Troca do Comando Sul é regra que o Exército lembra e os civis esqueceram

Qualquer organização séria funda-se, entre outras regras, na hierarquia e na disciplina.

Muito mais ainda quando se trata de organizações armadas e com altas responsabilidades sobre a defesa das instituições democráticas .

Aqui e em qualquer parte do mundo.

Ninguém imaginaria um comandante de uma grande unidade militar norte-americana dizendo que o afastamento de Barack Obama na Presidência significaria “o descarte da incompetência, má gestão e corrupção”. Ou que se passasse isso na França, ou na Alemanha ou em qualquer país democrático e moderno.

É lógico que os comandantes militares dos EUA, da França e da Alemanha têm opiniões políticas. É seu direito.

Expressá-las de público, envergando seus uniformes de combate, não.

Pior ainda quando o país assiste a uma horda de alucinados clamar pela ruptura da ordem institucional, portanto cartazes e até usando uniformes das forças armadas.

A demissão do General  Hamilton Martins Mourão do Comando Sul, feita por seu superior, comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas ( na foto do post) não tem sua essência num ato político, mas disciplinar.

Como não é como política que se deve observar os atos do militar afastado, mas como quebra de hierarquia, usurpando a função reservada ao chefe da Arma de se pronunciar sobre as questões nacionais, o que Villas Bôas faz, com parcimônia e moderação.

Haverá quem queira politizá-la, à esquerda e à direita, sobretudo, transformando o oficial em vilão ou, sobretudo, em herói dos que desejam enfiar de volta o Exército brasileiro no mundo imundo da política e do controle indevido do Estado.

As instituições civis brasileiras, hoje sofrendo dos males do “cada um faz o que acha certo”, talvez funcionassem melhor se todos observassem esta pequena regra: cumprir o seu dever, sem espalhafato, sem politicagem, sem servir-se de sua função para dar vazão as suas – ainda que legítimas – simpatias ou antipatias políticas pessoais.

 

Fernando Brito:

View Comments (29)

    • Mas ai já é pedir demais pois nos falta um Ministro da Justiça, ou melhor nos falta uma Presidente da República, pois ela que desorienta ops orienta o Zé da Justiça, afinal quando foi que ela deixou de ser centralizadora? ( A Judas ainda foi no aniversário do Lula dar um beijo na face dele sabendo que por determinação dela e obediência cega do Zé das Couves ops da Justiça, a Policia Federal estava de tocaia próxima ao Instituto Lula quando o maior líder popular da História do Brasil completava 70 anos).

  • O indisciplinado boquirroto, que peça as contas e vista o pijama.
    Ai ele faz um "blog do general que virou suco" onde poderá espernear à vontade.
    -Sempre cabe mais um alienado para motivar os midiotas "danação"!

  • Parabens sr. Comandante do Exercito! o terceiro exercito,hoje comando do sul sempre foi Legalista! na posse de Jango em 61 e apoio ao Presidente em 64! nao ha lugar para golpistas!

  • Chupem essa manga general de pijama e suas viúvas da ditadura!

  • A pergunta que fica é: E se ele tivesse afirmado que o governo do PT é sinônimo de competência. ética e boa gestão do que é público; teria sido promovido?

    • Resposta: Com certeza, Não, Não e Não. Além disto, o dito militar Morão já é general da ativa, ostenta a mais alta patente, no caso, com a patente de general de Exército.

  • Isso me lembrou o episódio no qual o Diretor da Papuda exigiu que Delúbio cumprisse as regras da prisão e retirasse o bigode e foi exonerado por Agnelo Queiroz.

    Não se preocupem: esse blog sempre encontrará um argumento pra tentar justificar tudo, principalmente dizer que atos de ditadura seriam, de fato, a essência da democracia.

    • Vou deixar você ver minha trolla um dia, Glauco. Já que me chamou de troll, imagino que deva chamar assim 70% dos brasileiros, os quais consideram ruim ou péssimo o Governo de Dilma Havana Roussef. Haja trollas para vocês!

    • Crovis/klaussdete/Alixon, alem de troll você é viado, pois homem que gosta de mostrar a "trolla" pra outros homens é viado.
      Atenção pessoal, o Troll que apareceu no pedaço é uma bichona e tem por hábito usar os nomes de guerra: Crovis, Klaussdete e/ou Alixon! Cuidado, mas muito cuidado que a tresloucada está a perigo e tá atacando tudo quanto é homem que votou, vota e votará em DILMA e LULA. Os coxinhas não correm perigo pois a mariposa tarada gosta mesmo é de homens tipo: militares, militantes de esquerda e operários (barbudos de preferência).

  • Podemos transpor o raciocínio para a falta de hierarquia na PF, uma instituição armada, diante dos atropelos legais praticados por eles com fins políticos.

  • e a economista do Santander Sinara Policarpo Figueiredo que foi demitida pela presidente Dilma por alertar sobre o desastre da economia!!! Tempos dificeis...

    • Lula é ditador, Dilma é ditadora. O que eles não admitem é que não conseguiram venezuelizar o nosso país.

      • "Prefiro o ruído da democracia do que o silêncio da ditadura." - Dilma Rousseff
        O dono deste blog parece compartilhar desse pensamento, ao deixar rolar à vontade o ruído dos comentários mais estúpidos.

        • Exatamente! Incluindo na critica bem embasada, com direito a citaçao da musa da mandioca,o comentario acima!!kkkkkkkk

          • Creio ser o mesmo imbecilóide que assume nomes diferentes pra ficar comentando as mesmas merdas. Bronco capial, louvo sua escolha de nome fake, ele descreve sua verdadeira natureza muito melhor que o nome que sua santa mãe lhe deu. E se ela de fato possuir mais que dois neurônios, tenho certeza que ela mudaria o nome do filho pelo que você enverga com tanto orgulho por aqui.

Related Post