Sou muito menos otimista, porque o arsenal golpista ainda tem muita munição para queimar e a artilharia de alto calibre de uma mídia e de um Judiciário metidos nesta aventura. Mas é fato que a permanente mobilização antigolpista e, sobretudo, as trapalhadas que estão revelando as entranhas reacionárias do golpe pioram, dia a dia, a situação de “já ganhou” que os usurpadores tinham há 20 dias.
Hoje, no Valor, petistas dizem que o desgaste do presidente interino com o PMDB do Senado animaram o partido a
reforçar a articulação para barrar o impeachment de Dilma Rousseff.
“Senadores petistas avaliaram que o presidente interino não tem mais os 54 votos necessários para aprovar o impeachment no Senado e intensificaram as negociações com um grupo de cerca de 15 parlamentares que poderão votar contra o afastamento definitivo de Dilma.”
Mas eles fazem as contas e dizem os nomes de quem poderia virar o voto:
Com o desgaste da gestão Temer, o PT mira nos senadores que votaram pela admissibilidade do impeachment, mas que sinalizaram que poderão votar contra o afastamento definitivo de Dilma, na análise do mérito. Pelo menos dez se enquadram nesse cenário: Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Cristovam Buarque (PPS-DF), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Benedito de Lira (PP-AL), Wellington Fagundes (PR-MT), Ivo Cassol (PP-RO) e Edison Lobão (PMDB-MA), Raimundo Lira (PMDB-PB), Hélio José (PMDB-DF). Somado a esse grupo está o senador Romário (PSB-RJ), que votou pela admissibilidade e declarou nesta semana que poderá mudar seu voto.
Além desses onze estão os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Jader Barbalho (PMDB-PA) que são aliados de Dilma e não participaram da primeira votação do impeachment, o filho de Jader, contudo, ficou no ministério, na pasta da Integração Nacional. O presidente da Casa, Renan Calheiros, e Pedro Chaves (PSCMS), suplente de Delcídio do Amaral, que foi cassado, não votaram e são contabilizados pelo PT no bloco dos 15 possíveis votos contra o impeachment. “Podemos conquistar entre oito e dez votos”, afirmou (o senador) Paulo Rocha.
Acho otimismo excessivo, como disse, mas há um novo fator, imprevisível: a queda de Fabiano Silveira, colocado por Renan Calheiros no Ministério da Transparência, tem tudo para ser tratada como um indicador de uma tentativa de interferência na Justiça. Tecnicamente, é tão ou mais grave que a ação que afastou Eduardo Cunha.
Calheiros, entretanto, tem uma espécie de “habeas corpus preventivo”: o vice-presidente do Senado é o petista Jorge Viana.
Alguém acha que lhe vão entregar o comando da casa?
View Comments (57)
247- Ex-deputado Pedro Corrêa, que foi preso no escândalo do "mensalão" e na Lava Jato, disse, em sua delação premiada, que a reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998, foi "um dos momentos mais espúrios" que ele presenciou em sua vida pública; segundo ele, mais de 50 parlamentares receberam propinas num esquema operacionalizado por Sergio Motta e Luis Eduardo Magalhães, já falecidos, e pelo atual deputado Pauderney Avelino (DEM-AM); segundo ele, quem ajudou a bancar a reeleição de FHC foi o banqueiro Olavo Setúbal, do Itaú, também já falecido
É assim que conseguem maioria.
O Lula é tilápia perto do tubarão FHC
Somente uma MOBILIZAÇÃO NACIONAL, contra o golpista Temer, poderia fazer com que alguns senadores golpistas mudassem o seu voto.
Sei não, eu que não acredito em golpista. Se eles não tiveram capacidade de parar para pensar em quem ficaria no lugar da presidenta Dilma, muito menos tem capacidade para pensar em mudar o voto de forma convincente. Ou estão brincando de democracia.
Com a volta da Dilma, como será?
O congresso o mesmo, a justiça a mesma e o MP o mesmo e a midia mandando neles todos.
O que a Dilma vai fazer?
Omelete 2 na Ana Maria Briga?
Fora o fato de ser uma tremenda cagada anunciar aonde o PT vai buscar os votos, ainda está muito cedo pra isso...
Esses votos serão decididos nos últimos dias anteriores à votação!
O PIG já deu a senha, relacionou os senadores que devem ficar na alça de mira para garantir votos favoráveis ao GOLPE !
Mas é aquela velha história, quando o jogador é ruim até as pernas atrapalham, Temer tem se revelado um péssimo jogador. Quanto ao Renan...sem comentários..
Tampouco acredito em fadas e seres místicos. Esses acontecimentos recentes podem ter o efeito contrário, e acabar acelerando a articulação da maioria fisiológica do centrão no Senado para fechar o "caixão" do governo Dilma antes dos 180 dias completados.
Renan, após a liberação dos áudios, foi abertamente chatageado em termos políticos pela PGR. E tudo cheira a uma tentativa de derrubar definitivamente o mesmo de sua posição da Presidência da Casa, dada sua posição de "aliado, pero no mucho" diante do antigo governo.
Em que pese sua bandidadagem e seus processos nas costas, não é exatamente pelos seus maus-feitos possíveis, que estão cogitando retirá-lo do poder.
E até por isso, não vislumbro no horizonte qualquer articulação maior vinda de sua parte, para tentar segurar a voracidade da base aliada de Temer.
Em breve, veremos quais as próximas jogadas do MPF e Justiça. Já colocaram a coleira no presidente golpista interino. E anotem aí, todas as demandas corporativistas desses poderes, serão atendidas.
Muita água ainda para passar debaixo da ponte de Brasília.
No fim de tudo, que não será tão breve mas será inevitável, personalidades como Janot encontrarão a verdadeira dimensão histórica de sua pequenez. A Fortuna é implacável para quem se deslumbra com o brilho fugaz do sucesso de empreitadas temerárias.
Que senador tem moral para votar a favor do impedimento de Dilma depois dos telefonemas de Machado , que revelaram atrama toda? Que ministro do STF quer ser carimbado de corrupto e golpista? vamos ficar de olho pois essa gangue não pode mais agir impune e livremente.
Henrique, não seja ingênuo. Esses valores servem para pessoas como você, eu e tantos outros guerreiros da blogosfera. Honra, respeito, história... nada disso importa p´ra esses lacaios. O que importa é o dinheiro. E se Dilma não fizer um tete a tete com os senadores e o povo não for pra rua em grandes mobilizações, a grana da CIA faz o trabalho pra burguesia nacional e derruba Dilma, arruma uma acusação pro Lula e extingue o PT. E, claro, leva todo o nosso pre-sal.
Em tempo: Gilmar Mendes só faz o que faz, porque... está vivo.
MEGA SENA DA VIRADA: Os brasileiros decentes podem fazer uma vaquinha. Por baixo dá pra arrecadar uns 300 milhões. Aí o prêmio seria rateado entre os senadores que votassem contra o golpe. Como existe gente honesta e patriota no senado que abriria mão de sua parte, o valor a ser pago aos ganhadores da MEGA SENA DA VIRADA aumentaria. Tudo no maior sigilo, claro... Pois é, é assim que estamos vendo as instituições brasileiras na atualidade. Mas tem uma coisa: os tucanos e seus parceiros no golpe começaram a atirar os PMDBestas na água muito cedo. E se alguns deles resolverem desembarcar do golpe pra largar os tucanos, o judiciário e a mídia com a brocha na mão?
Bom dia,
o problema do PT continua sendo e é esse: de se achar!! Como petista vi e revi erros na parte de resposta, de ter ganho, tá com os votos. Querido partido: Cautela e caldo de galinha, não faz mal a ninguém!!
Os articuladores dilmistas nao estarão sendo bem primários, passiveis de alta credulidade. Tem que esperar o momento, ir lá na base estadual do senador, fazer pesquisa ali, divulgar que o senador fulano está pendendo pra tal lado, e... se for adverso a ele, esfregar-lhe isso na cara.
Politico faz muita coisa mas nao se suicida.
PS. a resposta de Campelo as acusaçoes de fraude no BF está pouco clara, pouco incisiva e muito 'data venia' aos agressores. Se não sabe escrever com
propriedade e ao ponto consulte um redator que saiba.