Chama mais atenção a exploração dos jornalistas sobre as vaias dadas a Ciro Gomes hoje, na Confederação Nacional da Indústria por defender a revisão da reforma trabalhista do que alguns empresários apuparem uma proposta de rediscussão da legislação do trabalho.
Afinal, não é de hoje que uma parcela do empresariado acha que o trabalho é uma mercadoria como outra qualquer, que se compra ao preço que houver quem venda.
O que, no Brasil que temos, significará gente trabalhando por um prato de comida apenas, “melhor” até que a escravatura, sem gastos com a senzala.
O episódio, porém, deve advertir Ciro Gomes dos limites de uma política de “agrado” à elite do dinheiro e à mídia, sobretudo no que tange à sua postura ao absurdo político-judicial que está gerando uma eleição deformada pela ausência de Lula.
Hoje, ele próprio fez uma menção transversa ao assunto, mas muito pequena ainda para curar as cicatrizes que suas declarações anteriores causaram.
Disse que o Ministério Público e o Judiciário devem “voltar ao seu quadrado” e reclamou que “um juiz do Supremo possa impedir um Presidente de nomear seus ministros”, numa referência ao veto de Gilmar Mendes à nomeação de Lula, pouco antes do impeachment, como Chefe da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff.
As pesquisas mostram claramente que não haverá, ao menos em grau maciço, uma transferência de votos de Lula para ele sem que o ex-presidente tome esta iniciativa.
Legitimar a perseguição judicial a Lula, é bom que Ciro entenda, é a porta aberta para, na eventualidade de ser eleito, ele próprio ser bloqueado (ou algo pior) pela coalizão de conservadores selvagens, Judiciário e mídia.
As vaias de hoje – e os aplausos efusivos a Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin – demonstraram que há combustível de ódio suficiente para esta caldeira autoritária continuar fumegando.
View Comments (34)
Bem observado, Brito.
Que Ciro entenda o recado.
Exatamente: "Legitimar a perseguição judicial a Lula, é bom que Ciro entenda, é a porta aberta para, na eventualidade de ser eleito, ele próprio ser bloqueado (ou algo pior) pela coalizão de conservadores selvagens, Judiciário e mídia."
Ciro fala o que sente, não o que lhe convém. Há muito Ciro diz que a reforma trabalhista, com seu trabalho intermitente, e a pior que esta, a terceirização universal, precisam ser refeitas, pois o que se fez foi a cara desse governo golpista, que transfere renda dos pobres e trabalhadores para os ricos.
A má vontade de setores da esquerda com Ciro poderá levar o Brasil a conviver, a partir de janeiro de 2019, com um ambiente ainda mais hostil, com a direita no poder, pois Temer apenas iniciou a travessia que rentistas e especuladores desejam.
Se ele entender o recado e parar de adular moderados com eufemismos sobre o GOLPE e o crime contra Lula, haverá boa vontade.
Não há "má vontade de setores da esquerda", há má vontade de petistas fanáticos que se recusam a abrir os olhos. Estão tão cegos quanto bolsominions e o Ciro não deve continuar tentando ganhar a simpatia dessa gente pois isso pode afastar o eleitor honesto, porém desinformado, que vota em branco ou na Marina por achar que "nenhum político presta". E ficar defendendo preso certamente vai afastar esse eleitor.
Ele deveria simplesmente ignorar a existência de Lula e continuar "tocando a sua bandinha", como ele diz. Falar de Lula só dá munição a blogs de má fé como esse e o 247.
O problema todo é Ciro ter se mostrado um aproveitador. Surfar na onda da perseguição a Lula não trouxe os votos que ele esperava... trouxe só vaias...
Todos os que tentaram surfar na perseguição a Lula, bajulando os justiceiros, se deram mal. Ciro é só mais um.
Desinformados? Não vem com esse papo alinhado à direita. Ciro está pagando pela língua ferina que tem. Ele foi fazer o que na CNI? Pedir votos para os grandes responsáveis pelo golpe? É muita ingenuidade.
Verdade. Ninguém no CNI apoiará Ciro, NEM COM REZA BRAVA !
Mas, se o preso, POR DIREITO como direito deveria ser, nao deveria estar preso? Lula livre ja'. Quanto mais ele segura a sua estratégia, melhor, para ver os que gostam de manipular os cenarios, sem armas para manipular.
Os empresários chutaram cachorro morto. O candidato do PDT já era.
quem está vivo?
Não conte com isso. A campanha de Ciro nas redes sociais vai muito bem. E quando ele tiver acesso aos meios de comunicação de massa, será bem orientado por seus marqueteiros e irá ao 2o. turno (se o Lula, de fato, ficar de fora, como parece que já está).
"...ele próprio ser bloqueado (ou algo pior)..."
Um país em que análises políticas contemplam a possibilidade de crimes contra a vida.
E não é pq o autor da análise está delirando. Pode ser pessimismo etc. Mas delírio não é.
Então é isto aí meninas, mulheres e senhoras: eles aplaudiram efusivamente o Bozonazi, aquele que diz que vocês engravidam e portanto tem que ganhar menos do que os homens. E o picolé de chuchu não é diferente. Vocês são a metade do eleitorado, portanto podem e devem decidir esta eleição. Força, valentes! Bozonazi e Alckmin NUNCA!!
Mas o autor desta reportagem, não viu que o Ciro estava manipulando os empresários para ganhar votos do eleitores de Lula.
Lembrem que ele queria ganhar voto da direita defendendo a prisão de Lula, já que não está subindo nas pesquisas. Agora vai em busca do eleitor de esquerda defendendo um entendimento entre trabalhador e patrão, os empresários não gostaram e ele foi vaiado, mas o Ciro fez isso de propósito afim de ganhar votos.
"O episódio, porém, deve advertir Ciro Gomes dos limites de uma política de “agrado” à elite do dinheiro e à mídia", Brito advertir o que ??
Brito se ele ganhar a presidência ele vai ficar quetinho no canto dele para agradar mídia e judiciário, não se preocupe Brito ele não vai se queimar. Agora quando o povo for protestar no governo dele, ele vai falar grosso e o povo vai levar bala.
A mídia vai dizer eram uns arruaceiros ( já que a população acredita que quem luta por direitos é vagabundo) e o Judiciário vai confirmar colocando os manifestantes na cadeia para nunca mais sair.
Então Brito, Ciro, mídia, empresariado e judiciário, irão entrar num entendimento duradouro que vai até o final do mandato.
O artigo indo nesse caminho está foi fraco.
Pode falar dos presidenciáveis (Lula, Ciro e os demais).
Só que a imprensa de esquerda deve falar também da EMBRAER, comentar o pioneirismo de Casimiro Montenegro que foi responsável pelo ITA e pela EMBRAER. Deve falar que SÃO PAULO foi duas vezes bombardeada por aviões em 1924 e 1932, que os paulista falavam que isso acontecia porque São Paulo não tinha uma fábrica de aviões para defender a cidade.
E quando tem uma fábrica de aviões como a EMBRAER, o seu temer que é paulista quer vender ela a BOEING, deixando a cidade de SÃO PAULO desprotegida e qualquer lugar do Brasil. Ocasionando assim, uma traição ao Brasil e ao ESTADO DE SÃO PAULO já que o mesmo que usurpou o cargo de Dilma e que se chama temer que é um paulista traidor que está traindo a ESTADO DE SÃO PAULO já que a cidade foi bombardeada duas vezes.
Feliz da cidade que tem uma EMBRAER para defender ela e o país onde ela está inserida.
Ciro tá colhendo o que plantou no Brazil que escolheu. Esse aí, nem com reza brava.
Certo que o empresariado tem uma "mente escravagista", mas não esqueça que o Ciro tem "mente escravagista". Vc esqueceu de citar isso??
O patronato não quer acordo.
Guerra declarada contra a classe trabalhadora objetiva explorar até o osso do escravo.
Nosso empresariado é o que sempre foi: escravagista, sem criatividade, ineficiente, adepto do lucro fácil e de preços abusivos, além de BURRO.