Vamos virar o país do “escracho”? Ou já viramos?

A Justiça brasileira está dando um tiro no pé e fazendo nosso país regredir  em matéria de respeito às instituições, ao se comportar – e não importa se são alguns juízes, se o Judiciário não lhes põe freios – de maneira sensacionalista que está fazendo.

A esta altura, os observadores que acompanham a situação brasileira – e há muitos, até em razão da repercussão internacional da “temporada de caça” que aqui se abriu – devem estar horrorizados com o clima de linchamento que, pouco importa se voluntariamente ou não, está sendo criado em nosso país.

A exibição das cenas deploráveis da resistência de Anthony Garotinho em ser retirado de um hospital para um presídio e a divulgação das fotos de Sérgio Cabral tomadas para sua ficha de identificação prisional são algo que não se dá em qualquer país civilizado.

Seja qual for o julgamento pessoal que se tenha sobre eles, a lição do respeitadíssimo penalista pernambucano Aníbal Bruno, há 50 anos, segue atual:

Por mais baixo que tenha caído o indivíduo, haverá sempre, em algum recanto do seu mundo moral, um resto de dignidade […] que o Direito não deve deixar ao desamparo. Ninguém ficará ligado a uma espécie de pelourinho, onde seja exposto sem defesa ao vilipêndio de qualquer um.

Não é uma questão política, é judicial. Tanto que você não viu nada semelhante com pessoas notórias detidas em parte alguma do mundo, onde o Judiciário não se vê como promotor de espetáculos.

Aqui, a prisão preventiva virou “arroz de festa”: decreta-se com razão ou sem razões.

E o que não se vê  acontecer no mundo dito civilizado, o dito mundo civilizado vê que acontece aqui.

Duvido que até gente tíbia, na alta cúpula do Judiciário, que deveria estar exercendo – e já deveria ter exercido, faz tempo – suas responsabilidades não esteja constrangida com o clima que se instalou e nos tornou o país do “escracho”.

Mas não pode reagir mais, porque agora será linchada pela mídia também, se o fizer.

Ou alguém acha que o conceito absurdo de que o STF é “um puxadinho do PT” é só da horda que invadiu a Câmara, esta semana.

A imagem do Brasil ganhou mais um fator de erosão, já não bastassem a crise econômica e o processo que levou à ascensão de Michel Temer ao poder.

Será que alguém, em sã consciência, agora pode achar que foi um erro a queixa de Lula à ONU?

Escrevam o que digo. Haverá um movimento igual e contrário , um repuxo desta onda insana que se vive.

Quem (sobre)viver verá.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Estava lendo um documentário do acervo de lula apreendido pela PF,puxa vida,isso é quase uma aula de história hem!..Eu nunca tinha visto um presidente com tantas condecorações assim,deve ser por isso que o tio sam falou que ele é o cara.se pendura todos no peito,vai parecer um general.

  • Brito, da uma olhada no perfil Dileta Corrêa Silva no fb. Mostra como foi organizada a invasão dos fascistas ao congresso.

    • Uma loura linda, jovem e alegre... Perfil perfeito para infiltração financiada por organizações como as de George Soros, pode ser coisa semelhante, em alguma instituição-alvo, de modo a fazer proselitismo com pessoas de espírito desarmado, informação condicionada e cultura fraca, infantilóide. Dispõe de uma equipe considerável, com ampla margem de monitoramento de notícias em diversas frentes. Seus ataques parece abranger toda a vida política do país, com predileção pelo ataque aos petistas e a Lula em particular. Não esconde a vinculação golpista, já que endeusa Moro e Dalagnol. No caso, a infiltração visada parece ser as Forças Armadas, ou é ainda apenas um desejo ardente e teleguiado. A infiltração com certeza deve ter um objetivo bem mais realista que uma inimaginável intervenção militar para colocar no poder supremo o juiz Moro, ou o procurador Dalagnol. Interessante, imaginar generais e almirantes a serviço de Moro como seu comandante supremo.

  • Se este arreganho fascista deixar algo positivo será exatamente por ter exposto à sociedasde aquilo que o judiciário e seus apêndices sempre foram.Desde sempre o judiciário é o pior dos poderes da república, o único que nunca se submeteu à vontade soberana do povo.
    É imprescindível estabelecer o controle democrático externo ao judiciário (não esta patifaria intra-corporis que eles chamam de órgãos de controle). Até por que o judiciário sempre teve controle externo, e nunca foi democrático, por parte da elite plutocrática, como se exacerbou nesta crise política.
    Na restauração democrática espero que finalmente se faça a faxina nestes setores, e as condições estão criadas para que a sociedade entenda esta necessidade.

  • Jornalista, aborreço-me muito quando, é costume nessa página, opino sobre suas abordagens, e não vejo publicado o que digo, sou censurado, obviamente. Mais uma vez, pode até não publicar novamente, mas fique certo que é difícil uma pessoa amante da liberdade e democrata não concordar com sua abordagem nesse texto. O Judiciário brasileiro, aí incluídos os Ministérios Públicos, sem terem mandato para tanto, mancomunados com a mídia liderada pelas Organizações Globo, estão atacando a cidadania brasileira em verdadeiras operações, dignas das ditaduras mais violentas, a pretexto de acabar com a corrupção no país, quando todos sabem que justo no Judiciário encontra-se, sabidamente por todos, basta envolver-se em qualquer questão que envolva os membros desse poder, os maiores focos crônicos de corrupção.

  • Brito, tem como rastrear esse Everaldo? Quando retornarmos ao poder vamos fazer ele pagar por seus crimes.

  • AVISO AOS JUSTIÇANTES:

    Pessoal, esse tipo de empreendimento não termina bem para ninguém.
    Eu que o diga.

    Assinado: Maximilien Francois Marie Isidore de Robespierre

    * Nascido em Arras em 06/05/1768, Personagem principal da Revolução Francesa, líder mais radical no período chamado de regime do "Grande Terror" e conhecido como "O Incorruptível", após mandar executar na guilhotina Danton, também revolucionário, mas que propunha um rumo mais moderado à Revolução, foi ferido, preso e executado na guilhotina em 28/07/1794, em Paris, aos 36 anos.

  • Por estas que eu digo, que em matéria de supremo...sou mais o de frango!

  • A Justiça não tem o que fazer por ela própria. Todos lá confessam que são meros seres humanos comuns, e não gente com perfil de juízes, um perfil por definição sobrehumano. Ninguém por lá é capaz de dar grandes empurrões, têm receio ou remorso que os bloqueiam. Só quem dá empurrões terríveis é o Grande Interventor. E eles todos a ele obedecem, quietinhos.

  • Jararaca roxa no CU(nha) do 'mor(t)o'!

    ***

    LULA PROCESSA MORO POR ABUSO DE AUTORIDADE

    Advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira pedem providências sobre a representação feita contra Moro em junho na Procuradoria Geral da República (PGR), por abuso de autoridade; queixa-crime subsidiária cita três ações específicas: condução coercitiva de Lula, busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares, e a interceptação telefônica de Lula, seus familiares e advogados; "Até a presente data, nenhuma providência foi tomada pelo Ministério Publico Federal após a citada representação", dizem; no mesmo dia, o ex-presidente Lula participou de visita à Vila Soma, a maior ocupação urbana do Brasil, localizada no município de Sumaré em São Paulo. Lá moram cerca de 10 mil pessoas que lutam pelo direito à moradia; ocupação é organizada pelo MTST e fica em um local que estava abandonado há 25 anos

    18 DE NOVEMBRO DE 2016

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/266108/Lula-processa-Moro-por-abuso-de-autoridade.htm

    • "Se tivesse perpetrado estes crimes nos EUA, o Moro seria condenado à pena de morte." Por Ciro Gomes

      NOTA:
      e "olha que os EUA são [supostamente] o país mais democrático do mundo!
      Trump que o diga!
      Risos!

      • "Depois de viver tanto tempo, eu não imaginava assistir a um juiz de quinta quebrar um país em primeira instância."
        Por eminente e impávido jornalista e escritor Palmério Dória - autor dos best sellers 'O Príncipe da Privataria' e 'Honoráveis Bandidos'

    • ALVÍSSARAS

      O eterno e honrado presidente Lula jogou o fascista DEMoTucano militante 'mor(t)o' e "os(as) supremos(as)" do STFede na lixeira da ONU!

      Perdão

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Viram, estropícios desalmados e [quase]anencéfalos?

Related Post