Petrobras começa 2014 lançando ao mar o desafio de dobrar a produção de petróleo

3ps

O ano virou com algo no mar além das oferendas a Iemanjá.

Três plataformas, construídas no Brasil, iniciaram sua jornada para viverem 30 anos ao largo da costa brasileira.

A P-62 deixou, segunda-feira, o Porto de Suape, em Pernambuco rumo às águas de Campos, onde vai operar no campo de Roncador.

A P-61 deixou o porto de Angra dos Reis, a caminho do vizinho campo de Papa-Terra, onde vai operar ao lado da P-63, que chegou em novembro à sua locação.

E a P-55, que já está em Roncador, terminou os trabalhos das primeiras ligações e entra em produção.

As três, juntas, vão produzir quase meio milhão de baris de petróleo, a cada dia.

O que é um acréscimo de mais de 20% na produção de petróleo no Brasil – e olhe que nenhuma delas vai operar na nova fronteira do pré-sal.

Este aumento não virá de uma só vez, nem rapidamente.

O processo de ligação das plataformas à dúzia – ou mais – de poços que a ela se conectarão é lento e meticuloso.

Vai ocorrer ao longo de 2014.

O que vai ser rápido é a ocupação que eles, no mar, deixam nos estaleiros nacionais.

Em março, uma nova leva de navios plataforma começam a ser feitos ou equipados.

Nada é rápído como um pregão de bolsa ou  como o overnight.

Mas produz riqueza real.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Uma resposta

  1. PETROBRAS, por isso que me ufano de meu país. Desejo que toda a riqueza de meu país seja de propriedade do povo, que forma a NAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *