‘O Brasil é um país em franca decadência”, me disse ao telefone um alto funcionário do governo brasileiro, diplomata de carreira. Foi no fim do ano passado. Tenho esse diplomata em alta consideração. E a frase me doeu, ficou reverberando dentro de mim.
Tenho toda uma vida profissional investida no Brasil e na sua projeção internacional. Tudo o que faço, de uma maneira ou de outra, diz respeito a nosso país. Mesmo agora que sou um funcionário internacional, que não representa o país no banco aqui em Xangai, todas as minhas atividades remontam, em última análise, à ideia central de que o Brasil é uma grande nação, destinada a deixar sua marca na história e no mundo.
Ilusão? Creio que não. Mas é, sem dúvida, muito difícil sustentar essa crença hoje. Lembrei-me da frase do diplomata por causa de algo estarrecedor que aconteceu na semana passada: a sentença de um certo juiz, condenando o ex-presidente Lula a mais de nove anos de prisão. Com todos os absurdos que ocorrem atualmente no Brasil, é difícil encontrar um documento que sintetize de forma tão perfeita o nosso quadro de decadência moral, intelectual, profissional e política. O juiz bateu recordes de desfaçatez.
Um certo juiz. Por que não dizer o seu nome? Explico. Conta Nelson Rodrigues que na antiga imprensa carioca havia um editor que era contra, simplesmente contra o ponto parágrafo. Dizia que o ponto parágrafo era um espaço desperdiçado e perdido para sempre. Pois bem, o nome do juiz seria outro espaço desperdiçado e perdido para sempre. E de qualquer maneira: o seu nome não entra na minha coluna nem a tiro, como não entra palavrão em casa de família.
Bem, casa de família já é exagero. Reconheço que figuras infames já passaram por esta coluna. Mas há limites, leitor, há limites! A referida sentença está coberta de barbaridades e absurdos. Trata-se de uma selvageria pura e simples. Dou um ou dois exemplos, entre muitos que poderia dar se o espaço permitisse.
O ex-presidente foi condenado em primeira instância por crime de corrupção passiva. Ora, para caracterizar tal crime, parece que há pelo menos dois requisitos indispensáveis. Primeiro, comprovar o recebimento pelo corrupto de um favor ou benefício. No caso, o tríplex em Guarujá. Segundo, comprovar que o acusado valeu-se de um cargo para prestar alguma contrapartida ao corruptor, no caso a OAS.
Quanto ao primeiro aspecto, o juiz reconhece que não tem provas de que o tríplex pertence ou tenha pertencido a Lula. Alega, entretanto, que o ex-presidente era “proprietário de fato”. O juiz comprova a “propriedade de fato”? Comprovou-se o uso frequente do imóvel por Lula e seus familiares? Não. O que se alega simplesmente são uma ou duas visitas de Lula e dona Marisa ao tríplex.
Uma, talvez duas visitas. Parece caricatura, mas não é.
Quanto ao segundo aspecto, como o juiz comprova a contrapartida? Não precisa comprovar. A sentença alega: “Basta para a configuração que os pagamentos sejam realizados em razão do cargo ainda que em troca de atos de ofício indeterminados, a serem praticados assim que as oportunidades apareçam”.
Atos de ofício indeterminados. A citação é literal.
É isso que passa por justiça no Brasil hoje?
*Publicado originalmente em O Globo. Paulo Nogueira Batista Jr. é vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, sediado em Xangai, mas expressa seus pontos de vista em caráter pessoal
View Comments (30)
Quando um certo juiz referiu-se a Lula comparando-o a Cunha, colocou no contexto de uma frase a palavra oculto. Esqueci-me em que contexto.
Quando um certo juiz mandou bloquear bens e contas do Lula por que não estava na relação o triplex? Porque não é do Lula. Esse certo juiz só mandou bloquear bens que reconhece ser do lula. E esse certo juiz sabe que o triplex não é, tanto não é que ele não mandou bloquear.
Que vantagens devia levar esse empresário internacional com o PT? Será por causa da queda dos juros atualmente, o que não permite sugar ao máximo os consumidores? FHC, Lula, Dilma..., tudo é passado, vamos em busca de algo novo! Esse saudosismo por caudilhos fanfarrões só poderá nos levar a uma crise como a Venezuela. Veja o Thomás Maduro e seu antecessor: o tempo todo colocando a culpa nos Estados Unidos pelos seus problemas, como se fossem incapacitados de dirigir o próprio país. No Brasil, agora a culpa é só do Temer! Todas as medidas que está tomando foram esboçadas no governo anterior. Não se lembram mais do estrangulamento das viúvas feito pela Dilma? Não se lembram que ela reduziu a pensão delas de 100% (para quem tinha) para 70%? O Temer gostou da ideia e quer reduzir para 50%, safado e crual como seus antecessores! Quando o país está faturando, tem o dinheiro sobrando, com a economia internacional fluindo normalmente, todo presidente pode posar de competente, a não ser que seja muito sonso. Quando a economia internacional declina e quando surge um "baque", como o da Petrobrás (diga-se, por corrupção), que o país fica sem dinheiro, é que verificamos a capacidade de um presidente para contornar/resolver a situação. A Dilma ficou perdidinha e o Temer acha que tirando mais do povo resolve tudo!
mas já fala besteira esse adilrso BURRO. quanta BOSTA cara escrita. realmente é um teleguiado pela imprensa. o cara vir me falar de crise na Venezuela é de quem é pautado pelo PiG brasileiro mesmo. o que a oposição de lá quer é entregar o petróleo de graça para os estados unidos.
Nem todo BURRO é Adirson José, mas, quando se acrescenta Souza ao Adirson José, a BURRICE se torna regra por uma questão de DNA e consequentemente de hereditariedade.
Adirson, o que acontece na Venezuela e está acontecendo no Brasil tem uma só explicação: PETRÓLEO!! Informe-se melhor. Procure saber quem era a embaixadora de Honduras, Paraguai e Brasil quando seus presidentes foram destituídos? Uma senhora chama LILIANE AYALDE!! Dois dias depois da deposição de Dilma, ela retornou aos EUnidos. MISSÃO CUMPRIDA!! Informe-se melhor.
Thomás Maduro????
sem mais!
É quase unânime a contrariedade com a sentença do certo juiz , sendo que hoje Reinaldo Azevedo diz que lel é o maior cabo eleitoral do Lula, mas devemos aguardar o que diz o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, porque não se pode confiar na justiça brasileira, as coisas mais absurdas como esse processo prosperam em nosso país a demonstra que o Brasil ainda é refém do escravagismo da oligarquia.
Se o triplex e o sítio de atibaia são de lula, por que certo juiz nao confiscou essas duas propriedades?!! Sera que são "sem valor representativo" como o Ford F1000, ano 1984?
É isso. Dê corda que o certo juiz se enforca. O problema é que o quanto mais ficar evidente que ele age por ódio e que foi parcial, mais ódio a lula ele nutrirá e partirá para mais vingança e retaliação.
Será que alguns daqueles idiotas que saíram às ruas carregando cartazes com os dizeres "Desculpem o transtorno, estamos mudando o Brasil", "Saúde e Educação Padrão FIFA", "Não é pelos 20 centavos" já perceberam que fizeram papel de idiotas mesmo e ajudaram a jogar o futuro do brasil na privada? Cadê aquela juventude "ishpérrta" que inundou as telas da globo em flashes ao vivo? Nelson Rodrigues estava coberto de razão: Os idiotas vão controlar tudo...
O Brasil só conseguiu algum respeito e prestígio no cenário internacional na era Lula e Dilma, quando o país avançou de 14ª economia mundial para a Sétima. Agora voltamos a ser o que éramos antes de 2003: Um país medíocre, um pária, um nada!
Um país de vira-latas, cujos anseios não tem mais vez nos organismos internacionais; chefes de estado de outros países inclusive chegam a EVITAR encontros com o Temeroso! Que vexame, q triste!
.
E voltamos a ser um país de vira-latas, justamente pq quem colocou essa quadrilha no poder, ou seja, os BURROS de verde e amarelo e os patos paneleiros, eles são isso mesmo: VIRA-LATAS, burros, medíocres.
Não "queriam seu país de volta"/ Então, aí está, receberam!
Enquanto a Bastilha não cair, a safadeza dos golpistas continuará a
deitar e rolar.....
Mas o Povo brasileiro continua acreditando na conversa mole da Globo e suas comentaristas de aluguel...
Será preciso ainda muita desgraça até que arregacemos as mangas e façamos o q precisa. ...
o país está em decadência igual à Rússia do eltsin, com os mesmos autores.
só não temos um Putin no horizonte.
Temos um Lula democrata e respeitado no mundo inteiro. Prefiro herói do Brasil profundo mesmo ! A luta é de todos os brasileiros/as. Devemos aprender e compreender nossa história para engrossar a resistência para mudar o país.
Um certo juiz ? Onde ? Como ? Eu só vi e vejo um jagunço casagrandense balançando o rabo para o Tio Sam.
Rapaz , quem disse que a Venezuela e Cuba iria aceitar UM BOSTA como você?