Em outubro do ano passado, diante dos atrasos na obra – segundo ele provocados por chuvas – o Governador do Mato Grosso, Silval Barbosa anunciou que o trecho do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) incluído no programa de mobilidade urbana para a Copa seria colocado a rodar em duas etapas.
A primeira, ligando o Aeroporto de Várzea Grande – município vizinho – à área do estádio e ao Centro estaria operando, claro, para a Copa, com 15 km. A segunda, que vai do Centro ao bairro de Coxipó, com cerca de 7 quilômetros, funcionaria até o final do ano.
Isso, aliás, era uma possibilidade aventada desde a assinatura da ordem de serviço para o início das obras, em razão dos atrasos provocados por exigências do TCU e por recursos apresentados por empreiteiras derrotadas na licitação.
Óbvio que é um atraso indesejável e o governo federal, que é quem paga a obra, deve triplicar a atenção sobre seu andamento. Mas também é um fato que nada se alterou neste novo cronograma, anunciado no dia 23 de outubro.
Fui conferir na imprensa local e achei a reafirmação deste plano.
Porque é que eu sei disso? Porque fui apurar tudo o que já se publicou sobre este atraso.
E o fiz porque fiquei horas engarrafado na Ponte Rio-Niterói ouvindo, a cada dez minutos, que não haveria VLT em Cuiabá e, depois, uma “correção”, dizendo que, depois da repercussão negativa da notícia, o Governo “havia prometido” entregar uma parte do VLT, mas não sabia dizer nem qual, nem quando.
Vou reproduzir o trecho do jornal da emissora sobre o VLT para ver se você encontra alguma menção ao funcionamento do trecho que servirá à Copa:
“A maior obra de Cuiabá para a Copa do Mundo deve ficar pronta somente em dezembro. O governo do Mato Grosso admitiu hoje que a instalação do metrô de superfície leve sobre trilhos – o VLT – terminará pelo menos seis meses depois da última partida do torneio. O prazo contratual era em março desse ano, mas os 22 quilômetros de trilhos nem sequer começaram a ser instalados. O projeto tem custo estimado em R$ 1,5 bilhão”
E tome de comentários, indignações, ataques ao governo brasileiro.
Criticar o atraso da obra não é um direito, é um dever para a imprensa.
Agora, “requentar” uma notícia de três meses e omitir parte dela para exibir um cenário de caos não é ser jornalista, é ser manipulador.
6 respostas
Começo a considerar que há mesmo uma conspiração planejada para a oposição voltar ao poder. Nesta jogada de canalhas a mídia golpista com concessão pública segue à frente manipulando informações e provocando insegurança aos brasileiros. Da justiça, com esse STF já não se pode esperar nada. O Governo deve respeito aos cidadãos e não tem o direito de permitir que a manipulação dos golpistas continue sem impor nenhum constrangimento, ao contrário, ao que tudo indica continua pagando essas emissoras com dinheiro dos brasileiros, inclusive emissoras que devem aos cofres públicos. Enquanto isso o STF impõe a condenados sem provas que devolvam ao Banco do Brasil dinheiro que o próprio banco diz que nunca saiu dos seus cofres. Como entender tudo isso, parece coisa surreal.
Franklin Martins na secom
Engraçado. Enquanto alguns governos pagam uma nota preta em assinaturas e propagandas em jornais que, por esse motivo, os defende com omissões e ataque aos inimigos, o Governo Federal faz a mesma prática, propaganda e assinatura de jornais, mas o efeito é o contrário.
Alguma coisa esta errada, e a incompetência tá forte ai!!!
Confirmando o que diz o Paulo Henrique Amorim, a CBN é a rádio que “troca” a notícia.
Para quem não ouve a emissora entender o trocadilho: o slogan da CBN é “A rádio que toca a notícia”.
Sou morador do Estado do Mato Grosso e fui criado em Cuiabá, minha família ainda mora em Cuiabá, vários viadutos e pontes já foram inaugurados e são obras de mobilidade para a copa do Mundo de 2014. Por que a mídia golpista não anuncia isso, aliás o último viaduto inaugurado em Cuiabá foi na década de 1980, de lá pra cá nada tinha sido feito por nossa capital (e passaram por lá vários tucanos na prefeitura e no governo estadual), hoje Cuiabá é a capital com maior número de obras para a copa, uma revolução.
Qual a principal obra do Governo paulista para a Copa??? O Estádio saiu nos último minutos do segundo tempo e até onde sei é do Corinthians. São Paulo a poucos meses não sabia se seria sede, apresentou um projeto fraco de reforma do Morumbi, São Paulo não é a locomotiva do País.
Cuiabá tem mais obras do que toda a cidade de São Paulo e serão inauguradas com mais velocidade que as obras do metro paulista.
Na cidade de Barbalha-CE existe uma fábrica de VLT.