“Verba volant, pecunia manent”. Uma carta ao boi traidor

À  moda e sem o talento de Veríssimo, com suas cartas da Dorinha:

Senhor Joesley,

“Pecunia nunc mala est”

Por isso lhe escrevo, claro que anonimamente, posto que, falasse, decerto gravar-me-ia e a verba (do latim as palavras, porque a outra esvaiu-se), non volant.

Muito a propósito do intenso noticiário destes últimos dias e de tudo que me chega aos ouvidos das conversas no Palácio.

Esta é uma carta pessoal. É um desabafo que já deveria ter feito há muito tempo.

Desde logo lhe digo que não é preciso qualificar a sua deslealdade.

Deslealdade ao código mais antigo e respeitável que Constituição Federal, o da honra entre ladrões.

Entretanto, sempre tive ciência da absoluta desconfiança do senhor e de seus asseclas em relação a mim e ao PMDB. Desconfiança incompatível com o que fizemos para manter o apoio pessoal e partidário ao seu negócio.

Voei em seu avião, deixei que seus modos ousados de açougueiro afluente oferecessem as rosas da cupidez à recatada. Ruborizei-me, claro, como em meus mui talentosos versos: De vermelho/Flamejante/Labaredas de fogo assomaram-se-me às faces (abro um parênteses para esclarecer que labaredas de fogo é licença poética e não pleonasmo, como sua bovina convivência di-lo-ia).

À minha natural discrição conectei aquela derivada da cobiça que nos é comum..

Vamos aos fatos. Exemplifico alguns deles.

Jamais usei consigo os métodos do Calado de Curitiba, ou o linguajar chulo de outros, imundo como o pó de Minas, mas caí na esparrela, como o dinheiro caiu no Perrela. (é incontida minha atração por rimas ricas, perdoe-me)

Cedi ao senhor o meu subterrâneo acesso, que noutros palácios d’antanho apenas aos amantes e conspiradores se franqueava.

Desta confiança, porém, valeu-se sua alma rastaquera para, sordidamente, gravar-me, o que só não foi pior por conta de meu natural recato monosilábico. Tanto que, frequentemente, há quem me  tome como decorativo, de tão silencioso.

Contido, disse apenas “tem que manter isso”, não o “vai, Tigrão” do seu linguajar.

Contava, decerto, com minha ruína, planejada e desejada por aquel’outro  Gato Angorá, que me ruge, enquanto o outro mia.

E não esperava que meu capanga lá do Mato Grosso pudesse me blindar. 

Passados estes momentos críticos, tenho certeza de que o senhor amargar-se-á profundamente do que fez.

Sei que a senhor não teve confiança em mim e no PMDB, hoje, e não terá amanhã, quando o levarmos ao matadouro, o descarnarmos, porcionarmos, fatiando,  o seu império e – perdoe-me a rudeza açougueira – usarmos suas tripas para fazer linguiça.

Vingativamente,

O Anônimo do Tietê

PS: em homengem piedosa à sua ignorância, esclareço que a epígrafe desta missiva, “Pecunia nunc mala est” , não é “nunca ponha o dinheiro na mala”, mas que “o dinheiro agora é ruim”.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • BRITO PERDENDO A PACIÊNCIA;CHAMANDO DE BOI O SONSO OU MANSO,RSRS

      • "A direita não tem escrúpulo. A direita é impiedosa. A direita não respeita valores." Por egrégio, impávido e honrado presidente Luiz Inácio Lula da Silva - declaração proferida quando ainda no exercício da Presidência da República

        • "A pior elite do mundo é a brasileira." Por gênio Mino Carta

          • Prezado, consciente e bravo guerreiro do bem Luiz Mattos,
            é verdade:
            uma reles e infame classe dominante opressora!

      • Se falar adiantasse alguma coisa meu papagaio já teria resolvido tudo
        Como fala o bicho.
        Os companheiros vão falar onde, no JN, no Fantástico, no programa matinal da globo?
        No SBT? Na Band? Na Veja? Na Isto É?
        Vai dar entrevista para a folha como o Haddad?
        Ah já tô perdendo a paciência com tanta imbecilização da esquerda;

        • O único imbecil aqui parece ser você que esta fora do mundo. Teu papagaio podia ir falar no PIG e vc no antagonizante que é lugar de gente que adora odiar tudo e todos. O Dirceu fala sempre nos blogs sujos, vc não sabia ? Você estava em Marte e acabou de chegar na Terra ? Quem precisa aprender a parar de ver e escutar o PIG é você. Acorda para a realidade, vc viu a pesquisa sobre a mídia nativa e as redes sociais ? Acordou ? Eu ja tava sabendo antes do FB publicar. Eita azedume repetitivo, por isso teu papagaio te imita.

  • Veríssimo é isso aí, esse Temer merece de nós o desprezo e o deboche, já que não temos justiça e a mídia é apodrecida, resta aos escritores nacionalista a sua arma, o mais profundo gargalhar do que esse Brasil golpista se tornou e pensar que o stf a mídia e coxinhas participaram disso, vestidos com a camisa da seleção. Tem mesmo que cuspir na cara dessa gente.

  • O STF está deixando escapar a oportunidade de consagrar sua imparcialidade e de agir em nome da ética, da democracia e do compromisso com a verdade. Deixar Temer e sua quadrilha impune é ser conivente com o jogo de quem pode mais rouba mais. Isto é no minimo abominável.........já são milhares virando latas de lixo em busca de comida......já são milhares entregues ao crack como forma de driblar a sobrevivência......já são milhões de desempregados....... a democracia está virilizada.......A presidente do STF vive de cochichos com o governo mais bandido da história do Brasil........e então, o que fazer? a questão se resume apenas em proteger um ministro do STF, ou honrar ,em nome da ética, o direito do país voltar a ser feliz?

  • Será o nosso Temer o Maurício de Nassau do século 21??????????

    • Desculpe minha ignorância Luiz Rogério, mas até então eu tinha lido coisas positivas de Maurício de Nassau , por exemplo que enquanto governou recife teve uma administração próspera, que patrocinou ciências, artes, arquitetura que era erudito etc. Por outro lado, lamentavelmente a companhia das índias ocidentais manteve a aberração do sistema escravocrata em suas colônias, e recife não foi diferente, esta é uma característica que, para mim, sempre ofuscou os outros pontos que falei. Entretanto, nunca havia visto ninguém comparar Maurício de Nassau com um verme ou uma bactéria ou um gangster golpista ou um asno pomposo, etc. Gostaria de saber em que aspecto estavas se referindo.

  • Muito bom Brito. Quem sabe com humor os trouxinhas passem a lutar por Diretas, Já. É bom eles acordarem logo, se não aquelas panelas, alem de arranhadas pelas antigas batidas, agora vão ficar vazias...

  • Eu só acho, corroborando com minha tosqueira bagual habitual, que falta um integrante no avião-boi, que é ju$tamente o proprietário. E eu, se desenhista fosse, colocaria o "menino" entre a "neta" e o "vovô", e atrás da neta, numa acomodação bem mais "aconchegante" iria exatamente o proprietário do boi-voador, Mr. Friboi...pois como já comentei anteriormente, o frigorífico compra o animal para abater...e não consta nos autos que o Joesley seja VEGETARIANO ??? Mas que é uma bela charge, acompanhada de um texto brilhante, isto é !!!

    • Tem que ver também que esse chargista sponholz é o mais alienado dos midiotas batedores de panela.

Related Post