Venda da Embraer não é só entreguismo. É golpe político

Enquanto os “mercadistas” comemoram o que seria uma “fusão” entre a Boeing e a Embraer – algo tão equilibrado como o casamento o elefante com a formiguinha – algumas vozes se levantam com o argumento que, ontem à noite, já se demonstrou aqui: senão Temer, ao menos Henrique Meirelles  armava, faz tempo esta operação, com a iniciativa de procurar o Tribunal de Contas da União para saber como vender a “golden share”, a ação de classe especial que dá ao governo o poder de veto sobre negócios como estes com a empresa estratégica.

A notícia,  afirma  o historiador e ex-assessor estratégico do Ministério da Defesa, Francisco Carlos Teixeira, “causou profundo mal-estar nos setores militares do governo, que não foram avisados da existência dessas tratativas pelo Ministério da Fazenda”. Segundo ele, o ministro Henrique Meirelles, da Fazenda, pretenderia , com a operação, “compensar o mercado” pela derrota sofrida na reforma da Previdência, cuja votação foi adiada por falta de apoio no Congresso, e fortalecer seu nome junto ao  para a disputa à Presidência.

Temer estaria reticente quanto a ceder a Meirelles, diz o jornalista Kennedy Alencar, tanto por preocupar-se com reações negativas no meio militar quanto por recear que, com isso, lhe seja pregado à testa o rótulo de “entreguista”, que já o persegue por conta das vendas de campos de petróleo e outros ativos da Petrobras.

Francisco Teixeira duvida que o atual comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Rossato, concorde com a transação. Na opinião dele, a operação significaria  a perda do controle dos projetos estratégicos para a Defesa brasileira e da capacidade de investimento em alta tecnologia nacional. “A soberania nacional ficará à mercê dos embargos do governo norte-americano”, alerta.

“Meirelles precisa apresentar feitos relevantes que o credenciem como preferido do mercado financeiro para as eleições de 2018. Privatizações de fôlego também poderão cacifá-lo como liderança liberal junto ao PSDB, de modo a garanti-lo como alternativa eleitoral tucana, caso o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, seja comprometido em investigações de corrupção e se torne inelegível ou indefensável politicamente.”

Ele  assegura que são irreais os argumentos utilizados pelos que defendem a operação – de que iria criar emprego e renda no país:

“Não vai; quem diz isso não está lendo nada sobre o mercado ou está de má-fe”, diz o historiador. “O governo Trump tem se caracterizado pela interiorização da produção norte-americana. Já desmontou o Nafta e obrigou a transferir para os EUA as linhas de montagem do setor automotivo que funcionavam no México. A Boeing vai pegar a expertise da Embraer e gerar empregos nos EUA.”

O professor lembra que até das tais “fakenews” foram usadas para “cevar” a polêmica venda da Embraer. Um vídeo falso, de inspiração bolsonarista, começou a circular há uma semana nas redes, com supostas críticas da empresa ao governo e ais políticos. Marmelada, claro, mas que ajuda a criar polêmica sobre um negócio escabroso.

Recomendo ao leitor que recorde que a Boeing já seria imensamente estratégica para os EUA apenas com seus aviões comerciais.

Mas a sua importância para o Governo norte-americano não termina aí.

Ela é uma das maiores fabricantes de aviação militar para os EUA, com aparelhos líderes em seus segmentos (para citar alguns, os helicópteros Apache, o F-15 e o F-18 Hornet) de sistemas de inteligência bélica e de mísseis e bombas.

Nunca – e menos ainda sob um governo como o de Trump – um negócio deste tipo seria tentado sem a aprovação expressa do Departamento de Defesa e da própria Casa Branca.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Depois da entrega da petrobrás e do submarino atômico nada é impossível.
    As forças armadas andam muito preocupadas como o ... mst.
    Incrível

  • DOS ENTREGUISTAS, PROXENETAS, PROMÍSCUOS, CANALHAS, SICÁRIOS, CRETINOS, HIPÓCRITAS, MENTIROSOS E SAFADOS, ALÉM DE TRAIDORES DA, AINDA, NAÇÃO BRASILEIRA, E, A REDIMIREMOS, ESTOU CONVICTO, EM REVERSÃO DE TODA ESTA IMUNDÍCIE, EXECUTADA POR ESTA MALTA, SÚCIA E BANDO DE FACÍNORAS....IMPERDOÁVEIS, JAMAIS.....

