A pesquisa Vox Populi/Record, que semana passada destoou das demais com uma vantagem de 18 pontos teve nova edição hoje , com um resultado que, dentro da margem de erro, ficou em linha com a CNT/MDA e coerente com a evolução do Datafolha de sexta-feira.
Como acontece na reta final das eleições, os institutos de pesquisa acabam por “afunilar” seus prognósticos e é, por isso, praticamente certo que o Ibope, que “segurou” Marina Silva em 29% na semana passada apresente uma queda significativa da candidata do PSB no resultado que divulgará amanhã.
Para que se possa ter uma ideia melhore da evolução, reproduzo abaixo os gráficos do Estadão Dados, que reproduzem a média dos resultados das pesquisas e sua evolução numa mesma linha do tempo.
Clicando em “votos totais” você verá como é vertiginosa a queda de Marina Silva e porque venho afirmando que isso, mais do que um crescimento de Aécio Neves pode provocar uma inversão de posições na segunda colocação.
Ou uma decisão de primeiro turno, ainda improvável mas já não impossível.
O mais grave para Marina Silva é o que você pode conferir no gráfico: a sua linha de tendência está se tornando extremamente aguda e isso, em véspera de eleição, tem um efeito terrível.
View Comments (20)
Vamos conquitar um voto pra Dilma por dia até às eleições gente!
Dilma levar no 1º turno ou Aécio ir pro 2º turno: o que é mais provável?
O Aécio precisaria estar ganhando terreno mais rápido, eu acho q ele vai ultrapassar Marina, mas pela queda dela, não pelo crescimento dele. Do jeito que vai, com sequestrado e tudo, começo a sentir cada vez mais cheiro de primeiro turno.
Segundo PollingData, é mais provável Dilma levar no 1º truno (16% de probabilidade) do que Aécio ir ao 2º turno (só 5% de prob)
Aqui em casa são cinco votos para Dilma!! E vamos todos/todas juntos/as com o povo brasileiro para garantir a vitória definitiva logo no primeiro e único turno.
Diiiiiiiiiiiiilmaaaaaaaaaaaaa ! ! ! !
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . 'Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...:L:L:D:D
Britto, esses 48,2 de Dilma em votos válidos não está errada não?
Tem razão, o correto seria 47,6%. De todo modo o cenário é o mesmo, faltam cerca de 2% dos válidos pra matar a fatura no dia 05.
Está certinho. Regra de três: 40,4 está para X assim como 83 (100, menos 11 de "Não Sei", menos 6 de Nulos e Brancos) está para 100, igual a 48,19277108433735. Arredondado, 48,2%
Britto, os 11 de indecisos e 6 de brancos e nulos que estão errados. O que vale é a soma de todos candidatos e esta dá 84 e não 83. É que você pegou 100 e tirou os 17 (indecisos + brancos e nulos) e chegou aos 83, acontece que esses 17 que estão errados, porque teria que ser 16 para dar 100 somados com os votos dos candidatos. Some os 40 de Dilma + 24 de Marina + 18 de Aécio + 2 (Luciana Genro e Pastor Everaldo juntos) e você chegará a 84 que são os votos válidos. Os 17 (indecisos + brancos e nulos) é que estão errados. Pode verificar. Por isso que o correto é Dilma 47,6 dos votos válidos.
Tanto faz, porque você não sabe onde estão os arredondamento: se nos bancos, nulos ou "não sei" ou nos números dos outros candidatos. Por exemplo: Dilma pode ter 39,9%; Marina 23,7, Aécio 17,8; Luciana, 0,9 e Everaldo 0,8. Ou ter sido o contrário. A diferença, como é distribuída em vários arredondamentos, é irrelevante, como é irrelevante a fraçao do inteiro, exceto para mostrar se o candidato está na faixa "alta" daquele número (decimal de 0,5 ou mais) ou baixa (decimal menor que 0,5).
´
Valeu Fernando Brito esta interação gera credibilidade e respeito ao seu leitor.
Vocês não são blogs sujos, para mim vocês são blogs limpos. Suja é esta imprensa golpista (Globo, Veja, Folha, Estadão)
Pesquisa CNT/MDA: Dilma abre 15 pontos de vantagem sobre Marina
Primeira pesquisa da semana que antecede as eleições presidenciais, levantamento CNT/MDA aponta vantagem de 15,2 pontos da presidente Dilma Rousseff sobre Marina Silva no primeiro turno. A candidata do PSB, que caiu 2,2 pontos em relação à última mostra, de uma semana atrás, tem agora 25,2% das intenções de voto.
Aécio Neves, que havia registrado 17,6% das intenções de voto na última terça-feira 23, cresceu para 19,8% nesta segunda-feira 29, se aproximando da segunda colocada. O avanço da candidata à reeleição foi de 4,4 pontos se comparado com a última pesquisa.
Em simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente seria reeleita com 47,7% das intenções de voto, contra 38,7% da adversária, uma vantagem de nove pontos percentuais. Na pesquisa anterior, essa distância era de apenas um ponto percentual: 42% de Dilma contra 41% de Marina.
No cenário entre Dilma e Aécio, ela tem a preferência de 49,1% dos eleitores, enquanto o tucano aparece com 36,8%. No terceiro cenário, que simula a disputa de segundo turno entre Marina e Aécio, a candidata do PSB tem 41,1% das intenções de voto, contra 36% do presidenciável pelo PSDB.
Neste levantamento, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados das cinco regiões, nos dias 27 e 28 de setembro de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
- See more at: http://pocos10.com.br/?p=13951#sthash.lLgIjkBD.dpuf
Tem gente que se impressiona fácil com frases de efeito num debate covarde e de baixo nível como foi ontem o da Record. Primeiro digo que quem não conhece Luciana Genro ... compra ela como uma boneca de lançamento novo para o Natal. Mas quem já conviveu com a "peça", sabe que o buraco é mais embaixo. Primeira a abandonar os "companheiros" quando da invenção do "mensalão", junto com Heloisa Helena. Companheiros do PT que a deram guarida, graças ao Pai, sobre o qual se promoveu politicamente. Não se iludam com quem diz que vai desconstruir tudo e reiniciar do zero...porque é balela de auto-promoção. Porque Luciana largou a batata quente para o idiota do Levy e depois da resposta desastrosa dele (mordeu a isca) ela também não deu a tréplica no mesmo assunto...porque é óbvio, a polêmica atrai a atenção para si...que era seu real objetivo, nada mais. E outra, convenhamos, sinceramente, com exceção da Dilma o nível destes candidatos à Presidência de um País do tamanho e influência do Brasil está muito baixo. Fiquei decepcionado com este debate da Record. Até entendo a "apreensão" da Dilma num debate destes. Uma Presidenta com mil responsabilidades nas costas, um País inteiro em obras, tres hidrelétricas gigantes sendo construidas, programas sociais, pré-sal etc, ter que submeter-se a debater com mentirosos, é no mínimo decepcionante. Para o bem do Brasil... tomara que não tenha mesmo segundo turno! É INDIÁVEL UMA REFORMA POLÍTICA NO BRASIL, PARA LEVANTAR O NÍVEL DOS NOSSOS CANDIDATOS!
É verdade Dinio! Deve ser altamente entediante para Dilma ter de submeter a debates de tão baixo nível. A Presidente tem todos os números e projetos do país na cabeça. E os oponentes além de não terem propostas, não conseguem fazer qualquer crítica consistente ao governo atual. Um segundo turno seria uma perda de tempo pra todos. Se a Marina ou o Aécio tiverem 10 minutos no segundo turno isso em nada irá alterar a minha percepção de que eles não tem nada a oferecer de viável e construtivo para o país. Apenas farão uso desse tempo para centrar críticas aos projetos do governo e a Dilma.
Luciana Genro utilizou em seu programa eleitoral informações manipuladas da mídia oligopolista como se fossem verdadeiras. Até um trecho de noticiário da Globo com narração do notório William Waack foi usado para atacar Dilma. É verdade que este programa foi ao ar apenas uma vez, mas foi o suficiente. O senador Randolfe tornou-se em grave momento do julgamento absurdo dos líderes petistas, um dos frequentadores prediletos dos jornais da Globo, usando-a para "brilhar" e ela o usando para assassinar a História e a Justiça do Brasil. Algumas posições do Chico Alencar são interessantes, mas também ele foi muito usado pela Globo em dado momento, o que o compromete por seus pronunciamentos em simbiose com a emissora. O Psol, infelizmente, é um partido de meia-ideologia, um prato cheio para a legitimação inofensiva do Pensamento Único, e que elabora seu plasma teórico a partir do universo envenenado da informação midiática, e não do estudo independente e da informação duramente selecionada. Mesmo o Ivan Valente já o vi no congresso a repetir as mesmíssimas palavras dos analistas da Globo a respeito do "mensalão". Para crescer ideologicamente precisa saber incorporar as bandeiras de luta que as novas questões surgidas com o avanço tecnológico apresenta, sem se desenraizar das questões seculares que as questões da injustiça social apresenta. Isso requer muito debate e estudo, mas jamais o Psol é talvez justamente a expressão dessa meia-ideologia que se recusa a entender a natureza de seu papel político. Jamais chegará a ser como o PT, que nasceu forjado em uma aliança avassaladora da classe média com o povo, do melhor da Academia com as classes populares, aliança firmada com sangue e arte e cuja gênese remonta aos anos cinquenta do século passado.
É como eu falei acima. Não existem propostas e sim ataques vazios e idiotas. Querem algo mais tosco do que Aébrio mentir num debate em horário nobre da TV de que Dilma defendeu "decaptadores" em seu Pronunciamento na ONU. Em uma conjuntura mais responsável eleitoral, este mentecapto seria processado, por injúria e difamação, contra a Presidenta do Brasil. Qualquer um que viu ou leu o Pronuncimento ou a entrevista da Dilma -eque seja Patriota- encheu o peito de orgulho pelo posicionamente SOBERANO E JUSTO da Presidenta. Ela foi pela Paz, pela ONU enquanto que organização mundial que perigosamente perde força e se esfacela, justamente por ações unilateralistas das Nações mais poderosas do mundo, que deveriam dar o EXEMPLO, que justo a Dilma pregou. Então é repugnante ver um candidato ao mais alto cargo do Brasil e a representar mundialmente todos nós, vir com uma INSANIDADE destas. Por isto que os Brasileiros tem que perceberem o quanto é PENOSO E ONEROSO para todos nós, um segundo turno com estes oponentes DESQUALIFICADOS!
Tomás, concordo plenamente com você. "O PSOL, infelizmente, é um partido de meia-ideologia, um prato cheio para a legitimação inofensiva do Pensamento Único, e que elabora seu plasma teórico a partir do universo envenenado da informação midiática, e não do estudo independente e da informação duramente selecionada." O PSOL considera o PT seu inimigo principal. Junto com as demais legendas de ultraesquerda (PSTU, PCB e PCO) não alcançarão nem 2% nas eleições presidenciais. Sua influência nos movimentos sociais é quase nula. O declínio desses partidos beira a inanição.
Pra mim,a diferença esta,em que o Vox publica os dados das margens de erro,de maneira correta e os outros VIGÁRIOS PRO-QUALQUER UM QUE NÃO SEJA A PRESIDENTA DILMA,sempre que dá,coloca as margens de erro,pró os candidatos deles.Primeiro turno.
Pra garantir vitória no primeiro turno, fazer política até o fim de semana. Se não der primeiro turno, a direita vai comemorar igual conquista de campeonato e criar um factóide de saída !
Como disse em outro post não podemos "cantar vitória" e, humildemente, devemos buscar, incessantemente, nesses últimos dias mais votos, entre parentes, conhecidos, amigos e vizinhos para Dilma e para fortalecer também o voto na legenda do PT e assim termos uma numerosa bancada federal, no Senado e Câmara, capaz de fazer os enfrentamentos e as reformas que desejamos. Entre elas, a Reforma Política e a Regulação Econômica do Monopólio das Comunicações! Há que se registrar uma realidade. Marina Silva não tem "sustentação política" por isso cai nas preferências como um "balão apagado". Tão rápido quanto subiu! Afinal, quem aqui ou nas redes sociais defende com convicção coisas como "BC independente", "comitê de busca", "diminuição do papel dos bancos públicos" ou "facilitação da terceirização" como solução real de nossos imensos desafios enquanto nação? Os sonháticos? Onde estão eles? A "fOdinha da floresta", agora, se diz a favor dos programas sociais (BF, MCMV, Enem, Sisu, Ciências Sem Fronteiras, Pronatec, Mais Médicos, etc). Óbvio. São populares e de grande sucesso. É fácil afirmar que vai mantê-los e seria uma insanidade politicamente dizer o contrário, embora isso inconciliável como o “ajuste fiscal” proposto por seus assessores econômicos, como o Eduardo Gianetti e Maurício Rands. O duro foi inovar e enfrentar toda a resistência e os desafios de implantá-los! Lembram-se? Um programa como o Mais Médicos “penou” contra toda a oposição da mídia familiar, Rede Globo à frente, e dos segmentos mais reacionários deste país e da radicalização das corporações médicas. Hoje, conta com mais de 90% de aprovação da sociedade! Quem assistiu aos debates anteriores deve ter notado que a Marina Silva se saiu bem melhor naqueles do que neste da Record, justamente quando talvez ela mais precisasse para tentar estancar a queda nas pesquisas. E também porque este último teve mais audiência. Ainda não é possível se afirmar que a eleição se definirá em primeiro turno. É melhor nem contar com isso. Afinal, o PT NUNCA conseguiu isso, nem mesmo o carismático Lula! Se vier ótimo, caso contrário, sem desânimo e frustrações, vamos ao segundo turno, mas é admirável que mesmo depois de todo o conjunto de ataques que a Dilma e o Governo do PT receberam de todos os lados essa possibilidade esteja tão presente e próxima de nossas mãos. Veja em http://www.dilma.com.br/noticia/mais-mEdicos-vem-mudando-a-vida-de-milhOes-de-brasileiros-101