“Chutonomia”, a ciência econômica do jornalismo-urubu

valetudo

 

A composição das matérias acima é só um pequeno exemplo da péssima qualidade e da irresponsabilidade do jornalismo econômico do nosso país.

Não é economia, é “chutonomia”, onde os fatos são “ajeitados” para chegar a uma conclusão pré-determinada.

Não raro, uma conclusão pessimista ou, até, apavorante.

A onda de calor e seca são um prato feito para isso.

Na Folha, a consultoria LCA prevê um aquecimento da economia, com o crescimento das vendas de produtos e serviços ligados ao calor.

O Globo, curiosamente, ouve a mesma consultoria, mas o que dizem só vai lá para o finalzinho da matéria, não sendo considerado para rebater o argumento econômico de imensa profundidade do professor Jose Julio Senna, diretor do BC no governo Sarney, que afirma:

“Há uma deterioração do balanço de pagamentos e uma inflação alta. Os agentes já acham que o governo não toma as medidas necessárias para contornar esses problemas. O verão tórrido acaba exacerbando a falta de confiança”.

Como assim, professor? O pessoal fica de mau-humor? Não tem ar condicionado nos centros de comércio do Mercado?

Ora, é obvio que se chegasse a haver um racionamento ou se houvesse o que não é possível dizer até agora, uma quebra da safra agrícola, certo.

Mas tudo é possível para dizer que o Brasil não vai crescer.

E – aí sim – entra em ação uma regra subjetiva da economia: a das profecias auto-realizáveis, que depende não do sol e da chuva, mas do comportamento dos agentes econômicos: quando só se espera coisas ruins, elas acabam por acontecer.

Não se iluda, caro leitor.

A campanha eleitoral, até junho, está mais no caderno de economia que no de política.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

    1. A minha fica quase que o tempo todo desligada. Ligo algumas horas por semana na tv a cabo, para assistir documentários. Mesmo assim, esses documentários… Por exemplo, History Channel: direitalha.

    2. “Desligue o PiG e economize energia elétrica. O Brasil e seu cérebro agradecem.”

      Taí um slogan com dupla utilidade!

    3. Gostpo do OFF ( apesar de ser da globo ), discovery,Warner,FOX Sport, Sports+, TCM, Todos HBO, Glitz, MGM, TNT. Abertas não vejo a muito tempo…

  1. Chegamos a tradicional Democracia Brasileira. A esquerda construindo, e a direita tramando roubar tudo que for construido. Ate as mascaras os ladroes ja tem.

  2. Economize energia. Não ligue sua TV!
    Previsão do tempo, de chuvas acumuladas nos próximos 15 (quinze) dias:
    – pouca chuva na Cantareira; e
    – chuva acumulada em mais de 100 mm no Sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, além do Planalto Central, ou seja, na caixa d´água do Brasil; e
    – chuva acumulada também em mais de 200 mm na Região de Ribeirão Preto, sul do Mato Grosso do Sul, sul do Piauí, oeste da Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, na fronteira agrícola.
    A coisa esteve melhor pros demo-tucanos.

  3. Pagariamos uma pesquisa, onde o POVO, dissesse a importãncia dos indices de economia em sua s vidas.
    Fazer algo como Economia X Previsão do Tempo. Qual serve mais o POVO.
    E assim por diante. Exemplo Noticias do Brasi X Noticias dos EUA.

  4. A frase do ilustre professor me fez dar uma boa risada espontânea: “O verão tórrido acaba exacerbando a falta de confiança”. Cumequié fessô ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Meu estômago já está revirando. Facebook é um prato cheio. E o pessoal está até colocando boato e reconhecendo que é boato! Recebi uma assim: ‘não temos como confirmar, mas Lula aparece em uma lista das pessoas mais ricas do mundo…’ Política, no Brasil, é tratada pelo cidadão comum como se fosse futebol: meu time é melhor que o seu, vocês nunca vão ser campeões, e… a mais malévola característica: você NUNCA muda de time. O cara odeia o Lula independente dele ser ótimo jogador, nunca levou cartão vermelho, faz 2 gols por partida; Lula é odiado porque joga no OUTRO TIME. Nossa educação política morre na última aula de educação moral e cívica, que já não lá essas coisas. Os políticos brasileiros, quase que os únicos cidadãos que levam política a sério no Brasil, a princípio são idealistas, mas dependendo da formação de caráter, ao perceberem o quão indiferente é o brasileiro à política, acaba indo para o lado negro da Força. É nesse limbo que nis encontramos hoje.

  6. Poxa!Vocês !`
    Naõ lembram do WALTER!É,do Walter Mercado,um mexicano vestido de SENHORA,que dava consultoria ao governo do BOCÃO,E QUE ERA SAUDADO PELOS economistas do mercado!É o mesmo que nutre as prédicas dos URUBÓLOGOS!Não passa disso!

  7. E bastante tipico.
    Tipico de quem procura, com lupa, uma palha qualquer, um pretexto para atacar nao importa que área, economica no caso, do odiado inimigo.
    Como o PT nao tem midia, parte por culpa propria, tornou-se cauteloso.
    E COMO O INIMIGO tem MIDIA demais e oligopolizada, perde o bom senso.
    Vergonha e a compostura nao se pode pedir q as tenha.

  8. As mais recentes sondagens eleitorais, que estão sendo engavetadas, confirmam que o Eleitor está disposto a votar baseado na expectativa de ver sua qualidade de vida continuar melhorando, como vem acontecendo com o Governo LULILMA.
    Segundo informam as sondagens, o Povo em hipótese nenhuma votaria num Candidato que não fosse da confiança do Ex-Presidente LULA, segundo as sondagens, o Povo tem medo de perder as conquistas e voltar aos anos 90, os miseráveis anos do FHC, anos negros, onde o Brasil ia mal, o Povo ia mal, porem eles iam muito bem, obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *