Abelardo Barbosa, o Chacrinha, tinha um bordão genial em sua A Hora da Buzina, programa de calouros: o programa que (só) acaba quando termina.
É bom lembrar disso quando se examinar a inegável vitória de Michel Temer ontem, com a eleição de Rodrigo Maia como presidente da Câmara dos Deputados.
O “pacote de maldades” pós-setembro terá tramitação muito facilitada, porque é o próprio programa da dupla PSDB-DEM: desnacionalização e supressão de direitos trabalhistas.
E, em alguns casos, nem será preciso esperar: garfos e facas estão prontinhos para “traçar” o pré-sal, como mostra hoje a Folha de S. Paulo, com o requinte de colocar no “pacote” de entreguismo parte do campo de Sapinhoá, onde estão nada menos que seis dos 15 mais produtivos poços de petróleo do Brasil.
Nem é preciso dizer que a esquerda e Eduardo Cunha sofreram uma derrota.
À esquerda, caberá ter de enfrentar um comando do processo legislativo que, pelas razões citadas, terá toda presa e atropelos para “turbinar” os retrocessos.
Cunha, porque a presidência da Câmara é agora regida pelas forças que a Cunha se aliaram para derrubar Dilma e agora querem seu cadáver político como carne suficiente para amainar o apetite de sangue que despertaram e agora é inconveniente.
Mas – e aí a lição do velho Chacrinha – Temer também perde na vitória.
A ótima analista Maria Cristina Fernandes, no Valor, resume com maestria.
Nenhum outro presidente da Câmara (como Cunha) será capaz de colar os nove pedaços em que o Centrão se desintegrou. Nenhum presidente da República será capaz de tramitar os interesses de seu mandato numa Câmara fatiada em 17 candidaturas, depois afuniladas para igualmente inéditas 14.
Resta saber se Cunha, que voltou ao seu comportamento de iceberg, exporá a sua parte ainda submersa, porque a diferença entre as centenas de milhões que dão notícias terem sido desviados pelas delações e os as duas dezenas deles que se encontrou em suas contas suíças para outros foi.
E estes outros agora, como nos versos de Augusto dos Anjos, assistem ao enterro de sua última quimera, Cunha.
View Comments (15)
O centrão não faz falta para os golpistas. Os objetivos dos golpistas-entreguistas do executivo ilegítimo e dos políticos que controlam o congresso são os mesmos: doar patrimônio público, o petróleo e abafarem investigações. Eles vão se entender. Quanto a cunha, um certo personagem já disse uma coisa importante: "Não se abandona um companheiro ferido no caminho." Eles devem muito a cunha e darão um jeito de livrar-lhe a cara. Os boçais que vestiram suas camisetinhas da cbf não vão se incomodar...
A imagem diz tudo. Nada que uma mulher ameaçada e ferida não faça para se proteger. Ela pode ser mais perigosa que Cunha. Porque ela sabe de muita coisa também. Ela sabe.
Rodrigo Maia ( filho de Cesar Maia) é casado com Patrícia Vasconcellos, enteada do ministro (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e ex-governador do Rio Moreira Franco. Assim em uma reunião familiar, convidando o Temer, podem combinar como vender a Pré sal, alterar o fator previdenciário, acabar com o SUS, fim do dinheiro para educação e como embolsar dinheiro com privatizações, tudo regado a uma boa comida e bebida. O povo brasileiro elege os seus algozes e os coxinhas batem panela e pedem o fim da corrupção.
Agora só resta ao PT fazer o que bem sabe OU SABIA talvez reaprender . Não é como andar de bicicleta . OBSTRUÇÃO.
Eu acho que apenas a esquerda perdeu, Brito. Eu nao estou mais acreditando numa cassaçao de Eduardo cunha. E se for cassado, nao sera' julgado pelos crimes na justice comum e preso. Ja' esta' tudo preparado par uma onda longa de austeridade e beneficios apenas para capital.
PT, mais uma vez, fez uma enorme besteira... votar no demo do maia é imperdoável, sob todos os aspectos... e só fez foi fortalecer o temer... já que se livrou de Cunha e conseguiu um importante aliado para votar sua pauta na Câmara...
Enquanto isso o Projeto "Amantes da Democracia" já arrecadou R$ 755.000,00 para a causa, Volta Dilma Querida. Nada mal. Chupa Caiado. Chupem coxinhas, odientos do mal. O golpe afetará a todos sem distinção. Não desanime. Lute. Voce será o maior beneficiado no final. Fora traíras!
.
Cunha será cassado. Resta saber, diante das provas que tem, se o Moro terá "peito" para prender esse canalha tão logo ele perca o seu mandato. Mas eu duvido muito, visto que o Aécio, depois de 10 delações continua "não vem ao caso". Ô justiça politizada e omissa quando não se trata do PT. Tá tudo dominado pelos golpistas.
Meia dúzia de seis e acabou a patifaria da quadrilha nazigolpista
Simples assim!
https://www.youtube.com/watch?v=WZNCg02uXeI
O povo aniquilado, escarnecido, vilipendiado de um lado.
Do outro as gangs que formam o mosaico do poder.
Os inimigos todos sabem. Mas o pior é termos provado o que sabíamos: todas as instituições estão lotadas de, e comandadas por bandidos, que possibilitaram aos inimigos do povô e amigos deles assaltar o país.
Universidades, sindicatos, funcionários do bem, esqueçam o futuro. Ou adotem medida radical.
Bandidos são bandidos. Não importa a máscara.
Ontem vi uma chefinha burra obedecendo a Nova Diretriz, numa autarquia: enxotava os súditos e dificultava. Mal sabe que em breve será entregue às feras. Triste. Mulher, loba de homens e mulheres, e crianças e velhos. Sabem qual autarquia, né?!