Wanderley: os reacionários serão esquecidos

Ecce Homo

26 de junho de 2015

Por Wanderley Guilherme, no blog Segunda Opinião

Poucos personagens públicos do Brasil contemporâneo serão homenageados com lápides congratulatórias. Em sua maioria nada têm de si senão a obsessão de sobrepujar o próximo. Aí confraternizam acadêmicos, artistas, esportistas, jornalistas e, claro, políticos, salvo Lula. Atávica inclinação vampiresca, o canibalismo de caráter não é produto exclusivamente nacional, está globalizado, mas temos produzido inspirados episódios de canalhice. Não lhes faltam aplausos externos. Se o vampirismo é inevitável, o afã construtivo é matéria de escolha e competência – aqui a excepcionalidade de Lula. Ninguém dele dirá que tenha sido angelical. Nem isento de graves pecados. Provavelmente só o próprio conhecerá a extensão de sua vilania. Assim como seus adversários saberão das suas. Mas o que é público e notório está à disposição de todos, não obstante o verbo ressentido das denúncias.

Na lápide de Lula hão de constar a incorporação dos miseráveis à agenda governamental, o desmascaramento da ideologia da sociedade sem classes e sem raças, o desafio ao complexo de subalternidade das elites tradicionais. Audácia imperdoável. Há de constar que, ferido o indivíduo, empunharam armas os sombrios heróis dos assassinatos sem risco, das infâmias subsidiadas, da valentia do monólogo. Através do indivíduo miram os descalços e esfarrapados, como se o desejado féretro de um abolisse a existência dos outros. Em vão. Nem sucumbirá o homem público nem o soterrarão os carnavais de almas rotas pelo ódio. É simplesmente triste observar a revelação da mesquinharia das assim chamadas pessoas de bem, justiceiros de oportunismo em busca de um naco da reputação do grande líder popular. Lula, o intérprete dos desassistidos, permanecerá intacto, ainda que o comprovem privadamente pérfido. É possível, mas será o homem com CPF, não o vitorioso no duelo com os reacionários. Estes não terão lápide, não terão memória, não terão registro. Serão abolidos.

Fernando Brito:

View Comments (4)

  • Quem patrocinou esse texto? Instituto Lula, LILS, Brahma....
    Fingida mistificação...nada justifica a ladroagem, tipo, "ele é ladrão, mas é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo huhuterrêrerê".
    Falar em lápide ainda é cedo...faltam mais delações e outras fases.. mas aproveitando o ensejo de túmulo, projetado e superfaturado por uma empreiteira amiga, vai uma sugestão:
    Jaz aqui Brahma.

    Ainda acho que Lula ainda faz uma boquinha como garoto-propaganda de cervejaria ou destilaria....

    • Tem como provar?

      Se não,tome cuidado pois as pessoas que o sr caluniou podem muito bem entrar com um belo processo na sua fuça...

      • Prezado Vinicius!

        Esses trolls pagos pensam que, estando sós com o computador, ninguém lhes pode ver! Bom pra quem pretender identificá-los e cobrar os danos morais...

  • A direita ganha força a cada dia que passa. As artimanhas vem envolvidas e desenhadas de maneiras a não suscitar dúvidas em qualquer indivíduo naõ conhecedor de e da história, não suficientemente esclarecido de como existem inúmeros fatores, interesses, que se cruzam e fortalecem o grupo hegemônico do Capital. Tempos sombrios. Nos resta a dignidade de não soçobrarmos a tudo isso, e continuarmos nossa luta. Um grande abraço a todos que acreditam que é possível revertermos e avançarmos nessa caminhada por um Brasil melhor e mais justo. No pasarán.

Related Post