A verdadeira retomada de 2018 é a do direito do povo decidir

Escrevi, no Natal, que era hora de agradecer e que a hora de desejar era o novo ano. Então, desejo.

2018, tomara, será o ano da retomada.

Não a retomada hipócrita da qual tanto falam, que se dá para uns poucos, às custas da degradação do trabalho, do salário, dos direitos, dos serviços públicos, da educação, da ciência, da arte, do convívio humano.

A retomada do que tomaram – e ainda tomam – do povo brasileiro: o direito de fazer seu próprio destino, de ser dono de seu país, de ser senhor de sua vontade.

Nem parlamentares, com seus espetáculos circenses,  nem juízes, com a pompa de sua autoridade, têm o direito de se substituírem ao João , ao José, ao Raimundo ou a Severina e decidir o que é melhor para o Brasil.

Se o fazem, não importa que ao pretexto da lei, usurpam. E se usurpam, são ilegítimos, ainda que possam estar dentro da lei que leem como lhes convém. E se tomam o que não é seu, isto tem de ser retomado.

Esta é a verdadeira retomada que 2018 nos pode dar.

Este é o combate a que este blog se dedicará em 2018, com a fé inabalável em que venceremos esta quadra medieval que nos mergulharam.

O que me move a trabalhar,  todo o dia, todos os dias, segunda a segunda, 1° de janeiro a 31 de dezembro não é ganância, nem vaidade.

É o maior dos acicates que podem empurrar um ser humano: a consciência de que ele é nada sem humanidade.

O que está diante de nós vai além de um dever para com nosso povo e com o nosso país, é um dever civilizatório.

Estamos lutando contra uma era de trevas, um eclipse da inteligência e do amor fraterno. Nada mais atual que os versos do Milton da minha juventude: “E no ardor de nossos novos santos/O sinal de velhos tempos/Morte, morte, morte ao amor”

Fraquejar diante deles é permitir que aos nossos filhos e netos seja legada uma sociedade bruta e má, que em nome do moralismo, destrua os valores de liberdade, de tolerância, de igualdade básica entre os seres humanos e tudo o que se conquistou em séculos de lutas e sofrimentos de milhões de seres humanos.

O império da Lei não é o império dos juízes, nem a lei lhes pertence, nem o país lhes pertence. Nós, também, não lhes pertencemos.

Pertencemos a nós mesmos.

Só por nossas próprias vontades podemos escolher caminhos e caminhar.

E o caminho que milhões – não uns poucos – escolhem juntos é que pode abrigar a marcha de um povo.

2018 seja o ano em que reencontremos a trilha desta caminhada que não há de parar nunca, senão quando o povo brasileiro encontrar a justiça, a paz, a fraternidade e tudo o mais que forma essa distante e inesquecível face da esperança.

 

Fernando Brito:

View Comments (84)

  • "Pertencemos a nós mesmos." Ou somos livres e soberanos para sermos nós mesmos ou capitulemos.Feliz Ano Novo ao povo brasileiro que Deus nos mostre o caminho e abençoe nossa decisão.A liberdade e a soberania sempre custaram caro ao povo que as almejam.Uma certeza absoluta e insofismável: Nascer e morrer...

  • FB,
    E se, em vez de esperarmos por 2018, - 2018 esperasse por todos nós?
    Em vez de: "2018 vai ser melhor", usássemos: "Seremos melhores em 2018".
    Em vez de: "Que 2018 seja um ano excelente", usássemos: “Seremos pessoas excelentes em 2018”.
    Em vez de: "o que 2018 nos reserva?", usássemos: "O que reservamos para 2018?"
    Em vez de: "tomara que 2018 nos traga...", o que pretendemos levar, entregarmos, oferecermos à 2018?

    Te desejo um ótimo VOCÊ para 2018!
    “Plantemos nosso jardim e decoremos nossa alma ao invés de esperarmos que nos tragam flores"!
    Grande abraço

  • Você não passa de um vermezinho agindo como capanga descartável dos vilões da história. Se necessário, eles te usarão como escudo humano. E estão certos: gente como você não vale o papel que usou para se limpar. Tua hora vai chegar e os teus paladinos da justiça nada farão para te defender.

    • Carlos,você foi direto na veia. Faço suas,minhas palavras.

      Esses trolls nada mais são do que peças descartáveis dos golpistas que os utilizam conforme o sabor da conveniência e depois jogam fora quando não tem mais nenhuma utilidade a eles.

      • É assim que os vejo. Assistiu 000, um agente nada discreto? Estes caras não passam daqueles capanguinhas do Dr. Evil.

  • Valeu, Brito. Sua luta obstinada é uma fonte de renovação de energias. Que em 2018 possamos reverter essa pocilga com a qual os golpistas nos brindaram. E vida longa para aqueles que vem aqui destilar seu veneno como os ernestos e kavaras da vida, o que comprova o quanto a verdade incomoda a boçalidade desses trolls de merda. Abraço!

  • 2016-2017 foram horríveis, só golpe atrás de golpe.
    Que 2018 seja o ano da volta da democracia.
    Valeu Tijolaço.

  • Valeu Brito.Que em 2018 possamos nos livrar de tantos oportunistas de ocasiao que usurparam o poder que democraticamente a maioria dos brasileiros escolheram.Que o lixo da historia enterre estes crapulas em algum lugar que serao lembrados somente pelo mal que estao causando a populaçao.
    Desejo a todos seus leitores um novo ano em que ficaremos livres desta escoria que esta hoje de plantao.

    • Que 2018 seja o ano da derrocada golpista e da volta da normalidade democrática.

  • A quem interessar possa :

    Pra mim não importa o que vocês acham dos meus comentários.
    Não ligo a mínima.
    Só me interessam: a Arnestinha, Kawarinha e o Capiau V.C.M.P.
    NÃO INSISTAM.
    NÃO TENHO MEDO DE AMEAÇAS !
    FODAM-SE TODOS OS POLITICAMENTE CORRETOS !

Related Post