A declaração do advogado dos dois acusados -e confessos – disparadores do rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade são por demais graves para que fiquem apenas no campo das especulações.
Se é verdade, e não simples manobra diversionista, que aqueles dois jovens estavam recebendo R$ 150 por manifestação, isso significa que há gente de poder econômico nesta história, embora seja claro que não se pode dizer que todos recebiam uma “blocada” para fazerem arruaças nas manifestações.
O fato é que tem gente com dinheiro e interesse político nisso, seja do lado da defesa dos acusados, seja financiando manifestações ou – o burro aqui é velho – de ambos os lados.
O fato é que se tem de procurar, agora, as indicações materiais destes fatos narrados pelo advogado.
Comprar fogos ou alugar ônibus deixa rastros que podem ser seguidos e identificados.
Os dois guris, embora com culpa indiscutível no homicídio (até porque ninguém confessa um homicídio assim, espontaneamente), do ponto de vista da organização do conflito são evidentemente insuficientes.
Se foram explorados politicamente nas manifestações ou agora (ou ambas as coisas, repito) é que estão sendo, é dúvida que não pode permanecer.
É hora de para com estas sandices de criar uma lei “antiterrorismo”, porque temos aqui leis suficientes para, se a polícia quiser fazer algo além de dar bordoadas – e a investigação, neste caso, finalmente, parece estar sendo séria, pela Polícia Civil – enquadrar quem esteja formando e financiando isso.
Mas isso não pode parar nos dois rapazes, que foram os agentes do crime.
Os seus mentores e organizadores não usam bermudas.
Talvez usem até paletó e gravata.
46 respostas
Vamos apoiar o projeto do Beltrame. Ele o levou ao Senado porque em novembro último o Zé bundamole da justiça nem quis lê-lo.
E, Brito, para com esse papo de que não precisa criar lei porque já as temos. Ter, temos, mas não são claras e são conflitantes, permitindo que policiais sejam punidos e criminosos permaneçam soltos.
O sujeito que matou o cinegrafista foi preso e tiveram de soltá-lo por três vezes. Essas leis que existem devem ser jogadas no lixo e um conjunto de novas, muito bem definidas e modernas, devem ser adotadas.
Vamos ajudar o Dirceu pagar a famigerada da multa.
Nome: José Dirceu de Oliveira e Silva
CEF – Caixa Econômica Federal Banco 104
Agencia: 4072
Operação: 013
Conta Poupança: 00027569-2
CPF: 033.620.088-95
Cadê a Abin e a Polícia Federal?????
Fátima a própria Dilma no face fez constar que requeria à PF colaboração nas investigações. Se ainda não estiverem nessa investigação devemos ao ocioso Ministro da Justiça.
Não existe PF porque no governo Dilma, não existe ministro da justiça.
Pior, ancora de jornal da Band, o Boechat, fazendo apologia a dilapidação do patrimônio publico, ir pro quebra – quebra e o sujeito está impune pelo corporativismo da mídia, ninguém de direito vai se coçar para indiciar esse Sr. pseudo- jornalista.
Faço um pedido a todos que escrevem aquí;
Voces que possuem o dom da escrita, o dom da redação, ao Nassif, etc não podem deixar a morte de Santiago Andrade ir caindo no esquecimento.
Acho que esse fato tem que ser usado contínuamente contra o constante e descarado estimulo à violencia feito palas TVs.
Os canais de TV estão fazendo grande barulho na tentativa de afastar de sí a parte da culpa que lhes cabe.
Estão passando a idéia de que são vítimas.Acho que esse rapaz tem que virar um martir contra ao estimulo da violencia nas TVs
A mão dessa gente tambem ajudou a acender aquele foguete !.
A imprensa não é VÍTIMA nesse assassinato! São co-autores.
Vamos mandar emails, mensagens, etc, para todos que possam ajudar nesse caso.
Blogs, deputados, vereadores, etc, etc, etc.
Quem sabe um grande abaixo-assinado.
Devemos nos mecher !
Há figuras incitando o ódio via redes sociais “contra tudo que está aí”, ou seja, contra o PT, que estão fora do Brasil e estão ligados a partidos políticos!
Conhecem aquele “Anonimus”?
Conhecem a turma dos “lindinhos”, nos jornais, revistas, TVs, nos partidos entusiasmados com as “manifestações”?
Tem tubarão bem gordo atrás disso tudo.
Se dependermos da PF do Zé, sabe quando vão identificar alguma coisa, pausa para risos……., nunca. Acorda Dilma, tira o Zé do ministério, enquanto há tempo.
Crime: bloquear vias públicas
Punição: 2 a 6 anos de cadeia.
Beltrame é um Hitler.
Fernando, o problema é que o Chefe da Polícia Civil do RJ já declarou que a investigação se encerra com a prisão dos dois jovens..não dá pra entender essa atitude da Polícia e muito menos o pq da PF não ter entrado no caso..esses rapazes são bosi de piranha, tem gente grande financiando ..
Boa noite,
sempre bati numa tecla vital nossa e da nossa democracia, a constituição de 88. A constituição ela trouxe vaias benesses para o povo do Brasil, mas esqueceu de alguns de itens nos mausoléus da mesma. Posso identificar dois fatos em vários como por exemplo: Uma reforma agrária baseada na elite do Brasil, uma justiça para pobres, de fardas, ricos… Disse que seria dois, mas fico indignado com tanta brutalidade contra nossa gente no dia a dia. Fato esse expresso nesse garoto que acendeu o rojão. Mas para e penso e as mortes e ameaças dos de fardas a nós sem julgamento, as anistias aos ruralistas, o monopólio sobre a TV exercida sem dó e nem piedade e assim se vai. Esse garoto esta sendo julgado por não participar dos Black Blocs ou tão pouco por acender o rojão, mas sim para mostra aos que querem mudanças que elas não virá de forma nenhuma e que devem ficar nas catacumbas da constituição de 1988.
SE QUIZEREM, TA FÁCIL. Sigam (de marcha à ré) a grana que está pagando o advogado dos moleques e os passos de dona Sininho (seus contatos no face, o HD de seus nots, a memória dos seus celulares) e se chegará aos CHEFES DA MANADA. Quem paga o advogado, se dizem que os guris são “pobres” de se expor por 150,00? Quem são seus clientes? Como ele sabia do dados do “acendedor” do rojão? Qual a relação dele com a Sininho? Porque levar um “estagiário” à delegacia pra fazer a apresentação de um criminoso? Como a Sininho teve acesso ao celular do estagiário? De onde se conheciam? A Sininho tem mesmo relações com políticos cariocas? Quais políticos e que tipo de relações seriam? Perguntas simples, cujas respostas esclareceriam bastante essa “marmelada” que tentam ensenar.
edmar, continuo batendo nessa mesma tecla: a Sininho é o canal, ela ligou para o advogado e falou em nome do Deputado Freixo do Psol, tá toda hora na delegacia e além do mais postou no seu face uma prestação de contas de dinheiro doado por políticos, é por aí mesmo concordo contigo
Muita gente queria o retorno das manifestações.
Marina por exemplo declarou que a unica chance da oposição a presidência da republica em 2014 seria com as manifestações retornando com força total.
Sei não.
eu acho que a Sininho está monitorando os rapazes para ver ser eles vão abrir o bico..
Alguém disse que o garoto da foto que se agacha e acende o rojão não é parecido com esse que se apresentou.Tive a mesma sensação.
O que se entregou e confessou é moreno e o que acendeu o rojão pelo cabelo liso parece ser branco.
Mas não sou especialista.
Outra, é obvio que alguém poderoso estava arregimentando pessoas para colocarem fogo na pólvora que eram as manifestações. Nem todos estavam lá para arruaças ou por serem pagos, mas no final eram envolvido pela baderna.
Também não me pareceu o mesmo. Mas acho que a polícia vai parar nos dois. O que é sintomático e que a PF tá comendo mosca é que os dois demonstram um medo imenso por suas vidas. O primeiro disse que recebeu vários telefonemas forçando ele a se entregar. Era só quebrar o sigilo dele pra ver se é verdade e quem eram. O segundo também disse que temia por sua vida. A coisa é grave, mas pelo jeito as instâncias judiciais (Polícia Civil, PF, Procuradoria, Min. Justiça) vão tratar como se fosse um crime de dois jovens que “de repente” resolveram soltar um rojão. Não sei, mas os dois vem da Zona Oeste, o advogado já defendeu vereador miliciano cuja presença é forte lá, tá tentando jogar a bomba pro Freixo… Não dá pra acusar ninguém, mas se a gente começa a juntar algumas peças não me parece que seria nada difícil para as instâncias de Justiça, se é que as temos.
A face de dois assassinos.
Ponto final..
Prenda-se, peçam de volta
a eles o direito de ir e de
vir, por longos anos..
E coloquem eles em lugares
separados e protegidos, por
que acho que vão querer algo
mais deles….por exemplo
o DIREITO A VIDA.
Essa farsa vai muito mais além porque o CAIO NÄO É O RAPAZ DA FOTO.
E a GLOBO ARDILOSAMENTE CONDUZ AS INVESTIGACÖES.
HÁ UM FORTE CHEIRO DE GOLPE NO AR
SE A PF, O GOVERNO, O PT, E OS BLOGS SUJOS, NÄO DESMISTIFICAREM ESSA FARSA SEREMOS TRAGADOS POR ELA.
Caio não passa de um bucha de canhão. O cara que acendeu o rojão é branco, latino, tem cabelos compridos, aparentemente de classe média e provavelmente ligado ao PSOL, como aquele que foi preso em Brasília estilhaçando os vidros do Itamaraty. Além disso podem notar que o Caio é pardo, tem cabelo curto e em nada se parece com o real autor do assassinato do jornalista. Estranho mesmo é a polícia do Rio querer encerrar a investigação a toque de caixa, sem chegar aos reais mandantes deste crime bárbaro, que são aqueles que financiam estes arruaceiros de aluguel. Apertem a Sininho que chegarão ao Capitão Gancho, Peter Pan et caterva.
Achei isto também..
Essa história de espontaneidade é pura lorota de quem defende esses
grupos. Black blocs, anonymous, e outros grupos semelhantes usam métodos antigos e bem conhecidos, a novidade é somente o Facebook. O resultado é também antigo, sempre nocivo para a sociedade brasileira. A máscara é para encobrir a cara do alienado manobrado. Se fosse para enfrentar uma ditadura essa gente nada faria, conforme se diz no popular, passaria a “mijar para trás”. A coisa mais fácil seria identificar os mascarados, antes que toquem fogo em mais alguém na rua. Mas, se forem identificados, as surpresas serão muitas, veremos então constatado que esses mascarados não são os verdadeiros filhos da “mãe gentil, pátria amada Brasil”. Enquanto nada disto for feito eles vão ficar vadiando pelas ruas, e a arruaça urbana e outras mortes serão garantidas. Entre as pessoas que conheço, de todas as idades, nenhuma diz ter simpatia por esses mascarados. A verdade é que a maioria do povo brasileiro renega esses sectários. [Chico Barauna, 12-02-2014].
… Mas se ele delatar os mandantes [os autores intelectuais] do crime hediondo, terá redução da pena! E ajudará a Polícia federal a identificar os terroristas da DIREITONA…
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Não vi o tal projeto que pretende considerar terrorismo a violência nas manifestações mas acho que há aí o dedo da direita, visando ao MST e a outros movimentos populares legítimos.
Por outro lado, Brito, não acho a legislação hoje existente, muito esparsa e com vários sentidos, suficiente para coibir a violência. Tanto assim que os bandidos são detidos e imediatamente soltos e, quando não, aparece um juiz para soltá-los. Como foi o caso daquele bandido filhinho do papai que estava quebrando tudo na Prefeitura de São Paulo naquelas manifestações (nem espontâneas, nem pacíficas) de junho passado.
Aqui no meu Estado, houve até procurador declarando que, como não havia proibição no Código Penal, era perfeitamente lícito mascarar-se e inconstitucional a proibição de máscaras.
Permita-me, então, transcrever partes do Art. 5º da nossa Constituição Federal que, devidamente regulamentados, colocariam a meu ver, a necessária ordem nas manifestações:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
…………………………………………………………………………………………………………………………………..
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
……………………………………………………………………………………………………………………………………
XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
…………………………………………………………………………………………………………………………………..
XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
Para qualquer leigo alfabetizado, está dito aí, cristalinamente, que a Constituição não permite usar máscaras nas manifestações (vedado o anonimato), é proibido usar armas (quaisquer que sejam) e grupos como os Black blocs cometem crime inafiançável e imprescritível.
Só que, para os “especialistas”, muitos deles advogados (às vezes a própria OAB), procuradores e até juízes, todos esses preceitos constitucionais parecem ser puro enfeite, por falta de regulamentação.
Os bandidos vão para as manifestações “pacíficas” (???) mascarados, armados, formam grupos e nada lhes acontece. A mídia, corresponsável, preocupa-se, apenas, em criminalizar a polícia, com o apoio velado de quem, à falta de votos, está interessado no caos e explícito de “intelectuais” bem (???) intencionados.
Como se vê, bastaria regulamentar os incisos acima para acabar a impunidade, inibir a violência, afastando os argumentos das autoridades que, hoje, soltam com a maior facilidade os bandidos baderneiros.
Responder
Incrivel. Sempre tem um Advogado pra dizer que o que esta escrito na Lei, nao e aquilo que esta escrito na Lei.
Desculpem a pitada de humor neste momento complicado, mas é para desanuviar. Neste calor de cinquenta graus, para sair vestido de preto e mascarado quebrando vidraças, tava na cara que tinha um jabá nisso. No Brasil ainda não existe “idealismo” para essas coisas.
Ué, a Dilma deixou a PF de lado, não fez mais concurso. Aliás, era a instituição que eu mais respeitava no Governo Lula, pensei que fosse continuar a aparelhar a polícia, mas decidiu pelo Zé….
Se criarem a Lei coibindo esse tipo de barbárie, tem
também que incluir os incentivadores.
Lembram do caso daquele cidadão que estava depredando
a Prefeitura de São Paulo, os âncoras aplaudiram e até
justificaram a tamanha insanidade do idiota.
Por isso a Lei tem que pegar esses ancora de plantão.
E essa atitude dos colunistas não tem nada a ver com
liberdade de expressão. Então quer dizer, se os baderneiros
matar alguém das Forças de Segurança, destruir o Patrimônio
publico é normal. Agora, que atingiu um homem da Imprensa,
esse mesmos colunistas que incentivaram a violência querem
justiça. Se fosse um homem do povo esses colunistas
estavam botando culpa no Governo, e cada vez mais incentivando
a barbárie, até serem atingidos seus objetivos, Desestabilizar.
A globo e seus pares já têm um cadáver. Agora, vão montar o cenário para apontar UM culpado, seja lá quem for, desde que não seja um dos chefes que dão dinheiro e monitoram a baderna e os assassinos.
gostei deste jorna tijolaço.
Os mascarados promoveram um dia de violência na Venezuela, com dois mortos. Ensaio para o golpe de estado. http://ht.ly/tzbNU
Eu estou achando estranho é esse advogado. Esta tudo muito montado. Daqui a pouco o culpado é o….PT!!!!
Ja pensou?
O rapaz da foto não é o rapaz preso.
Mas e o mesmo sim das fotos das manifestações que vi agora.
Desde que ocorreram aquelas manifestações em 2013,percebe-se uma persistência em provocar e promover destruição, os manifestantes verdadeiros ficam acuados. A sequência dos fatos ocorridos em todo o Brasil, alguém que não gosta do atual governo e da democracia anda muito incomodado.
Curioso: nenhum deles parece com o sujeito filmado.
Curioso também o fenótipo dos “escolhidos”, como a insinuar: “obviamente, não são arianos perfeitos”, ou “cara de nordestino”; ou ainda “coisa de cigano”.
Tem gato nessa tumba …
Mais um Piloto e um Co-Piloto a serem condenados, assim como os do Helicóptero do Pó, dos amigos do Aécio, o que não gosta de bafômetro.
Se esse rojão fosse um “Legaci”, o culpado teria sido a Embraer.
Lamentamos a morte do Cinegrafista, e que os culpados sejam realmente encontrados e punidos, pois, esses dois ai, são apenas os executantes, ou não????????????
Brito, a pergunta correta acho que deveria ser: “Quem é a face atrás do boi de piranha?
A resposta a isso o Psol deve saber. Assim como a Globo e outros.
Nós também sabemos. Ela foi estampada nos noticiários, como imagens e interpretação dos fatos pelos âncoras.
Se ela será penalizada, além dos bois de piranha é outra coisa.
De repente, quem sabe, a elite resolve que o Psol, após seu trabalhinho feito já está dispensado e o descarte como o caroço da manga. Mas isso só vai acontecer quando a vitória, para eles, estiver bem próxima. Até lá o Psol ainda continuará com emprego, apesar de instável. Entretanto, aos serviçais traidores sempre cabe a desconfiança, tanto dos Senhores quanto dos Plebeus. O Psol terá que se esforçar para que, junto com a Força, escape da corda e salve os três dinheiros.
Olha, só tenho um pensamento neste momento: parabéns bad blocs, parabéns toda a direita política brasileira e seus apoiadores, parabéns imprensa oligarca, parabéns extrema esquerda obcecada – conseguiram MATAR todo e qualquer clima de festa pela Copa do Mundo. Estamos vivendo a mais sorumbática véspera de evento mundial que o a humanidade já viu. Novamente, meus parabéns. Apenas encerrando, vou propor um exercício pueril: digamos que os bad blocs vençam, derrubem o governo petista. Digamos que, por um milagre, eles consigam juntar experiência, inteligência e sorte, e afastem a nuvem negra da sedenta direita brasileira do poder. Digamos que consigam estruturar um governo sólido o suficiente para acalmar os ânimos da Nação e dar-nos esperança de dias melhores. Me digam: com quê moral vocês irão enfrentar em 2016 um PT lutando ‘contra tudo que está aí’ e escrevendo nos muros ‘não vai ter Olimpiada’? Se alguém disser que é jogo sujo, é porque precisa de terapia. Cuidado com o que vocês querem, porque podem conseguir.
Estes guris serão mortos na prisão !!
Engraçado como certas punições são bastante convenientes.
Essa história esta muito mal contada.
Começa pelo advogado que, com um desses, o Estado nao precisa de Promotor. Advogado que profere fezes pela boca, falando em nome de seus “clientes”, e complicando-os cada vez mais??
Ademais, existem fotos demonstrando um cidadão de cinza, com calça jeans passando o rojão para os dois suspeitos presos, logo depois o mesmo está la, no meio da tropa de choque apontando para algum canto. Contudo, sobre isso ninguém fala nada, prontamente ignorado, o que nos levanta a maior suspeita que, quem realmente colocou esse rojão na mão dos inconsequentes moleques foi um P2, ou melhor, um policial criminoso.
Percebe-se pela feição dos suspeitos que não sabiam o poder de destruição da “granada” que lhes foi entregue. Mas e ai vem a pergunta novamente: Quem entregou o artefato à eles???
Bom, criminalizar manifestações e espancar manifestantes, parece-me ser a especialidade da corporação Policia Militar.
A verdade esta la fora , na rua, sininho , badalo , black bosta , mpl pig , e partidos de extrema direita como o Psol e PSDB é que nutrem fomentam e dispõe de recursos para comprar esses idiotas.
A PF ja esta cansada de saber que essa laia é quem financia a turma , mas se abrir a caixa de pandora , no dia seguinte o PIG lança materia falando ate da mãe do delegado que vai investigar ou que denunciar.
Fato, muito bunda mole essa nossa policia e justiça.
A quem interessaria uma lei antiterrorista? Seria a um governo que permite a livre manifestação de opinião, claro que não. Talvez até tivesse mais sentido se os grupos violentos conseguissem o que planejaram: o confronto com os tradicionais movimentos sociais. Mas sabiamente, nenhum grupo caiu na arapuca e nas provocações. A turma de plantão do pré-golpe,eis a fonte de pressão. Digamos que consigam, mesmo por alguns dias, impor um golpe. Quem iria para as ruas defender o governo e mais do que o governo, a democracia? Uma lei dessa daria o respaldo ‘legal’ de um golpe paraguaio, não? Cabe a polícia sim resolver o caso dos BBs. Cabe aos legisladores rever problemas pontuais no código civil.
Por quê o rojão mirou o repórter Santiago? Desconfio que houve também racismo no assassinato do jornalista, o que combina perfeitamento com os neofascistas do bando de gangsteres pagos chamados de “black blocs”.
Assistam o filme “Os homens do Presidente” de Alan J. Pakula .A certa altura do filme, vocês ouvirão uma frase fundamental, pronunciada pelo informante: SIGAM O DINHEIRO. E vejam os vídeos de Olavo de Carvalho no youtube; uma das poucas pessoas inteligentes que existem no Brasil e que ajudam a nós ignorantes (inclusive eu) a entender melhor este mundo.