Asilo a Snowden: Dilma deve convidar todos ao debate antes de decidir

snowden

Por uma questão de coerência, o Brasil, em princípio, deve ser simpático ao pedido de asilo feito  por Edward Snowden.

Afinal, foram suas revelações sobre a espionagem americana que nos fizeram saber que nossa Presidente e a Petrobras estavam “grampeadas” pela NSA.

E o Brasil reagiu a isso com o protesto que deveria fazer e a atitude que deveria tomar: suspender a visita diplomática de nossa Chefe de Estado aos EUA.

Embora seja difícil justificar retaliações ao Brasil por conceder asilo a um cidadão que, do ponto de vista fático, só fez bem à humanidade, dando-lhe  ciência da bisbilhotagem que sobre ela se faz, em seus telefones e computadores, não há dúvidas de que esta é uma decisão séria e capaz de consequências no plano das relações políticas e comerciais.

Ao mesmo tempo, ela tem o significado de ratificar a posição brasileira como a de um interlocutor de peso nas relações mundiais e isso não é pouco.

Entramos num ano eleitoral e a proximidade das eleições vai, progressivamente, transferindo aos representados as decisões de seus representantes. Decisões graves, em final de mandato, devem, em geral, aguardar a manifestação do eleitorado.

A sobre Snowden, entretanto, não pode esperar tanto. Dilma terá de decidir e tem legitimidade para isso, plena.

Mas será saudável para o povo brasileiro que ela o faça após consultas às forças políticas do país, tanto as que a sustentam quanto às que a ela se opõem.

Será esclarecedor para o povo brasileiro saber o que pensam os tucanos e o aglomerado Eduardo Campos-Marina Silva pensam a respeito da espionagem americana e da eventual  proteção a ser dada por nosso país ao homem que permitiu ao mundo conhecê-la.

Aécio Campos apoiaria a ideia de proteger quem denunciou o “grampo” da NSA nos telefones que pretende usar no Planalto?

Eduardo e Marina estariam a favor de defender a soberania sobre o nosso petróleo abrigando o  homem que denunciou a invasão dos computadores por espiões americanos atrás dos segredos do pré-sal?

Creio que é direito do povo brasileiro saber, antecipadamente, como pensam os que pretender dirigir o país, embora a decisão caiba apenas à Presidente que legitimamente os representa.

Mas fará bem ao país e à lisura do processo eleitoral ter-se uma manifestação inequívoca de todas as forças políticas.

Creio que nem mesmo os tucanos podem se opor a isso.

Afinal, seu chefe Fernando Henrique Cardoso, quando quebrou o país às véspera das eleições de 2002, chamou todos os candidatos ao Planalto para comunicar a necessidade de estender o chapéu ao FMI, depois daqueles anos de “eficiência administrativa” e “boa gestão das finanças públicas”.

E todos corresponderam ao convite, civilizadamente.

Têm, portanto, agora, o dever de manifestar-se sobre um tema sobre o qual o povo brasileiro tem o direito ser esclarecido em todos os seus motivos e extensão.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Concordo plenamente, vamos chamar cada um para opinar sobre seu ponto de vista e escolhas.

    A verdade é que liberta.

  2. Não sei não se para o Snowden é uma boa ideia viver no Brasil. Com o tanto de agentes da CIA infiltrados no Brasil, a nossa imprensa à serviço dos EUA, os coxinhas e reaças mais a oposição entreguista ele correria sério risco de vida. Com tantos países sob o poder dos EUA acho que ele estaria mais seguro na Coréia do Norte do que nos países ocidentais. No Brasil ele se tornaria um alvo fácil dos EUA, ainda mais depois que ficamos sabendo que a PF estava na folha de pagamento da CIA.

  3. Fui ler os comentários dos leitores da Folha. É impressionante como eles são alienados. Naqueles três primeiros comentários que aparecem como os mais votados o chamam de traidor. Depois esses leitores do PIG não querem ser taxados de alienados. O estrago que o PIG fez na mente de alguns de seus leitores transformou-os em completos ignorantes políticos vivendo num mundo à parte. É impressionante vê-los defender os EUA que prejudicou tanto o Brasil.

  4. Eu discordo de que a presidente Dilma deva consultar as oposições e as lideranças políticas e empresariais para saber se deve ou não conceder asilo político a Snowden. Ele já se revelou que hoje ele se considera um apátrida frente às perseguições e captura que o seu país vem promovendo. E o desejo dele, escolha pelo Brasil, tem um significado político super importante, porque foi Dilma quem reagiu primeiro no seu discurso na ONU sobre a bisbilhotagem norte americana.
    Seria justíssimo que o benefício que o país teve, agora premiá-lo com o asilo.
    Well come Snowden!

  5. Isso é armação ! Vocês acham que o avião passaria pelos controladores americanos no trajeto para o Brasil?

    1. Sim, principalmente se fosse Russo, a exemplo dos bombardeiros que passaram em território dos vira-latas colombianos que ladraram, ladraram, mas nada podiam fazer.

  6. tem que ficar na Rússia ou na China, pois são os únicos países que tem poder bélico para enfrentar os eua..aqui no Brasil ele seria morto por algum coxinha demente pró eua ou agente do serviço secreto deles ou um agente do nosso pago por eles…e tb tem os medrosos deste país que vão ficar bem histéricos e espalhar que os eua vão invadir o Brasil por causa do Snowden….para ele ficar no Brasil nó tínhamos que ter no mínimo metade do poderio militar da China e da Rússia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *