Órgão técnico confirma o que a imprensa não dá: Cantareira entrou em colapso

cantareiraseca1

O tucanismo e a incompetência dos jornais paulistas repetiu, repetiu e repetiu as explicações oficiais do Governo de São Paulo.

Explicações distorcidas, como este Tijolaço vem mostrando e detalhou hoje cedo.

Agora, não é mais um blog quem diz que o Governo paulista está agindo irresponsavelmente e escondendo as informações sobre a situação dramática do abastecimento de água da grande São Paulo.

É o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o órgão técnico que deveria estar administrando o uso da água, que foi usurpado pela Sabesp, porque ela está agindo fora do plano de outorga que lhe dá direito a administrar as comportas das represas.

O órgão, agora há pouco, segundo o Estadão, divulgou uma nota de esclarecimento “acusando o governo do Estado e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de transmitirem “a falsa impressão” de que o problema da falta de água está controlado”.

O grupo, formado por engenheiros e representantes de 73 municípios integrantes das bacias que se alimentam da águas que vertem das represas do sistema- hoje reduzidas à metade da defluência normal, diz que a Sabesp foi imprudente e atrasou as decisões de remanejamento das fontes de abastecimento de água e continuou, durante a estiagem de dezembro, janeiro e fevereiro, “retirando aproximadamente 31 m³/segundo, levando os reservatórios a níveis abaixo de 20%, considerados altamente críticos”.

O Governo Alckmin, que tinha o compromisso de liberar 12 m³ de água das barragens, para que os rios possam abastecer as cidades do interior, está soltando apenas pouco mais de 3 m³, o que está jogando o problema da falta d´água nas costas das prefeituras.

Já não é uma questão de saber se vai faltar água em São Paulo, mas de quando vai faltar. Porque mesmo chuvas fortes, com as do início do mês, não podem resolver a situação quando o sistema atinge níveis muito críticos. São Paulo já teve 80% das chuvas previstas para março e o cantareira segue baixando, porque os reservatórios já não têm massa de água suficiente para administrar a irregularidade das afluências.

É claro que se as chuvas continuarem com essa intensidade, vai melhorar, e isso, agora, já não é um estudo climático, é uma torcida fervorosa de todos nós. Mas a situação atual é a de que a principal barragem, a Jaguari-Jacareí, que tem mais de 80% da capacidade do sistema já não tem pressão sequer para mandar o máximo de água possível, porque abaixo da cota de 829 metros sobre o nível do mar a vazão do túnel de saída perde intensidade e não opera os 29 m³ por  segundo.

Os valores mínimos de operação do Cantareira foram rebaixados em 2004, quando o então secretário tucano Mauro Arce afirmou que com a cota 827,53 metros s.n.m  representava apenas 1,6% de acumulação. Há um mês, quando a Sabesp dizia que Jaguari-Jacareí tinha 16% de água, a represa estava na cota 826. Agora, segundo o próprio site da Sabesp, o volume é de 10,1% neste reservatório, cujas saídas de água mais baixas estão na cota 818 metros. Dificilmente há mais que  três ou quatro metros de água captável na represa.

E quanto mais se oculta a gravidade do problema da população, mais perto do desastre se fica.

Tudo o que está dito aqui está publicado. Mas parece que os jornais tratam as afirmações de Geraldo Alckmin sobre o abastecimento de água de São Paulo como aquele personagem de um antigo comercial de TV:

– La garantía soy yo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. Além de tudo, na surdina contratou os serviços do “avião curandeiro”, aquele que faz chover, pela bagatela de R$ 4,5 milhões, e chuva que é bom nada! Os mais prejudicados com esta politicagem do Governo Paulista, são os municípios do interior, já que o sistema Cantareira, por direito pertence à região de Campinas. Cadê os investimentos em barragens. Este é o PSDB, o partido do racionamento, quando não falta energia, falta água.

  2. São Paulo…não merece o Governo que tem.
    Ou melhor o POVO paulistano não merece o
    governo que tem.
    A DIREITA que tem seu ninho em São Paulo
    já ganhou ares e não precisa beber desta
    água…
    Vão tomar banho no Nordeste, nas suítes
    luxuosas de motéis e hotéis 10 estrelas.
    Enquanto o POVO, não pode nem beber da
    água que lhe afoga nas enchentes.
    Mas esta é irremediavelmente, a face da
    DIREITA que governa este Brasil…ainda
    num grande parte, como oposição desregrada.

    1. Ah, merece sim…
      Nasci aqui, moro aqui e vou morrer aqui (provavelmente de raiva)e nunca vi um povo tão tucano quanto o povo paulista, principalmente do interior.
      O PSDB reina aqui ha mais de 20 anos graças ao “conservadorismo” do povo paulista.
      Se essa mentalidade não mudar, o sofrimento vai continuar…

      1. Nos últimos 30 anos somente PMDB e PSDB governaram este Estado… nada vai mudar tão cedo por estas bandas…

      2. Moro em Sampa, e digo que o Estado mais reacionário (não digo ignorante e despolitizado pois seria pleonasmo em relação a conservador) da União merece cada catástrofe governista que cai em sua cabeça… Se vai aprender com essas tragédias administrativas, eu não sei (não aprendeu em mais de 30 anos de democracia, temo que não vá aprender mais). Mas que merece levar na cabeça cada vez mais, ah, isso merece. Certo está o Lula em querer mudar o pólo econômico do país para o nordeste (que aliás construiu São Paulo). Aqui é terra salgada… Como disse o Criolo , “Não existe amor em SP”…

    1. Credo Luciano, não remaneja eles para fora de SP não. Acabem com essa corja, enterrem por ai mesmo e joguem cal viva por cima da cova. Não queremos que essa praga viceje em nenhum outro lugar do pais. Se a população não fizer a profilaxia correta a infestação retorna.

    2. Honestamente, espero que não. Qualquer infeliz de oposição que for eleito vai levar a culpa de tudo o que esses incompetentes fizeram e não fizeram ao longo dos últimos 20 anos. E, quando tentar fazer alguma coisa, será impedido pelo tucaníssimo judiciário paulista, conservador por natureza e aparelhado de cima abaixo. Que fiquem e arquem com as consequências das m… que fazem. Quanto a mim, remanejei a mim mesma para fora do Estado de Sumpaulo e estou muito bem com isso. Recomendo.

  3. Companheiros, a mídia golpista camuflou a privataria tucana durante os dois governos deles e esconde a roubalheira há vinte anos em São Paulo, ou seja, a mídia golpista e aliada da tucanalha desde o inicio, eles não se conformam de perderem quatro eleições para o PT, e, vão esconder o que puderem para tentarem enganar o povo a votar neles!!!E, em 2014 é a Dilma de novo com a força dos presos políticos, do Lula e do povo!!!

  4. Ainda bem que, diferentemente do APAGÂO em 2001/2202 que atingiu todo o Brasil, governado por eles, com FHC na popa, agora apenas nós paulistas iremos “pagar a conta” do SECADÃO, essa obra fantástica gerada pelos vinte anos de governos tucanos em São Paulo, agora de novo sob o comando do mais provinciano tucano, Geraldinho Chuchu. Ainda bem que dessa vez o resto do Brasil se safou da incompetência dessa gente que compõe a vanguarda do atraso da Casa Grande, em pleno século XXI. Nós paulistas merecemos, vinte anos de incompetência, no limite da irresponsabilidade e o pior, continuada!

  5. Aqui na Bahia foram 50 anos da direita destruindo o Estado da Bahia (ACM&CIA) São Paulo só tem 20 anos de PSDB, ainda faltam 30 aninhos a não ser que mudem?

  6. Fernando,
    Tenho a impressão de que esse atrito com os outros municípios que utilizam a água do sistema é proposital. O objetivo seria fazer o problema cair no colo da ANA (Agência Nacional de Águas) que acabaria por decretar o racionamento de água para a RMSP, “contra” a vontade do governo paulista, que colocaria a culpa na agência, ou seja, na Dilma e no PT. É claro que o PIG vai endossar.

  7. Mas no sábado o nível do Tamanduateí estava alto… estranho não aproveitarem toda essa água.

  8. A agua acabou por que o Serra fez um cano que tira a agua de Saõ Paulo e manda para o Ceará. Tucanos incompetentes, e o pior é que a imprensa vai dizer que a culpa é de são Pedro que não mandou a chuva, se não quiserem botar a culpa na Dilma. Os alienados de São Paulo vão acreditar.

  9. É a marca dos governos demo-tucanos: o colapso.
    Em 2001, de energia elétrica conhecido como “apagão elétrico”. Agora, colapso no sistema de distribuição de água para mais de 20 milhões de pessoas num estado (São Paulo) governado por demo-tucanos há mais de 30 anos.
    Essa é a marca da incompetência!

  10. E se a responsabilidade do abastecimento fosse de âmbito federal? Teríamos a CPI das águas.

  11. Amigos, eu conheço o assunto com razoável profundidade. Não dá para falar tudo aqui. Só gostaria de chamar a atenção de que a Outorga fornecida à Sabesp em 2004 foi só por 10 anos e condicionada à busca de novas fontes pela Sabesp. Isso foi feito apenas parcialmente. Jogar nas mãos da ANA seria a saída política perfeita para o Governador.
    Para falar outra hora: temos um sistema de gestão de recursos hídricos dos mais modernos do mundo. Como é possível que esteja tudo na mão do governador e da Sabesp quando o sistema prevê que o poder maior sobre a destinação das águas é do Comitê de Bacia, tripartite (1/3 da sociedade, 1/3 de governos municipais da bacia e 1/3 de órgãos do governo do estado)???

  12. O P-i-n-ó-q-u-i-o do Alckmin, como sempre, tá mentindo! Sim, é sabido que estamos diante de uma prolongada estiagem que não poderia ser adequadamente prevista pelos institutos meteorológicos, mas já existem elementos concretos que nos permitem concluir que o forte racionamento d’água imposto a algumas regiões paulistas se deve, em grande parte, a incompetência tucana na gestão dos recursos hídricos do estado. A região metropolitana de São Paulo, sob a gestão da Sabesp, a estatal controlada pelo Governo Tucano, vem recebendo mais água que as demais regiões do estado. Quando o correto seria que esse quantitativo já devesse ter sido reduzido anteriormente para poupar esse recurso ainda disponível para todas as regiões e concessionárias, inclusive para que a capital tivesse prolongada a vida útil da água restante nos reservatórios nesse período de escassez. O governo paulista já havia sido alertado pelo Ministério Público ainda no ano passado, mas preferiu ignorar os informes do MP por questões políticas e continuar a manter a “ilusão” da maioria dos cidadãos/contribuintes/eleitores que se localizam na Capital e Região Metropolitana. Pior! Apesar das esperadas chuvas que amenizem as condições críticas, não existem indicações meteorológicas de que a situação irá normalizar os reservatórios, ou de que as precipitações irão recuperar aos níveis mínimos de segurança nos próximos meses do período úmido. Agora, os reservatórios da Cantareira atingiram 16% e se encontram em situação crítica. Mesmo assim, Alckmin se recusa a decretar um racionamento temendo o desgaste político. É por isso que a Rede Globo vem insistentemente mostrando em seus telejornais a situação de calamidade dos reservatórios já tentando criar uma “desculpa esfarrapada” para a monumental falha no gerenciamento dos recursos hídricos do estado. É simplesmente incrível a irresponsabilidade e a incompetência tucana!

  13. O PSDB paulista é o máximo! O FHC foi o pai do “apagão” e agora o Picolé de Chuchu, o pai do “secão”. Feliz fomos nós cariocas quando exportamos o FHC pros paulistas. Por outro lado, pena que agora Minas está se vingando dos bondes que mandamos prá lá, ao exportar o tal do Aócio pra cá… É a vida…Nem sempre se ganha.

  14. As eleições existem a cada 4 ou 5 anos para que o povo decida quem deve governar. Nós paulistas estamos mantendo, através de eleições livres, esses tucanos no poder por anos a fio. E na próxima, o Alckmin leva no primeiro turno. Conclusão: não há porque reclamar, nós merecemos essa incompetência toda. Nós paulistas somos assim, esse é nosso DNA. A Erundina faz a melhor gestão como prefeita em São Paulo e não conseguiu sequer a re-eleição. E o Alckmin, com todos os conhecidos propinodutos tucanos a mostra, inercia por anos seguidos para atacar o problema de falta de agua em São Paulo, pedágios caríssimos, etc, leva no primeiro turno. “Nóis merece”!

  15. Apesar da notícia, acusar os jornais de São Paulo de incompetentes não procede.
    Eles são bastante competentes no que fazem que, por óbvio, não é noticiar.

  16. Está parecendo que o Ministerio Público de SP está muito ocupado, tentando arranjar desculpas para retardar ou não processar o governo estadual nos escândalos trensaleiros. E nem viu a desgraceira da falta d’água. Paulistas, uni-vos!

  17. Pergunta para o PT, que está há 12 anos no comando do país: Quando o Brasil terá um jornal decente?

  18. A contrapartida da população será as “urnas”, movimento único de mudanças, depois, as cobranças devem ser acompanhadas e compartilhadas pela própria população de maneira ordeira e lembrar sempre em quem “votou”!É simplesmente incrível a irresponsabilidade dos que estão no governo do Estado de São Paulo hoje, principalmente o caso do metro e agora o abastecimento de água, todos já percebemos que se trata de itens diretamente ligado a qualidade de vida dos paulistanos e também do Estado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *