Datafolha faz “pesquisa Enem”. Entrevistado tem de responder a 60 perguntas!

datafolhao

Abri o questionário da pesquisa Datafolha registrada no TSE e me deparei com uma prova de vestibular.

São três perguntas de identificação e nada menos que 47 de opinião.

E algumas delas, perguntas duplas ou triplas.

Mais de 60 questões, no total.

É uma festa inquisitória…

De candidato a presidência a racionamento de água e energia, passando por sequestro-relâmpago, Copa do Mundo, refinaria de Pasadena, caio diabo  na “prova” do Datafolha.

Como a pesquisa Datafolha é feita na rua, com abordagem aos passantes, imagine você o que acontece com uma pesquisa deste tipo…

É como pedir para a desafortunada vítima dos pesquisadores para fazer uma prova do Enem, ali, de pé na calçada, esperando o ônibus!

Se você acha que estou exagerando, abra aqui o questionário e confira.

Já adivinhou quem terá mais dificuldade em completar o questionário quilométrico?

Claro, os mais pobres, a pessoas mais simples.

Tome de rigor científico, portanto, no levantamento.

E tem gente que acredita que isso é sério…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. A “Santa Inquisição do Datafaia” só vai pegar gente de férias ou de folga. Ninguém tem paciência pra isso. Essa amostragem deve ser ótima.

  2. É, Fernando, ainda tem gente que acredita e leva isso a sério.
    Mas, o pior mesmo é ter gente que perde tempo na rua pra dar informação pra essa gente.
    Que tal se, ao sermos perguntados pelo “instituto”, simplesmente nos negássemos a dar qualquer resposta ?
    Eu nem preciso me preocupar com esse questionário inquisitório, pois nunca fui pesquisado por eles. Mas a pesquisa que vale mesmo é aquela nas urnas.

  3. O que eu achei curioso tb no questionário é que a pergunta estimulada sobre intensão de voto tem, sempre, Lula e Dilma juntos, no mesmo cartão. Isso não vai distorcer o resultado, dividindo as intenções de voto da Dilma?

  4. PelamordeDeus, o entrevistador vai ter que levar banco e mesa para o entrevistado. Em São Paulo onde todos têm pressa, vai ser difícil arranjar entrevistado.

  5. Data fraude preparando alguma para confirmar o Globope que vaticinou que Serra venceria a eleição de 2009.

  6. BOM, depois que fizeram uma pesquisa sobre ESTUPRO, do jeito que fizeram. Eu tenho que me render ao inusitado..ao inédito…ao de First Time.
    O que tem de gente ignorante, vendendo pesquisa, e o que tem de gente burra que compra pesquisa….
    Só mesmo para lavar dinheiro…se é que me entendem…
    Não entendem????, então vamos fazer uma pesquisa.

  7. Putz ! Responder esse “questionário” em uma cadeira universitária não é fácil não !
    Tem intervalo pra lanche no questionário ?
    Pode ir ao banheiro durante o questionário ?

  8. E o que a verdadeira esquerda faz em contrapartida?O que o GF ou o PT fazem? Informam as pessoas na TV ou na imprensa? Fazem trabalhinho de formiga nas ruas?Eu e muitos outros que conheço fazem, mas é suficiente? As pessoas vem conquistando direitos básicos graças a eses governos, mas não têm educação político-ideológica. Não dá para confiar apenas na satisfação material e de outros tipos, é preciso que as pessoas entendam bem quem lhes proporcionou tudo isso e quem quer lhes tirar tudo o que conquistaram.

  9. Olá,
    leio sempre o tijolaço desde antes das interrupções. Já tentei comentar um ou outro “post” mas, não tenho certeza porque, não consegui.
    Tento novamente sobre este sobre o questionário do datafolha. Já trabalhei com pesquisa de opinião e, de fato, chama a atenção. Realmente a extensão dele é coisa cerebrina. Mas, como se diz, jabuti não sobe em árvore: ou é enchente ou é mão de gente.
    Meu palpite é que formou-se uma espécie de “consórcio” de pessoas ou de “ideias” e botaram tudo num saco só. Em ambos os casos fica claro que a oposição está, também como se diz, “catando papel em ventania”.
    Só discordo da ideia de que “os mais pobres” necessariamente terão mais dificuldade por, supostamente, serem mais vulneráveis ou ignorantes. Todos terão dificuldades de aturar um questionário desses! Tanto quem acorda cedo e dorme tarde – desculpe-me, mas o slogan é bom – terá dificuldade, quanto aquele que sai pra almoçar onze horas, retorna três e meia e “leva trabalho pra casa” o terá. O mesmo vale para aquele que “trabalha” final de semana e sai para a noitada “charmosamente” dizendo que estava labutando.

  10. É a entrevista coxinha… para economizar papel e preservar a natureza, poderiam fazê-la no Facebook… só beijinho no ombro salva dessa turma :)

  11. Jesus …. o desespero é tão grande que estão se apegando à Pasadena!!!! Os políticos já se tocaram que é melhor deixar em suspeita e a pesquisa não sabe disso kkkk. Deus em livre coloca ro Brasil na mão desse povo. Dilma neles!

  12. Com licença, o Sr. tem um “tempinho” para responder a “algumas perguntinhas”?
    Ta, vai rápido que estou esperando o ônibus.

    O Sr. acha bom ou ruim a fala do Obama em Guiné Bissau, acerca dos indícios de h20 em marte?
    Ah, acho bom! Mas tenho que sair pq o ônibus chegou.

    (e as perguntas sobre Dilma e etc vão para o “não souberam ou não responderam”)

    E ai, acertei o panorama?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *