Tucanos apavorados

O sábado traz um divertido chilique de pavor do Estadão com a possibilidade de Marina Silva tirar o segundo turno do PSDB.

Em editorial intitulado “A candidata impõe medo“, o Estadão externa seu profundo desconforto com a mudança no cenário eleitoral.

Na coluna de hoje de Ilimar Franco, mais informações sobre o terror que vem tomando conta da campanha de Aécio Neves:

A queda de Aécio

O tucano Aécio Neves foi atingido em cheio pela entrada de Marina Silva (PSB) na eleição presidencial. Ela tirou a liderança de Aécio em Minas e assumiu a dianteira em São Paulo. Esses colégios eleitorais são vitais na estratégia de crescimento tucana. Agora, Marina também lidera no Rio, tendo atraído para si o elevado número de indecisos. A presidente Dilma também perde, mas menos. (…) Pesquisas telefônicas feitas por várias campanhas registram essa reviravolta nos estados. Entre os tucanos paulistas, o abatimento é geral.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Eu como leitor da Presidenta Dilma não aceito que uma cínica e oportunista igual Marina Silva passe sabão na nossa cara.

    Ela pode mijar nos pés dos frouxos do PSDB,no nosso não!

  • Agora ficou mais difícil para os golpistas, pois, criticar Marina é criticar o arrocho, o BC autônomo, o agronegócio, o desemprego, justamente o que pregam, etc. Talvez, agora, invistam na suposta irregularidade da campanha que, pelo já publicado, usava avião irregular nas viagens do candidato, e não sei se isso pode ir além da desmoralização de quem foi endeusado, pela própria mídia, depois da morte. É o vale tudo.

  • Ninguém está preocupado com Aécio.
    Eles fingem preocupação, mas seguem promovendo Marina.
    Observem que eles fingem falar sobre o Aécio, mas imediatamente dizem que Dilma, mesmo com o horário eleitoral, "perde menos".
    Meus caros, está na hora de batermos sem pena na "fadinha das florestas".
    Somente assim o povo vai saber quem ela realmente é e com quem está ladeando nessa campanha (Itaú, Globo, Natura, etc.).

    • Ninguém comentou sobre a infecção intestinal do Alkmin. Teria algo relacionado a qualidade da agua?
      Quanto a Marina acho que agora esta caindo a ficha que promoveram demais.

  • Brasil

    O trabalhador brasileiro só tem uma escolha, DILMA, o Aécio ou a Marina, é seis por meia-dúzia, é arrocho no almoço e desemprego na sobremesa!

  • Como Dilma não se rende ao capital especulativo, o primeiro passo da Marina foi justamente tentar agradar ao mercado.
    Fez isso antes mesmo de dizer o que vai fazer para o povo. Mas esse, a meu ver, será um de seus mais graves erros. Ela tenta passar a imagem de imaculada, mas não há nada que macule mais um candidato perante o povo do que a defesa de banqueiros.
    Juros altos significam menos consumo, crédito mais caro para compra de bens, como carro e casa própria.
    Menos consumo controla sim a inflação, mas contrai a economia severamente. Já que ninguém compra, o empresário não investe para aumentar a produção. Se não vende, demite para cortar gastos. Se demite, serão menos consumidores e aí vira círculo vicioso.
    Ter juros altos é bom apenas pra banqueiros. Não é bom pro governo, já que aumenta o gasto com a dívida pública, o que aumenta a necessidade de superávit primário, o que significa menos gastos com obras de infraestrutura, o que gera mais desemprego e voltamos àquele círculo vicioso. E não é bom para diversos outros setores da economia que dependem de juros mais baixos para o seu faturamento, como construtoras, montadoras, grandes varejistas etc.
    Uma das críticas do capital é que a Dilma não deixa a Petrobras aumentar a gasolina. Por eles a gasolina deveria estar em 5, 6 reais. Tudo que ganhariam com as ações da Petrobras devolveriam na bomba de combustível. Não iriam conseguir manter o carro e voltariam a andar de ônibus. Como a gasolina é importante componente de preços de qualquer setor, isso contribuiria para elevação da inflação de A a Z e o resto do ganho com as ações seria corroído.
    Aí seria perfeito para os rentistas. O governo seria obrigado a elevar os juros para controlar a inflação que ele mesmo criou aos elevar o preço da gasolina.
    E o povo que se dane.

    • O melhor controle que pode ser feito da inflação é o aumento da produção e da oferta de serviços. Isso é impossível com juros altos. Todo país descente combina juros e inflação perto de zero.

  • O Ilmar Franco,ao dizer que Marina tirou a liderança do Aécio em Minas, está admitindo, de forma transversa, que Dilma assumiu a liderança naquele Estado. Os blogs não estão fazendo esta leitura, mas esta é a leitura correta. Para bom entendedor, uma palavra basta!

  • Tucanos apavorados?
    Em termos.
    Sob a ótica do partido, fica, sim, complicado.
    Mas, quanto aos interesses que o partido representa, tanto faz.
    Marina ou Aécio, qualquer um serve, já havia declarado FHC.

    • Se Marina for eleita (Deus me livre) ela terá que beijar a mão do capitalismo que a consagra nesta campanha. Será uma marionete nas mãos dos banqueiros e empresários.
      Não entendo. Bancos tendo lucros recorde, empresas, que apesar das dificuldades momentâneas (apesar de serem também uns chorões) motivada por grande parte por um desaquecimento internacional, possuem instrumentos de ajuda do governo enormes (redução carga tributária, BNDES, risco zero de apagão, etc.).
      Essa elite irresponsável quer mesmo é abocanhar todo o bolo de riqueza e tratar a população como escravos.

Related Post