A vitória de Trump e o que resta de vida inteligente no jornalismo

Contam-se às dúzias os artigos, hoje, na internet, proclamando a estupidez do povo americano em eleger Donald Trump.

Mas nos dedos das mãos é possível enumerar os que entendem que foi muito menos uma conspiração conservadora – a vitória de Hillary mais propriamente  seria, pela união mídia + mercado que a embalou – e muito mais.

Que o eleitorado conservador e reacionário votou em Trump é algo que se enquadra no famoso “até aí morreu Neves”.

Ipanema votou Crivella, quer prova maior?

O que leva, porém, gente simples da periferia, do interior depauperado pela concentração econômica votar num candidato conservador?

Como diz Glenn Grenwald, em belo artigo no The Intercept, culpar racismo e sexismo por isso é raso como uma poça d’água.

Culpar o povo, como fez Paul Krugmann, uma – como diriam os mexicanos desprezados pelo candidato republicano – uma tontería.

Muito mais lúcida foi Patricia Campos Mello que, na Folha, diz que “o fato é que o problema foi surdez. Surdez generalizada aos recados dos brancos dos dois lados do Atlântico, que se sentem injustiçados, que veem suas vidas piorando, sempre culpando o “outro”. Seja o muçulmano, o imigrante, o hispânico ou o negro.”

Numa tradução brasileira, o político, o miserável, o lgbt, o desgraçado que, como o seu odiador, faz parte do povo e não reivindica como ele, mas  como um ente específico, a quem um “maldito” governo progressista dá atenção especial, em seu detrimento.

Quanto perdemos por ignorar e deixar que fosse corroído o conceito de povo?

Quanto contribuímos para isso formando nossos conceitos excludentes, de tribos, de grupos?

Glenn Greenwadl escreve no The Intercept:

As pessoas frequentemente falam sobre “racismo/sexismo/xenofobia” versus “sofrimento econômico” como se fossem totalmente distintos. É claro que há elementos substanciais de ambas as coisas na base eleitoral de Trump, mas as duas categorias estão intimamente ligadas: quanto mais sofrimento econômico as pessoas enfrentam, mais irritadas ficam, e se torna mais fácil direcionar sua insatisfação a bodes expiatórios.

Houve vozes nem tão à esquerda a falar da vitória de Trump com as quais concordo e às quais me associo numa autocritica de te-lo feito demônio (o que será muito menos do que os atuais) e ter desprezado a crítica ao inferno, como a do escritor português Miguel Esteves Cardoso, a que muitos acham de direita, mas ninguém acha burro.

 

Donald Trump foi sujeito à maior e mais violenta campanha de ataques pessoais que alguma vez vi na minha vida. Todos as principais publicações alinharam entusiasticamente. Sem recorrer a sites de extrema-direita o único site que defendia Trump foi o extraordinário Drudge Report. Foi só através dele que comecei a achar – e aqui vim dizer – que o eleitorado reage sempre mal às ordens paternalistas dadas por uma unanimidade de comentadores, jornalistas e celebridades.

A eleição de Donald Trump foi um triunfo da democracia e uma derrota profunda dos meios de comunicação social.

Claro que Trump não é nenhum outsider. É um bilionário que sempre fez parte da ordem estabelecida, da elite que dá as ordens e manda na economia dos EUA. É um amigo de Hillary e Bill Clinton que só se tornou ex-amigo porque lhe deu na gana ser presidente dos EUA.

Agora é. Conseguiu o que queria. Há de voltar as costas ao eleitorado que o elegeu logo que perceba que a única coisa que esse eleitorado tinha para lhe dar já foi dado: os votos de que ele precisava para ser eleito.

Não é Trump que tem de dar uma reviravolta. Somos nós. Trump ganhou porque foi eleito. Nós perdemos porque fomos derrotados pelos nossos próprios preconceitos e pelo excesso de zelo com que perseguimos a vitória de Hillary Clinton. (…)

Donald Trump foi a única escola possível para uma parcela que desejava dizer não. E que dizendo, com ele, disse sim a tudo que não quer.

Mas um sim com som de não, que Hilary não lhe daria.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Disse em outro post, de outra forma, mas digo de novo: qual a imensa diferença ideológica entre dona Hilary e seu Trump?
    Alguém acredita que mister president vai tributar ricos ao menos ao mesmo nível em que se tributava na época do Nixon? E se fosse madame, ela iria fazer isto?
    Talvez o que os separe seja o fato de que o sinhô já percebeu que essa obsessão russofoba que tomou conta de boa parte da direita, do governo e da inteligentzia americanas é de uma tolice sem medida, porque o grande problema deles, no presente, no futuro imediato e no longínquo, é a China. O peso econômico da China já começa a inclinar a balança política da Asia para o seu lado. É como um buraco negro. O peso de sua economia, ao final, atrairá toda a vizinha para sua órbita. Não é a Russia que põe em cheque a liderança americana, agora, daqui a pouco ou daqui a cem anos. É a China.
    Com Hilary talvez nós acabássemos em um holocausto nuclear dentro de poucos meses. Com Trump talvez leve mais alguns anos...

    • Não tem diferença nenhuma. De Hillary que como secretaria de defesa decidiu pela invasão da Líbia,conspirou pelo golpe no Paraguai e Honduras, embriões do Golpe no Brasil e endemoninhou o Irã, sabotando um acordo de paz, já sabíamos o que esperar. Coxinha burro ignorante e ANALFABETO esta custando a entender o porquê de Trump ser o candidato FAVORITO de PUTIN. Acha que é porque a cor dos republicanos é o VERMELHO. Estúpidos, idiotas. analfabetos. Tem um lá em cima que usa o nome da democracia, que ele ajudou a estuprar no Brasil em vão, que só acordará para a dura realidade quando na alfandega dos USA for tratado como barata, um cucaracha imigrante ilegal. Quando for preso por 2 meses humilhado pelos armários da imigração dos USA e levar um pé na bunda. Rezo por esse dia chegar. Está perto esse dia. Depois de 20 de janeiro. A China é aliada da RUSSIA no confronto com os USA. A RUSSIA está adorando a eleição de TRUMP porque o cabra não tem qualquer vocação para politica internacional e já mostrou que vai se fechar, governar para colocar os cucarachas latinos americanos para correrem do seu território, os bodes expiatórios. Se dedicará a pequena politica. Assim China e Russia ficarão livres para fazer alianças.

      • hahahahaha Anac, gostei !! Putine, ontem, estava todo feliz... Vê em Trump uma oportunidade para restabelecer alianças mais alinhadas com Trump... Nesse angu ai tem coisa; Putine vai empurrando sua força politica e regional e conseguindo quebrar o monopolio do Império americano cada vez mais decadente e desesperado. Veremos.

      • Tanto a anac quanto a Lenita são duas toupeiras míopes. É por pessoas como vocês duas que a esquerda está no abismo que está! Parabéns!

        • Toupeira é você mané fascista, ignaro e burro !!! Hahahahahahahaha coxa acéfalo fica todo nervosinho com a esquerda ... hahahahaha

          • Marco é a nova toupeira exaltada do blog do FB !! .... Uma piada mesmo esse tipo de toupeira verde amarela... so' rindo mesmo!

  • Mais dois da turma do 'TRUMPaceiro' TEMERo$$$o/TEMERário do CUnha do Aecím (S)erra daqui!
    É a "meritocracia" da IMUNDA Casa Grande, estúpido!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PAI DE ALUNA QUE FRAUDOU ENEM DIZ QUE SÓ QUERIA REALIZAR SONHO DA FILHA

    Otacílio Macedo, dono de um supermercado no interior de Minas Gerais, disse que fez tudo sozinho, para ajudar a filha "a realizar um sonho, que é cursar a faculdade de medicina"; ele contou que pagaria R$ 50 mil a uma quadrilha para saber o gabarito antes da prova, e afirmou que a filha, Sofia Macedo, de 19 anos, só soube do esquema no dia do teste; no ano passado, Sofia se manifestou contra a corrupção, pedindo "Fora, Dilma"

    9 DE NOVEMBRO DE 2016 ÀS 17:30

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/264709/Pai-de-aluna-que-fraudou-Enem-diz-que-s%C3%B3-queria-realizar-sonho-da-filha.htm

  • MICHAEL MOORE, QUE PREVIU ASCENSÃO DE TRUMP, DIVULGA ‘LISTA DO DIA SEGUINTE’

    O cineasta e ativista norte-americano Michael Moore, autor de artigo publicado em julho que previa a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, publicou nesta quarta-feira 9, em sua página no Facebook, um checklist com cinco pontos, que ele batizou de "lista do dia seguinte", em referência aos desdobramentos da vitória do candidato republicano

    9 DE NOVEMBRO DE 2016 ÀS 20:58

    (...)
    Moore também destaca que Trump é uma "estrela de TV, cujo plano é destruir os dois partidos" e que não há surpresa em sua vitória. "Ele é criatura e criação da mídia, que nunca terá poder sobre isso", afirma. Para o cineasta, o resultado desta eleição ocorre à revelia da preferência popular, que claramente sinalizava a preferência por Hillary. "A única razão pela qual ele é presidente é por causa de uma ideia do século 18, arcaica, insana, chamada Colégio Eleitoral", escreveu.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/264751/Michael-Moore-que-previu-ascens%C3%A3o-de-Trump-divulga-%E2%80%98lista-do-dia-seguinte%E2%80%99.htm

  • Trump é, talvez, um acidente no percurso do Império. Mas ele sabe que se desagradar aos senhores da guerra e a Wall Street poderá ter mesmo destino dos Kennedy e, mais remotamente, de Lincoln, também republicano. O Sistema, mesmo em crise, não descarta seu pragmatismo. Obama e os Clinton souberam disto. Venderam ilusões, foram eleitos, e não cumpriram o prometido. Com sua acachapante vitória, Trump provou que não é um burro como pintado pela mídia vendida, de lá e do resto do mundo. Andará sobre uma corda meio bamba. As demandas prometidas aos seguidores fundamentalistas, tipo Tea Party, serão facilmente assimiláveis pelo Sistema que, dissimuladamente, com eles se identifica. A parte meio bamba da corda se dará por conta do levante dos miseráveis, excluídos e minorias de gênero e comportamentais. Sobre estes, a "esquerda" e progressistas, num primeiro momento lhes será oferecido o convencimento e a cooptação até que as águas fluam "normalmente" para o mar. Neste caminho, um "inesperado" desvio se fará necessário para que "nossa" bandeira tremule impávida e patriótica. Deste ponto em diante Trump será um Obama, assim como foi um Clinton. E o Partido Republicano será o Democrata e os "democratas" torna-se-ão obsoletos.
    Assim, na cabeça do Sistema, a Nave se vai. Até que o resto do Mundo acorde de seu Pesadelo e assuma reescrever outra História para salvar seus povos e a humanidade.

    • O mundo espera que a AL mostre o caminho... Tb acho que é nesse caldeirão que podera surgir novas forças !!

  • A verdade é que o americano encheu o saco de ver dezenas ,centenas, milhares de gangues de latinos, cartéis de drogas e toda sorte de banditismo atuando em seu quintal, sem que ninguém tivesse uma solução.
    O Trump surgiu com a solução do Muro através de toda a fronteira com o México, e partir daí o eleitorado foi mudando e caindo pro lado dele.
    Pra mim que estava acompanhando a campanha ,não houve surpresa, pois quando ele começou a bater nessa tecla da segurança, o americano se deu conta que tinha, que precisava comprar essa ideia nova.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?...)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • O maior não foi bem no início, quando se retirou Bernie Sanders.

    • Concordo, Sanders dançou nas primarias e os democratas não tiveram visão... Sanders talvez tivesse conseguido reunir forças para barrar Trump ja que seu discurso era bem mais radical e inovador em relação ao discurso de Hillay...

  • [Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!]

    Cassação da chapa Dilma-Temer ganha força no TSE e assusta governo

    Postado em 10 de novembro de 2016

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cassacao-da-chapa-dilma-temer-ganha-forca-no-tse-e-assusta-governo/

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

    ... O golpe vagabundíssimo dentro do golpe vagabundíssimo!
    O script anunciado!
    E o 'TRUMPaceiro' daqui sabe muito bem que é apenas uma, digamos, 'ponte decorativa' para a eleição indireta de algum DEMoTucano!
    O 'TRUMPaceiro' daqui sabe muito bem também que a tarefa IMUNDA 'delle' seria - apenas e tão somente - fazer o jogo sujo da destruição do estado nacional e dos direitos dos(as) honestos(as) trabalhadores(as) brasileiros(as) e a entrega do pré-sal aos gringos...
    E o que o 'TRUMPaceiro' daqui receberá de mais bonificação:
    a distância da cadeia!

    Viva o 'braZ$&l'!

    • XICO SÁ: ROTEIRO DA CONVERSA ENTRE MACHADO E JUCÁ TEM SIDO CUMPRIDO

      Na iminência da votação do projeto de lei sobre acordos de leniência, que permitiria às empreiteiras investigadas na Lava Jato continuarem a participar de licitações do governo, o jornalista Xico Sá relembra como foi "genial" o roteirista de todo o episódio do golpe que tirou Dilma Rousseff e colocou Michel Temer na presidência; "óbvio, mas ñ custa relembrar: como todo o roteiro da conversa entre Sergio Machado e Romero Juca tem sido cumprido. roteirista genial"

      10 DE NOVEMBRO DE 2016

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/264808/Xico-S%C3%A1-Roteiro-da-conversa-entre-Machado-e-Juc%C3%A1-tem-sido-cumprido.htm

      • RESGATAR, IMEDIATAMENTE, A CAMPANHA 'O PETRÓLEO É NOSSO' - e escorraçar estes bandidos entreguistas &$ antipovo enquanto houver tempo, e o que restar desta nação em frangalhos!

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        ACABA OBRIGAÇÃO DA PETROBRAS NO PRÉ-SAL

        A Câmara rejeitou ontem à noite os dois últimos destaques de partidos políticos que impediam a aprovação do projeto de lei que acaba com a participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal —hoje de no mínimo 30% de cada área— e com sua atuação como operadora única em todos os campos; texto segue agora para sanção presidencial; Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), indicado pelo presidente da República, decidirá quais campos a companhia terá o direito de exercer a preferência sobre participar ou não da exploração - o que deixará, na prática, a decisão na mão do governo

        10 DE NOVEMBRO DE 2016

        (...)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/264797/Acaba-obriga%C3%A7%C3%A3o-da-Petrobras-no-pr%C3%A9-sal.htm

  • Jornalistas e analistas políticos:
    Após errarem todas as "previsões" e "análises", ainda manterem os empregos, é genialidade (portanto, são muito inteligentes!)

    • Joselito, e' facil, basta eles fazerem uma analise combinatoria de frases feitas, para cada determinada situaçao e eles tiram de tempo. Quando o resultado e' adverso aos seus prognosticos, basta girar a roleta de frases feitas novamente e larger o discurso pronto. As consequencias serao absorvidas pelo publico em algum prazo, de qualquer forma.

Related Post