Um país onde é proibido ser feliz

Seja qual for o resultado da sessão do Tribunal Regional Federal que julga hoje o direito de que os brasileiros possam votar livremente daqui a nove meses, há uma sentença irrevogável e terrível contra o nosso país.

Temos, em toda a parte, uma elite má e mesquinha, incapaz do jogo democrático e sempre disposta a “melá-lo” depois de perder algumas mãos.

Os jornais mal disfarçam seu prazer ante a perspectiva de, por não ter ganho um apartamento que se diz – e não se prova –  que ganhou, Lula não possa ganhar a eleição que, sabem eles, ganhará.

Ou venceria, esperam eles com bem mais que orações de seu credo autoritário, mas com a formação de uma camada de odiadores insanos, gente sem os seus modos refinados, mas útil, extremamente útil, indispensável mesmo  para que se  sustente a execução que pretendem.

Sim, porque é de levarem à forca os homens que possam representar nossa independência e soberania que se insurge contra o saque colonial deste país, do qual querem vender tudo, sem que senão a eles sobre algo. Afinal, é este seu projeto há séculos, até que não nos sobre um grama de ouro, de verde, de minério ou uma gota de petróleo.

Os que dizer deles? Já não serve dizer que são “comunistas”, ainda que sejam fazendeiros, como Getúlio, Jango ou Brizola? Que são ateus, mesmo quando gestados pela Igreja Católica, como Lula? Ah, sim, digam  que são corruptos, acusação a que nenhum deles escapou e ainda serviu para cassar JK, absolutamente liberal e pró-capitalista mas que se deu a esta bobagem de querer desenvolvimento.

Estes, “não pode”. Deponham-nos, persigam-nos, condene-os ou, se ainda assim não conseguirem destruí-los, matem-nos.

Não que queiram ter um presidente honesto, capaz, eficiente, que seja capaz de fazer o Brasil crescer com o que tem com fartura: povo. Isso é tudo o que não querem, pode ser qualquer um, até um rebotalho como Temer, um banqueiro como Meirelles, um bobalhão como Maia, um insosso como Alckmin, um aventureiro como Huck. Se não houver outro jeito, até um truculento como Bolsonaro.

Daqui a pouco, começa-se a viver um dos lances decisivos deste drama e nós aqui, com os fiapos de esperança na consciência dos escalados para algozes,  erguemos a cabeça, com altivez.

Porque a um homem se persegue, se condena e até se faz morrer.

A um povo e sua caminhada, não.

 

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Fernando Brito Lula já está inscrito na História. Um mito. O Cara.
    Com Lula, com Dilma, com Brizola, com Mariguela, com Carlos Lamarca, etc. aprendi que devemos lutar por um País mais justo e mais igual.
    A frase de Lula ontem muito me emocionou: "só sairei das ruas no dia em que eu morrer"
    Estes homens e mulheres guerreiros entregam a sua vida por uma nobre causa.
    Verdadeiros heróis de uma Pátria desejável.

    • É esse POVO sofrido e lutador que vai levantar o Brasil ao lado de Lula, de Dilma, e de tantos outros homens e mulheres dignos e trabalhadores. Vivemos um momento histórico que marcará nossas vidas no aqui e no agora. E para o futuro fica a lição de não confiar mais nessa oligarquia e nos capitães do mato VIRALATAS de classe média insana e cafajeste. Vamo que vamo com LULÃO 2018 !

  • Como leitor assíduo dos blogs progressistas preciso dizer que seus textos são os que mais me tocam. Neles enxergo a expressão de muitos dos meus pensamentos e sentimentos. E isso me traz algum alívio nestes conturbados tempos. Não foi fácil sair da cama hoje, sabendo do dia que nos espera, mas este texto me deu ainda mais motivos pra ir às ruas hoje lutar contra essa "realidade paralela" que querem nos impor.

  • Brito, Obrigada por seus textos
    Vc consegue nos emocionar nos motivar
    Vamos para a luta ,sempre!

  • Caro Fernando Brito
    Você sabe como emocionar seus leitores.
    Sem ser piegas.
    Lindo texto.

  • Os golpistas foram muito burros, repetiram o mesmo erro que todo FDP repetiu ao longo da história: criaram um mártir sem nem precisar assassinato físico. Lula desmascarou ao mundo a putaria que impera no judiciário e que o brazil vive num estado de exceção. O brazil é, perante os olhos do mundo esclarecido, a África do Sul do século 21. Ninguém se lembra dos nomes dos filhos das putas que mandaram prender Mandela, mas o mundo reverencia a memória de Mandela. Estamos vivendo uma nova Inconfidência Mineira, mas agora temos vários Joaquins Silvérios dos Reis traindo a pátria. O pior é que existe um bando de midiotas somados a um bando de vendidos que aprova a conduta. Bom, muito "brasileiro" deve ter achado certa a condenação de Tiradentes...

  • Chora pátria brasileira. O golpe derradeiro poderá ser dado ainda hoje. O teu povo clama por justiça. Deus observa atento o desenrolar dos atos de Porto Alegre. O Brasil não merece tamanho descaso com o seu povo. Aguardamos que a justiça cumpra o seu papel. Estamos na mão dos togados, infelizmente.

  • A CANOA DA 'FARSA A JATO' LESA PÁTRIA ESTÁ AFUNDANDO NO LAMAÇAL NAZIGOLPISTA!

    ***

    Exclusivo: a transcrição do áudio-bomba que detonou a Lava Jato

    24 de Janeiro de 2018 Romulus Maya

    Dando seguimento ao furo dado pelo Duplo Expresso com a publicação do áudio-bomba de fonte de dentro da Odebrecht desmascarando a farsa da “investigação” – combinada! – Lava Jato/ Odebrecht, publicamos hoje a transcrição do mesmo, preparada por historiador amigo do site, experiente justamente na transcrição e análise de registros audiovisuais.
    O resumo com pontos chave e análise das suas implicações encontram-se no primeiro artigo da série: “Exclusivo: áudio bomba – das entranhas da Odebrecht – detona de vez a Lava Jato!” (22/1/2018).
    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.duploexpresso.com/?p=86560

  • "Hoje (24/01/2018), o TRF-4 vai demonstrar que o Poder Judiciário brasileiro é um mero puxadinho do Projac dos mafiosos Marinho."
    Por egrégio e destemido jornalista Welligton Calasans, direto de Estocolmo na Suécia - excelente programa 'Duplo Expresso'

    A Justiça do Brasil no banco dos réus confessos!

  • A pergunta que vale um milhão: Se Lula for condenado, quem merecerá a sua escolha e o seu apoio, pode ser fora do PT, que tenha capacidade e carisma para levar a esquerda a uma vitória esmagadora ?

Related Post