Veja seria cômica, se não fosse criminosa

A revista Veja seria ridícula, como a comparação das capas acima – a que vai para as bancas amanhã e a que envia, pelo Fecebook, meu velho professor da Escola de Comunicação Evandro Ouriques.

Seria, se não fosse criminosa.

Numa edição cuidadosamente proeparada ela narra, como se o seu repórter estivesse lá, a cena.

Alberto Youssef, que está preso desde março – há mais de seis meses, portanto – chega, anteontem, a quatro dias da eleição, para o seu milésimo interrogatório na Polícia Federal – que parece, aliás, uma instituição dirigida pela Editora Abril –  e, sem mais nem porque, faz-se-lhe uma pergunta extremamente precisa: qual era o “nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras”.

E o doleiro, “um bandido profissional” como o define o juiz Sérgio Moro – diz, sem mais circunstâncias: “O Planalto sabia de tudo”.

Quem no Planalto? – pergunta o delegado e  ele:

Lula e Dilma!

Que primor!

Que pérola de jornalismo, que espetáculo de responsabilidade!

Nem o advogado do doleiro, íntimo dos tucanos, confirma a história e diz que ninguém de sua equipe ouviu Youssef dizer isso.

O curioso é que Fábio Barbosa, presidente da empresa que edita a Veja esteve sentado na cadeira de Conselheiro de Administração da Petrobrás durante quase todo o tempo (2003 e 2011) em que Paulo Roberto Costa foi diretor e apresentou-lhe contas, e não sabia de nada.

Um pilantra de quinta categoria, várias vezes condenado – e agora, ao que parece, destinado a ser absolvido de tudo, inclusive da lavagem de dinheiro de drogas, como foi, esta semana – diz, está dito.

E o nosso ministro Dias Tóffoli, pobre alma simplória, vai promovendo reuniões para os candidatos não se atacarem na campanha…

E se, por acaso, o TSE condena a Veja a dar direito de resposta a quem a acusa, acorre, pressuroso, o Ministro Gilmar Mendes para derrubar a decisão e dizer: não, não, viva a liberdade de imprensa…

Vivemos num país onde a mídia pratica, impune, banditismo, não jornalismo.

E isso, infelizmente, ao contrário da brincadeira com a capa da Veja, não é piada.

Fernando Brito:

View Comments (106)

  • Fernando,

    Quem sabe pudéssemos inibir as ações golpistas da revista com ações baseadas no direito do consumidor (propaganda enganos, desrespeito a regras pré-estabelecidas, matérias inverídicas).
    Eles passaram do limite!

      • Fernando e já invadindo o espaço alheio... Novamente pela 'dial up'! Minas não votou naquilo que só é 'marketing'. E ainda tem um dono de jornal preso, encarcerado e apodrecendo naquilo que um estimado e pranteado amigo, colega falecido costumava chamar de República de Minas. O jornalista teve até infarto na cadeia. Virou o 'enfant terrible da história. Mas tem ainda a justiça tucana e tucagem em mitos lugares. Terão que ser devidamente depenados! O prefeito do municipio de São Paulo sabe muito bem o que é isso: Elite é elite, neo é neo! Estamos em http://refazenda2010.blogspot.com.br e também em http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br

  • O judiciário, infelizmente está desmoralizado, virou piada.....ninguém acredita, acabou, o ultimo que sair apaga a luz....
    Infelizmente vida de jornalista decente neste país deve estar difícil, pois a maioria não passa de "marqueteiro travestido de publicitário"

    • Essa delação premiada viu piada (se é que isso tem graça). Quando seria para citar integrantes da alta cúpula do PSDB os delatores foram proibidos de citar nomes, mas quando se trata dos integrantes do PT, aí pode? CANSEI DESSA PALHAÇADA! Voto 13!

  • caro Fernando;
    Espero sinceramente que o Governo Federal conseguindo superar mais essa campanha sórdida, CORTE DE VEZ TODAS AS PROPAGANDAS nesse tipo de mídia LIXO.
    Tem que matar essa MÁFIA de inanição - sem pena.
    Estamos diante de um ABISMO (derrota eleitoral), que não deveria estar acontecendo - e isso foi exaustivamente alertado aqui nos Blogs Sujos.
    Que dessa vez tenham aprendido a lição, senão em 2018 vai ser ainda pior.

    • Olha Geraldo depois desse massacre se o PT confirmar a vitória e continuar financiando o PIG eu deixo de votar no partido.Passo a votar nulo.

      • Este é exatamente o meu pensamento.
        Manter propagandas nesses veículos será um desrespeito a nós que votamos no PT.

    • A espinha dorsal do PIG não é a veja, ela está tão desmoralizada que até eleitores do tucanato a rejeitam ( exceto durante a guerra eleitoral por motivos óbvios ).
      A espinha dorsal do PIG é a globo, esta sim precisa ser peitada, enquadrada nos termos de uma Lei aprporpiada e se não for possível , que seja através do corte de publicidade.
      Quanto a veja, istoé e época ( organizações globo também ) é necessário minguar os anúncios ao mínimo, pois somente com os governos amigos de SP e PR ela nao sobrevive.
      Ações judiciais também devem ser propostas contra o veículo requerendo indenizações capazes de aprofundar o deblacle financeiro em que estão atoladas.

  • e o governo financia essa porcaria com farta verba de publicidade, se dilma ganhar e não fizer regulação de midia entre outras demandas, se fugir do confronto como em 2010 será o fim desse governo

    • ISSO NÃO É FÁCIL, SEM MOBILIZAÇÃO POPULAR. NÃO SE PODE CONTAR COM O CONGRESSO QUE ACABA DE SER ELEITO.
      TEM QUE SER MOBILIZAÇÃO DE MASSAS, PARA VALER. S

  • Um criminoso, que foi libertado por este mesmo juiz em 2004 depois do acordo de delação premiada com a condição não cometer novamente crimes , volta em 2014 a fazer o mesmo acordo com o mesmo juiz, na mesma condição, depois de praticar os mesmos crimes, a 3 dias de uma eleição presidencial, assessorado pelo advogado ligado à oposição, com o claro propósito de interferir nas eleições, merece algum crédito? Com esta acusação subjetiva de que sabiam? Não é só o Cantareira que chegou no lodo, este jornalismo golpista desceu ainda mais.
    O aeroporto está lá trancado, o desvio de recursos da saúde em MG está no relatório do TCU. Não foi acusação de nenhum bandido.
    Semana passada não se podia citar nomes de autoridades, há 3 dias da eleição pode, quando no Brasil é o acusado que tem que provar sua inocência.

    • Infelizmente no Brasil a honra das pessoas não tem valor, contraria a lógica, "você é culpado até que prove o contrário".

  • Pura verdade. Alimentar o próprio assassino é loucura!! Já que eles tem querem o PSDB que o PSDB sustente esses vigaristas entreguistas!!

  • Cômico é, também, ler este post com um banner da Veja aparecendo pra mim.
    Está na barra lateral me oferendo acesso ilimitado e gratuito a revista golpista. Pode isso, Arnaldo... digo, Fernando!?

    • artes do google. por favor me manda o link para eu descartar a publicidade, senão não tenho como

  • Pode ser que agora depois desta surumbamba de laço desta mídia mafiosa e fedida, Lula e Dilma tenham aprendido a lição, e não joguem mais no ralo o dinheiro suado das Estatais Brasileiras. Porque elas podem estar bem na foto, mas é bom lembrar que existem dezenas de ações de marketing e promoções destas Empresas que podem e devem ser direcionadas para diversos segmentos da nossa Sociedade carente, como Esporte, Lazer, Cultura, Educação, Saúde etc...E não atoxicar milhões de reais em Barões Facistas sem escrúpulos e nenhum respeito pelas Instituições Democráticas do Brasil e muito menos pelo seu Povo!

  • Essa bala de prata saiu pela culatra!!! Ninguém acredita mais nessa revista. Virou motivo de chacota! #DesesperodaVeja

Related Post