Ao contrário do que fez o arremedo de diplomacia que tem o Brasil, que correu a se alinhar aos Estados Unidos e deslegitimar a eleição da Constituinte da Venezuela, fiz o que qualquer pessoa de mínimo bom-senso faria: esperar as urnas se fecharem.
A votação convocada pelo Governo Maduro, mesmo com todo o clima de intranquilidade provocado por situações impensáveis -será que não vai haver uma palavra sobre “manifestantes” que colocam uma bomba incendiária na passagem de um grupo de motociclistas da polícia? – atraiu mais de oito milhões de eleitores.
Quinze dias atrás, o plebiscito informal convocado pela oposição reuniu, segundo os seus próprios promotores, 7,1 milhões de eleitores.
Nas últimas eleições legislativas no país, votaram 14,3 milhões de venezuelanos.
Não basta, porém, dizer que o chavismo “venceu” – e sim, houve muito de vitória no comparecimento maciço a uma eleição ameaçada por tiros, bombas e um imenso boicote de imprensa, interno e externo, porque 56% dos votantes de uma eleição “normal” compareceram.
Passamos o dia, ontem, ouvido e lendo bobagens sobre seções eleitorais vazias e declarações de oposicionistas de que só 10% dos eleitores compareceriam. Mentiras, mas quase unânimes na mídia, que sustentavam declarações de gente, por não-venezuelana, que deveria guardar silêncio diante de um processo eleitoral.
Mas também não se pode que a oposição, que alcançou 49% do colégio eleitoral de fato em seu plebiscito, “perdeu”, ainda que, provavelmente, pela falta de registros confiáveis, este número possa ter sido sensivelmente menor.
Quem está perdendo é a possibilidade de normalização da vida na Venezuela.
Desde 2002, quando sofreu um golpe de estado, a Venezuela foi mergulhando num processo de radicalização absoluta que, com a crise do petróleo, a partir de 2014, se aprofundou. Não existem, hoje, no mundo ou na América Latina, forças diplomáticas capazes de ajuda-la a encontrar algum equilíbrio e capacidade de funcionar. E a morte de Hugo Chávez tirou do país a única figura que poderia, por seu tamanho, encontrar o caminho de uma mínima composição.
Os países latinoamericanos, que jogaram, na primeira década do século, um papel vital nos conflitos venezuelano, desta vez, parecem estar dispostos ao contrário, a apostar no caos. Brasil e Argentina, sobretudo, pouco ficam a dever à histeria trumpista no trato com o país e apostam em medidas de retaliação no Mercosul contra um país que perdeu mais da metade de sua renda com a crise dos preços do petróleo, mas que é parte indispensável de qualquer projeto de integração continental.
Infelizmente, a diplomacia brasileira desceu ao nível de molecagens como a que fez Aécio Neves ao simular um “cerco” chavista à sua viagem de provocação àquele país.
As relações internacionais de um dos maiores países do mundo, como o Brasil, não podem ser comandadas por um Kim Kataguiri da terceira idade.
View Comments (62)
Grande crise, grande exemplo a não ser seguido sério isso é modelo de governo para quem. País falido com um maluco ditador no governo
E o teu rabo? Já doou hoje?
A sua mãe pegou as duas últimas senhas a sua e a dela
Não ponha minha mãe no mesmo meretrício que a sua..... a minha pelo menos tem dignidade... já a sua... você é o espelho dela...
Kkkkkkkkk você acredita mesmo nisso kkkkkkkkkkkkk
Difícil dialogar com fascista ou é uma alma podre ou um analfabeto político social.V´´a a merda demente.
Difícil dialogar com ameba metido a intelectual.
FASCISTA SÓ ENTENDA A LINGUAGEM DA BALA NA CARA.
FORAM EXPULSOS DA EUROPA OCUPADA DEBAIXO DE CHUMBO.
Mas a oposição que nunca aceitou o resultados da urnas não quer resolver problema nenhum na Venezuela, querem o poder para seus interesses pessoais.
O golpe daqui é um exemplo. Não resolveram nenhum dos problemas que apontavam antes, pelo contrário, na sua ânsia de defender os seus interesses e os interesses dos seus patrocinadores, estão arrasando mais e mais o país. Não é só por incompetência ou cegueira ideológica, é por dinheiro mesmo!!!
MAIS DITADOR QUE O FILA DA PUTA DO GERALDO ALCKMIN NÃO EXISTE.
VAI SE LASCAR SEU MERDA.
