Luiz Fernando Veríssimo, hoje, em O Globo:
Ódio
Não vi a entrevista do Jô com a Dilma, mas, conhecendo o Jô, sei que ele não foi diferente do que é no seu programa: um homem civilizado, sintonizado com seu tempo, que tem suas convicções — muitas vezes críticas ao governo — mas respeita a diversidade de opiniões e o direito dos outros de expressá-las. Que Jô fez uma matéria jornalística importante e correta, não é surpresa. Como não é surpresa, com todo esse vitríolo no ar, a reação furiosa que causou pelo simples fato de ter sido feita.
A deterioração do debate político no Brasil é consequência direta de um antipetismo justificável, dado os desmandos do próprio PT no governo, e de um ódio ao PT que ultrapassa a razão. O antipetismo decorre, em partes iguais, da frustração sincera com as promessas irrealizadas do PT e do oportunismo político de quem ataca o adversário enfraquecido. Já o ódio ao PT existiria mesmo que o PT tivesse sido um grande sucesso e o Brasil fosse hoje, depois de 12 anos de pseudossocialismo no poder, uma Suécia tropical. O antipetismo é consequência, o ódio ao PT é inato. O antipetismo começou com o PT, o ódio ao PT nasceu antes do PT. Está no DNA da classe dominante brasileira, que historicamente derruba, pelas armas se for preciso, toda ameaça ao seu domínio, seja qual for sua sigla.
É inútil tentar debater com o ódio exemplificado pela reação à entrevista do Jô e argumentar que, em alguns aspectos, o PT justificou-se no poder. Distribuiu renda, tirou gente da miséria e diminuiu um pouco a desigualdade social — feito que, pelo menos pra mim, entra como crédito na contabilidade moral de qualquer governo. O argumento seria inútil porque são justamente estas conquistas que revoltam o conservadorismo raivoso, para o qual “justiça social” virou uma senha do inimigo.
Tudo isto é lamentável mas irrelevante, já que o próprio Lula parece ter desesperado do PT. Se é verdade que o PT morreu, uma tarefa para investigadores do futuro será descobrir se foi suicídio ou assassinato. Ele se embrenhou nas suas próprias contradições e nunca mais foi visto ou pensou que poderia ser a primeira alternativa bem-sucedida ao domínio dos donos do poder e acordou um dia com um tiro na testa?
De qualquer maneira, será uma história triste.
View Comments (32)
Devo lembrar à senhora que carrega o cartaz dizendo sobre o IPTU que a esmagadora maioria dos que não pagam o imposto em questão são EXATAMENTE pessoas como ela, com exemplos vivendo até mesmo no mesmo prédio aonde eu moro. Sem contar os muitos herdeiros abonados e cheios de "amigos nos lugares certos" que não pagam IPTU algum sobre os seus terrenos abandonados (terrenos que eles vão deixar vazios até aparecer um otário que aceite pagar o triplo do que realmente vale).
E mais, devo lembrar à esta senhora que usualmente os pobre NÃO TÊM como não pagar o IPTU dado que o mesmo é sempre inserido à ferro e à fogo no aluguel pago pelos mesmos então eles pagam ou pagam (graças à maldita lei que joga sobre as costas dos inquilinos todas as despesas que deveriam ser de quem é o dono do imóvel/terreno).
Alguém poderia delicadamente mandar essa senhora largar as drogas que ela anda fumando e acordar para a vida real?
Essa foto é uma montagem... pelo amor de Deus.
Veríssimo é um gagá.
Claro que o ódio ao PT é o ódio que se sente a todo fariseu, todo vilão, todo bandoleiro.
O PT na oposição era uma virgem imaculada.
Na situação virou uma véia cafetina.
Abusou da demagogia.Do populismo.
Arrogam como seus 'avanços' decorrentes do Plano Real, que foi contra. como foi contra também ao Bolsa familia,que Lula chamava de esmola.
Enfim, ninguém suporta tanta falta de caráter, tanto oportunismo, tanto cinismo.
Eis a raiz da petofobia!
Sua analise esta totalmente errada. Gaga esta vc. Muito antes do PT ser governo ja exisyia sim muuto odio do partido. Principalmente em SP usavam com ironia a palavra "companheiro". verissimo esta corretissimo.
se neste blog tem pelo menos dois comemtarios que pensam que aquela foto é verdadeira, imaginem como é molezinha uma midia mal intencionada manipular esse povo!
"Veríssimo é uma gagá", mas se ele tivesse elogiando o PSDB seria um "sábio lapidado pelo tempo". Respeita quem pensa diferente, coxinha!
Os petistas "arrogam como seus 'avanços' decorrente do Plano Real": A piada do dia. Por que os tucanos não colheram os frutos dos oito anos de bom plantio? Pelo contrário, deixaram o país com inflação e desemprego de dois dígitos. Agora vem um coxinha com esse papo de que tudo de bom que aconteceu foi colheita dos anos tucanos. Bem diferente do que dizes, os tucanos tiveram todas as condições para fazer bom governo, não precisavam do Congresso, pois o governo ainda tinha o poder de editar quantas vezes quisesse medidas provisórias, deram uma colossal alavancada na carga tributária e tinham muito patrimônio nacional, o problema dos tucanos é o mesmo de hoje: Não têm projeto além de seguir a cartilha neoliberal seja lá para que lado aponte.
Prova inconteste foi Lula manter o tucano Henrique Meirelles presidente do Banco Central no seu mandato.
Esses oito anos de FHC foi para estabilizar a economia, coisa que a petralha está destruindo.
Quem tem cartilha é a petebada, a cartilha do ali Babá, a cartilha de roubar, roubar e roubar.
Você é muito divertido. Prova inconteste mesmo são as quatro lapadas que o PSDB levou do povo. Mas parece que não aprendeu, precisa mais algumas. Vai chorar na cama é quentinha, vai.
O PT cometeu erros, e deve pagar por eles. Agora gênio do jornalismo com certeza você deve indicar o reinaldinho azedo ... Os avanços não devem ser desprezados, e não foram por conta do plano real (já que 8 anos se passaram do mesmo sem que fhc fizesse nada, aliás piorou o brasil nesse tempo que foi enxotado juntamente com seus amigos tucanalhas da presidência para nunca mais voltar).
O PT cometeu erros, e deve pagar por eles. Agora gênio do jornalismo com certeza você deve indicar o reinaldinho azedo ... Os avanços não devem ser desprezados, e não foram por conta do plano real (já que 8 anos se passaram do mesmo sem que fhc fizesse nada, aliás piorou o brasil nesse tempo que foi enxotado juntamente com seus amigos tucanalhas da presidência para nunca mais voltar!!!)
Amanhã estou indo no Comite do PT aqui em minha cidade.
Quero saber como entrar como filiado.
E quero conversar com o deputado Pericles Pacheco, que é o
representante aqui do PT.
Por que?
Porque vou defender aqui, da minha maneira, o que acho que
é correto.
Se não pensar assim, tenho que também virar as costas para
minha Igreja Catolica.
Afinal, tenho que me esforçar para enxergar o meu proximo, fiz
esta promessa a minha propria consciência..
Viram como eu enrolei, para dizer que sou fiel a Cristo..
Como se isto fosse vergonha!!
Quase a mesma que se tem ao falar que sou do PT...em ambientes
quaisquer..
É muita divisão num ser HUMANO só..
Não sóu dividido sou por completo..
PT, CRISTO, Tche Guevara, sem vergonha, safado, politico, Palmeirense,
homo, careca, moreno, quase coxo, bonito..
Qual é o problema!!!
AH! querem me tirar isto...ai não vai dar..
O Veríssimo foi muito bom em sua análise do PT e sua incapacidade de governar com suas bandeiras.
Suas lideranças aderiram ao fisiologismo, acomodaram-se aos gabinetes esqueceram de onde sairam e para que foram eleitos.
Igualaram-se aos demais.
Agora temos um governo que muito fez e faz mas é autista.
Como o partido que a elegeu ensimesmou-se, submeteu-se ao "mercado" e produziu um ajuste com o auxílio do BC e sua SELIC indecente.
O povo paga e a turma do dinheiro recebe.
O Brasil, bem o Brasil afunda-se na calhordice da mídia e seus asseclas
Fiquei tão perplexo com a imagem acima que pergunto se é uma montagem (tipo as charges de Bessinha) ou verdadeira.
É inacreditável e assustador assistir esse cerco conservador no Brasil nos últimos anos, parece que estamos em uma panela de pressão prestes a explodir. Essa combinação de fanatismo religioso + falta de escrúpulos + ignorância + uma das elites mais perversas e conservadoras do mundo está produzindo personagens bizarros no cenário nacional que, em outras épocas, cairiam no ridículo por si só. Mas hoje essas figuras estão, a pretexto de combater a corrupção, mostrando um ódio de classe talvez poucas vezes visto por aqui, uma espécie de gripe fascista que contaminou a sociedade e a política. Ou o governo perde o medo de barulho de panelas e vai pro embate político, ou vai afundar cada vez mais. Esses grupos fascistas e os partidos de oposição não vão desistir de conspirar para derrubar o governo, Se a Dilma acha que ficar escondida esperando a tempestade passar vai resolver, melhor seria comprar um guarda-chuva e sair com chuva e tudo.
24 horas, por dia, a mídia batendo no PT. É natural que isso aconteça, esse ódio! Nem tanto por culpa do PT!
