A falácia do “eleitor de Dilma”

folha

Os leitores que acompanham meus textos sabem que, apesar dos pesares, e contra a maioria de meus colegas blogueiros, eu confio nas pesquisas de intenção de voto, e gosto de fazer análises de conjuntura com base nelas.

Eu sei que minha atitude é ingênua e temerária, mas o meu gosto por estatísticas (mesmo as subjetivas) é mais forte do que eu gostaria.

Entretanto, não podemos deixar que o respeito pelas pesquisas nos transformem em idiotas completos.

O caderno de política da Folha traz a seguinte manchete:

ScreenHunter_3419 Mar. 02 13.17

Daí o jornal nos apresenta graciosas caixinhas com o “perfil” do eleitor de cada candidato (imagem no alto do post).

Ora, aí a estatística confunde mais do que esclarece. Estamos falando de um eleitorado de mais de 140 milhões de eleitores. Dar a entender que todo eleitor da Dilma é pobre, mora no Nordeste, vive em cidade pequena, e só tem ensino fundamental é uma falácia monstruosa.

Em várias regiões do país, Dilma tem maioria em todas as faixas de renda e em todos os níveis de escolaridade.

Eu mesmo sou um exemplo.

Tenho ensino superior, leio em várias línguas e, com a generosa preferência dos meus assinantes, ganho por mês bem mais do que dois salários mínimos. Ah, moro no Sudeste, numa cidade com mais de 8 milhões de habitantes.

E sou um eleitor de Dilma. Votei nela em 2010 e votarei nela, obviamente, em 2014, pois não quero deixar a direita (disfarçada ou não) voltar ao poder.

A gente tem que tomar cuidado com essas generalizações medíocres.

E isso sem falar nesse odioso “bacharelismo” de terceiro mundo que ainda atazana a nossa cultura. Esse preconceito bobo que trata o diploma como sinal de inteligência. Não é. O cidadão com diploma às vezes é muito mais ignorante politicamente do que alguém que não fez faculdade.

Eu até me arriscaria a dizer que no Brasil, infelizmente, os piores analfabetos políticos tem curso superior…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. Eu até me arriscaria a dizer que no Brasil, infelizmente, os piores analfabetos políticos tem curso superior…
    Concordo plenamente. Trato com vários diuturnamente.

  2. Pois é, Fernando. A tentativa dessa mídia golpista é dizer para o eleitorado que quem vota em Dilma é pobre, preto e p*, e provocar nas pessoas aquele raciocínio de descolamento, ou seja, não quero estar no grupo dos perdedores, dos analfabetos, dos sem-instrução. É um golpe baixo, pois se imiscui naquilo que há de mais entranhado em cada criatura: sua vaidade, sua auto(e alta)-conceituação, sua auto-imagem, que, via de regra, queremos ser a melhor possível. Se Dilma é dos pobres e ignorantes, quero me afastar desse perfil, então voto em Marina, ou Boécio, ou Campos. Veja que todos estes “teriam” eleitorado que ganharia até 500 mil, enquanto Dilma “ficaria” com todos os que não tem renda que ultrapasse 50 mil. Realmente, a mentira que se conta nessa infame pesquisa é, além de frágil, porque subestima a inteligência das pessoas, uma forma ardilosa e nojenta de afastar o eleitorado de Dilma pela vaidade. Triste mídia golpista.

    1. Jaime, concordo com o seu raciocínio, permita-me apenas retificar a sua colocação sobre a renda, pois os parâmetros 50 mil e 500 mil são referentes à população e não à renda, pois para esta os parâmetros são sobre o salário mínimo, que para os eleitores de Dilma são restritos a 2 salários, tentando assim criar uma cisão entre os que ganham até 2 salários e os que ganham mais, tendo por trás disso uma carga de preconceito embutido, ou seja, os que ganham até 2 salários são burros, menos preparados e etc.. E conforme você colocou, concordo, nada mais entranhado nos homens que a vaidade.

    2. Enquanto a direita canalha e hipócrita (parte da Direita, porque conheço pessoas de direita íntegras e sinceras, apesar deste deslize de raciocínio) utiliza a sua inteligência e os seus recursos, principalmente o PIG, na defesa dos seus interesses, o PT adota a tática do avestruz.

      Se a parcela esclarecida e progressista da sociedade não fizer pressão em cima destes candelárias acomodados ainda será comandada novamente pela direita.

      Queremos isto? Vamos nos limitar a protestos de teclado?

  3. São pesquisas tão manipuladas que dá um nojo. Acho muito descaramento dessa mídia fascista e hipócrita.

  4. Moro na região Centro Oeste, tenho curso superior, e ganho mais de oito salário mínimos, sou eleitor do Lula e também da Dilma, votei nela em 2010 e com certeza em 2014, os coxinhas querendo desqualificar o debate, como muito bem posto pelo Jaime, pseudo-burgueses preconceituosos, com certeza os pobres e os analfabetos (não políticos), votarão na Dilma, pois foi no governo trabalhista nos últimos dez anos, que eles estão conseguindo ser notados.

  5. Ganho mais de 10 salários, tenho nivel superior, moro na Região Centro-Oeste e digo DILMA 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Sou carioca da gema,vivi no Rio por 60 anos. Após minha aposentadoria resolvi conhecer o Brasil verdadeiro, suas profundezas. MS, MT, GO, TO, PA, CE,MA, RN,PE, AL, SE. Essa viagem já dura 10 anos. Hoje, já fazem 3 anos resido em João Pessoa. Vi o Brasil mudar nesses últimos 10 anos e essa mudança é enorme e de tão profunda não tem volta, pelo menos de forma pacífica. O povo pobre descobriu que pode ter uma vida melhor, descobriu o prazer de ter geladeira, maquina de lavar ou tanquinho,casa própria,carro, fogão, gás de rua, luz, comida e etc… Descobriu que seus filhos hoje tem expectativa de uma vida cada vez melhor. A politica paroquial ainda não mudou da mesma maneira, mas o povo já fez o “link” entre uma coisa e outra e já se nota os sinais de mudança.Por estas bandas, Deus é Lula e Dilma é Lula!

  7. confirmo a Falácia!!! Minha renda é de +20 salários mínimos, 2 graduações (direito e administração), 2 especializações (gestão em administração pública e em direito legislativo), servidor público efetivo, moro em Brasília _ lago norte, tenho 42 anos, já votei no maldito fhc no primeiro mandato pois não sabia que praga era aquela….. Depois disso, só no projeto progressista e desenvolvimentista do pt, apesar de não concordar de alguns pontos defendidos pelo partido.

  8. Complementando: Dilma 2014, Lula 2018 e 2022……. Psdbosta nunca mais, dudu e blabarina traidores nuncaaaaaa

  9. Eu também tenho nível superior, especializações e funcionário público, concursado de nível superior no executivo, moro no Rio de Janeiro, voto no PT. Assim como o amigo já disse acho que o PT deveria ser mais ousado e fazer a reforma política e judicial.Porém, é um partido que realmente procura dentro da pressão que sofre,principalmente da mídia, distribuir a renda no nosso país, dando emprego e comida para todos. Dilma 2014!!!

    1. O PT do Rui Tucanão é um PT rosado.

      Qual o ÚNICO partido com militância? PT!!

      Vide os milhões arrecadados com o pessoal do ”mensalão” da Globo.

      Qual o partido que seria mais beneficiado com uma reforma política onde doações de empresas fossem proibidas? PT!!

      Mas o PT rosado, covarde, omisso, traidor e amarelão, essa que doa o patrimônio público, sangra o país para pagar juros, tira do desenvolvimento para pagar banqueiros não quer reforma de nada.

  10. Em tão isso prova que o eleitor da Dilma é mais inteligente e nao quer o retrocesso do nosso país, conheço um monte de ignorate com nível superior.

  11. basta ver o mapa demonstrativo eleitoral que se nota que independente dos votos do Nordeste, Dilma seria reeleita. Este artigo da Folha é apenas mais um episódio do desejo da Folha de alimentar preconceitos de classe. Felizmente, esse pasquim é cada vez menos lido. Inclusive por mim, que já cancelei minha assinatura há tempos…

  12. Hahaha essas pesquisas nos fazem rir. Moro em cidade de milhões de habitantes, tenho graduação em Engenharia, Mestrado em Engenharia e voto Dilma eta falácia da braba.

  13. Me poupe do vexame de morrer tão moço. Muito história eu tenho pra contar. E votar em Dilma Rousseff.Quantas vezes necessário. Em tempo: 20 salários mínimos.

  14. Eu também concordo que os maiores analfabetos politicos,estão entre aqueles de nível superior.também conheço vários.votei na Dilma em 2010 e,votarei também em 2014.

  15. Muito bom comentário e gostaria de acrescentar. Eu acredito que essa pesquisa que sugere que o eleitor de Dilma é analfabeto e nordestino seja para espantar sutilmente as classes C e B ou mesmo A. É muito sugestivo que uma pessoa não queira estar classificada como “pobre” ou “burra”, por isso induz ao erro do leitor.Eu disse leitor.
    Essas pesquisas são muito bem elaboradas para confundir.

  16. Óbvio ululante. Qualquer candidato que tenha maioria dos votos terá este perfil de eleitor porque este é o perfil da população brasileira. Não seria possível um candidato com maioria de votos ter como perfil eleitor universitário, rico, morando em Higienópolis. Oxalá fosse.

  17. Fernando, SENSACIONAL este texto!
    Sou estatístico e assino embaixo.

    Acho que sua atitude não é ingênua, pelo contrário, de querer entender os números é, antes de tudo, ser livre das “análises” do PIG.

    PS. Também confio nas pesquisa, mas não 100%, talvez uns 95% rsrsrs

  18. No Carnaval, a falta de matéria JORNALISTA, faz a turma escavar algumas idéias mirabolantes, que é para não deixar o espaço vazio.
    Requentar algumas noticias esquecidas, melhorar alguma que passou de repente, o jornalista ou o “escritor”, novo que ficou de plantão no lugar do mais antigo que tem direito a sair de férias.
    È neste prato que os garçons da Direita servem a todos…
    Dilminha esta sambando com dois dedinhos para cima, quando a direita prestar atenção na mão dela, RASTEIRA, e VOADORA..
    DILMA, 13, 2014 com o dedão polegar cheio de tinta azul..

  19. Gostaria de ver os dados brutos. Provavelmente Dilma tem mais votos em quase todas as faixas de idade e de renda pq ela tem muito mais votos que qualquer um dos outros.

  20. Sim, não acredito nessas ”pesquisas de perfil”, sempre fizeram isso nas campanhas do Lula.

    A intenção é mexer com o preconceituoso interno e fazer o cidadão se sentir mal por votar na Dilma.

    No mais, estamos sendo governados pela direita.

    Uma presidenta que tira do desenvolvimento para pagar Juros é o que? Lembra ou não lembra o FHC vendendo tudo para ”pagar as dívidas”?? Hipócrita é quem não quer ver.

    No mais, desafio os camaradas do Tijolaço a comentar o corte no orçamento feito pelo Patético Mantega. Falaram bem das privatizações das ferrovias, portos, aeroportos, doação dos campos descobertos do pré-sal, estão apoiando a sangria de 2014??

    1. Tenho curso superior, com renda familiar razoável, moro na região centro oeste e voto na Dilma ,essa coisa em dizer que os eleitores são na maioria incultos não passa de uma grande falácia.

  21. Acho bom esquecer por enquanto as estastisticas e olhar para a Venezuela, o golpe latino americano começou no Paraguai, via os joaquins barbosas de lá, está firme aqui com os joaquins daqui, reforçados pelos blacks financiados em dolares via os otários do PSOL, quase me esqueço do Cetano, a nova versão da Regina Duerte, e vai à Venezuela com todo apoio dos “nacionalistas” do OSCAR, tambem versão Regina Duarte internacional.

  22. Não me entrevistaram nem a meu marido, pois votamos no PT, de ponta a ponta e não nos enquadramos no “perfil” detectado pela “pesquisa”. Que forma baixa de acirrar preconceito e tentar captar votos. Mas acho (espero) que a população, que já elegeu 3 vezes um modo meio diferente de governar e conduzir o Brasil, não se deixa enganar.

  23. Concordo com o Miguel do Rosário. Tenho o título de doutor e sou professor universitário. Como ele, conheço muitas pessoas sem diploma universitário, porém dotadas de grande sabedoria. Meu pai era um trabalhador de poucas letras, mas formou muito bem a personalidade, o caráter a honestidade dos filhos. A maioria dos colegas também votam em Dilma. Aliás, essa matéria é uma demonstração de puro preconceito.

  24. Caro Miguel, eu tenho repetido isso sempre, talvez me torne repetitivo, mas lá vai de novo. No meu entender, a especialização seja ela qual for, apenas acentua aquela característica ou talento que a pessoa tem. Por exemplo, se alguém é estúpido e faz um doutorado, ficará doutor em estupidez. Já aviso que tenho curso de Eng. Agronômica e mestrado, ambos em conceituadas universidades federais no RS, portanto não posso ser acusado de recalcado. É que na minha vivência no ambiente acadêmico convivi e presenciei essa realidade, posso dizer sem medo de errar que há verdadeiras “tamancas” detentores de títulos acadêmicos, mas que não dão uma mísera contribuição nem para a cultura e nem para a formação científica dessas instituições. São quase uns parasitas que passam a vida lá acumulando benefícios e bolando maneiras de ir para o exterior “aperfeiçoarem” a estupidez.

  25. o sr macunaima, como n tive estas experiencias, tu me dá inveja (no sentido atenuado do termo) e gostaria um horror de conversar uma série enorme de coisas contigo.

  26. Acho que nem precisaria acrescentar isso, mas o óbvio às vezes não é percebido como tal, então quero dizer que também tive o prazer de ter grandes professores nas universidades que honravam os títulos que possuíam, e quase sempre, eram os mais simples e humildes.

  27. A intenção da manipulação dessa pesquisa é clara: dar motivo para os reaças dizerem que quem vota no PT são pessoas com baixa escolaridade e quem vota nos demais candidatos são pessoas esclarecidas. Agora, os coxinhas vão usar essa pesquisa como ferramenta de pregação e destilação de mais preconceito. Mas a Dilma é o Lula tem grande parcela de culpa por não terem coragem de fazer a Ley de Medios.

  28. O objetivo dessa “pesquisa” é insinuar que só beneficiários de programas sociais votam em Dilma. E que, consequentemente, os programas sociais têm como objetivo conquistar eleitores. E assim gerar mais oposição a esses programas.

  29. Sou apartidario. Nao sei o que tem de errado com esta pesquisa. Nao vejo nenhum problema de que o perfil do eleitorado de um candidato seja menos escolarizado ou com renda media inferior. Mas sejamos sinceros que muitos (inclusive o autor deste artigo) eh muito tendencioso para ver problema em tudo

  30. O carro-chefe dos votos do PT é o programa Bolsa Familia.Convido a todos a digitarem no Google “INTEGRA LEI BOLSA FAMÍLIA ” e conhecerem como foi “criada” a mola mestra dos votos do PT.Ah, desde já peço desculpas pela decepção causada…

  31. NÂO vcs estão enganados o carro-chefe do PT foi que tiraram as crinças das mizerias e colocaram alegria saude refeicõe 6veses por dia até mais,com o partido dos tucanio era uma falta de tudo as criança pedia dinheiro nas ruas para compra leite os pais estavam desenpregados hoje vc ñ ve crinças pedindo,O meu interfone ñ parava de toca senhoras crianças pedindo prato de comida e isto acabou a 12 anos foi o que PT fes em nosso pais,o lula nos comicio falava que queria que os brasieiros tevece 5 refeicõe e hoje fas muito mais élas estam felizis. E tem pessoas querendo tira esta felicidade de nossascrianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *