Porque o golpismo venezuelano pode trazer prejuízos bilionários ao Brasil?

BiNP_3mIQAE4bgG

É importante entender que as questões políticas e ideológicas também afetam a economia. A direita venezuelana, enquanto esteve no poder, jamais permitiu que o comércio entre Brasil e Venezuela se aprofundasse. Apenas com a ascenção do chavismo, o Brasil conseguiu abrir este mercado para seus produtos.

O golpismo atual da oposição, da mesma forma, poderá causar grandes prejuízos econômicos ao Brasil, porque seus patrocinadores querem redirecionar a corrente de comércio venezuelana de volta para os Estados Unidos.

Isso você não lerá em nossa grande mídia, quase toda engajada em favor dos golpistas anti-chavistas.

Examinem gráfico acima, preparado por nosso colega de twitter, @politica_santos. Se as letras ficarem muito pequenas, cliquem aqui para vê-lo em tamanho maior.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

3 respostas

  1. Fiquei impressionado com os dados. Como é possível aumentar tanto a exportação simplesmente com a troca de um partido político? O que os chefes da economia do Sarney, Collor, Itamar e FHC fizeram de produtivo ao país?

  2. As três ”’rebeliões”’ golpistas hoje são perigosos jogos geopolíticos para desestabilizar e minar potencias regionais poderosas:

    Ucrânia = EUA vs Russia na Eurásia //

    Tailândia = EUA vs China para desestabilizar toda região do Sudeste Asiático e Indochina //

    Venezuela = EUA vs Brasil para minar o Mercosul //

    O Brasil é o contraponto dos USA na América latina. E sem sequer ter bomba atômica. Caindo o PT no Brasil, o resto cai. A força do Brasil – politica e o mercado consumidor – mantem a América latina unida. E possibilita a eleição na Bolívia de um Evo Morales, no Uruguai de um Mujica, no Equador de um Correia, na Venezuela de um Chavez e Maduro, e até no Chile de uma Michele Bachelet e na Argentina da manutenção no poder de Cristina. Os EUA começaram a minar o Mercosul com a queda de Lugo no Paraguai, mas não foi suficiente para causa um strike, agora pressiona a Venezuela de forma agressiva, e de forma ”’suave”’ o Brasil.

  3. Perder montanhas de dinheiro para ser fiel a um fracassado projeto internacional. Isso é capitalismo? Não, isso está muito longe de ser capitalismo. Empresários da mídia e outros estão hipnotizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *