150 anos em 4, com Bolsonaro. 150 anos para trás, Darwin

Jair Bolsonaro foi modesto, ontem,quando disse que gostaria que o Brasil retrocedesse 50 anos em matéria de segurança pública.

Bruno Boghossian registra na Folha, que o general designado para comandar a “educação” num eventual -e cada vez menos eventual – governo Bolsonaro quer voltar mais no tempo.

150 anos, exatamente, aos anos de 1868/69, quando Charles Darwin publicou os estudos preliminares e , afinal, o seu  “Sobre a origem das espécies por meio de seleção natural” .

O general, um gênio, diz que não quer negar a existência de de Darwin, mas que sua teoria da evolução “deve ser ensinada ao lado do criacionismo (a ideia de que Deus criou diretamente o homem)”.

Falta pouco para se voltar logo 500 anos e revogar a esfericidade da Terra e afirmá-la plana.

Logo teremos alunos que se livrarão de professores dizendo aos pais com porretes que aquele “tio” da escola veio com uma história sobre um tal de darwinismo que só pode ser “esquerdopata”.

Inacreditável, mesmo, é que uma “coisa” destas ganhe apoio majoritário entre os mais instruídos, entre os portadores de diploma de nível superior.

Talvez, no futuro, alguém possa fazer um estudo do “involucionismo” homo brasiliensis , reduzido a um gorila com whattsapp.

Fernando Brito:

View Comments (75)

      • Passei da fase de teme-la, estou mais disposta a correr dela.

        • já tivemos outras noites, dessa escuridão também sairemos, tarde ou, como espero, cedo.

  • Já discuti com meu irmão por motivos filosofo-científicos e vou repetir o conselho: atacar o criacionismo não é um bom caminho para definir que as pessoas são ignorantes. Apesar de tudo, nenhuma ciência tem respostas fortes para o que um ateu bem informado e perdido busca, a moralidade como evolução natural não tá na teoria. Imagina usar isso como argumento para que pessoas que enxergam em "deus acima de todos" um bom mote político. Não tem como dar certo. Melhor é dizer que tortura não é coisa de deus. Não é, estou bem mais certa disso do que quão longe da abstração mitológica estejam adão e eva.

    • Faz uma monografia defendendo o criacionismo pagando pra ver. Tirando claro teologia ou filosofia

      • Ora, ora, um ateu com vontade de brigar. Como vai, amigo? Desculpa mas eu não tenho condições de resolver os seus problemas.

    • Exato. Discurso ateu agora é tudo de que não precisamos. Há conteúdo bíblico suficiente para desmontar o fascismo de Bolsonaro e o próprio discurso neoliberal, mesmo no Antigo Testamento onde profetas como Isaías já denunciavam o latifúndio e a exploração dos mais pobres pelos ricos. O conceito de Ano do Jubileu, em que todas as dívidas eram perdoadas e que pobres poderiam colher livremente das plantações dos ricos é um tapa na cara de quem prega o Estado mínimo e não intervenção do Estado na economia.

    • A essa altura convém salvar a dignidade. Não vou bancar o crente, negando a ciência, para tentar ganhar votos. Votos de quem???
      Já basta todos recuos da campanha de Haddad. Esse negócio de parar de falar em Lula, mudar de cor (de vermelho para verde e amarelo), desistir da constituinte não rendeu um ponto nas pesquisas, pelo contrário, parece que está piorando.
      Chega!!!
      O negócio é ser direto no que interessa, luta de classes. Bolsonaro representa os interesses dos mais ricos, dos patrões. Se o trabalhador pobre acha mais importante salvar a sua alma do que salvar sua própria subsistência econômica, paciência, tem que respeitar e ponto! A religião sempre serviu aos mais ricos mesmo!

      • Como eu expliquei a minha sugestão não é do ponto de vista do Maquiavel. É autêntica: tem tanta coisa boa para discutir, chamar alguém de ignorante porque acredita é criacionismo não é sábio. Quanto ao Haddad defender o Lula e todas as outras coisas, estou de acordo.

  • Mino Carta acerta na expressão medieval para definir essa situação. Medieval no sentido da pré-moderno, isto é, anterior as revoluções burguesas e a ampliação dos direitos da cidadania no século XX. por isso, sempre acreditei ser um exagero chamar esse "movimento reacionário" de fascismo, que de certo modo é quase um elogio para essa horda bárbara. A Inquisição, não por acaso contemporânea do nosso nascimento como civilização, é o paralelo mais próximo a tudo isso que temos assistido nestes últimos anos no Brasil.
    Já que insistem tanto em uma autocrítica, aqui vai uma: fomos muito ingênuos e otimistas de mais, talvez imprudentes, em relação a experiência histórica do petismo, só isso explica enfrentarmos tão despreparados essa reação de nossa eterna idade média situada no presente eterno e sem futuro.

    • Não sei, não. A Idade Média trouxe também o despertar das luzes humanistas, cujo embrião estava embutido nos monastérios e bibliotecas de castelos onde foram preservados os tesouros gregos, persas e romanos, entre outros. Aqui estamos mais para a vida nas cavernas com brutamontes empurrando uns aos outros, só isso.

      • Verdade, mas me referia à Inquisição Portuguesa não à Idade Média dos tradutores, dos filósofos e dos artistas, que só chegaram de contrabando até nós muitos século depois.

      • Fundamentalismo cristão tosco. Acordem católicos..
        O voto de voces reverte isso em uma semana. E da um banho nesses fajutos

  • Alto lá, Brito. Os primatólogos que estudam gorilas atestam a inteligência e a generosidade desses animais. O "homo brasiliensis bolsonariensis" não passa de um lêmur ensandecido dançando com um celular nas mãos. À beira da extinção.

  • O gênio Olavo de Carvalho defende que a Terra NÃO gira em torno do Sol. Está lá no YouTube.

    • Gira e não gira, depende de onde seja o referencial. Todo movimento é relativo, portanto, do ponto de vista de um observador num referencial ligado ao Sol, a Terra gira, do ponto de vista de outro observador com referencial ligado à Terra, o Sol gira. Mas note que o estudo dos movimentos dos corpos no sistema solar, estes são muito mais simples (orbitas elípticas) se observado de um referencial ligado ao Sol do que a maluquice que são se observado de um referencial ligado à Terra, ou ao "genial" filosofo(?).

      • Olavos-de-Carvalho todo país tem um, e sua missão é lutar furiosamente pela escravização eterna de seu país.

  • São os filhos dos apoiadores da ditadura que estão agora aplicando aquilo que lhes foi ensinado...o mesmo daquela burrice que ouvi outro dia de um militar aposentado; na União Soviética ou vc comprava o pé esquerdo ou o direito.
    É bem o raciocínio dos militares, o raciocínio binário, se não é isso é aquilo. Coitados vão descobrir que o mundo evoluiu e a política internacional com ele incluisve tronando-se mais complexa e mono binária,isto é, não mais EUA X União Soviética. Por isso ele querem recuar 50 anos .

  • Entendo a preocupação sincera, o medo e a ansiedade que parecem apavorar o veterano e tarimbado Jornalista Fernando Brito. Entretanto lamento dizer que esse tipo de manifestação e crítica não tem sortido o efeito esperado. Manipuladas e cegadas pelo ódio e anti-petismo patológico que lhes foram inculcados pelas ORCRIMs midiáticas e judiciárias e falsos pastores, sobretudo neopentecostais, massas populares não se sensibilizam mais com esses conceitos retóricos de "civilização", "evolução" e "direitos humanos". O que as campanhas ditas de "esquerda" ou "centro-esquerda" - PT e PDT à frente- deveriam ter feito desde o início é desmascarar e desconstruir o candidato nazifascista, mostrando todos os crimes públicos dele, registrados em áudio, vídeo e por escrito, nos diários da Câmara Federal, que ele habita há mais de 2 décadas. Agora parece tarde; mesmo assim ele tem de ser desmascarado e desconstruído, diariamente, antes, durante e após essa eleição farsesca e fraudulenta.

  • "O general, um gênio, diz que não quer negar a existência de de Darwin, mas que sua teoria da evolução “deve ser ensinada ao lado do criacionismo (a ideia de que Deus criou diretamente o homem)”.

    Não é "jenial?" Darwin e o creacionismo? Isso é brincadeira?

  • esses "mais instruidos" colocam os filhos em escola particular
    estão se lixando para a qualidade do ensino
    quanto mais burra a população melhor - assim se forma uma nação de escravos obedientes e disciplinados

    • Já estou quase achando que merecem...ser escravos pra sempre.

          • eu desanimo, mas logo recupero e parto pra luta
            temos muita coisa em jogo

          • O nosso farol LULA repete exaustivamente...Andemos de cabeça erguida...amarraram nossos pés nessa eleição e ainda fomos ao segundo turno...contra judiciário....militares....recursos computacionais dos EUA...o PT é um símbolo...um símbolo de luta vitoriosa pela liberdade...igualdade e justiça social.....

          • Mais.....essa desgraça que pretendem eleger
            .....será mais um signo mítico para reforçar a força do PT...Vamos juntos....

    • Empresários de países em desenvolvimento são como crianças. Precisam de proteção até que se tornem fortes, para então andarem com as próprias pernas sem ajuda do Estado. Tomara que o Bolsonaro, caso ganhe, cumpra as promessas de Estado Mínimo e deixe nossas empresas competirem no livre mercado. Vamos ver quem sobrevive. Se o Estado Mínimo sem subsídios vale para os pobres, já que o cobertor é curto, espero que valha também para os empresários. Viva o livre mercado. Que ninguém peça ajuda subsidiada em material de construção, BNDES, nada. Zero. Vão todos aos bancos privados, aos hospitais privados, aos colégios privados, tudo bem em conta, uma beleza! Talvez queiram continuar pequenos, pois crescer dói.

    • Sim , a tal Hegemonia cultural de Gramsci...
      Mas para eles Hegemonia cultural é coisa de petralha , pois para este povo o capitalismo e a tradicional família são atributos divinos , foram criados naturalmente

    • Não é bem assim Rita. Já sei de amigos que foram duramente pressionados e muitos sendo demitidos de escolas caríssimas que já estão se adaptando aos novos tempos.

      Em muito pouco tempo só teremos escolas "sem partido" repleta de alunos sem cérebro, com professores modelo Bonner.

      • ué?
        não foi exatamente o que falei?
        esses pais colocam em escola particular onde eles mandam e ditam o que pode e o que não pode ensinar aos filhos.
        quanto mais rico, mais poder de decisão tem

Related Post