No facebook do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, reproduzido na página de Lula:
E quando o morador de uma casinha de taipa em uma pequena comunidade do Nordeste, filho de um agricultor e de uma dona de casa, é aprovado para o curso de Medicina da UFRN, o mais concorrido da Universidade? Mais que isso: na primeira colocação entre as cotas sociais.
Essa é a história de Everton, ex-aluno do técnico integrado do Campus Ipanguaçu do IFRN. E não poderíamos começar o dia de uma forma diferente. Porque é uma história emocionante, que nos dá a certeza que estamos sim cumprindo o nosso objetivo: o de promover a mudança social com uma educação pública e de qualidade.
Vale muito a pena assistir a essa história. E acreditar que, com esforço e estudo, nossos sonhos podem se tornar realidade. Parabéns, Everton! O Rio Grande do Norte inteiro está orgulhoso de você! Reportagem de Laurence Campos e imagens de Edson Lima.
21 respostas
É justamente disso que a elite tem raiva.
Os reaças têm que ler e ver este tipo de notícia e não ficar assistindo bigb osta da globope.
Que orgulho eu tenho do PT.
Enquanto isso, o “dr” bruno cainelli de oliveira prado, crm 157277, fala na cara de um paciente em crise:
– Não vou atender. Não atendo emergência.
Isso em uma UBS. Ele foi contratado para ser médico de família.
Ainda bem que o Brasil está mudando!
Parabéns, Brasil!
Gostaria de dedicar esse feito à elite desse país,que não suporta uma pessoa humilde galgar um feito desse quilate: ser médico e de uma universidade federal.
O Brasil se orgulha desse jovem, e parabens para toda a familia!
É emocionante ver cenas assim. Parabéns ao Éverton e a sua família.
Considerando o comportamento vergonhoso da classe médica verificado no episódio recente da recepção dos médicos cubanos ao país, nem imagino o que esse rapaz oriundo das classes mais pobres do país pode vir a passar durante seu curso de graduação…
PT mudando vidas,mudando destinos, mudando o Brasil. Parabéns Dr. Everton, o seu esforço foi coroado de êxito e muitas vitórias. Tenho imenso orgulho de ser PETISTA.
O bom seria se ele fosse aprovado sem as cotas sociais. Não se cria um país melhor com cotas! O aluno tem que ser aprovado pelo seu esforço, dedicação, estudo, não por cotas. É uma pena que o Supremo Tribunal Federal considerou o sistema de cotas constitucional.
Luis Flipe, qual a oportunidade deste rapaz se nao fosse as cotas? Responda-me! Meus dois filhos passaram na federal, mas eu tive condicoes de pagar cursos, e eles dedicarem o tempo todo ao estudo! E estudaram nas melhoes escolas particulares! Este rapaz , se nao fosse o sistema de cotas, estaria fadado a voltar para sua cazinha e cuidar do pouco que a familia tem! Parabens ao Governo qlue criou o sistem ade cotas e ao STf POR TER REFERENDADO
Nossa, como sua mente é pequena e mesquinha. O sistema de cotas veio reparar uma injustiça social de muitos anos, vc não deve saber disso porque não faz parte dessa dura realidade, que aos poucos o PT está mudando. Há muito a ser feito, mas tinha que começar de alguma forma.
Parabéns Everton,
como nordestino conheço as dificuldades que o clima e séculos de subordinação causaram à região.
Você é o sinal da chegada de um futuro há muito prometido e preterido por uma série de (des)governos.
Finalmente chegamos ao patamar de nação que acolhe e alimenta os seus filhos e não seguidas levas de estrangeiros colonizadores.
Luis, em que país acha que vive? Você certamente pertence a essa elite que odeia a ascensão dos pobres ou aqueles desavisados que vão na onda dos coxinhas e de seu patido, o PIG, muito bem representado pela Barbie Sherezade.Enquanto a educação pública no Brasil continuar achincalhada por governadores e prefeitos inescrupulosos que vêm nas verbas para saúde e educação sua maior fonte de enriquecimento pessoal, as cotas têm que continuar dando oportunidade aqueles jovens que só estão a espera de uma oportunidade para demonstrar que são tão inteligentes quanto os bem nascidos e certamente mais apegados ao aspecto social de sua profissão. Só falta o GF tornar obrigatória a ida para o interior dos médicos recém formados nas faculdades públicas, pelo menos por alguns anos, para dar assistencia aos mais necesitados e adquirir o verdadeiro conhecimento da práica médica, especialmente a preventiva.
Virna, esse Felipe é um troll tucano ele prefere que os institutos federais de tecnologia sejam fechados e que as universidades federais cobrem mensalidades assim como acontece em Portugal.
emocionante, seu “dr everton”!
parabéns ao pt por mudar o brasil!!!!
Parabéns, Everton. mas, sobretudo, parabéns, pais do Everton. Chore, mãe. Você merece! Everton, siga o exemplo cubano, pelo amor de Deus. Esqueça esta elite horrorosa de médicos brasileiros.
Repito o que disse Miro: É justamente disso que a elite tem raiva.
Imagina, um moleque desse, que nunca foi a Disney, não é assinante da Veja, não lê a Folha, nunca se inscreveu para o BBB, nunca se apresentou no Faustão, no Luciano, e nem no Grosmam, muito menos no Jô, nunca andou de Helipóptero, não defende a liberação da drogas, não adotou o corte moicano do Neymar, e mesmo assim vai ser DOUTOR. Só podia ser mesmo obra desse PT, esse Partido que se desminguela todo para tornar o Brasil um País de todos. Universidades para todos, um crime para os coxinhas e a elite cheirosa.
É FANASTICO..
Muito orgulho por ser um brasileiro que pensa que isto deveria acontecer
e estamos começando a colher os frutos…
Parabens ao Médico Brasileirissimo.
Moro no RN e sei o que são os IFRNs e o que está sendo a interiorização e espraiamento dos IFs no estado. Dou aula na UFRN mas trabalho em parceria com o IFRN em alguns projetos. SEi a enorme importancia do que fazem e quando viajo pelo interior do RN estou vendo IFs espalhados. É isso mesmo o que tem que ser feito.
Conheço alunos dos IFs, são Evertons espalhados pelo RN, com boa formação e com boas condições de ensino. Os IFRNs de TODO o interior do RN tem sistemas de Videoconferencias a distancia que algumas da UFederais de ponta do pais não tem. Qualquer professor do sertão do RN sabe e pode usa-lo; em algumas federais de ponta, garanto, pois estou em contato por trabalho- , não tem e não sabem como fazer. Os IFRNS são algo muito interessante e importante.Atesto, como sistema de ensino.
Esse aí eu tenho certeza que será um BOM médico, muito diferentes daqueles que o “PAPAI PAGOU…” e que depois só querem faturar.
Boa sorte ao garoto e parabéns para os pais humildes mas certamente orgulhosos do filho DOUTOR.
Emocionante relato. Somente quem já esteve do mesmo lado que Everton pode avaliar a imensidão do significado desta conquista.
Everton não mora em condomínio de luxo, não estudou em escola particular, não ganhou carro quando passou no vestibular, não tem Face, não usa as redes sociais, não frequenta balada, não dá role em shopping, não participa de manifestações, nem tampouco depreda patrimônio público ou privado.
Everton é um brasileiro esquisito, é jovem, pobre, nordestino, não frequenta Academia, não luta MMM, quando sai à rua não cobre o rosto. Será que Everton acha que não deve ter Copa? Será que ele é contra o Mais Médico? E contra as Cotas?
Everton é um fenômeno! Conquistou, por esforço próprio, o direito de frequentar uma Universidade Pública, imagina.
Quem Everton pensa que é?
Eu, particularmente, acho que Everton é um brasileiro, pertencente a uma nova camada de brasileiros que está tentando fazer uma revolução neste país. Está tentando implantar uma nova ordem. Everton quer crescer pelo estudo, quer desenvolver uma nova consciência. Everton é perigoso! Vai que o seu exemplo se propaga. Corremos o risco de aparecerem vários outros Evertons, capazes de transformar este país injusto, desigual em um lugar digno, fraterno, justo, um lugar para os brasileiros.
Tomara.