A visita de Ciro a Lula é um sinal a ser saudado

Pouco importa que possa haver sentido eleitoral no pedido de visita de Ciro Gomes a Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

O sentido político é maior do que qualquer benefício em votos que Ciro possa obter.

Claro que haverá pessoas de pensamentos miúdos e também aquelas que, com o coração dolorido diante de tamanha injustiça, sintam impulso de repelir o gesto de alguém que se portou com ressalvas e vacilações ao longo do processo de perseguição ao ex-presidente.

Mas a política não é o exercício puro de paixões, até porque seu objeto – a vida do povo brasileiro – não nos pertence individualmente.

Assim, é preciso examinar o que o gesto de Ciro contém.

E a primeira constatação é que ele aceita, com isso, que Lula tem o papel referencial incontestável na mente da população.

Em outras palavras, é impossível que uma candidatura tenha ares de centro-esquerda – e mais ainda, esse conteúdo – sem que assuma uma posição de solidariedade a Lula.

Ciro Gomes é teimoso e eu próprio sou testemunha disso. Em 2002, quando se avizinhavam as eleições, o receio de Brizola de que se armasse uma frente anti-Lula no segundo turno das eleições fez com que ele fizesse um apelo a Ciro, então candidato, para que desistisse em favor de Lula e ensejasse uma vitória já no primeiro turno (faltaram 8% dos votos para isso e Ciro tinha mais que isso, naquele momento).

A reação de Ciro, um homem gentil no trato pessoal, foi furiosa e eu me recordo que fez Brizola recolher-se e evitar o atrito público com ele, por responsabilidade política.

Engana-se quem acha que Brizola agia com o fígado, porque -lição que procuro seguir – o interese da população está acima dos nossos humores.

Não acho que Lula virá a ter reação diferente, por maiores que possam ser as mágoas com atitudes vacilantes de seu ex-ministro. Não é de sua natureza – veja-se como poupa até Marina Silva – e não é compatível com a sua capacidade política.

O segundo ponto é que, se supõe, o candidato do PDT não tenha tido a iniciativa de uma consulta prévia, antes de decidir pelo ingresso de um pedido judicial.  Que, aliás, nem sequer sabe se será aceito, tamanha a selvageria com que o Reich de Curitiba quer tratar Lula.

Finalmente, tal como aconteceu há uma semana em São Bernardo, é compreensível e natural que os cidadãos, os militantes, a massa popular, aja com a pureza de sua paixão indignada. Aos líderes, não.

Porque um líder vê mais longe e sabe que a resistência não é um gesto de desespero, mas de acumulação de forças.

E que é preciso ser mola, para saber ceder e poder voltar, ainda mais forte.

Fernando Brito:

View Comments (217)

  • Brito, Ciro e sua habitual arrogância política "suicidaram" sua candidatura. Com certeza a maioria da militância do PT não aceitará a possibilidade de votar em Ciro, eu me incluo. Lula sempre foi solidário e enalteceu os Gomes, tanto que ocuparam ministérios chaves nos governos do PT. Ciro é tão mesquinho politicamente que se negou a ir à inauguração da Transposição das Águas do Rio S. Francisco, projeto no qual teve brilhante e decisiva participação. Na política, como na vida, somos nossas opções. Ciro fez as dele.

    • Muito estranho o Tijolaço reduzir os que repelem Ciro Gomes, sendo muitos deles leitores e admiradores do site, a apenas duas categorias:
      1- "pessoas de pensamentos miúdos" ou
      2 - pessoas de "coração dolorido diante de tamanha injustiça".

      O artigo ligeiro chega a ser ofensivo por tamanho reducionismo da nossa capacidade de pensar e argumentar contra alguém - Ciro Gomes - que agiu de forma nojenta e interesseira, ao apoiar e não denunciar um judiciário lavajateiro, escroto e fascista que persegue e tortura Lula há tanto tempo.

      Lamentável.

        • O Problema são alguns muitos pró Ciro dizendo por aí que, sem Lula, a única opção salvadora é Ciro, como se Haddad não existisse.

          • Votar no Haddad é votar no Bolsonaro, pois o Haddad é manso,sem carisma e costuma levar desaforo pra casa. Até a medíocre Jovem Pan,uma radiozinha comunitária paulistana, conseguiu derrubar o Haddad, imagina Globo,Veja,Folha e Estadão batendo todos os dias e com fake news etc. Já com o Ciro a vida deles vai se tornar um inferno.

          • "Votar no Haddad é votar no Bolsonaro".
            Que frase canalha! Terrorismozinho eleitoral vil. PDT, vão conversar com a Regina Duarte, vão. "Eu tenho medo". Ui.
            Voto no PT e ponto. 2o turno, voto útil. E PT saudações!
            Tão enchendo tanto o saco com esse tudo ou nada, como se só Ciro salvasse, que é capaz de gerar mais rejeição que Marina.
            Burrice da peste essa estratégia. Achando que o povo é trouxa. Se igualando às práticas da direita. Shame on you!

          • É por causa de esquerdistas de mente curta como a sua, que os fascistas estão mandando no governo e em todas as instituições, o Lula está preso, e os progressistas estão desunidos ao passo que a direita radical está fechada com um louco que expressa o seu atraso e ódio.
            Perder pra eles será o fim da esquerda no Brasil.
            Voto em quem o Lula indicar,desde que seja Ciro ou Requião, os dois únicos em condições de ganhar.

          • Nunca votei na esquerda sem que houvesse chance de ganhar. Se você acha que votar Haddad é votar Bolsonaro, em termos práticos, você tá alucinado. Vai se tratar! Procura um psiquiatra. Ou, a outra opção, você está sendo mal intencionado, nesse campanha "tudo ou nada" do Ciro. Admiro as ideias anti mercado especulador financeiro do Ciro, mas esses militantes pró Ciro como você e o pessoal do PDT, das internas, loucos por umas prebendas, queimam feio o filme da campanha!!!

          • Cara, tem q ser Ciro / Haddad, Pois Haddad é mais jovem, tem potencial, ele pode esperar e ser o próximo, depois de Ciro. Basta eles negociarem algo nesse sentido. Ciro tem muito mais chances q Haddad

        • Pregação anticiro é democratica, vota nele quem quer, quem não confia nele não votará, simplezinho assim..........

        • Sem Lula, tem q ser Ciro, de preferencia Ciro / Haddad. Só um imbecil, um ignorante deixaria de votar em Ciro Gomes.

      • Disse tudo...E sobrou...Cada "gesto" do Ciro é feito em busca de votos...não de maneira honesta, mas extremamente SORRATEIRA ...Ciro convive muito com COBRAS NO AGRESTE...

      • Os interesses primaries de uma naçao - a voz basica do povo e a democracia - vem primeiro. Nao? Com bostanauro, nem isso teremos.

      • Vou votar em quem Lula indicar, de preferência HADDAD, a quem os pro Ciro ignoram convenientemente.
        Mas admito (e sei que vou tomar porrada por isso), se necessário, votar em Ciro no 2º turno.
        Gostaria apenas de lembrar que foi aqui, no Tijolaço, que li sobre a pressão e as negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho. Brizola Neto, que escrevia aqui ainda no início do blog.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

        • Logicamente eu votaria no Ciro em um eventual segundo turno com tipos como Bolsonaro, Alckmin, Barbosa.
          Lula nem precisa falar nada...

        • Lembre-se que o Haddad ,conseguiu perder para o sujeito mais incompetente do planeta, o tal de Dória. O Haddad é o sonho dourado do Bolsonaro e dos coxinhas. Já o Ciro causa até tremores e dor de barriga nessa turba.
          Numa hora dessas, até gol de mão serve.

      • Alo,Francisco de Assis, boa noite voce retratou muito bem o referido texto de Fernando Brito, apontando o dedo contra os que se expoem claramente suas opinioes.
        Foi vergonhoso!
        Ser cego e surdo nao e o bastante, Fernando Brito pede aos brasileiros que sejam tambem imbecis, pedindo em troca o sacrificio da inteligencia coletiva. Afinal, um pedido descabido, para uma nacao habituada ao papel de boba, fingir que nada aconteceu; uma pantomina a mais,uma pantomina a menos, nao sera nenhum sacrificio votar em Ciro Gomes.
        Como voce disse! E enternecedor, o texto chega a ser ofensivo a nossa capacidade de pensar e argumentar, isso sim, foi um afronto a nossa inteligencia e a Nacao.
        Mas hoje e sexta-feira 13, sera que hoje tambem a Carmen Lucia na Presidencia da Republica, vai pedir votos para Ciro Gomes, sorte dele, azar nosso e para outros gatos pretos e bruxas que fazem parte da supersticao.
        Mas,o que e real mesmo, e que sexta-feira e o dia da semana que antecede o sabado. Assim,relaxa, que logo vira um otimo e abencoado fim de semana para beber e esquecer o pesadelo de Fernando Brito que e imperdoavel.

        Aproveito a oportunidade para me identificar,sou Wild Alves,brasileiro nato, mas moro em Düsseldorf na Alemanha. Grande Abraco!

      • Vai ser Ciro sim, melhor ainda se for Ciro / Haddad Pois só um imbecil deixaria de votar em Ciro Gomes. e Ciro fosse oportunistas, bastava ele falar oq o PT gostaria,ter ido no ato em apoio a Lula e etc.

    • Minha opiniao é que Ciro está pensando somente na sua candidatura. O simples fato de ele ter se manifestado publicamente, com aquela voz empolada, não reconhecendo ser Lula um preso político, é motivo mais do que suficiente para não ir visitá-lo.

    • Vote Alckmin ou Bolsonaro. Se votar branco ou nulo, será a mesma coisa.

    • Esse pedido de visita me irritou mais ainda, pois é cínica como se Moro fosse fazer uma visita "humanitária" a Lula para ver "se está sendo bem tratado". Isso porque Ciro sequer pede em público Lula livre e não denuncia que a prisão de Lula é parte do golpe, é exigência do mercado e faz parte da agenda imperialista. Não participa das manifestações anti golpistas. Até agora Ciro é 3a. Via do golpe. Para o povo não interessa um presidente carrasco "mais bonzinho" que Bolsonaro.
      Piora mais Ciro pedir na justiça e pelos jornais em vez de pedir a familia ou advogados de Lula.

    • Disse tudo, não é de hoje que Ciro escolheu um lado, eu não voto no Ciro.

    • Militância do PT não decide eleição, pois não é a maioria do eleitorado. Se decidisse alguma coisa, o Lula não estaria preso e a Dilma não teria sofrido processo de impedimento.

    • Ciro apenas tenta consertar as m...que fez. Mas fez tantas e seguidas que não podem ser atribuídas à incontinência verbal.

    • É bem aí que os donos da verdade nos liquidam. O principal é manter a esquerda dividida. Em quantos mais, melhor. A idiotia cega aliada a vaidade das esquerdas é o que mantém a direita no poder. Qualquer esquerda é melhor que a melhor das direitas. O dia que os companheiros conseguirem enxergar isto, a coisa muda.

    • Não confio no Ciro, se ganhar a primeira coisa que vai faz ser e das as costas para o Lula. Não tem meu voto.

  • Apoiado. Não podemos ficar desatentos às evidentes iniciativas de muitos comentaristas aqui e em outros blogs que passaram a detonar Ciro de forma oportunista fazendo o papel de inocente útil para deleite da coxinhada e dos golpistas (ou são eles próprios que opinam. Se percebe isto pela qualidade semântica do texto e ausência completa de nexo causal).

    • Nexo causal relativamente óbvio: Ciro teve uma atitude grotesca, mesmo dentro dos padrões da política, em sua recusa a prestar solidariedade a Lula, independentemente de seus sentimentos pelo PT. A perseguição jurídica e midiática a Lula atingiu tal dimensão absurda que exigia um posicionamento civilizado de qualquer político inteligente com pretensões ao eleitorado de centro-esquerda. Resultado: Ciro perdeu a confiança e/ou a estima da maioria dos eleitores de esquerda, contingente de pessoas entre as quais eu me incluo.

      • Procure rever as manifestações de Ciro ao longo dos últimos 15 anos, desde o início do governo Lula. Sempre de apoio e ao lado de Lula. No mensalão, momento mais duro e difícil, quando petistas amarelaram e pularam do barco, Ciro permaneceu lá, solidário e atuante, até o fim do primeiro governo, com Lula já reeleito. Faça uma reflexão e você verá em Ciro lealdade e força. E verá que ele tem currículo e direito de se candidatar. As manifestações quanto à globo estão no YouTube e são cristalinas.

        • Em política, 15 anos de simpatia não valem nada se o sujeito arrega na hora do vamos ver. Era muito fácil fazer média quando o PT era governo ou estava em ascensão. Do Ciro só me lembro de entrevistas dizendo que não ia ter golpe porque ele não daria sossego aos golpistas. Até achei bonita essa valentia. Depois deu no pé .No Ceará isso tem vários nomes.

          • Ciro esteve com Lula durante todo o processo do mensalão, enquanto varios petistas o abandonaram.

      • Não manifestou apoio a Lula? Ele estava em Harvard junto com o VICE-PRESIDENTE NACIONAL DO PT!

    • Tenho percebido que há uma galera que caça matérias relacionadas ao Ciro só para tentar fuzilá-lo, sempre com os mesmos pseudo-argumentos. Parece um movimento articulado e, provavelmente, nada há realmente de esquerda em tal articulação.
      Estão usando o mote Lula2018 em todas as publicações e se mostrando contra-argumentativos, cegos e surdos para qualquer debate de ideias que se tente travar com os fulanos.
      Usam o nome do Lula para angariar apoio, dentro da esquerda, ao combate contra o Ciro.
      Somando tudo isso com o que tenho visto do Ciro nos debates acadêmicos dos quais ele vem participando e destruindo todos os "especialistas-futurologistas-ilusionistas-neoliberalistas", a lógica me diz que essa galera é ligada, provavelmente, ao MBL e o tal partido Novo.
      Sabem que sem o Lula na disputa, Boulos e Manuela não terão muita chance -- nem com o apoio do Lula -- de se tornarem alternativas viáveis para esquerda ganhar a eleição.
      O alvo deve ser, portanto, o Ciro.

  • Se não houver um milagre que permita Lula candidatar-se, para o futuro do país e do seu povo, é melhor esquecermos a emoção e deixarmos a razão aflorar primeiramente. Qual é o mal satânico a ser combatido? O fascista ex-capitão e suas hordas nazistas. Dessa forma, Ciro torna-se uma opção de centro-esquerda pois aglutinaria votos (úteis) da esquerda tradicional e de centro (que percebem quem realmente o ex-capitão representa). É hora da razão e lógica caríssimos companheiros que ainda acreditam num Brasil para brasileiros normais.

    • Enquanto Ciro agir como 3a. via do golpe (endossando a agenda do golpe que prende Lula para aprisionar o voto do povo e impedir programas de governos populares), a racionalidade nos impõe fincar o pé em votar em Lula ou quem ele indicar. Isso é resistência política ao golpe. Boulos e Manuela são benvindas como alternativas de esquerda para quem rejeita o PT. Escolher entre um carrasco do povo mau como Bolsonoro, ou um carrasco "melhorzinho" como Ciro não é alternativa.

  • Eu sou insuspeita de defender Ciro. Não votaria nele nem que o próprio Lula me pedisse pessoalmente. Mas entendo o ponto do Brito: política não é feita com o fígado. E a atitude de Ciro mostra um reconhecimento que não irá muito longe sem apoio de Lula. Ou seja, Ciro tentou renegá-lo enquanto pôde, mas a realidade bateu na cara dele e teve de repensar sua estratégia.

      • Eita, latino-americano, se eu disse que não voto no Ciro de jeito nenhum! Apenas entendo o argumento do Brito. Daí a esse argumento me convencer a votar no candidato do PDT vai uma distância enorme...

        • Calma, galera. A pessoa faz a ressalva e ainda assim toma pancada. Assim fica difícil. Não pode mais nem fazer análise política. Se for cientista político tá lascado.

        • Esta questão do voto util é muito complicada. Não tenho simpatia pelo Ciro, embora reconheça que ele tem qualidades. Para mim ele é muito coronel do Nordeste. Só que na eleição para prefeito no Rio a escolha era PSOL x Crivella. Eu fiz tudo para que meus amigos de centro (coxinhas claro) votassem no PSOL. É claro que não votaram, diziam que o programa do Freixo para educação era muito ruim...O resumo da opera vc ja sabe.

          Portanto, se for Ciro x Bolsomerda eu voto sem pestanejar no Ciro

    • Nada disso, companheira. Vocês engoliram caladinhos o Temer como vice da Dilma e Agora, com o espelho quebrado, vêm projetar sua frustração em quem não teve nada com isso. As manifestações de Ciro durante o ocaso do governo Dilma foram enfáticas, duras e diretas em defesa de Dilma e da democracia.

      • As manifestações foram, mas... e as ações? O que ele efetivamente fez de tudo o que prometeu? Se fosse tão democrata, teria percebido que não há nada mais antidemocrático que deixar o voto ser tutelado por juízes que não tiveram um voto sequer para estarem onde estão. No entanto, Ciro foi um dos que falou que Lula estava fazendo "chicanas jurídicas", e que o "combate à corrupção" (só do PT) deveria continuar.
        Olha, respeito sua posição de querer votar no Ciro. Só não espere que eu concorde.

        • E quem teve ações enfáticas? Quem do próprio PT? O Zé Eduardo Cardoso? Há um preconceito enorme com o Ciro por ele já ter sido tucano, mas o PSDB do Ciro era aquele social-democrata que mesmo tendo nascido há pouco, foi prontamente empurrado para a centro-direita pelo príncipe da privataria.

          • Ninguém, mas aqui estamos falando do Ciro. Os erros do Zé, resvalando no mau-caratismo, não tornam Ciro santo.

          • Estamos discutindo ações enfáticas e não santidade. Vocês querem de Ciro algo que nem os correligionários do PT tiveram. Estamos entrando numa fria com essa de manter a candidatura do Lula. Eu tenho carteira de trabalho para defender e filhos para sustentar, não quero a direita mais oito anos, se vocês querem, tudo bem.

      • Nossa, esse discurso sobre Temer ainda...Fala sério!!!! Ciro auxiliou e muito no governo Lula e defendeu Dilma, mas, nos últimos meses, esteve em cima do muro sim, agora reconhece que "uma andorinha só não faz verão"... Ou a esquerda se une ou a esquerda se une!!!! Lembre-se que o pig está no controle midiático, o juizeco "todo-poderoso" e mininus inventam e prendem, o stf avaliza, além dos partidos golpistas... À União, mesmo com diferenças pragmáticas, a Democracia Brasileira agradece!!!!!

    • Não creio que Lula indique Ciro, porque o plano do PT é registra Lula como candidato com um vice que possa assumir seu lugar se sua candidatura for impugnada. Mas se Lula indicar Ciro, aí eu voto em Boulos ou Manuela. Estou cansado de ser traído por Martas, Cristovans, Telmário Mota, ministros dos STF que se diziam progressistas, etc.

      • Nem eu, e olha que já tinha horror a ele muito antes de vir com esse papinho de "opção na esquerda"...

    • Isso é do jogo político. Não se deve agir com fígado mesmo. Se não, antigo adversários políticos de Lula, não teriam sido aliados. Infelizmente na política funciona assim. Em relação a Ciro, nunca esqueço dele indo ao encontro de ACM o velho, na campanha de 2002. Desde esse dia, a princípio, ele caiu no meu conceito. Mas se formos pensarmos assim, Lula também cairia, devido a ter se aproximado de tanto adversário políticos, como: Sarney, Maluf e Collor. Ciro deveria ser mais contido, porque as vezes mostra-se arrogante e destemperado. E não diz ter uma posição ideológica concreta, se é de esquerda ou de direita?! Embora, ele sempre tenha se filiado a partido de esquerda. As vezes joga pra plateia. Quando joga(de acordo o viés político dos ouvintes), muitos elogiam Ciro e outros criticam(aos que não foram agraciados com as palavras). Um exemplo claro era a época do impeachment: quantos encheram as palestras dele? Quantas vezes ele foi aplaudido, e muitos pediam pra ele ser o vice de Haddad? Assim, é a política.

  • Desde 2012, já no Site Sonháticos, MNP, que alerto para a necessidade da participação maciça do povo. Tudo em vão!

    No início, dissimuladamente, combatiam o que mais desejavam - Um novo partido.

    Quando iniciaram a criação do partido REDE, nada publicaram sobre o programa.

    Ficaram horrorizados, quando publiquei o meu projeto para a educação básica e propus que fosse anexado ao programa.
    Claro, como conseguir o financiamento privado com um projeto como o proposto?

    Assim, ficava escancarado que MNP, SONHÁTICOS, tudo, eram, apenas, siglas!

    Queriam um partido! Mas, uma agremiação para escolhidos, onde uns, os mais íntimos, viram candidatos e o rebanho vota!

    Nota-se, na classe média, a tendência pelo menosprezo do povo e depois reclamar pela sua indiferença!

    Acordem, o povo, realmente, tem sido manipulado e forma um imenso rebanho, mas possui um cérebro diferente dos ovinos!

    Quem deseja ver o Brasil menos injusto, soberano e independente deve pensar mais amplamente, assim:

    Precisamos de um time que eduque e organize o povo!
    O pior é que essa lição vem de longe, mas pouca importância está sendo dada para a necessidade da participação consciente do povo.

    Para termos uma nação soberana, independente e com menos injustiça social, é imprescindível a participação consciente do povo, assim:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/376383689185712

    Para que possamos implantar um projeto de educação básica que garantirá com solidez a transformação do Brasil; assim:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

  • Ciro se converteu em voto útil num segundo turno, mas apenas para impor uma derrota ao candidato oficial do golpe se houver eleição. O que vai acontecer depois, não sei e nem estou muito preocupado. O brazil entrou no período da República de Tiririca: pior do que tá, num fica! E se um segundo turno se der entre um picolé de chuchu, o candidato oficial do golpe, contra bolsonaro, vou para a praia com a família no dia da eleição.

    • Eu voto branco! Pior que tá não fica, até o Tiririca já desistiu, mas antes votou a favor do golpe.

  • Bem antes da condenação de Lula por Moro, Ciro reverberava que Lula deveria ter juízo e não se candidatar à presidência pois senão dividiria o País. Isto acompanhado de estocadas ao PT e a Lula de que ele, Ciro, era sim o "probo", logo o adequado a conduzir a nação. A coisa apertou para Lula e nem o manifesto dos intelectuais em defesa de julgamento justo a Lula Ciro quis assinar. E isto, Brito, são fatos objetivos. Nada de fofocas.
    Ele preferiu pegar carona no discurso direitista, amplamente propagandeado pela mídia, de que quem dividia o país eram o PT e seu líder máximo e que, portanto, estes deveriam ser abominados. Seu objetivo, interpreto eu, era o de se firmar como uma candidatura palatável e, assim, ganhar apoio da Globo e similares. Ele, assim como todos nós, já sabíamos que o alvo Lula seria ainda mais perseguido pela direita até que esta conseguisse sua condenação, como veio, e sua prisão, de agora.

    As mais recentes e últimas posturas e ações de Ciro relacionadas com o processo condenatório e prisão de Lula estão aí, amplamente noticiadas, e não carecem de repetições.

    Ciro pode ter dado um verdadeiro tiro no pé com esta sua opção. Por mais que ele tenha simpatias expressas entre antigos correligionários tucanos, como os Jereissati, ele, antes de mais nada é ao menos, entre eles, considerado "instável", quando não um traidor de suas origens (grupo de FHC), por um dia ter andado com os governos do PT. Logo, não é confiável. Este também é o drama de Bolsonaro, mas que, diferentemente de Ciro tem "massas" arregimentadas francamente direcionadas em combater o inimigo (Lula e o PT). Bolsorano que nem para eles (aos golpistas, inclusive das FAA) é confiável, presta serviços inestimáveis aos mesmos, neste momento. E Ciro, desprovido de "massas" uníssonas apenas pode lhes oferecer confusões pirotécnicas no campo inimigo. Se Ciro se deu conta disto hoje, parece que foi um tanto tarde. Mas foi sua opção, pensada.

    Logo, esquecendo-se do fígado, como confiar em Ciro? E, se amanhã a ele for concedido o "privilégio" de visitar Lula pelo Império de Curitiba, muito vai importar o que de lá, ao sair, dirá para a mídia.

    Após isto, a Ciro poderá ser reconsiderado o meu apoio ou não. Afinal, humanos cometem erros e errar é humano, assim como a desculpa e o perdão.

    Esperar para ver.

    • Ciro não deu tiro no pé coisa nenhuma! Você está invertendo os papéis. Ciro tem direito de apresentar suas idéias, de ser candidato. Ciro jamais fará, por exemplo, a conciliação fanta que colocou Temer como vice de Dilma. Pelo conjunto da obra de ambos, Ciro e PT podem e devem compor num segundo momento, no primeiro turno, não. Da parte de Ciro, está claro o apoio ao candidato do PT em eventual segundo, qual a razão, então, da frescura petista em apoia-lo?

      • Quem sou eu para impedir Ciro de expor suas ideias e até se candidatar ao que quiser. Apenas que ele não é meu candidato, minhas ideias não se coadunam com as dele e eu o acho apenas oportunista e falastrão. Só isso. E se você o vir por estes dias, passar bem. Mas longe de mim.

        No mais, Lula Livre! Lula Presidente!

      • pois é, quando o PT abraça Renan Calheiros, não se vê problema nenhum. Quando abraça o Ciro, a "militância" explode, quale que é?

    • Pois é, tudo pode ser resumido numa única questão, na questão de confiança: Ciro é centro-esquerda mesmo, ou o progressismo dele sempre foi de ocasião? O fato é que Ciro, além de latir bastante, já deu bastante provas de ser capaz de morder, mas...

      Mas quando afinal ele foi mordido de verdade? Digo, pela direita? E meu (atual, até que o próprio Lula, com Ciro ajoelhado, dê sua benção) voto de desconfiança é esse: quando o Ciro for mordido de verdade pela direita, ele se debandará pra ela num piscar de olhos. Pior. Sem nenhum máscara, tal como aquelas que a Marina passou a usar.

  • Caro FB
    Ciro é explosivo.
    Viu que perde apoio, ir contra o Lula.
    Está tentando se redimir.
    Saudações

    • Ciro tem personalidade, a conciliação permanente levou Michel Temer à vice de Dilma e o resultado está aí.

      • Os pró Ciro ignoram o nome do HADDAD convenientemente. Curioso isso. Lembro da pressão e das negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

          • Então não enche o saco de quem prefere o Haddad como opção à falta de Lula.

    • Redimir depois que Lula já está na cadeia? pra ganhar votos? eu não perdoo os absurdos que ele disse sobre o Lula e sua ausência de São Bernardo. Meu voto não terá e faço campanha contra.

  • E O AUXÍLIO-MORODIA?
    (será julgado quando mesmo?)

    "Diferentemente de pelo menos outros 19 magistrados, o casal de juízes federais Marcelo da Costa Bretas e Simone de Fátima Diniz Bretas conseguiu na Justiça o direito de receber, cada um, 4.378 reais de auxílio-moradia. Além de incomum, o acúmulo do penduricalho envolve falhas administrativas do Judiciário que retardaram em 29 meses o recurso da Advocacia Geral da União contra a sentença favorável aos Bretas..."

    http://piaui.folha.uol.com.br/incomum-decisao-pro-bretas-envolveu-falha-judiciaria/

  • Num cenário eleitoral em que não tenha o nosso grande presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido à perseguições judiciais e fascistas que o tenham tirado do jogo eleitoral, e tendo como candidatos a presidente um candidato da direita fascista e o Ciro Gomes, infelizmente o meu voto será de Ciro Gomes. Vou ter que engolir os sentimentos e votar no Ciro para não jogar o Brasil e o povo num buraco de violência, destruição total e fascismo. Até o último momento, sou Lula.

    • Infelizmente, cara pálida?!?!?! Compare o currículo formal e o histórico politico-administrativo de Ciro com todos os demais candidatos e diga quem está mais preparado que ele.

      • HADDAD tem tanto conhecimento quanto. Os pró Ciro ignoram o nome do HADDAD convenientemente. Curioso isso. Lembro da pressão e das negociações do PDT de Carlos Lupi para retirar o Brizola Neto do Min. do Trabalho.
        PDT pós Brizola não é confiável. Não preciso citar Lasier Martins (RBS), preciso? Expulso apenas após o GOLPE. NUNCA Brizola aceitaria um escroque desses no partido.

        • cara, sou de sp e adoro o Haddad. Mas penso com a cabeça e não com o coração. Haddad saiu da eleição de sp 2016 com uma imagem péssima: perdeu pra um lixo chamado Dória, ainda no primeiro turno, tendo apenas 18% dos votos, perdendo inclusive em TODA A PERIFERIA, isto é de difícil recuperação rápida, o ideal seria ele ter um ministério e se recompor com a ENORME CAPACIDADE TÉCNICA que ele tem.
          Se o PT quiser lançar um nome, sou mais Jaques Wagner até para não queimar o Haddad. Mas o Ciro é a melhor opção na minha opinião. Temos que pelo menos atenuar o golpe, pq se com um lixo não eleito eles fizeram essa devassa nas leis, imagine o que eles não farão ano que vem com um Alckimin ou a fantoche do Bolsonaro.

      • Cara pálida, meu candidato é Lula! Ciro Gomes pode ser muito melhor do que qualquer nome da direita e dos fascistas. Mas antes de Ciro, a minha opção é Guilherme Boulos, Manuela Dávilla e só depois Ciro Gomes. Se infelizmente for Ciro Gomes para o segundo turno com alguém da direita, voto, infelizmente, em Ciro Gomes.

        • Haddad foi simplesmente o melhor Ministro da Educação! É inacreditável que haja alguns petistas contra a candidatura dele, internamente, ainda que apoiado por Lula, só porque o cara não é estilo sindicato raiz. Preconceito às avessas? Depois não reclamem de sofrer preconceito. Fala sério! Tomara que isso seja só um boato maldoso, porque, se for verdade, digo: tem mais é que se lascar e engolir Ciro mermo.

          • Gurgel, o nome de Haddad também é bom, mas não foi colocado como pré-candidato do PT. Entre os pré candidatos apresentados até o momento, fico com Boulos e Manuela. Se Haddad se tornar um pré-candidato do PT, logicamente que ele terá mais visibilidade do que Boulos e Manuela. Meu voto é de Lula. Só informando que não sou filiado ao PT e também não sou petista. Caso Lula disser que o candidato dele é beltrano, passo a apoiar beltrano, esse beltrano pode ser Fernando Haddad ou Ciro Gomes (ou Boulos e Manuela).

          • Tá certo. Quem Lulão indicar.
            Só achei antiético de alguns pró Ciro descartarem outros nomes como Haddad, colocando um tudo ou nada conveniente a eles nesse momento. Abraços.

      • De novo, convenientemente e propositalmente esquecendo Haddad nas discussões, como se, sem Lulão, fosse Ciro ou nada. Manipulalores maniqueístas!!

    • O problema do Ciro, a meu ver, que ele é o risco de aumentar o buraco da violência, da continuidade da destruição e do domínio fascista total graças à sua instabilidade e irresponsabilidade política.

Related Post