostas sejam evidentes.
Se não vai haver prejuízos em salário, em recolhimentos trabalhistas (FGTS, Previdência, PIS), nem perda de direitos, nem se vai gerar passivos indenizatórios, como pode ser mais barato e eficiente estabelecer a terceirização como regra do trabalho sob o argumento de que é mais econômica, se além de todos os custos tem-se ainda a remuneração (lucro) do dono da empresa intermediadora da contratação de pessoal?
Lógico que a terceirização, em atividades específicas, especializadas, ou naquelas sem especialização, mas com alta rotatividade (segurança, portaria, recepcionistas, reparos e manutenção, etc) é uma questão prática para as empresas que preferem gastar um pouco mais mas não perderem o foco em sua atividade-fim.
Mas terceirizar a mão de obra em sua atividade fim seria um total contrassenso.
Mas não é. Porque a lógica é outra.
Imagine, por exemplo, um supermercado onde caixas, repositores, gerentes, açougueiros terceirizados e, portanto, representando um gasto maior de que os salários e encargos, porque tem-se que remunerar o arregimentador de pessoal e ainda pagar os impostos derivados desta contratação.
Ou uma agência bancária? Ou uma escola e seus professores?
O trabalhador terá de se submeter a um espécie de escravidão high-tech , porque não pode mais, ao sair da empresa A, procurar emprego na B ou na C, porque A,B e C, agora, são atendidas pela mesma locadora de trabalhadores.
Esqueça carreira, progressão funcional, reconhecimento de mérito…Afinal, você não é mais funcionário daquela empresa, está apenas alugado a ela.
A locação de mão-de-obra, que ficava nas franjas do mercado, com vários casos de aventureiros, agora vai para o âmago das relações trabalhistas e para os inevitáveis jogos-de-empurra de responsabilidades em detrimento do trabalhador.
Se vai passar no Congresso? Vai, ao menos na Câmara, vai.
São negócios, e negócio com gente.
View Comments (45)
A implementação da pura sacanagem, a escravidão branca.
Escravidão branca é sacanagem, então? Preto pode? Tirando o racismo, isso vai acabar com todos os direitos dos trabalhadores. Inclusive dos funcionários públicos.
Esta canalhice selvagem, só beneficia o lucro e põe em risco todos os níveis profissionais. Ou Engenheiros, Odontólogos e até Advogados se consideram livres...Pois bem o que impede uma Empreiteira de Pedreiros, Carpinteiros, Encanadores, Eletrecistas e Mestres de Obras, de terceirizar ou seja, vender também o Engenheiro e o Arquiteto??? Se a "aberração" passar...nada, é livre, também serão terceirizados. Então SRs. Profissionais com curso Superior, se mobilizem também contra esta lei, porque vai pegar o "rabo" de voces também. Porque é incrível neste País, como um sujeito que recém saiu do banco de uma faculdade, se acha
"mais" que os outros, e por isto se considera inatingível ou intocável e por isto não se mobiliza! Mas não é! E principalmente na terceirização, pode ser o mais atingido. Desenho: O salário básico de um Eng. Civil -início de carreira- é de 8,5 salários mínimos = 8.5 X 788,00 = 6.698.00,00...Algum Eng. Civil acha que uma Empreiteira de M. de Obra, vai oferecer 8 mil, 9mil ou 10 mil por sua contratação ??? Não vai, vai ficar sempre no mínimo, porque a DIFERENÇA é o LUCRO da empreiteira! simples assim, ou seja, se ferrou a negociação direta, que é o que remunera a QUALIFICAÇÃO E A EXPERIÊNCIA! Paulo da "força fajuta" e Paulo Skaff no mesmo lado da corda...Me digam de que lado esta corda vai REBENTAR???
Jaime, quando o sulista falou em escravidão branca ele não estava se referindo a cor da pele. Nesse caso, branca significa falsa, dissimulada, etc.
Estamos voltando aos tempos dos governos tucanos, terceirização com empresas dos amigos, taxa de administração de 15 a 20% sobre o valor do contrato. É a sopa no mel. Eles são gulosos.
Depois da terceirização, a quarteirização. Todas juntas formam o Quinto dos Infernos...
Marco Antônio
A lei de terceirização do trabalho é uma fórmula que os capitalistas querem para driblar a lei de valorização salarial que iniciou com Lula e continua com o governo Dilma. É uma medida para compor a maximização do lucro dos exploradores.
E uma forma de retirar direitos dos trabalhadores.
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Valorização salarial que começou com Lula está perfeito!
Mas que continuou com Dilma? Sério? Vc já viu os dados? Tem alguma ideia do que está falando ou está apenas fazendo propaganda partidária sem embasamento?
pois mais grave faltou dizer: acabar com os CONCURSOS PÚBLICOS em áreas como saúde e educação. essa corja que se apoderou do congresso, eleita pelos analfabetos políticos, simplesmente nada de braçada sobre o oceano da ignorância. sairão de lá para serem prefeitos contratando suas empresas de terceirização. desgraçados. o retrocesso que estamos vivendo era inimaginável há pouco tempo; hoje, uma realidade atroz a dominar os zumbis que povoam o país (que não se dão conta dos malefícios sobre suas cabeças) alimentados por uma mídia golpista e interessada nos lucros que podem salvar suas falidas concessões/jornais.
Só quem já atuou na justiça do trabalho sabe como é difícil receber algo de empresas que prestam serviços terceirizados.
Para não dizer IMPOSSÍVEL !! Aqui na repartição em SamPa, onde trabalho, 'tá cheio de seguranças e faxineiros/as correndo atrás de receber de Cooperativas falidas das quais não encontram os donos, para receber !!! TERCEIRIZAÇÃO É FRIA !!!! SAI FORA QUE !!!!
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
os 'anúncios de classificados' na ilustração do post são assustadores. Mais ainda por serem verídicos. Assim se fez o nosso país, o que de alguma forma configura o que vivemos hoje. Quem ignora a luta de classes no Brasil vai ser atropelado pela História. Viva Zumbi dos Palmares
A terceirização nada mais é do que "terceirização de desrespeito (ou fraude pura e simples) contra os direitos trabalhistas".
Está cheio de grandes empresas(e Órgãos Públicos) por aí que têm o nome absolutamente limpo na Justiça do Trabalho, mas que vivem "alugando" terceirizados que são vilipendiados por suas contratantes.
A terceirizadora fica com os processos, os trabalhadores com o prejuízo. E as grandes empresas veem alguns de seus donos aparecendo em programas do João Dória elogiando esse tipo de barbárie.
E vamo que vamo.
O Estado de São Paulo é campeão da terceirização. Por isso que essa PORRA dessa locomotiva mais parece um pau véio que não sai do lugar...
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Isso e' bom vai acordar o trabalhador ,puxar o saco da pseudo elite ir pra rua pedir impitmann de governo trabalhista e bom quem sabe gora uma camiseta da seleçao verde amarela de tercerizada apoir a lite golpista, e' comer os defos da mao nessas nao aparece coxinha filho-da-puta par vir com conversinhas de comunismo e qua,qua,qua,qua , isso na verdade foi muito bom pra verem o que e' apoiar elite de merda.
E D U C A Ç Ã O !!
Só quem pode defender um indivíduo na sociedade capitalista (sem pejorativos, só realismos), é ELE MESMO!
Todo mundo que quer defender o outro é mentiroso se não consegue defender a si mesmo!
Nenhum desses safados que negocia gente vai largar o osso, ainda não deu para perceber??
E D U C A Ç Ã O !
O que é que estamos fazendo por ela?
Que tal visitar, só isso, visitar, uma escola pública para variar? Fazer umas perguntas sobre qualquer coisa, mostrar algum interesse?
Que tal?