Finalmente, começam as obras para as bombas do Cantareira. Depende da chuva dar tempo de evitar a seca total

bombascantareira

Hoje, finalmente, a Sabesp iniciou as obras de terraplenagem para a instalação das bombas que vão buscar a água remanescente no fundo dos reservatórios de Jacareí e Atibainha para tentar fazer o sistema cantareira não parar de fornecer água a São Paulo.

Serão dois meses de obras, pelo menos, e isso é a previsão, porque se trata de um processo muito mais complexo do que simplesmente colocar a bomba, ligar e esperar a água sair do outro lado.

Não é o caso de entrar aqui em detalhes minuciosos destes problemas, mas apenas listá-los: a instalação em si, incluindo as linhas de energia para que operem – que é uma obra relativamente simples, se as bombas forem operar de uma posição fixa e não sobre flutuantes – a mobilidade das tomadas de captação de água e sua proteção contra detritos – situação muito mais sensível em bombeamentos –  e as técnicas que serão usadas (ou não) para que os túneis que transportam a água entre as barragens continuem trabalhando “afogados”, ou seja, com todo o seu volume preenchido por água, sem a formação de bolsões de ar que, reduzindo o volume, lhes reduzam a vazão.

Embora a Sabesp tenha um corpo técnico competente, como isso jamais foi feito, eles terão de contornar muitos problemas de natureza física.

E numa corrida contra o relógio, pois, dependendo das chuvas, o sistema tem entre 70 e 100  dias de água.

Há outros, porém.

Os relativos à qualidade da água de fundo.

Nos próximos dias, se os jornais – que podem fazer isso com mais facilidade e profundidade – o Tijolaço vai tentar fazer, e diz isso com tristeza, porque os jornais podem fazer isso mais rápido e melhor que um blog.

Mas não fazem.

Todo este esquema de bombeamento está sendo feito na base do improviso.

Ninguém tem a menor ideia dos problemas de médio e longo prazo que ele irá trazer, tanto como não tem no curto prazo de sua execução, nem do ponto de vista da engenharia quando da biologia.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

5 respostas

  1. Deus do céu, eu não acredito em tamanha irresponsabilidade e improviso. Jogando com a condição sanitária de toda a RMSP e das cidades do interior, podemos vivenciar uma catástrofe e uma convulsão social.
    Estamos entrando nas “águas de março” e vem a estiagem com baixíssimos índices de precipitação.
    Isso seria caso de Impeachment, mas a realidade política é totalmente manipulada pelos meios de comunicação social.
    Aproveito para para parabenizar o trabalho de Fernando Brito. Se não fosse por você iríamos ter a grande “surpresa” de um apagão de abastecimento em plena Copa do Mundo. E, infelizmente, acredito, ainda, que vá ocorrer.
    Essas bombas e o trabalho dos técnicos da Sabesp, cuja competência e compromisso eu conheço, é uma desesperada tentativa que dependerá de muita oração para termos chuvas caudalosas em plena época de estiagem.
    Como esses tucanos são danosos, meu Deus!
    O Governo Federal tem que participar mais de perto, ao menos para impedir que a bomba estoure no seu colo. Repito, no meio da Copa do Mundo ninguém sabe quem é Alckmin, mas todo o mundo sabe quem é a Presidenta Dilma.

    1. O Governo Federal determinou reduzir 10% (pouco) a vazão de captação, se não me engano.

      Mas a questão de outubro em SP será:

      MaisMedicos X MenosÁgua

  2. A “jestão” técnica do PSDB sempre foi assim…uma lástima.

    Não podemos reeleger o Picolé de Chuchu, pois ele só tem interesse em Trensalão e outras formas de fazer o dinheiro público chegar aos bolsos de certos tipos de pessoas.

  3. Interessante ouvir o estrondoso silêncio dos “defensores” do meio ambiente.

    Dos promotores, procuradores e juízes embargadores de obras do governo… federal.

    Dos tribunais de contas embargadores de obras do governo… federal.

    Dos “verdes” aliados do PSDB e Alckmin. E daqueles que fingem ser adversários.

    Durma-se com um barulho desses.

    É como se isto não tivesse nada a ver o meio ambiente.

    Hipócritas. Bandidos mesmo.

  4. É logico que eu sou burro.
    MAS não custa perguntar, gastar dinheiro com bombas para captar águas de Fundo…
    Isto é prevenção…
    Neste exato momento em que se decidia isto, SE e só SE, fosse em minha industria, já tinha ido todo mundo embora e contratado outra equipe…
    Isto é uma ABERRAÇÂO, e tenho certeza que funcionários Publicos já haviam alertado para o Problema….ma politico é um bicho de outro planeta….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *