Está valendo tudo, agora, neste reta final, para que as pesquisas atenuem o que já ficou claro para os agentes políticos: a candidatura Marina Silva está se dissolvendo.
Ontem, a Record “engoliu” uma pesquisa que assinalava uma queda da candidata para mais perto dos 20% do que dos 30% que lhe davam, semana passada, Ibope e Datafolha.
Hoje, a CNT/MDA já aponta vantagem numérica de Dilma sobre Marina num segundo turno.
Todo mundo já sabe que isso já passou e a diferença hoje anda na casa dos cinco pontos.
Mas há um dado que é a chave da compreensão do que se passa nestes dias: a rejeição a Marina Silva.
Chegou, segundo aquela pesquisa, a 38,7%, estabelecendo níveis de rejeição semelhantes aos de Dilma (43,9) e Aécio (43,2). Subiu, em um mês, dos 29% que registrou a pesquisa do final de agosto.
As pesquisas podem ir dando os seus “jeitinhos” nos números ou podem ir dando “jeitinhos” no timing da divulgação dos números.
Mas nada disso resolve o dilema que o conservadorismo brasileiro tem diante de si.
Tentar vencer com Marina, o que já se tornou improvável e vai reduzir a cacos todas as suas estruturas políticas.
Ou aceitar a quase inevitável derrota com Aécio – se puderem dar-lhe uma sobrevida – nas eleições e, depois, reformular o PSDB, mais paulista do que nunca.
Confusão que aumentará hoje, quando a diferença entre Marina e Aécio se aproximar do limite da “margem de erro”.
View Comments (87)
Fala Fernando,
Fiz uma analise no post anterior. Vou apenas replicar aqui.
Tomei a liberdade de fazer algumas analises!!
Interessante o dado sobre o Horário Político!!! 65% dos entrevistados disseram assistir ao menos poucas vezes por semana, sendo que destes 15% disseram assistir todos dias! E para 36,3% Dilma tem se saido melhor, contra 23% e 20% de Marina e Aécio, respectivamente.
Fora isso, mostra a ultrapassagem de Dilma sobre Marina no segundo turno, mas ainda em situação de empate técnico: 42% a 41%. Outro dado interessante é a definição do voto por candidato. 81,8% dos que disseram votar em DIlma estão definidos, contra 77% de Marina e 73% de Aécio! Ou seja, existe muito espaço pra crescer em cima dos outros candidatos, e não só em cima dos Indecisos e Nulos que somam 16,5%.
No primeiro turno Dilma está com 36%, contra 47,5% da soma restante. Isso sem contar os válidos. Em relação aos válidos, tem 43,11% !! Ou seja, se crescer 4% em cima dos demais, liquida no primeiro turno!! E 21,3% dos entrevistados estão dispostos a trocar de candidato!
Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre TC de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que TC venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele TC não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…
A pesquisa que a Record não divulgou ontem é uma pesquisa da Vox Populi, instituto que não tem a menor credibilidade no mercado, porque todo mundo sabe que trabalha para o PT. Na véspera da eleição em 2010, a Vox Populi cravou que Dilma teria 53% dos votos válidos no primeiro turno e ela não chegou a 47%. Talvez a Record não divulgou essa pesquisa porque teve bom senso.
Quanto a tal diferença de 5 pontos a favor de Dilma sobre Marina no segundo turno, isso é o indicado pelo tracking do PT, informação que circulou por todos os blogues progressistas ontem. E não podia. Tracking não tem registro eleitoral, é apenas para consumo eleitoral. Divulgar pesquisa sem registro é crime, portanto todos os blogues progressistas cometeram, ontem, um crime.
A terceira coisa: Se a rejeição a Marina chega perto dos 39%, a de Dilma passa de 43% e a de Aécio passa de 42. Porque tanta comemoração? Deixando claro que acho esses índices de rejeição muito elevados e pouco críveis para os 3 principais candidatos. O Datafolha aponta índices bem menores. Para os 3.
Daniel: você perdeu seu sobrenome na rua? Procura nos "achados e perdidos"...
Posso saber o que você está fazendo neste espaço, se quer saber sobre seus candidatos vá ler a "Veja, o Estadão, o Globo, ou acesse os Blogs de Reinaldo Azevedo, Mainardi, tenho certeza que encontrará notícias favoráveis aos seus candidatados, vá de retro coxinha.
Daniel vá pra casa do...
Leve Reinaldo Azevedo para casa. La voce vão ler e reler a Revista Veja. Chame o Mainardi para assiti o PITBonner e a Leitão.
Blá, blá, blá, blá, whiskas sachet!
mimimi de perdedor.
Corrigindo-o "xará", você é que acha que o Vox "trabalha para o pt". E unicamente porque o instituto não é pago como o datafolha e o ibope para mentir (jamais fui entrevistado por eles ou vi alguém ser entrevistado pelos mesmos).
Neném,vai mamar!
Daniel, quer um conselho? Procure a Neca Setúbal e, juntos, chorem suas frustrações, seu burguês de merda!
A outra coisa: Dilma com um latifúndio de tempo na televisão (12 minutos) mais do que a soma de Aécio e Marina somados, está empacada a mais de 1 mês entre 35% e 37%. Isso é o teto dela. O resto é pura rejeição.
Para quem acha que a reeleição da presidente da presidente são favas contadas no primeiro turno (essa é a nova piada que circula), duas notícias:
1- Não será
2- Se a oposição se unir direitinho, a chance de mandarem Dilma de volta para Porto Alegre no dia 26 de outubro é altíssima. Aliás, nunca esteve tão alta desde que o PT chegou ao poder federal em 2002.
Daniel: ainda não achou o sobrenome?
Como dizia um amigo meu, aumenta a dosagem do Gardenal rsrsrsrs Dilma vai vencer porque é a vontade do povo, e esta vontade é soberana.
Daniel , não se desespera não, ainda tem muito sofrimento para alienados como você.
Quanto ao tempo de TV a questão é a seguinte;
Marina fala tanta asneira que mais tempo pra ela é prejuízo, ela e Aécio são os típicos candidatos que quanto mais se tornam conhecidos menos interessantes ficam.
Alienado sou eu que acha a presidente-EMPACADA A MESES EM 35% vai vencer no primeiro turno? ahahahahahahaha
Dia 5 eu dou uma passadinha por aqui para dar uma risada de vcs. E rir das explicações.
Blá, blá, blá, blá, whiskas sachet. E o Aécio que está empacado desde o início da campanhar e recém recupera os votos? E a Marina que despenca? Oposição unida? Em que planeta tu vive?
Blá, blá, blá, blá, whiskas sachet!!!!
Daniel, entendo sua frustração, porque também sinto o mesmo em vários momentos. Mas sei (acho, ao menos) que você votará em Dilma. Certo?
Sim, Rita vou votar na Dilma.
Só não entendo a cegueira desse povo. A eleição será DIFICÍLIMA
Até o Daniel vai votar na Dilma.
Na cidade em que moro não vejo ninguem fazendo campanha para Marina nem para Aécio.
Não. Quem vai vencer é a candidata que caiu de 34% para 27%, ou aquele que não consegue passar de 17%. Esses são os "fortíssimos" adversários. Os dois juntos não conseguem chegar a 45%.
Esse tal de Daniel é um fundamentalista, seguidor do Sr. "Mala Falha".
Dia cinco é dia "D", dia de Dilma.
Vcs estão tão desesperados que nem candidato escolheram ficam em cima do muro pra ver quem vai pro 2 turno, Blablarina ou Aécio Never. Vai se acostumando pq e Dilma 2014.
Você fala no setor empresarial? Ou no político? Porque, nos dois casos, vão dar com os burros n'água! É Dilma "traveiz de novo"!!
Vai rezando Daniel. Você está na cova dos leões!!! Um leão verde-apagado e um leão playboy.
Daniel, considerar apenas aquilo que lhe é favorável tem nome: desonestidade intelectual.
O que chama de latifúndio na TV, representa o resultado dos acordos políticos feitos dentro da lei.
Quer queira ou não estes governos tem sido, acima de tudo, legalistas.
Tratam tudo de forma REPUBLICANA e não como feudos ou fazenda nem tão pouco servem as 3ª, 4ºvias ou seja lá o que for.
Sua ótica é a mesma da oposição que não percebe ou não quer perceber as mudanças neste país. Acrescento um trecho retirado de um texto do Saul Leblon:
Você e todos da oposição tacanha, atrasada, cruel que se vende por espelhos e salamaleques são incapazes de aceitar como bom um governo que em uma mesma semana recebe as notícias abaixo:
1. O país fosse declarado pela FAO um território livre da fome, praticamente erradicada nos últimos 11 anos;
2. Tivesse a notícia de que a miséria extrema fora igualmente reduzida em 75%, no mesmo período;
3. Constatasse que após seis anos de uma interminável crise mundial, a renda média mensal das famílias continuasse a crescer, tendo se elevado em 3,4% acima da inflação em 2013 (dado da PNAD já corrigida);
4. E que o rendimento médio dos trabalhadores assalariados, no mesmo período, registrou um aumento de 3,8% acima da inflação e acima do PIB, de 2,5%;
5. Ainda: que enquanto a renda dos 10% mais ricos cresceu 2,1%, a dos lares mais pobres, incluindo-se os benefícios das políticas sociais, avançou 2,9%, o que contribuiu para um pequeno, mas persistente recuo da desigualdade, em declínio desde 2004;
6. Mais: que o trabalho infantil em 2013 caíra 12,3%; a matrícula na pré-escola atingira 81% das crianças e o trabalho com carteira assinada já englobaria 76% dos assalariados;
7. Não só; a consolidação dos indicadores sociais dos últimos 11 anos, embora não tenha quebrado os alicerces de uma das construções capitalistas mais desiguais do mundo, mexeu em placas tectônicas. A renda média da sociedade aumentou 35% acima da inflação entre 2004 a 2013. Mas a dos 10% mais pobres cresceu o dobro disso (cerca de 73%); e entre os 50% mais pobres, avançou mais de 60%, com repercussões óbvias no padrão da produção e da demanda, no conforto doméstico e nas expectativas em relação ao futuro;
8. A mesma semana generosa incluiria ainda a informação de que as novas reservas de petróleo desse país, responsável por 40% das descobertas mundiais nos últimos cinco anos, já representam 24% da produção nacional; 9. E, por fim, que o investimento em infraestrutura, depois de três décadas de declínio sistemático –repita-se, três décadas de recuos sucessivos– registrou uma inflexão e passou a crescer o equivalente a 2,4% do PIB, em média, de 2011 a 2013.
Por isso, apesar das suas colocações, aguardo as eleições para vê-lo por aqui pedir desculpas.
Acredite: Torço pela Dilma. Mas vcs parecem que vivem numa redoma de vidro para acreditar que a reeleição da presidente são favas contadas. Vai ser difícil. E vai ser no segundo turno.
Sou realista, apenas.
É de se desconfiar esse sua "torcida" pela Dilma.
Mas se é de fato verdade, acalme-se e vamos ao trabalho.
Porque temos uma porção de governos, cadeiras no senado e na câmara para levar também, nenhum trabalho será em demasia.
"Cabeça fria e coração quente!"
Quem tem um enorme latifúndio nesta campanha é Globo, a Veja e a Folha: 24h por dia, menos os 12min do PT.
Nesse instituto CNT/MDA Dilma nunca cresce, haja saco pra aguentar...
ÔÔÔÔ beleza em??? Se ficar o bicho pega se correr o bicho come...
Eu to achando que os neocons não vão aguentar. É Dilma logo no primeirão!!!
Esse "instituto" de m...sempre varia na margem de acerto deles !
É vero!! Eu ainda continuo acreditando no 1º turno! Meu pai não larga mão e acaba contagiando a gente...Mas se não for em 1º, problema não! Petista (Lulista, Dilmista....) sofre, mas sofre com alegria!!! hahahah!
Esta pesquisa com relação à anterior do mesmo instituto traz mais uma "surpresa". Marina cai na espontânea e na estimulada. Aécio sobe em ambas. Dilma, na "contramão", sobe na espontânea, mas cai 2% (a margem de erro) na estimulada.
Acho engraçado ainda existir a pesquisa estimulada. Isso só fazia sentido na época das cédulas de papel. A espontânea é similar ao voto eletronico: não há nome de ninguém. Bote o número e confirme.
O problema da Marina é que as pessoas têm a sensação que sua vida melhorou nos últimos anos, apesar do bombardeio permanente da mídia oligárquica contra Dilma. Os salários foram valorizados e as famílias têm acesso a certos bens da vida que antes não tinham. Querem continuar tendo essa sensação. Ora, quando a madona jambo da floresta insiste em "fazer mudanças", as pessoas acham que ela está fazendo camapanha para a presidência de uma Transportadora e não de uma República. Essa é a verdadeira razão por que está se liquefazendo a candidatura da Marineca, neo amiga e protegida dos Bancos e dos maganos da bufunfa.
Brito, sugiro que sejam feitos dois trabalhos: o primeiro, juntando em um único gráfico, todas as pesquisas de grandes institutos. Ao invés de usar essa técnica de unir os pontos com linhas retas, usar a curva equivalente. Isso deve deixar bem clara a tendência de cada candidato.
O segundo, mais trabalhoso, pegando as pesquisas presidenciais em cada estado e "somando" todas. Ao que parece, as pesquisas estaduais têm dado um resultado mais favorável a Dilma do que as pesquisas nacionais. Sua projeção em um cenário nacional poderia indicar mais claramente a real posição dos candidatos.
Ainda acho que existe uma pequena possibilidade de vitória no primeiro turno, e trabalho como posso por isso.
Acesse: pollingdata.com.br
Além do gráfico com todos os instituos (aba "Presidente 2014) ainda tem uma projeção baeysiana-temporal
Pelo que vimos a record (em minúsculo mesmo, revisor) ao esconder o resultado do Vox contratado por ela mesmo, só posso imaginar que o silêncio do PHA foi como "entregar os anéis para preservar os dedos"