Mujica dá lição moral em representante da ONU

mujica

Dá gosto ver um presidente defendendo a soberania de seu país, ainda mais quando se trata de defender uma lei justa e moderna, como deveriam ser todas as leis. Eu destaquei em negrito aquela que eu achei a melhor parte da argumentação de Mujica.

No Correio do Brasil

Mujica rebate crítica de dirigente da ONU contra liberação da maconha

14/12/2013 15:17

Por Redação, com RT – de Montevidéo

Presidente do Uruguai, José Mujica chamou de “mentiroso” o chefe da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, Raymond Yans, e denunciou a existência de manipulação nas exigências deste organismo antidrogas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mujica reagiu às declarações de Yans, que comparou o Uruguai aos piratas, “por não respeitar as convenções internacionais”, disse, após acusar as autoridades uruguais de descartar o diálogo.

– Digam a esse velho que não se meta. Que venha ao Uruguai e fale comigo quando quiser, mas não fique jogando para a platéia – disse o presidente uruguaio, em uma entrevista a um canal de TV de seu país.

O mandatário avisou também que pedirá explicações sobre a desigualdade no trato com o Uruguai, em comparação a outros Estados, nos EUA, onde a maconha foi legalizada sem nenhum problema com a ONU.

– (Yans) Terá que esclarecer o que se passa em um montão de Estados norte-americanos em que cada um deles, apenas na capital, já supera a população que tem o Uruguai. Ou tem dois discursos? Um para o Uruguai e outro para os que são fortes – sublinhou Mujica

Nesta quarta-feira, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo onde a maconha foi legalizada, com a distribuição e a produção sob controle das autoridades. O governo, após uma longa discussão com os cidadãos uruguaios, encaminhou ao Parlamento o projeto de lei que foi aprovado por ampla maioria. Um dos principais argumentos em favor da nova Lei é o combate à violência e ao narcotráfico.

– O narcotráfico é pior do que a própria droga – afirmou Mujica.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. O mundo não está preparado para a liberação das drogas ilícitas. Sobretudo alguns donos de helicópteros que, mesmo flagrados transportando essas drogas ilícitas, nunca são presos.

  2. Que moral tem a ONU para dar sermão em países como o Uruguai. Desde 1948 está para criar um estado palestino, como criou para Israel, e por pressões de seus tutores, não o fez até hoje, criando uma injustiça para com os povos palestinos. E o conselho de ” segurança ” que dele só fazem parte países que são os maiores exportadores de armas do mundo.

    1. Quantas resoluções (ou seja lá que nome tem) esse conselho de segurança emitiu em relação aos constantes ataques e invasões de território em relação a Israel? Quais foram os resultados práticos delas? Que eu saiba somente novos ataques e invasões israelenses em territórios palestinos.

  3. Mal-comparando, ainda hoje se tenta combater o jogo do bicho. Um dia a gente vê uma batida nas travessas da cidade do Rio, e noutro, algo parecido noutro e noutro estado. Tudo pra quê? Só se for pra algum dos policiais que fazem a batida tirarem proveito financeiro, porque, a bem da verdade, são décadas, talvez séculos em que existe o tal jogo, todo mundo faz sua jogada, um bando de gente enriqueceu e enriquece, inclusive em escala descendente de família (herança), e o negócio continua com um bando de pobre fazendo a banca, e os ricaços armados até os dentes, donos de tudo no mundo, prontos ´pra arrebentar quem cruze seus caminhos. Se legalizado, embolado no meio das loterias federal, o povo prosseguiria jogando, mas oficialmente. Quem ganharia e quem perderia? Eu sou a favor da legalização da maconha, nem que seja até o dia em que o Estado verificará se fez certo ou errado, voltando atrás, se for o caso. Mas, vale a pena experimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *