É deplorável que o Brasil tenha uma imprensa e uma suprema corte completamente avassaladas diante dos espasmos autoritários que tomaram conta do Ministério Público e do Judiciário desde que fomos colocados sob a autoridade infalível de Sua Majestade Sérgio Moro e sua corte de procuradores e delegados.
Chegamos a uma situação em que é preciso que um personagem como Gilmar Mendes seja único que diz o óbvio, como fez através de Monica Bergamo, na Folha:
Sobre (o vazamento da) a citação a (José Carlos Dias)Toffoli feita pela OAS, ele afirma: “Não é de se excluir que isso esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses“.
Finalmente alguém diz o que todos já sabem.
É tão óbvio que até este obtuso blog o escreveu assim que apareceu a edição de Veja onde a capa estampava a “delação” de Leo Pinheiro em que Tóffoli era delatado por crime algum, exceto o de ter revogado uma decisão que a república curitibana queria ver mantida.
Assim como é óbvio que Rodrigo Janot não pode, simplesmente, invalidar uma delação porque vazou, a menos que tivesse a mesma atitude com as dúzias de vazamentos que ocorreram. como registra outra (rara) voz lúcida nos jornais, a de Bernardo Melo Franco:
É a primeira vez que o vazamento de informações é usado como motivo para melar um acordo de delação. As acusações de Delcídio do Amaral, Sérgio Machado e Ricardo Pessoa jorraram à vontade antes de os três se livrarem da cadeia.
Dramático que este país tenha chegado ao ponto de que até o truculento Gilmar Mendes esteja vendo que “já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários”, por conta de uma cruzada histérica, onde, nas palavras dele, “estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?”
Onde estão nossos juízes garantistas, aqueles que a história de defesa da legalidade e dos direitos civis serviu-lhes de suporte para chegarem ao cargo de Ministro do Supremo? Ou seu garantismo era apenas gazua para alcançarem o posto de supremos magistrados da nação?
Estão como coelhos, assustados, reduzidos a verificar as formalidades, se foram colados os selos, estampilhas e reconhecimento de firmas que “validam” monstruosidades?
Quem, a esta altura, pode duvidar que os que discordam da fúria moralista tenham seus direitos garantidos, que não estejam sendo vítimas de bisbilhotagem, escutas, armações contidas, por “sugestões amigas”, em delações?
É desanimador ter de dizer que Gilmar Mendes, o tosco ministro a todos desrespeita, seja aquele que pede o respeito aos direitos legais.
O resto gagueja. Isso quando chega a abrir a boca.
PS. Sobre outros vazamentos não terem provocado reações de Janot, registro o cuidadoso levantamento de Patricia Faerman, no GGN, mostrando que por pelo menos 13 vezes delações vazaram sem reação da PGR.
View Comments (28)
Atingiu os bandidos de toga ai a reação é imediata.
O bom é que ninguém mais leva a sério esses grupos, e a sustentação de seus salários e mordomias vai perdendo apoio.
Favor: poderiam facebukar a matéria sobre a epidemia brasileira de câncer da BBC Brasil de hoje? Obrigado.
Hospitais e planos estão se programando pelas estatísticas de que em breve todos morreremos de cancer. Falam abertamente isso.
Querem jogar o peso no SUS, e querem acabar com o SUS. Querem que o pobre pague plano, mas tiram-lhe o emprego e aposentadoria.
A Anvisa como a maioria das reguladoras virou camara de negociação. Vamos acabar com essa porcaria cara e nociva.
Querido Tijolaço.
Este parágrafo não ficou claro. As negativas ficaram embaralhadas, não acha?
Quem, a esta altura, pode duvidar que os que discordam da fúria moralista tenham seus direitos garantidos, que não estejam sendo vítimas de bisbilhotagem, escutas, armações contidas, por “sugestões amigas”, em delações?
Perdão, Fernando, mas creio que vc está deixando de perceber uma sutileza nesta história.
Gilmar está reagindo assim não porque se tornou de uma hora pra outra defensor das garantias individuais e do devido processo legal, mas única e exclusivamente porque esta delação em questão envolve seus amigos do PSDB. Só por isso. Ele está buscando a invalidação da delação, simples assim.
Se for contra os inimigos vale tudo, provas ilícitas, tortura, direcionamento de depoimento, seletividade de denúncia, etc. E ai de quem falar que tá errado. Vira defensor de ladrão e obstrutor da justiça.
Exatamente. Se for com petistas, ele apoia. Canalha, vigarista. Tem que ser moído de baixo para cima.
"Onde estão nossos juízes garantistas?" Talvez estudando se é presidente ou presidenta, se prisões ilegais para obter delações é legal ou não, se condução coercitiva sem motivo pode ser feita, se grandear advogados pode, se grampos ilegais pode ser usados, se impeachment sem crime pode, ...
O pior STF que já existiu.
Ah, tijolofilos !
Ele não é tão Gilmau quanto dizem...
Bronco, ele é um crápula. Só disse isso para melar a delação que envolve Serra e Aécio. E você é outro canalha, filho da puta, digno de ter uma morte bem sofrida, doída e com tuas visceras moídas e explodidas. Beba meu ódio, filho da puta. O que vocês fizeram, vai retornar pra vocês. Acabou a democracia, a ternura, a tolerância. Agora vem a barbárie que vocês construíram. Aguenta firme, Bronco. Vai ser moído de baixo para cima.
O verdadeiro alvo do MP não é o PT, é o sistema politico em si.Mesmo as pessoas que alimentaam esse monstro e se beneficiaram dele, não estarão a salvo quando o PT ruir.A maquina de moer gente fica cada vez mais dificil de frear ao ganhar mais e mais velocidade.
Isso tudo porque o Leo não quis dedurar o Lula.
Desculpa esfarrapada para negar a delação salvando Aécio
Só não ve quem quer
Só moendo de baixo para cima.
Essa afirmação do Gilmar Mendes deveria ser incluída no processo do Lula na ONU.
Vejam o artigo do Nassif. Desvenda a artimanha da anulação da delação do Leo