Ventola, o 3° homem do avião, desfila de helicóptero mas não paga à Receita. Nem IPVA paga

Impressionante como os três homens – Apolo Santana Vieira, João Paulo Lyra Pessoa de Mello Filho e Eduardo Freire Leite Bezerra – responsáveis pela pseudo-operação de compra do avião que matou um candidato a Presidente da República através de laranjas e outros depósitos pessoais continuam, quase um mês depois, praticamente incógnitos diante do país.

Apolo Santana Vieira, processado por contrabando e dono daquela e de outra aeronave (o Learjet PP-ASV) simplesmente “não existe”. Não se publicou uma mísera foto do cidadão nos jornais e na internet. Não foi  encontrado ou nem foi  procurado?

Não há um repórter capaz de encontrar seu endereço, de casa ou do escritório?

João Paulo, multado por crime cambial pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, por deixar de declarar operações cambiais, também é quase um fantasma.

E Eduardo Freire Leite Bezerra, vulgo Eduardo Ventola, cuja microempresa (sim, microempresa) Ele Leite Negócios Imobiliários Ltda. passou R$ 727 mil para o pagamento do jato à AF Andrade desfila em paz com o helicóptero Robinson PR-EDL (de Eduardo Leite, porque eles adoram batizar seus brinquedinhos com seus nomes)  sem que ninguém o aborde.

Está aí do lado a comprovação no Registro Aeronáutico Brasileiro.

Ventola tem helicóptero, mas deve à Receita.

Perdeu, em abril deste ano, o parcelamento de débitos vencidos de outra empresa sua, uma fábrica de tijolos (Cerâmica Camboa), por falta de pagamento.

É esta que você vê na imagem abaixo, na paupérrima Lagoa do Itaenga, no interior de Pernambuco.

Deve tributos em Pernambuco, também. E foi descredenciado por dívidas da antecipação tributária que existe no Estado.

Até IPVA de seus veículos, pessoal e da empresa, deve.

Mas tem R$ 727 mil, assim, cash, para comprar um avião para Eduardo Campos e Marina Silva.

A imprensa brasileira tem capacidade de mandar repórteres para o interior da África, para fazer reportagens sobre o vírus Ebola.

Mas não tem jornalistas capazes de encontrar três homens, ricos e conhecidos no Recife, todos com empresas estabelecidas, com endereço e telefone e simplesmente perguntar-lhes porque e como compraram um avião para Eduardo Campos e Marina Silva fazerem campanha eleitoral Brasil afora?

Indagar que documentos têm para da suporte à história?

Por que usaram laranjas para fazer pagamentos?

Como combinaram o “teste” da aeronave feito pelo próprio Eduardo Campos, antes de decidirem fazer a tal compra?

O jornalismo brasileiro vai ser cúmplice de um escândalo como este e de seu impacto sobre o futuro do país?

PS. Acabo de ser informado que a Camboa tem não um, mas dois helicópteros, pois tem o registro do Robinson 44 matrícula PR-JPE. Deve ser para transportar tijolos por via aérea, não é?

Fernando Brito:

View Comments (52)

    • Já leram a última do irmão de Eduardo? Está nas manchetes do UOL.

      • Acabei de ler. O irmão quer empurrar o "abacaxi", as indenizações, para o fabricante Cesna(falha de instrumentos-caixa preta) e.......para a UNIÃO (falhas na base aérea de Santos)
        E ainda promete para breve um pronunciamento sobre a "visão dele sobre o acidente").
        No caso das indenizações, é tentativa de empurrar o caso para área da justiça (inclusive a dos EUA), aliviando a pressão dos que tiveram danos materiais.
        A "visão sobre o acidente" me fez lembrar da campanha subterrânea desde o dia da tragédia, intensificada no velório e até na campanha de rua: DILMA/PT MATARAM O EDUARDO.
        Aguardemos

        • Você tem alguma dúvida de que vão deixar para a véspera, talvez 1 semana antes do 1° turno. o discurso do irmão do falecido, o "cooptado" Campos, para acabar de vez com a imagem do PT??

          Este discurso já deve ter sido gravado e conduzido minunciosamente nas palavras.

          Querem Marina eleita já no 1° turno.

          Será um golpe por vez - todos os dias, tal qual as dores do parto.

  • Pior que a imprensa que não quer ir atrás, é o Estado brasileiro, hoje na responsabilidade do TSE/PF que permanecem inoperantes. Pergunto, então: Que força oculta estranha é essa que não deixa o Estado brasileiro se defender?

    • Simples, ele é mais um agente ou empregado da máfia que matou Eduardo Campos e tantos outros que atrapalharam os negócios americanos, meu caro. Reparou como todos os políticos contrários ao tal Consenso de Washington tiveram câncer? Curioso que os da Colômbia, Perú e tantos outros latinos que fizeram de quintal americano o seu país não sofreram!

      A caixa preta do avião qua caiu não tem gravado voz alguma do vôo, apenas do passado. A empresa que fabricou instrumentos do avião é ligada a CIA.

      Logo, a imprensa não vai investigar porque são tentáculos da máfia que usa o pig como barriga de aluguel, que, por sua vez, usa os partidos de direita também como tal.

      É simples.

    • As forças ocultas tem nome e endereço, só não ve quem não quer, e já estão em vias de cumprir o seu propósito.

      Já estão festejando a eleição de Marina. Tudo foi calculado.

      A reação dos trabalhistas veio tarde demais. A mente do povo já deixou de raciocinar faz tempo. Lula e Dilma falharam em não tratar o assunto "informçao" com a seriedade que merceia. Agora é difícil reverter o quadro. O povo já está de joelhos.

      O Brasil nadou, nadou e morreu na praia.

  • Ouvi: "Vou votar na Marina porque ela é a cara do POVO brasileiro".

    Sou goiana e moro no Rio.
    O POVO , goiano e carioca, é bem ais bonito.

    Dá-Dilma!

  • Aqui no meu estado dizem que merda não se cheira por cima, tem que atolar o nariz, pelo visto foi o que a Marina Silva fez, tudo que essa mulher toca fica fedendo a merda. DEUS por favor livra o Brasil desse atoleiro.

  • "NOVA POLÍTICA": PRINCIPAIS EMPRESÁRIOS APOIADORES DE MARINA ESCONDEM NOME DE DOADOR
    Em página cujo título é Transparência Como Princípio, pausa para risos, os empresários sonegadores do Itaú e Natura que apóiam Marina atendem o pedido de anonimato do segundo maior doador da ONG Rede que dirigem.

    Pág 36 do Relatório de Atividades 2013 da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade:
    http://www.raps.org.br/wp-content/uploads/2014/05/RELATORIO-RAPS_PDF-EM-SIMPLES1.pdf

  • ...,QUE INVEJA DO JUDICIÁRIO DA FRANÇA...,É NISSO QUE DÁ,QUANDO UMA REDE DE TV(...),MANDA NO JUDICIÁRIO(?)...,DE UM PAÍS...,ACORDA BRASIL,REFORMA DO JUDICIÁRIO(?),JÁ!!!

  • Fernando, só corrigindo a cidade é Lagoa de Itaenga e não Itaema.

  • Fabricar tijolos em Pernambuco é um grande negócio. O faturamento e lucro de uma olaria desse porte permitem ao dono comprar helicópteros e aviões.

Related Post