Definitivamente, hoje a diplomacia brasileira é a da República da Cloaca do Tucanistão....O Barão de rio Branco, se mexe no túmulo, envergonhado pela diplomacia atual, que tira os sapatos e se curva à Tump.
Algumas coisinhas que foram esquecidas pelo blog defensor da ditadura cubana e dos seu filhotes (bolivarianos, comunistas, petistas, socialistas do século XXI ou que nome prefiram):
1 - Independente do número real, o ditador Maduro ameaçou quem não comparecesse às eleições como sanções como o corte das bolsas de lá.
2 - Um terço dos membros da constituinte será formado por aquilo que o PT queria implantar aqui como "conselhos populares", organizações sindicais e similares, controladas pelos bolivarianos.
3 - Os outros dois terços são eleitos por município. Seria como se o voto dos milhões de habitantes de São Paulo ou do Rio valesse o mesmo que os dos pequenos lugarejos repletos de analfabetos que ainda apoiam o Luis Inácio Corrupto Condenado da Silva.
E o teu rabo? Já doou hoje?
Típico de vocês. Primeiro tentam esconder o seu apoio às ditaduras filhotes de Cuba. Depois, quando são desmascarados e não têm como contestar, partem para a ofensa pessoal. Felizmente, a parcela consciente da população brasileira foi às ruas aos milhões e evitou que seguíssemos o mesmo caminho da Venezuela. Só falta encarcerar o líder da gang, já condenado em um de vários processos que ele responde por crimes comuns.
Vou reiterar e nivelar a pergunta a nível intelectual de sua compreensão.... E o teu rabo fascista e golpista, já deu hoje? Quer que eu desenhe? Vai ajudar?
Como eu disse, quando vocês são desmascarados tentam desviar o assunto partindo para a ofensa pessoal. E garanto que você é um daqueles que acusa o Bolsonaro de ser machista e homofóbico, estou certo?
É esse um eleitor do partido dito progressista e defensor das minorias? Que merda de comentário Homofóbico!
Ernesto, não há diálogos com eles por isso aqui no Brasil eles não ganham nem par ou impar. Vou resumir fizeram lobotomia só pode ser isso
Pois é, eles não têm argumentos, só repetem chavões. Mas, só para complementar, vi agora que o governo chavista está dizendo que 41% dos eleitores votou. Porém, 14 dos 31 milhões de venezuelanos recebem bolsas e foram ameaçados de perdê-las se não votassem. Do mesmo modo, os funcionários públicos foram ameaçados de perder seus empregos. Só esses dois grupos já dá mais que os 41%. Ou seja, trata-se de um processo totalmente deturpado pela ditadura bolivariana. E pensar que o PT queria (e quer) implantar a mesma coisa por aqui. É por isso que não podemos deixar o PT nunca mais chegar perto do poder. E não deixaremos.
Para começar se 41% é chavista por necessidade, significa que 59% não são. A menos que eu tenha desaprendido, 59>41. Por que não foram votar? Ah, sei, democracia só serve quando os "predestinados" ao poder ganha. Segundo, se os dados forem verdadeiros - haja vista a certeza de terem sido tirados da imprensa antichavista brasileira - o que isso quer dizer? Nada. A experiência brasileira mostra a esquizofrenia da direita com o bolsa família. Uma hora é bolsa-vagabundo, outra é política de distribuição de renda criada por FHC (é a conveniência das circunstâncias que dita o argumento), na campanha eleitoral é compra de votos. Desafio vc a realizar um panorama político do nordeste - onde por razões legítimas o bolsa família é mais difundido - e ver se prevalece políticos do PT no comando das cidades. Em vez de trazer argumentos simplorios calçados em suposições, que tal vc realmente tentar entender a razão de as pessoas exercerem sua escolha. Digo isso porque imagino que se vcs desconhecem o que acontece no seu próprio país, se acham mesmo aptos a darem palpite no país dos outros? E quanto à necessidade de bolsa me diz aí: que tal se em vez de gastar energia tentando desqualificar que delas necessita, achasse um jeito de o capitalismo além de produzir também DISTRIBUIR equanimemente a riqueza. Mas não né, vc sabe que o capitalismo gosta mesmo é de concentrar.
Você está confundindo tudo. Em primeiro lugar, não fiz nenhuma crítica às bolsas em si e na minha opinião elas são benéficas, mas podem ser usadas como instrumento de chantagem por governos nefastos como o do PT ou os bolivarianos. O restante refere-se à briga pelos número de eleitores, pois a oposição fez campanha pelo não comparecimento, recusando-se a chancelar um processo viciado desde a origem (haja visto que um terço dos constituintes sairá dos "conselhos populares" bolivarianos). Nesse sentido, a ditadura bolivariana está comemorando uma participação de 41% do eleitorado (números deles, a oposição diz que foi menos). Eu acho o número pequeno em si. E salientei que ele se torna ainda menos significativo quando se considera que ele é menor que o de bolsistas e funcionários públicos, que sabem que podem sofrer retaliações por parte do ditador. Parece evidente que, caso não existissem essas fortes pressões, o comparecimento às urnas seria ínfimo.
Não estou confundindo nada. Está bastante claro. Se a bolsa foi criada por FHC ela goza de presunção de aplicabilidade correta, se foi criada por Lula é só compra de voto mesmo e sustento de vagabundo (neste caso não importa a ideologia do partido e o trato dado às políticas públicas conforme tal perspectiva - ou seja, trata-se de deslegitimar pelo arbítrio: "assim é porque me parece"). Quanto à situação venezuelana, 41% é muito para um país com voto facultativo e boicote do processo pela oposição - por isso aí o chavismo tem base social sim. Não que isso pra vcs seja algo considerável, pois vcs - da elite em qualquer lugar ou forma com que ela se manifeste - tem o "direito divino" a governa ad aeternum, haja vista que perderam a eleição mas acharam um jeitinho de depor quem a democracia livremente escolheu. Isso, pq democracia pra vcs é apenas um "embuste do populismo", pois para que escolher alguém que irá governar uma nação se ela tem um casta privilegiada que traz na genética as qualidades superiores dos "vocacionados ao mando"? Para nós não, democracia é a resposta. Quanto à questão dos "conselhos populares", espero que sua postura guarde coerência, uma vez que antes de vcs serem estimulados pela globonews (com a dose diária de masturbação antipetista) nas famigeradas jornadas de junho, sair para protestar nas ruas era coisa de vagabundo de esquerda, agora não "é patriótico" (claro, pq a Globo assim lhes disse). Ou seja, se os conselhos populares fossem da oposição "venezuelana" a escolha de um terço dos constituintes por estes "conselhos de coxinhas venezuelanos" seria uma "demonstração do vigor" da democracia venezuelana. Ou seja, vc é o primordial princípio e razão última de tudo que existe (é porque vc disse que é).
Ué, cadê essa parcela da população que não se indigna com a corrupção escancarada do governo Temer e com os dois aumentos de impostos que recaíram principalmente sobre a classe média (PIS/Cofins dos combustíveis e imposto de renda via congelamento da tabela)?
Foram às ruas para tirar a honesta Dilma e contra a CPMF que onera ricos, agora se calam com o ladrão do Temer e os impostos que lhes onera.
Ainda tenho dúvida se aqueles manifestantes apenas odeiam pobre ou são apenas otários manipulados pela mídia formada por bilionários.
1- Independente de supostas ameaças ao comparecimento, o povo podia votar sim ou não.
2- Os Conselhos Populares que você bota entre aspas nada mais são do que exercício semi-direto da democracia previsto em nossa Constituição. A sociedade civil pode se organizar à direita ou à esquerda;
3- A forma de voto que você critica tem similutudes com a eleição norte-americana, que visam resguardar a unidade da Federação.
Use um pouco a cabeça antes de relinchar besteiras.
Você quer tapar o sol com a peneira.
1 - Vou repetir: a oposição fez campanha pelo não comparecimento para não a chancelar um processo viciado desde a origem (haja visto que um terço dos constituintes sairá dos “conselhos populares” bolivarianos).
2 - As pessoas podem criar as associações que quiserem, mas isso não lhes dá o direito de legislar sem a representatividade conferida pelo voto popular. Você acha que o sindicalista representa realmente aqueles milhares de trabalhadores? Mande ele se candidatar a deputado para ver quantos deles realmente votarão nele.
3 - Não é verdade, os estados americanos têm delegados proporcionais à sua população, não se trata de dar a mesma representação a uma cidade de 800 habitantes e a outra de dez milhões. Isso é outro truque que torna a tal constituinte viciada e justifica o seu boicote.
Se fez campanha pelo não comparecimento foi anti-democrática, pois democracia se exerce principalmente pelo voto.
Tais conselhos não legislam, pare de falar asneiras.
Você que falta com a verdade, a proporção dos estados americanos não obedece a grandeza do número de eleitores, embora existam mais delegados nos estados mais populosos, do contrário, não se estaria preservando o federalismo que eles têm lá.
Pare de ouvir idiotices de redes sociais e propagá-las.
ernesto primeiro limpa o traseiro com as páginas do PIG, depois ele as lê e repercute, numa espécie de co-autoria
Exatamente. Definição completa dos golpistas fascistas.
E aqui? se tu não votas , pode ter tua conta bancária bloqueada, se for funcionário público não recebe salário, não tira passaporte, não participa de concurso público..é só na Venezuela é, bem? a diferença aqui é que sofremos a ditadura dos corruptos.
A capacidade da mídia de lavar mentes vazias é impressionante. A mídia vendeu a ideia de que existe ditador em uma república constitucional e com eleições diretas transparentes e observada internacionalmente. Não gosta de Maduro, ok, mas pelo respeita o significado da palavra, se não não há linguagem!!!
Reclama que um terço da constituinte será formada por representações populares, mas se cala diante do óbvio fato de que o congresso brasileiro, assim como todos congressos no nosso subcontinente, é formado essencialmente por minorias: um congresso de homens brancos, empresários e proprietário rural, isso é melhor representação do que conselhos populares?
E o congresso brasileiro é plenamente proporcional? NÃO!!! Senados existem justamente (e indevidamente) para quebrar a proporcionalidade.
Coitada da mídia, que em sua imensa maioria fez o possível para esconder a profunda ligação do PT aos bolivarianos. O Hitler também assumiu o governo democraticamente, ele não se tornou ditador? Você espera o que para usar a palavra na Venezuela depois de tudo que já se viu por lá? Eleições para inglês ver existem até um Cuba e na Coreia do Norte. Quanto aos senadores, eles representam os "estados", algo que hoje realmente perdeu muito do seu sentido, mas tinha lógica quando nós fazíamos jus ao nome Estados Unidos do Brasil. Mas você quer eleger uma constituinte por outro critério que não seja um voto por eleitor? E dividindo-os por município (algo que para nós significaria igualar São Paulo a uma cidade com menos de mil habitantes)?
Quanto ao restante é mais absurdo ainda. É a mesma picaretagem que o PT queria aplicar com os "conselhos populares": dar voto a entidades que se dizem representantes de determinado grupo sem terem sido eleitas para tal. Então eu fundo o Conselho dos Engenheiros Populares e ganho uma cadeira na constituinte porque passei a me dizer representante dos engenheiros? Tenha paciência! Representantes são os eleitos pelo povo. Se, por exemplo, as mulheres negras acharem que é importante ter deputadas que sejam mulheres e negras, que tomem isso como critério na hora de votar. NINGUÉM AS IMPEDE DE FAZER ISSO. Se votaram num candidato branco é porque o consideraram melhor, da mesma forma que eu posso votar numa mulher ou numa pessoa de outra cor. Coisa mais estúpida, mais primitiva, querer limitar os cidadãos dessa maneira.
Até parece que eleições são apenas escolha do melhor representante. Se com a propaganda as pessoas compram lixos caríssimos, imagine candidatos. Sou eleitor de esquerda e o candidato em quem votei eu não conhecia, não sabia que existia, não fosse a militância, eu teria votado em outro candidato de esquerda, mas não em uma pessoas com as qualidades do candidato em que votei. E eu acompanho política o tempo todo.
Sem dinheiro, imprensa ou máquina estatal, é quase impossível alguém ser eleito. Para uma mulher negra votar em alguém que a represente, é necessário que ela conheça as causas sociais do que lhe oprime e as soluções, sua condição social, enfim, se conscientize, é necessário que ela conheça as candidatas com melhor perfil para lhe representar, isso é díficil e demanda muito dinheiro, e ela tem que acreditar na política, porém a imprensa, dominada por meia dúzia de famílias bilionárias que sugam o Estado, faz tudo para lhe manter descrente (mas eles são muito crentes na política, por isso são bilionários).
Entidades setoriais representam mais adequadamente as pessoas do que políticos. Meu sindicato me representa muito melhor do que qualquer mandatário público. Aliás, falando em sindicato, a constituição brasileira proíbe sindicatos financiarem partidos e políticos. Ou seja, os empresários podem se associar e financiar seus representantes, mas os trabalhadores, não. Acha primitiva essa limitação? Se não acha, tenha certeza de que a imprensa em que você devota sua fé pensa exatamente ao contrário e se houver um debate sobre isso, vão te convencer também que isso é primitivo.
Senado no Brasil existe porque nosso país copia os EUA. Lá, a razão seria o fato de terem sido uma confederação. O Brasil nunca foi uma confederação. É a cópia por cópia. Mas a desproporcionalidade não está apenas no senado. Um eleitor de Roraima, por exemplo, tem maior representação proporcional do que um paulista, isso é consequência do número mínimo e máximo de deputados por estado e, em si, não é necessariamente um problema, talvez a inexistência dessa desproporcão fosse mais problemática para o país. Se SP tivesse quase metade do Congresso, correria o risco de ficar com quase metade do orçamento, resultado: concentração populacional ainda maior, pois as pessoas vão aonde há oportunidade de viver bem, e todo brasileiro tem esse direito, ou não tem?
Os bancos têm mais deputados do que toda população negra no país, isso não é democrático nem um pouco!!!
É verdade, com boa propaganda teve gente que comprou até o Lula e a Dilma, populistas que quebraram o país. São os riscos da democracia num pais em que grande parte da população é ignorante e partidos que apoiam ditaduras como a cubana são alegremente aceitos. De resto é difícil achar mesmo bons candidatos. Mas achar que o eleitor só pode ser representado por quem for do mesmo sexo e da mesma cor é algo completamente absurdo.
Eu não disse em nenhum momento que o eleitor será melhor representado por alguém da sua cor ou sexo. Não concordo nem discordo disso. Me parece mais representantivo eleger alguém que viva as suas agruras, um trabalhador como ele que vende sua força de trabalho para sobreviver.
Campanhas eleitorais são realmente propaganda, não à toa que atualmente a figura do marqueteiro virou essencial para um candidato ser eleito. O PT percebeu isso. Esse é o jogo. Ou joga assim, ou fica da arquibancada torcendo.
Quer dizer que o governo brasileiro não pode ter relações com ditaduras? Então devemos suspender relações com a China e Arábia Saudita, só para citar alguns, você concorda com isso?
Há quem defenda que os EUA são uma ditadura, pois fora dos dois principais partidos e sem a imensa grana das grandes corporações, ninguém se elege por lá.
Não existe políltica sem organização, sem associação, e o elemento chave da política é o partido. Votar em partido é ter alguma certeza de que você está votando em ideias e programas, votar em candidatos é votar em promessas e discursos e se tem uma coisa que não vale nada é promessa de político. Quem ignora o partido para votar no candidato não sabe em quem está votando. Até as ditaduras (inclusive a nossa última que começou em 1964) têm partidos. O partido da nossa ditadura era o PFL, hoje chamado de democratas...paradoxal!
Dizer que Lula quebrou o país é dessas mentiras mais idiotas que a mídia empurra nos seus fiéis. Lula não é presidente há mais de sete anos. Por favor!!!
Quanto a Dilma, ela fez escolhas que deram errado e deram errado por várias razões, mas Dilma fez exatamente o que todo empresário sempre pregou como a solução para o país. É um conjunto de medidas que eu, ex assinante de Veja, Época e QuantoÉ, sempre vi essas revistas defenderem. Eles sempre defendiam que as empresas brasileiras se desenvolveriam se: diminuísse a carga tributária sobre o consumo e a folha de pagamentos, fosse oferecido empréstimos públicos a juros baixo (no nível do mercado mundial) e baixasse o custo da energia elétrica (um dos grandes custos da indústria), e baixassem os juros primários. Dilma fez isso tudo...mas aí vieram problemas: Lava Jato e crise das commodities. Isso impactou no PIB (segundo a direitista Tendências, a Lava Jato impactou negativamente mais de dois pontos percentuais no PIB) e consequentemente afundou a arrecadação. Caminhando para um déficit primário, o governo fez o que deveria ser feito, revogar as isenções e cobrar um tributo que não tivesse efeito inflacionário, a CPMF, mas a oposição trabalhou com a ideia do "quanto pior melhor" (bloqueio da revogação das isenções, não aprovação da CPMF e aprovação de pautas bombas para quebrar o executivo federal, como aumento do Judiciário e tc.) e foi bem sucedida no seu desiderato. Não teria essa oposição alguma culpa também???
Se Dilma tivesse tido sucesso nas medidas contra recessivas, não teríamos hoje esse déficit e o governo teria fôlego para investir e recuperar a economia. Só o desmonte da política de petróleo e gás arrasou as finanças do Rio (claro que com a ajuda da turma que sempre governou o estado) e os bons empregos que esse setor sempre gerou. Estão vendendo a Petrobrás aos pedaços. Depois dizem que o PT acabou com Petrobrás. Uma mentira repetida vira verdade...
https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/309127/Wikileaks-divulga-mais-de-20-mil-emails-ligados-%C3%A0-campanha-de-Macron.htm
Tudo que esta acontecendo na Venezuela, é o que a Globo e esse governo Temer estão plantando.
Quando Aécio não aceitou a derrota e se aliou com Cunha e Temer para dar o golpe, incentivou o ódio para conseguir seu objetivo.
Agora no poder essa turma não consegue governar, tirar o Brasil da crise. Não tem candidato viável para concorrer nem contra o Lula e nem contra o Bolsonaro.
Vai perder e derrubar o novo presidente. Vai chegar uma hora que as coisas vão sair do controle, com já ocorreu em pequena escadal no ES, AM por vários motivos, RJ,RS estão no limite.
E o Temer só pensa em comprar deputados para não ir preso. Tudo com a cumplicidade da mídia, em especial a Globo que mostra a crise como se fosse normal. E trata as notícias de corrupção com total imparcialidade.
Pois é. Por aqui, golpistas podem mudar a Constituição a valer, flexibilizar direitos históricos até que não existam mais. E a Venezuela, aonde se deram e costumam se dar inúmeras eleições, é que é ditatorial??
PT nega a constituição
mais um personagem do alisson repetindo midiotices no final do mês pra justificar o cheque-ração dado pelos irmãos kochinhas do norte
a direita já foi mais ilustrada
Esse pessoal financiado pelos irmãos Kock, pisam e repisam sobre cadáveres de crianças, velhos e mulheres nas "democracias" totalitárias que ajudam a "construir". A que ponto vai o ser humano por dinheiro? Me respondam.
e o pior, Fabiano, é que parece tratar-se de poucas pessoas e muitos personagens inventados
fingem até um jogral pra enganar os próprios irmãos koch e apresentar uma fatura mais alta no final do mês
tipo: ó só, nos somos muitos!
e os otários dos koch só pagando e repetindo: "ótimo, ótimo, tem que manter isso, viu?"
Não é possível acordem o pt não existe
O #DemocrataMaduro Entende Mais Do Brasil Do Que Nossa Mídia Corrupta Entende De Venezuela:
https://www.facebook.com/televisaodomundo/videos/1897006100568290/
O governo brasileiro (existe isso?) emitiu nota pedindo que Maduro aceite uma "transição pacífica" do poder na Venezuela. O que seria essa transição pacífica? Maduro renunciar e entregar o poder aos derrotafos nas eleições presidenciais? Um golpe na democracia? Sinto dizer aos coxinhas: a Venezuela não é canalha como o Brasil dos paneleiros. Perderam nas urnas, perderam na Constituinte, coloquem a viola no saco e calem-se. Maduro deveria dizer ao Temer "por que no te calas?".
Isso aí a viva a Venezuela, exemplo de pais estável, ainda bem que o pt não conseguiu fazer do Brasil uma Venezuela. Luiz se muda para lá e leva a quadrilha dos petralhas juntos
Mais: as urrnas oficiais mostram que mais de 8 milhões de venezuelanos votaram. A oposição, na eleição "fajuta" diz que foram 7 milhões, mas não existe nada que comprove esses números. Ou seja: a direita lá é tão canalha quanto a nossa.
Parabéns ao povo venezuelano que mostrou coerência, força e maturidade política e social. Espero que Maduro consiga vencer pois assim teremos tb força para vencer a canalhice e burrice imensa dos viralatas brasileiros.
O catacoquinho e o aócio-pó não são moleques, seria muita inocência assim classifica-los; esses vermes são viralatas-vendidos-abjetos muito conscientes de como o sistema funciona e de quem tem o poder nas mãos: mercado rapina imperialista. Ponto.
Coerência política e social no governo desse ditador kkkkkkkkkkkkk
QUAL A COERÊNCIA DOS VAGABUNDOS SAFADOS DO PSDB PAULISTA?
SÓ RESPEITAM RESULTADO DE ELEIÇÃO NO CHIQUEIRO DELES EM SÃO PAULO.
VÁ SE FUDER E TOMAR NO CU SEU GOLPISTA DE MERDA.