  • Kawarinha/Lula/Qualquer Porra

    Vão dar muito CU neste final de semana ?
    Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
    Quando você vê o nome do Lula começa a coçar o CU e desata a escrever MERDA, né vagabunda ?
    Quando se fala sobre o Lula seu CU coça né vadia ?
    Você quer a bunda ao “Fernandinho” ?
    Quem tem esse grau de intimidade com homem , é vagabunda da sua laia.
    Você é mesmo uma VAGABA.
    Não adianta fazer gracinhas. Você tá fodida bonequinha Barbie.
    Não tente mudar seu discursinho de MERDA.
    Cadê as outras vadias ? Você chupa a Kwarinha ou o contrário? Ou é o Capiau V.C.M.P
    Só vou lhe responder com esse texto ou vou modificando à medida que você for escrevendo seus comentários de MERDA!
    Vagabunda !
    Chuparina !
    “CORNA” !
    VAGABA !
    Kk
    Kkk
    Kkkk
    Kkkkk

    Arnestinha

    Dilma é uma jumenta ?
    Pelo tamanho da tabaca da sua mãe, tenho certeza que a jumenta é ela.
    Lula é ladrão ?
    Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
    Lave a porra da sua boca pra falar da Dilma ou do Lula.
    Você, Capiau V.C.M.P e o Kawarinha começaram o troca-troca ?
    Vão dar muito CU neste final de semana ? Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
    Como você repete seus comentários de MERDA até a exaustão , só lhe responderei com este texto, com pouquíssimas modificações . Na medida em que você for escrevendo seus comentários de MERDA, Eu vou modificando os meus.
    A diferença entre eu e você, é que voce, ganha pra disseminar MERDA . Eu faço por puro PRAZER .
    NÃO PRECISO TER PRESSA. TENHO TODO TEMPO DO MUNDO.
    VAGABUNDINHA.
    Xibunguinha !
    Vagaba !
    Otária !
    kkkkk
    kkkk
    kkk
    kk
    k

    Capiau V.C.M.P

    Apareceu vagabunda ?
    Vão trocar muito neste Natal ?
    Vão dar muito CU neste final de semana ?
    Vão entrar o Ano com esse troca-troca ?
    Você não é humanista porra nenhuma, você é uma “corninha” !
    Não venha dar uma de boa samaritana, fela da puta !
    Qurando você vê o nome do Lula ,começa a sentir uma coceira no CU e desata a escrever MERDA.
    Se fazendo de engraçadinha , né vadia ?
    Você não se cansa cachorra vadia?
    NÃO peça arrego vagabunda !
    Entendeu agora o que eu quis dizer “não importa o assunto” ?
    Vocês podem comentar sobre Deus , Jesus, Madre Tereza de Calcutá, etc.
    Aguentem firmes PEDERASTAS !
    KKKKK
    KKKK
    KKK
    KK
    k

    • Sugiro que comentários nesses termos sejam punidos.... Avacalham "raciocínios', que é o objetivo da maioria, para ajudar no descobrir um encaminhamento que possa ser defendido por quem deseja melhorar o País e essas "baixarias", somente, "baixa" ... não cria, absolutamente, horizontes..... cria, grandes quedas morais e políticas..... de "baixarias", o "golpe" já se tornou "sinônimo".... a "saturação" não cria e nem incentiva qualquer participação!...

  • A quem interessar :
    Fodam-se aqueles que não gostam dos meus comentários.
    Não me interessa a opinião de vocês !
    Só me interessam, Arnestinha, Kawarinha e Capiau V.C.M.P ou Qualquer Outra Merda Bolsonarista.
    O resto dos golpistas e cabeças cheias de merda, não me interessam.
    O RESTO não vale a pena.
    Não insistam. !
    Não tenho medos de ameaças.

