Petrobras investe R$ 99,2 bi no Brasil em 2013. Precisa explicar por que a odeiam?

INVEST

O gráfico aí de cima mostra os investimentos da Petrobras ao longo de cinco períodos de governo: dois de Fernando Henrique, dois de Lula e os três anos de Dilma Rousseff.

Eu creio que dispensa explicações, não é?

O investimento da Petrobras, nos últimos anos, investiu  no país o mesmo que 80% de todo o capital estrangeiro que nos chegou como investimento direto.

Este ano, foram R$ 99,2 bilhões de dólares.

Investiu mais que todo o investimento do Orçamento da União, o governo propriamente dito.

Num país que festeja quaisquer 100 milhões de dólares de investimento, 45 bilhões por ano o que são?

Este é o tamanho do esforço da Petrobras para desenvolver a exploração do pré-sal.

É dinheiro que, sem esse compromisso, estaria tinindo no caixa da empresa e engordando os dividendos de seus acionistas: menos da metade do Governo, mais da  metade de privados.

Mas não está: está virando sondas, navios-plataforma, gasodutos, refinarias…

E isso são obras que levam anos de projeto, execução, acabamento e preparativos para a operação.

É obvio que explorar petróleo 2 mil metros abaixo do nível mar, com mais quatro quilômetros de rocha a perfurar, não é como negócios onde você começa hoje e já lucra daí a dois meses.

Sabe aquela cena do petróleo jorrando da boca do poço? Esqueça: não pode vazar uma gota.

Uma empresa que vem investindo quase 50 bilhões de dólares por ano não pode ser avaliada como quem avalia uma livraria ou um armarinho: quanto foi sua féria, hoje?

Mas os inimigos da Petrobras sacodem  números alarmantes.

Chegam a usar, como mostrei aqui, sites de picaretagem na internet para dizer que a empresa vai falir.

Conversa. Sabem que este ano, e mais ano que vem, e mais no outro, todo este investimento vai virar receita e precisam desacreditar a ideia de que podemos explorar nosso próprio petróleo.

E que, com ele, finalmente possamos formar capitais próprios e deixarmos a condição de colônia financeira.

É a nossa independência o que os horroriza.

É o Brasil que lhes mete medo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

4 respostas

  1. A Petrobras volta a decepcionar – palavras da GROBO com William Wack
    agora no telejornal.
    Tem que ser cortada a verba dessa empresa antinacional!
    Claro que estou falando da GROBO!

  2. A pergunta que eu faço é: pode um país se tornar uma grande potência, convivendo com tantos traidores internos, e ainda alimentando-os com gordas verbas publicitárias ? Eu gosto de dizer que o PIG é inimigo do PIB, e talvez não seja loucura pensar que nossa imprensa já representa de saída, menos dois pontos no PIB.

  3. Acabei de comentar na postagem sobre a notícia da Folha, mas vou repetir o raciocínio aqui:
    Se o governo, usando a CVM, for atrás de quem está comprando ações da Petrobras nos últimos anos, vai achar, com certeza absoluta, os donos de nossa imprensa e seus associados.
    Qualquer pessoa medianamente informada sabe que a petroleira vai começar a dar grandes lucros nos próximos dois a três anos, e continuará assim durante vinte ou trinta anos, se não por mais. Ações com preços derrubados continuamente nos últimos anos, mas sempre compradas por “alguéns” vão se valorizar muito, dobrar, talvez triplicar de preço em termos reais.
    Não é só medo do Brasil, é rapinagem doentia de uma elite que se mantém pensando como a pequena nobreza portuguesa que só vinha para cá pensando em arrancar cada centavo da terra e cada gota de sangue e suor da bugrada / negrada, e voltar para o Reino, rico e respeitável com cabe bem a um aristocrata. Mais de quinhentos anos passados, e esses infelizes ainda não conseguem ter raízes nem laços com a terra de onde arrancam toda sua riqueza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *