Tuiuti: sem fantasia, o samba que já entrou na História

Há sambas que, ganhando ou mais frequentemente não vencendo o concurso oficial do desfile das escolas de samba no Rio, a gente sabe, ao ouvir, que entraram para a História. como fez o inesquecível “Canudos” da União da Ilha, em 1976.

São aqueles que conseguem arrancar de nós as memórias atávicas, as histórias que nos escondem, os orgulhos que sobrevivem.

O samba e o desfile da Paraíso do Tuiuti -vencedores  sem contestação na preferência popular mas, provavelmente, nada além disso nos “júris” oficiais – são destes que serão lembrados anos a fio, por tudo o que têm de qualidade poética, crítica social e humor político dos mais ácidos.

Uma maravilha que me manda o amigo Celso Vicenzi, como a lembrar o que pode ser o carnaval sem megapatrocínios, tapetes e astronautas voadores, que reproduzo abaixo, sem a solenidade do desfile, sem as roupas e  adereços brilhantes, mas com os homens e mulheres da vida real.

Que cantam, sem fantasia, o que é pura realidade e tanta gente só enxerga e sente na Passarela.

Fernando Brito:

View Comments (32)

    • PO CARIOCAS COMO VOCÊS PODEM TER UM PREFEITO QUE NÃO GOSTA DA CIDADE? SE ELE NÃO GOSTA DA CIDADE O QUE TÁ FAZENDO AI?

  • A Tuiuti arrasou em 2018. E faço uma correção, Fernando Brito: o samba de 1976 se chama Os Sertões e foi da escola Em Cima da Hora. Fui conferir sua dica, pois não conhecia o samba, e percebi o erro

  • De fato, a Tuiuti arrasou em 2018. E faço uma correção, Fernando Brito: o samba de 1976 se chama Os Sertões e foi da escola Em Cima da Hora. Fui conferir sua dica, pois não conhecia o samba, e percebi o erro

  • O Senhor Paulo Abreu, todo confortável em suas insinuações maliciosas, quer que se explique os "dez milhões" em previdência privada que o presidente Lula contratou. Aqui está a explicação:

    Nota Oficial: Previdência privada da família de Lula é legal

    24/07/2017
    http://www.pt.org.br/nota-oficial-previdencia-privada-da-familia-de-lula-e-legal/

    A contratação dos planos de previdência privada destinados aos filhos e à mulher do ex-presidente Lula, Marisa Letícia, foi feita dentro da lei, com recursos legais e declarados, provenientes de 72 palestras contratadas por 45 instituições e empresas do Brasil e do Exterior, entre elas a Info Globo, do Grupo Globo, a Microsoft, Iberdrola, Telmex, Nestlé e Bank of América, entre outras.
    Para capitalizar os dois planos de previdência, Lula utilizou recursos obtidos em suas palestras no Brasil e no Exterior, destinando R$ 7 milhões a um plano que tem como beneficiários seus filhos. O outro plano, no valor de R$ 1,8 milhão, estava em nome da esposa de Lula, dona Marisa Letícia, que faleceu neste ano.
    O dinheiro bloqueado na semana passada pela Força Tarefa de Curitiba foi declarado às autoridades e obtido após Lula deixar a Presidência da República.
    Mais do que nunca, está claro que o ex-presidente Lula está sendo vítima de uma perseguição política, que tenta tirá-lo a todo custo da eleição de 2018, em que ele aparece na liderança de todas as pesquisas divulgadas recentemente. Lula é inocente!

    Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores

  • A Justiça Brasileira é paga para vendar os olhos para o andar de cima. As raras vezes em que alguém é "sacrificado" significam que milhões, do andar de baixo, serão imolados no altar da hipocrisia jurídica. Os "patos" reais que ocuparam a av. Paulista e outras país afora foram meros "fantoches" para a elite que deu o golpe. Vão continuar mamando nas tetas, comprando jatinhos financiados com dinheiro público enquanto posarão de ricos e independentes de governo. A Escola de Samba expressou sentimentos que já deveriam ter contaminado o povão e fazer a Justiça a se preocupar com aquilo que o senso comum é capaz de distinguir quando uma decisão é justa ou não.

  • ... PORÉM, MUITO CUIDADO, AINDA É POUCO!

    ***

    Jornalista alerta: catarse com a Tuiuti não faz uma revolução

    Para Leneide Duarte-Plon, "um povo que se contenta" com um desfile de protesto na Sapucaí "NUNCA VAI FAZER a revolução"; "Estou cansada da superficialidade. O Brasil cai no samba e faz sua catarse. O que muda com o samba que falou da escravidão?", questiona

    13/02/2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/341892/Jornalista-alerta-catarse-com-a-Tuiuti-n%C3%A3o-faz-uma-revolu%C3%A7%C3%A3o.htm

  • Dizem que a rede roubo já articula forçar o júri a rebaixar a Tuiuti como forma de punir a escola por dizer a verdade e dar exemplo pra que outras escolas não façam o mesmo.
    Se isso acontecer, sugiro um crowdfunding para levantar fundos e mostrar pra escola e pro Brasil que ser honesto compensa, apesar da rede roubo não querer honestidade.

    • Se ocorrer, o rebaixamento da Tuiuti não é nada demais. Ela já deveria ter sido rebaixada o ano passado e só não o foi porque mudaram as regras em função do incêndio em outra escola. Quanto ao futuro, não creio que o samba fique na memória de ninguém. O que pode ficar é o Temer-vampirão, que está muito engraçado.

      • a mocinha gaúcha e seus pitacos"engraçados".Na verdade vcs ficaram na história e foram retratados na avenida --os patos paneleiros manipulados por mãos gigantes---- ,imagem perfeita do triste e estúpido papel que vcs IMBECIS FASCISTAS protagonizaram.
        Agora igual camisinha que foi usada ,foram descartados e jogados não no paraíso que lhes "prometeram", mas,no inferno que os FILHA DA PUTA GOLPISTAS CRIARAM NO BRASIL.
        BOA VIAGEM DE RETORNO A REALIDADE BABACA!!!!!!

  • E a Globo envergonhada, dona da maior mão de manipular fantoches, foi a mais humilhada por tudo o que não disse. Samba e enredo magistrais . O Brasil estava precisando!!!!!!!!

Related Post