  • Fodam-se aqueles que não gostam dos meus comentários.
    Não me interessa a opinião de vocês !
    Só me interessam, Arnestinha, Kawarinha e Capiau V.C.M.P
    O resto dos bolsonaristas, golpistas e cabeças cheias de merda, não me interessam.
    Não valem a pena.
    Não insistam. !
    Não tenho medos de ameaças.

  • Confiando que os patriotas estão dominados e amarrados, dois ilegítimos discutem sobre assunto de tamanha importância. Chega de ceder ao absurdo. É preciso que as Forças Armadas acordem deste transe hipnótico em que os invasores do país (ou sua quinta coluna) estão mantendo nossas lideranças. Eles, os golpistas, avançaram muito na demolição e desfiguração de nosso país, e é necessário um basta. "Conteúdo nacional", que tanta exigência já teve, "transferência de tecnologia", pela qual tanto se bateu em possíveis contratos externos, ficam sendo daqui para a frente expressões que não fazem mais o menor sentido. Aspirações de desenvolvimento de aviões totalmente nacionais então, ficam sendo uma das lendas das mil e uma noites. E pensar que há tão pouco tempo o Brasil era uma potência devotada a procurar construir sua própria defesa, com grandes projetos e muita capacidade técnica. Assim como vão tentar que a Justiça do Trabalho seja extinta, também com as Forças Armadas correrão o risco de serem, se não suprimidas, reduzidas ao mínimo insignificante e talvez transformadas em mera polícia a serviço da contenção das massas pelo poder dominante.

  • Isso me lembra uns videos do Ciro Gomes em que ele falava de um mercado único criado pelo KC390(acho?) da Embraer, e a forma como o governo americano estava intervindo fortemente pra abocanhar isso de alguma forma. Pena que não vou encontrar o video agora pois são essas palestras longas, mas talvez alguém encontre aí.

  • Triste, muito triste, perceber o Brasil optou por ser menor, apendice, aptou por ser um país de serviçais. Que abraça a incompetencia como favas contadas, a incapacidade de projetarem um país proeminente, com contribuições a hamanidade. Entregaremos todos os nossos tesouros materiais e agora imateriais para fazer a grandeza de um país que trabalha sorrateira e silenciosamente para enterrar nossa soberania, nossa democracia, nossa proeminencia. E o pior, temos sido contaminados por dentro, por gente que sucede outros em cultura de não ter historicamente nenhuma empatia com o povo e o estado brasileiro, que vendem a quem lhes paguem qualquer preco que eles entendam como bom.
    O Brasil está esfarrelando, se desconstituindo como país.

  • Notícia que não vai sair na Groubo, mas eu faço questão de publicar para que os devotos da seita bolsobostas fiquem sabendo: Lula sobe mais e Bozonazo cai nas pesquisas.
    Chora Raimundinho, chora mais.

  • BALANÇO GERAL (não é aquela merda da record): o que Temer vendeu:
    Poços de petróleo
    Gás da Petrobrás
    Usinas hidrelétricas
    Submarino Nuclear
    Base de Alcântara
    Embraer
    Por enquanto... vem mais por aí. BB, Caixa, BNDES...
    E os coxinhas aplaudem. Foram catequisados com a falácia do Estado Mínimo. No futuro, até para lançarmos um satélite da NOSSA BASE DE ALCÂNTARA, pediremos autorização aos americanos. Estão gostando do Temer, do gás a 78 reais, da gasolina a 4,20 e do aumento da energia em 30%? Pobres patinhos, vocês são trouxinhas mesmo, não é? Kkkkkkkkkk. Já providenciaram seus CNPJ's?
    Ah, mais uma coisinha: Temer aumentou a TJLP de 5 para 7% e agora vai baixar para 6,5% a.a. Só falta voces acreditarem que os juros vão baixar, como acreditaram que baixaria com a redução da taxa SELIC. O T Á R I O S.

Related Post