Vende-se máquinas de fazer dinheiro. Tratar com Moreira Franco

Como colônia, o Brasil não tinha moeda com nome próprio, mas tinha moeda  de  fabricação própria desde  que, em 1695, foi proibida a circulação de moeda portuguesa e espanhola no país e a recém-fundada casa da Moeda, na Bahia, começou a produzir as “duas patacas” de prata.

Proclamou-se a independência, mas a unidade monetária continuou a ter o nome da portuguesa: o real, réis, no plural, que duraram (naturalmente perdendo valor e virando mil-réis e depois conto-de-réis (um milhão de) até o final do Governo Vargas.

Até os anos 70, embora tivéssemos a capacidade técnica de produzir cédulas, não as podíamos fazer nem na variedade nem na quantidade necessárias.

Começamos com a de cinco cruzeiros, a nota do índio, valor que depois das mudanças monetárias ficaria com o Barão do Rio Branco, em cédulas da inglesa Thomas de La Rue, uma das muitas estrangeiras que imprimiu nossas cédulas.

Sempre foi um desafio para nosso país conseguir produzir seu próprio papel moeda e só nos anos 70, na série que tinha Pedro II na nota de dez cruzeiros (os cinco eram com Pedro I) é que nos tornamos autossuficientes na produção de meio circulante.

Desenvolvemos uma alta capacidade técnica e as mudanças de padrão monetário, se aumentaram o trabalho em quantidade, permitiram uma enorme evolução tecnológica, em durabilidade e segurança.

Agora, mais de 300 anos depois de termos criado a Casa da Moeda e quase meio século depois de termos nos tonado autônomos na produção de dinheiro, o Governo Temer anuncia a privatização da Casa da Moeda do Brasil e de toda a sua fabricação a grupos privados. Do dinheiro e todos os impressos de segurança que ali se fazem, como os passaportes.

Os americanos, que não são bestas, têm, desde a Guerra Civil, o seu “The Engraving and Printing Bureau of the Treasury Department”, bem estatalzinho e controlado.

Aqui, Moreira Franco, este varão de Plutarco da honradez, comunicou hoje que, por uns trocados, o Governo entregará a fabricação da moeda nacional a quem deseje comprar as “guitarras”, como eram chamadas as máquinas de fazer dinheiro.

Antonio Carlos Magalhães, conhecedor do assunto, diz que FHC dizia que Moreira Franco não podia ficar onde houvesse um cofre. Que diria dele, então, sobre se metê-lo junto com máquinas de fazer dinheiro?

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • ... O DEPRAVADO BANDIDADO NAZIGOLPISTA MT já anunciou a que horas da madrugada irá privatizar a recatada &$ da mansão?

  • O NILSON FERNANDES E A CELIA BRAZ ACIMA ACERTAM NO MOTIVO DE TODA ESTA VENDA DO BRASIL POR UNS TROCADOS,É A MASSA !!! É A MASSA DE BUNDÕES QUE POVOA ESTE PAÍS!!! GENTE FEITA DE BOSTA ,SEM ALMA ,SEM INTELIGÊNCIA ,UM LIXO QUE NÃO PODE SER CHAMADO DE POVO!!!!!!!!!!!!!
    OS BANDIDOS LIBERAIS,TODO LIBERAL DO 3° MUNDO É BANDIDO ,SE SERVEM DO ESTADO AO QUE TANTO CRITICAM,E É CLARO SEMPRE EXISTIRÃO OS TEMER OS MOREIRA FDPS !!!! QUE CHEGAM AO PODER, CARREGADOS PELA INDIFERENÇA DESTA MASSA DE MERDA ,MAIORIA NO BRASIL.

    • Bote MASSA DE MERDA nisso. é o que virou o Brasil e seu povo! mas estamos preocupados com a Venezuela e a sua"ditadura bolivarianista". idolatrando uma imprensa DE MERDA que temos e que é RIDICULARIZADA no mundo.até pelo Clarin da Argentina! nosso destino é a falência.

  • ... O STFede!
    E de que lado estão as Forças Armadas [supostamente] brasileiras?
    Não digam que já foram privatizadas?

    • Messias, meu amigo,elas sempre estiveram do outro lado.Nunca estiveram ao lado do povo,ao lado do Brasil.Seríamos um grande país ,(tal vez),não fossem as intervenções dessa turma DESCARTÁVEL ao longo da história.Deixa eles lá,e que fiquem assim PARA SEMPRE.

      • Prezado e consciente amigo HOCUS POCUS,
        você tem absoluta razão!

  • O desgoverno de golpistas é uma verdadeira GANG criminosa de entreguistas enlouquecidos.

  • Alem disso tudo; tem ( 4) votos favoráveis para continuação da venda de AMIANTO aos brasileiros

  • Privatizem logo o Congresso também! Chega de intermediários, né, Joesley?!

  • No início, eles roubavam; Depois e até ontem, superfaturaram; Daqui por diante vão imprimir a própria propina!

  • Bastava so' os caminhoneiros pararem por 1 semana...somos um povo sem consciência coletiva! Cada um quer cuidar do seu "distrito.

    "Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.
    E não dizemos nada.

    Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.

    Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta."

  • se a produção de moeda passa a ser atividade privada, qualquer um pode fazer em casa.
    afinal o sonho dos coxas é uma economia liberal de mercado.

Related Post