A bugia da Folha com Lula: não é ter inflação sem desemprego; é ter emprego sem inflação

bugia

Tradução, traição…

E não é que a Folha de S. Paulo foi pega em flagrante “traduzindo” a entrevista de Lula ao jornal italiano La Repubblica ao seu gosto, para dizer que o ex-presidente achava mais importante ter emprego do que baixar a inflação?

Leia o que publicou o jornal da ficha falsa, entre aspas, atribuindo a Lula:

“Do ponto de vista macroeconômico, qual outro país, além da China, criou as condições de crescimento do Brasil? Nossos críticos dizem que o melhor é reduzir a oferta de emprego para reduzir a inflação, mas para nós a defesa do emprego é mais importante que a inflação”.

Agora leia o que disse Lula, na gravação distribuída pelo Instituto Lula, que você pode também ouvir, para tirar a prova dos nove:

“Nossos críticos querem que tenha um pouco de desemprego para poder melhorar a inflação. Eu não quero que tenha desemprego para melhorar a inflação. Eu quero melhorar a inflação com pleno emprego.”

Que coisa feia, Dona Folha…

E não vai sair uma correção, um esclarecimento, um pedido de desculpas?

Vão deixar para a ombudswoman fazer, domingo que vem, se fizer?

Ou a Folha é uma bugia? Não sabem o que é bugia?

Aí em São Paulo tem tanto italiano, quem sabe alguém ensina ao jornal o ditado:

Non dirò una bugia per tutto l’oro del mondo.

Alscotare, Foglia, ciò que Lula ha detto:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Mais uma do jornalismo “Bolinha de Papel”. No PIG é assim: se não existiu, eles inventam; se aconteceu, eles distorcem. E agora que es´ta gravado, será só um pequeno “erro de interpretação”.

  2. LULA é o bicho, é o cão chupando manga.
    É o brasileiro mais porreta que eu já vi ou conheci..
    Ele me representar, e mandou eu votar nesta mulher
    a Dona Dilma.Considere feito, meu presidente…

    1. Aqui devia existir um botão de “curti! curti muito! mas… muuuuiiiiito mesmo!” hahahahahahaha… abç Renato

  3. Isto é bom porque continua reafirmando o que a Folha é: um jornal que não merece confiança e, ao mesmo tempo, expõe seu DNA de Golpista. Lula, sempre Lula, o grande político do planeta.

  4. Folha nao confunda: um pouquinho de macarrao, com um porrao de macaquinhos. Assim nao pode, assim nao da!

  5. Ola Fernando!

    Eu acho péssimo o nível do PIG brasileiro e não estou aqui querendo defender ela não, mas neste caso talvez o problema esteja no jornal italiano que publicou a entrevista e provavelmente serviu de fonte para a Folha. Dei uma olhada no site do La Republica e a fala do Lula esta exatamente como a Folha publicou.
    O que demonstra que não somos apenas nós, brasileiros, que sofremos com a qualidade da chamada grande imprensa.

  6. Faltam, além de caráter, seriedade e honestidade à Folha. Manipular a informação faz parte de sua natureza. O que resta de credibilidade a este jornal deve-se, exclusivamente, à presença de Jânio de Freitas. O resto, come e bebe na mão do patrão! Esse joguinho pseudo-honesto de mentir durante a semana para, no domingo, a Suzana Singer pedir desculpas, não convence mais ninguém! Já tornou-se previsível e caricato.

  7. E nem o Lula vai se expor ao interpelar judicialmente o meio de comunicação, eis que existe uma gravação de áudio e um texto com aspas, que, pelo visto, não são a mesma coisa?

  8. Pergunta para o PT, que está há 12 anos no comando do país: Quando o Brasil terá um jornal decente?

  9. Hoje a folha traz, não na primeira página como ontem, mas quase ao fim do primeiro caderno, com a maior cara de pau, que “Lula nega frase”, quando na realidade Lula não negou nada, apenas divulgou gravação que escancara o que realmente disse e que a folha, pela reação, parece ainda não ter conseguido ouvir com ouvidos de ouvir, provavelmente face ser um dos órgãos líderes da oposição. Só mesmo gargalhando!

  10. Longe de defender o jornal da ditabranda, mas fui ao site do La Reppublica e encontrei o seguinte:

    Cosa risponde a chi parla di “fragilità economica” brasiliana?
    «Sono io a chiedere: Cina a parte, dal punto di vista macro-economico quale altro Paese è riuscito a creare le condizioni di crescita del Brasile? I nostri critici vorrebbero che diminuissimo i posti di lavoro per ridurre l’inflazione. Ma per noi la difesa dell’occupazione è più importante dell’inflazione».

    Ou seja: a Folha pode ser acusada de não ter checado no Instituto Lula o áudio da entrevista, mas (por esperteza?) seguiu à risca o que o jornal italiano publicou.
    Seria bacana o Tijolaço, por sua vez, apontar isso sem dar a entender que o La Reppublica publicou uma coisa (igual à fala de Lula) e a Folha traduziu como quis.

    Entrevista no La Reppública:
    http://ricerca.repubblica.it/repubblica/archivio/repubblica/2014/03/09/intervista-sui-mondiali-nessun-ritardo-il-mio.html

  11. Meu caro Philo, a Folha já sabia que Lula não havia se expressado dessa maneira como consta da Repubblica mas,como sempre faz, distorce a notícia sempre procurando um viés que seja contra Lula. Aliás é assim que atua essa mídia partidária (Veja, Globo, Estadão…). Felizmente estão desaparecendo aos poucos e dando lugar a internet onde, pelo menos, com várias notícias falsas, existe sempre a possibilidade de respondermos em tempo nas redes sociais e blogs autênticos.

    1. Claro, Luiz Carlos, não há dúvida sobre o tratamento diferenciado (para mais e para menos) na linha editorial da Folha e outros. Mas de verdade acho bem ruim que o site aqui dê a “notícia” também seguindo essa lógica: se a Folha não checou o Instituto Lula por malandragem ou checou e preferiu se esconder sob a literalidade da citação do La Repubblica a notícia é a malandragem do não querer ver ou a má-fe na literalidade que poderia ser corrigida, e não uma tradução propositadamente errada. A tradução está correta, afinal. Se a Folha publica sem checar ou fingindo que não checou tudo o que podia, o Tijolaço fazer o mesmo, sinceramente, me decepciona. Obrigar o leitor a checar fonte para completar os pontos é coisa de jornalão, não de blog que critica jornalão. Por que o site não deu o link para o La Repubblica?

  12. E por que não se exige na Justiça o direito de resposta proporcional? E se o problema é quem não há lei, então por que não se faz a lei no Congresso? Deixar a impunidade e a mentira dominando não é a atitude correta a se tomar. Deixar esses empresários de mídia enganando e fazendo o povo de bobo e não exigir o direito de resposta é fortalecer essa gente.

  13. Caro Fernando, essa gazeta, Folha de São Paulo escreve para os seus subordinados, os mesmos que ela subestimou por mais de 20 anos escondendo o TRENSALÃO, a ação da QUADRILHA dos TRILHOS, do Covas, Serra e Alkimin, e agora continua a induzi-los a re-elegerem o ALKIMIN.
    Certos veículos da Imprensa “Livre” já formou seus ” Leitores “, como diria na giria, já fez a cabeça dos que ela queria, e por sinal, os mais estudados, ou os que precisam de Governos corruptos para se manterem integrados á essa sociedade dos que preferem cães a ladrões.
    A Imprensa “Livre” quando quer, ela subestima a inteligência até mesmo dos que se acham inteligente. Os Paulistas que o digam, agora também quase sem água, e sem informação também, mas com gazeta para lerem.

  14. Erraram “La Repubblica” e Folha.
    Mas no fundo a questão é a “Curva de Phillips”, a qual os economistas conservadores se apegam e que Lula desmistificou ao fazer, nos seus dois mandatos, desemprego e inflação cairem juntos. O embate é entre o velho “crescer o bolo para então pensar em distribuir” versus Distribuir para Crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *