Vergonha aqui e lá fora

A Deutsche Welle, agência de notícias alemã, faz um apanhado da repercussão – ridícula – da blindagem a Michel Temer na mídia europeia e destaco, no   Der Tagesspiegel uma frase mortal: “Se Dilma Rousseff tivesse só a metade da sede de poder e da degeneração moral de Michel Temer, ela ainda estaria no poder.”

Condenado na Justiça – e o novo, velho presidente do Brasil? – Die Welt, 03.08.2017

“Michel Temer dá um largo sorriso ao ficar sabendo do resultado: 263 deputados do Parlamento brasileiro rechaçaram a possibilidade de iniciar um processo contra o presidente brasileiro. Com isso, o impopular chefe de Estado escapou do processo judicial e da morte política súbita. Não se trata de uma vitória pessoal, afirmou Temer, após a decisão. Assim, Temer continuará sendo o homem forte do Brasil até o fim de seu mandato, no próximo ano, mas, para a democracia na nação sul-americana, trata-se de um duro golpe.

Um outro pode sair ganhando com essa situação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi condenado: nove anos e meio de prisão por corrupção passiva, diz a pena do juiz Sergio Moro. Mesmo assim, Lula não está na cadeia. Ele tem agora tempo para se defender numa apelação e enfraquecer as acusações. Lula, o antigo ícone da esquerda, sempre negou envolvimento no escândalo de corrupção milionário.

Os apoiadores acreditam em Lula, que se faz de vítima. O ex-presidente, de 71 anos, que gosta de se apresentar como filho do Brasil, tem o talento que falta a seus sucessores Rousseff e Temer. Lula é um poeta da política, que sabe seduzir seus compatriotas com promessas e jogos de palavras. ‘Você só pode matar um passarinho se ele estiver parado. Por isso eu vou voar’, disse Lula há um ano. Uma declaração de guerra lírica, com a qual ele anunciou seu retorno político: Lula quer ser de novo presidente, em 2018.”

Parlamento do Brasil protege o presidente – Der Tagesspiegel, 03.08.2017

“O que os deputados brasileiros ofereceram foi, mais uma vez, um espetáculo indigno. Houve gritos e brigas, declarações de fé foram dadas e cédulas falsas de dinheiro foram arremessadas. Um deputado tentou tirar um boneco inflável de outro e, quando não conseguiu, resolveu morder.

Ao final, depois de mais de 12 horas de sessão, os parlamentares decidiram que o presidente do Brasil, Michel Temer, não deverá ser investigado por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal: 263 deputados votaram pelo arquivamento do caso, 277 votaram pelo processo contra Temer.

As provas contra Temer parecem ser claras. Tão claras que 81% dos brasileiros se manifestaram a favor de uma investigação em pesquisas. A aprovação de Temer está em apenas 5%.

Mas os deputados não quiseram se unir à maioria da população. Parece estar claro por quê. Há semanas que Temer e seus seguidores assediam os deputados, oferecendo cargos e liberando verbas do orçamento para suas bases eleitorais. Foi assim que, nos últimos dias, cerca de 1 bilhão de euros foram para deputados que prometeram votar a favor de Temer.

Um observador comentou o resultado da votação com as seguintes palavras: Se Dilma Rousseff tivesse só a metade da sede de poder e da degeneração moral de Michel Temer, ela ainda estaria no poder.”

Presidente do Brasil mantém o cargo – The Guardian, 03.08.2017

“A credibilidade do Congresso do Brasil continuou em farrapos depois de sua câmara baixa majoritariamente votar pela não aprovação de acusações de corrupção contra o presidente Michel Temer – apesar de 81% dos seus compatriotas terem dito, numa pesquisa recente, que eles deveriam.

A decisão foi tomada apenas um ano depois de muitos dos mesmos deputados terem votado pela suspensão da antecessora de Temer, Dilma Rousseff, por quebrar regras orçamentárias – acusações que levaram ao seu eventual impeachment.

As alegações contra Temer eram muito mais sérias. Ele se tornou o primeiro chefe de Estado do país a ser formalmente acusado de um crime. E, para completar a sensação de farsa, ao menos 190 dos 513 deputados habilitados a votar enfrentam processos criminais na suprema corte do Brasil, segundo uma pesquisa do site Congresso em Foco. ‘Isso mostra a falência dos políticos e do sistema eleitoral brasileiro’, disse Edson Sardinha, o editor do site.”

O presidente do Brasil escapa em meio a indiferença quase geral – Le Monde, 03.08.2017

“Hábil, combativo, intrigueiro, o impopular presidente brasileiro, membro do PMDB (centro), foi bem-sucedido onde sua antecessora, Dilma Rousseff, do PT (esquerda), deposta em 2016 por manipulação contábil, havia fracassado.

Posto na chefia de Estado após o impeachment de Dilma Rousseff, da qual foi vice-presidente, Michel Temer é beneficiado pelo vácuo político. Se ele tivesse sido removido do poder, seria substituído por seis meses pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, considerado seu duplo. ‘Ganha uma viagem para Caracas quem for capaz de sair às ruas para gritar Rodrigo já!’, ironizou Elio Gaspari, colunista da Folha de S. Paulo, na quarta-feira.

A vitória de Michel Temer é também, cinicamente, a de seus adversários, que, segundo uma parte dos analistas brasileiros, ao representar a comédia da indignação, preferem na verdade deixar crescer a raiva contra Michel Temer para estar em melhor situação na eleição presidencial de 2018. ‘Um governo sem sangue, esvaziado, que perdeu sua força, pode reanimar os mortos-vivos da oposição’, comentou em seu blog Carlos Melo, cientista político do instituto Insper, de São Paulo.

Resta o mal-estar que tomou conta de Brasília. Um ano antes, os deputados mostraram abertamente suas opiniões, assegurando ao vivo, na televisão, votar em nome de ‘Deus’ ou da ‘família’ contra a presidente Dilma Rousseff.

Nesta quarta-feira, à exceção do singular Wladimir Costa (SD), que tatuou no ombro o nome de Temer, os parlamentares se mostraram menos eloquentes, argumentando com a estabilidade do país para justificar um voto a favor de um homem que, como muitos deles, é acusado pela Justiça.”

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • É o resultado do golpe patrocinado da casa grande - do pig - mercado financeiro & cia. Fedor insuportável, produzido por esses vermes parasitas golpistas.

    • O mercado financeiro nunca ganhou tanto quanto nos governos do PT!

  • Com essa vitória comprada a peso de emendas parlamentares e cargos no governo, a posição do brasileiro é a de quem chega a uma ilha misteriosa, cheia de animais gigantescos e desconhecidos, constroem uma paliçada (cerca) reforçada, e ficam na espreita e ansiosos esperando a investida do próximo monstro!

    Sem luz no fundo do túnel, só corruptos dando as cartas!

  • Esse congresso e a Cara da Rede Esgoto, um câncer que destrói o Brasil...!

  • Boa noite,

    fosse Dilma a direita raivosa(coxinha) tinha chocado um ovo no sovaco e engarrafo o bicho

  • Quem roubou a cena foi , novamente, o tal Wladimir Costa - PA, aliás personifica como ninguém a cara da ESCÓRIA PARLAMENTAR que o zé povinho colocou no Parlamento ( se é que sabem bem o que significa ).

    WC foi flagrado pedindo que mostrassem a BUNDA via whatsapp.....penso eu que estava a conversar com os milhões de celerados COXINHAS que bateram panelas e ridiculamente se pintaram de verde-amarelo pedindo o "fim da corrupção".

    Imagino que o WC teve que comprar vários chips de memória para seu smartphone, dado a sintomatologia coxinha que não aguenta um segundo sequer diante de algo pontiagudo sem baixar as calças e "agasalhar" qualquer bruto.

    Patologia ? Pode até ser, mas enquanto não extirparmos o LIXO COXINHA da nação, creio que haverá pouca esperança de progresso.

    • Por falar em mostrar a BUNDA, a musa COXINHA ju isen, expert no assunto, deve personificar no imaginário coxinha seuas respectivas mães.

  • ESSA BOSTA DE ANDRE SOUSA, UM TROUXINHA/COXINHA, DISSE QU NÃO VOTA EM CORRUPTO.CERTAMENTE ELE NÃO REVELA AS MERDAS QUE VOTOU;POIS,GENTE CARA DE PAU E SÍNDROME DE CACHORRO VIRAS LATAS AGE DESTA FORMA.. O BRASIL ESTA ABARROTADO.

  • A maior culpada por esta desgraça que se abateu sobre o país e a Globo. Fecha a Globo..

    • Foi não. O principal culpado é aquele de quem a grobo só é porta-voz boquirrota. É uma elite podre e vira-lata o cerne dos nossos problemas

  • Não se pode deixar de notar a diferença das manchetes dos jornais estrangeiros em relação a Mídia nacional. Esta última sempre se associou ao golpe e junto com o judiciário, são os maiores empecilhos para remoção da corrupção, com a qual exclui o povo da riqueza da nação e reverte para uma casta apodrecida.

  • Temer tem deficiência moral. Dilma tem deficiência cognitiva. Os eleitores que votaram em ambos, como Sérgio Cabral, são "pura emoção".

    • E o seu querido Mito tem eficiência nazi.

      Algum dos seus coleguinhas de ideias já intimidou com 2 pedaços de pau um refugiado sírio vendendo quitutes em Copacabana pra legitimamente sobreviver.

      A gente sabe como isso começa e aonde vai dar.

      • Não cultivo o ódio, Patrice. O fato de achar que criminoso tem que se fuder tem o outro lado, o de achar que as pessoas de bem merecem uma vida melhor. Quanto ao refugiado que estava trabalhando, fico sentido que tenha sido intimidado e agredido.

        Não fale de mim o que não sabe, Patrice.

        • Diga-me quem o seu candidato a presidente (outro dia mesmo estava elogiando o Mito, candidato do ódio, da discriminação e da porrada) e dir-te-ei quem és.

          Esclareça melhor ou conta outra, Vostras!!

        • Diga-me quem o seu candidato a presidente (outro dia mesmo estava elogiando o Mito, candidato do ódio, da discriminação e da porrada) e dir-te-ei quem és.

          Esclareça melhor ou conta outra, Vostras!!!

          • Ou, alternativamente, vá estudar, Vostras.

            Vc que se diz ter uma boa alma, vá estudar História pra superar -vc sim- a sua deficiência cognitiva.

            Em particular, sobre a gestação do ovo da serpente nazista que é, similarmente, aonde estao sendo chocadas as ideias do Bolsonazi e seuis seguidores, a quem em outro post vc disse admirar.

Related Post