O PT pecou o PAÍS quebrado pois de pé com o FMI mandando aqui pegou a maior CRISE do capitalismo que foi de mais de $ 30 trilhão de dólar [não foi aquela de $ 40 bi de dólares do PSDB que la fora foi uma gripe e aqui virou pneumonia ].TA RUIM MAIS TA BOMMMMM.
O artigo faz uma critica ao PT como se o PT governasse sozinho o país. Não governa. No governo temos o PMDB, que é aquela direita que não faz concessão. Somente fez concessão no governo Lula porque o Lula como presidente fez um governo de coalizão,porque o Lula tem um espetacular dom político em conseguir isso. Porém, agora, o PMDB já não quer mais fazer concessão, o PMDB só quer aprovar projetos que coadunam com os seus interesses e os de quem ele representa. O único modo de a esquerda ter chegado ao poder foi o modo como o Lula construiu a aliança com o PMDB, aliás, não só Lula mas, principalmente, o Dirceu. Temos uma mídia de direita, um judiciário de direita, um congresso com maioria de direita, uma elite de direita,que é uma direita retrógrada, que não pensa em construir um projeto de nação, o que ela quer é enriquecer sem distribuir. Se for para vender o país e lhe derem 1% das ações desta venda,mantendo os seus privilégios, ela fará isso. O Brasil nunca se tornou tão visível no mundo, o Brasil nunca construiu e pensou geopoliticamente como pensou nos governos do PT. O grande problema em avançar a geopolítica são, internamente, uma falta de pessoal nas instituições que poderia ajudar a construir uma grande nação que defende seus interesses. Não temos uma CIA, mas temos uma ABIN que não sei para que serve, uma PF que quer destruir o país, deputados entreguistas, senadores entreguistas, uma mídia entreguista. Nem os militares que tinham uma aliança tácita com os americanos, acho que explicita mesmo, foram tão entreguistas como esta oposição + PMDB atualmente. É desanimador ouvir de gente que conseguiu acesso a universidades, a bens etc atacando o governo de forma raivosa. Se o PT, partido forte de esquerda, for liquidado como querem, este país voltará a ter índices sócio econômicos dos anos 1950, porque esta direita pensa o Brasil com a cabeça dos anos 50, ao menos socialmente. Triste.
Concordo plenamente com o Marcio, muito triste o momento do Brasil, diria trágico.
Também concordo com vc. Mas penso que esse ódio todo ( e a história dirá) é a constatação de que a mudança está dando certo.
... Por outro lado, 'seus coxinhas'!
#################
AÉCIO E ANASTASIA DEIXARAM DE INVESTIR R$ 14 BI EM SAÚDE EM MG
FONTE, pasme, Ministério Público Estadual - MG
http://www.prmg.mpf.mp.br/impr...
O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra o Estado de Minas Gerais por descumprimento da Emenda Constitucional 29/2000, que fixou a obrigatoriedade de aplicação do percentual mínimo de 12% do orçamento em ações e serviços de saúde pública, como atendimentos de urgência e emergência, investimentos em equipamentos e obras nas unidades de saúde, acesso a medicamentos e implantação de leitos; de acordo com a ação, o governo estadual, por 10 anos, entre 2003 e 2012 - quando o Estado foi administrado por Aécio Neves e Antonio Anastasia (ambos do PSDB) -, descumpriu sistematicamente preceitos legais e constitucionais, "em total e absurda indiferença ao Estado de Direito", efetuando manobras contábeis para aparentar o cumprimento da EC 29
25 DE JUNHO DE 2015 ÀS 21:16
(...)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24...
AÉCIO E ANASTASIA DEIXARAM DE INVESTIR R$ 14 BI EM SAÚDE EM MG
FONTE, pasme, Ministério Público Estadual - MG
http://www.prmg.mpf.mp.br/impr...
O Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra o Estado de Minas Gerais por descumprimento da Emenda Constitucional 29/2000, que fixou a obrigatoriedade de aplicação do percentual mínimo de 12% do orçamento em ações e serviços de saúde pública, como atendimentos de urgência e emergência, investimentos em equipamentos e obras nas unidades de saúde, acesso a medicamentos e implantação de leitos; de acordo com a ação, o governo estadual, por 10 anos, entre 2003 e 2012 - quando o Estado foi administrado por Aécio Neves e Antonio Anastasia (ambos do PSDB) -, descumpriu sistematicamente preceitos legais e constitucionais, "em total e absurda indiferença ao Estado de Direito", efetuando manobras contábeis para aparentar o cumprimento da EC 29
25 DE JUNHO DE 2015 ÀS 21:16
(...)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24...
Vamos à luta. Trabalhadores defendem trabalhadores e acaba beneficiando toda a sociedade; a elite defende a elite e sempre acaba beneficiando a própria elite, que não para de querer mias e mais. Às ruas, já!