A revista Veja desta semana desfere um ataque, ao seu estilo, contra o jornalista Franklin Martins.
Ainda não li a matéria, pois entre os cuidados de saúde que tomo um deles é o de não ler a Veja.
Mas já há uma avant première no seu beleguim Augusto Nunes, de quem só me recordo a cena do escândalo que fez no Aeroporto de Brasília, quando houve um atraso num vôo, o que assisti pessoalmente, na base do “sabem com quem estão falando?
Os coleguinhas que trabalharam com ele no JB são capazes de descrever outros episódios deste tipo.
A Veja, é certo, mede tudo pelos únicos critérios que conhece: o dinheiro e a intriga.
Enquanto seus próprios donos, os filhos Civita, não querem que suas disputas privadas com a madrasta pelo espólio de Roberto Civita sejam públicas, só vêem suspeitas e cobram publicidade dos seus adversários.
O problema deles com o Franklin é outro, porém.
Eles têm horror à ideia de que ele possa estar na campanha de Dilma.
Mas seria porque Franklin seria um “guru” como o que Serra contratou em 2010, um gênio da comunicação?
Franklin Martins, é verdade, é um profissional de jornalismo experiente e capaz, mas há muitos destes no “mercado”.
O problema deles com Franklin é que ele tem causa, não é um mercenário da política.
Hoje, ouvindo rádio no carro, escutei uma entrevista na CBN com o direitésimo Marco Antonio Villa.
Que , acreditem, “acusa” Franklin de ser responsável pela criação do “mito do Presidente Lula”.
Entre outras barbaridades, Villa disse que Franklin era uma espécie de “versão melhorada” do DIP, o Departamento de Imprensa de Vargas.
Qual a razão deste ódio?
Simples.
A primeira: Franklin propôs – e apenas para debate – uma regulação da mídia, como existe em dúzias de países democráticos.
A segunda: ele vem de longe e sabe que a força do pensamento progressista brasileiro recolhe sua energia lá da história das lutas sociais deste país.
A direita, que controla toda a mídia, é ruim de comunicação.
Não, é obvio, porque lhe faltem os meios para ela, porque os meios são dela.
Nem porque lhe faltem bons profissionais, cujos “passes”, como “pessoas jurídicas”, andam custando aí uma vez e meia ou duas o salário de um ministro do Supremo.
O problema da direita é que ela não tem o que dizer, além de um discurso moralista seletivo e uma “capacidade gerencial” de mérito para lá de questionável, porque administra olhando para a féria do dia e não sabe dizer nada além de praguejar contra os impostos e os salários e direitos dos trabalhadores.
Mas temos de reconhecer que a esquerda é, neste campo, muito pior. Até porque junto a ela se formam grupos com os critérios que, lá em cima, atribuí à Veja.
Só que quando a comunicação da esquerda conta com quem seja capaz de entender e recuperar para o discurso político a ânsia histórica de sermos um país e um povo – que, somados, dão uma Nação – mesmo os nossos pequenos espaços se tornam imensos.
Porque, aí, podemos fazer a polêmica.
Sem a qual, sempre diz este blog lá no cabeçalho, a política é apenas a arma das elites.
Mas isso é assunto para outro post.
View Comments (18)
Esse pessoal da grande imprensa podre tem medo de jornalistas competentes que sabem questionar e dão direção ás respostas. E o Franklin é um desses jornalistas que sabe o que quer e porque quer.
Karaleo cara, não tem o que acrescentar cê bão dimais sô!
Franklin e Lula são imbatíveis. Quanto ao Marco Antônio Villa será que ele já pensou em ser comediante? Ele é a cara do Chapolim e nem está maquiado! Sinceramente! Como comentarista é um fiasco tremendo.
Karaleo cara, não tem o que acrescentar cê bão dimais sô!
Esse Lula e de morte. Franklin Martins e Leandro Fortes na campanha da
Dilma. O PIG tem receio pelo fato deles serem jornalistas atuantes e de grande credibilidades entre os colegas que trabalham na mídia.
TV dos Trabalhadores terá alcance maior em SP
Em breve a TV dos Trabalhadores (TVT) vai ter alcance maior na grande São Paulo para transmissão dos programas que mostram as ações dos movimentos sociais e dos trabalhadores.
A Anatel autorizou a TVT a colocar antenas de transmissão na Avenida Paulista. Na segunda-feira (2) sairá o resultado da consulta pública que deverá reorganizar os canais digitais da Grande São PAulo com o objetivo de universalizar a implementação dos canais HD na região.
A TV já está a 1 ano e meio aguardando para implantar o canal digital.
Veja a entrevista com o presidente da Fundação Comunicação, Cultura e Trabalho, Valter Sanches à TVT:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=230492&id_secao=6
Karaleo cara, não tem o que acrescentar cê bão dimais sô!
E outra coisa que os parasitas da direita não tem: UM PATRIMONIO POLITICO QUE O LULA E O PT TEM.
Ainda agora podemos ver que a Dilma subiu mais 5 pontos percentuais de intenção de voto. Acho que comparando os blogueiros progressistas mais os militantes com os deputados federais, estaduais e senadores, os primeiros são muito mais uteis ao PT que os próprios eleitos. Dificilmente vejo um politico do PT botar a cara na reta. Os senadores então, são uns covardes.
Tentando explicar melhor meu texto meio confuso, vou fazer uma outra comparação: um "blogueiro sujo" vale por dez senadores do PT e mais cinquenta deputados federais, na defesa do governo.