A gente registrou aqui o fato de o Procurador-Geral da República ter dado curso à representação da deputada Jandira Feghali contra o SBT e a apresentadora Rachel Sheherazade.
Parecia bom, parece bom até demais para ser verdade.
Porque Janot escapa pela tangente em declarações ao Congresso em Foco, afirmando ter mandado a representação para São Paulo – embora Sheherazade tenha aplaudido em rede nacional o acorrentamento, pelo pescoço, de um jovem a um poste no Rio de Janeiro e, ainda mais incrível, dizendo que não ia dar opinião por “não ter assistido o vídeo”, o que é inacreditável nestes tempos de Youtube.
Aliás, o pedido de suspensão da publicidade da União no SBT, um dos pedidos da ação, é obviamente da esfera federal.
Segundo o Congresso em Foco, a procuradora federal em São Paulo já disse que não é com ela. E mandou para o MP estadual paulista que, como se sabe, é valente com as obras do Itaquerão, mas não com o “trensalão”.
Leia a matéria e fique, como eu, mais “orgulhoso” no nosso MP, com a coragem e a independência que a PEC 37 não lhe tirou.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, diz ver com “muita preocupação” a denúncia de que a apresentadora Rachel Sheherazade, do SBT, fez comentários que incitam à violência ao exaltar a ação dos chamados “justiceiros” no Rio de Janeiro contra um adolescente acusado de furto. Em entrevista ao Congresso em Foco, Janot diz que só poderia falar em tese, pois ainda não viu as imagens das declarações da jornalista e, por isso, não emitiria opinião especificamente sobre o caso. Para ele, é preciso tomar cuidado para não incorrer em censura aos veículos de comunicação, mas também é necessário deixar claro que incitação à violência é crime e, como tal, não se insere na liberdade de imprensa.
O procurador-geral despachou para São Paulo, na semana passada, uma representação movida pela liderança do PCdoB na Câmara contra a jornalista e a emissora. O documento, assinado pela líder da bancada, deputada Jandira Feghali (RJ), pede a abertura de inquérito contra Rachel Sheherazade e o SBT, por apologia e incitação ao crime, à tortura e ao linchamento, e a suspensão da verba publicitária oficial da TV durante as investigações.
A Procuradoria-Geral da República encaminhou a representação contra Rachel e o SBT para o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. A procuradora da República Ryanna Veras, do MPF-SP, já declinou da competência para apreciar o pedido de investigação criminal sobre o caso e o mandou para o Ministério Público Estadual. A procuradora também mandou para o MPE-SP outras representações protocoladas por cidadãos comuns que consideraram ofensivo o comentário da apresentadora.
O pedido de suspensão da verba publicitária do governo federal para o SBT, feito pela líder do PCdoB, foi encaminhado à divisão cível do MPF-SP para análise, segundo a assessoria do órgão. A deputada ainda aguarda manifestação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República a respeito de pedido semelhante. Só em 2012, o SBT recebeu R$ 153 milhões do governo federal para veicular campanhas publicitárias do governo federal.
Procurados pela reportagem, o SBT e a apresentadora não comentam o caso. A Secom também não retornou os contatos feitos pela reportagem.
24 respostas
Foi pra Sum Paulo porque lá MP quer dizer Meus Parceiros
É isso aí: Esse pau não bate em francisco! Só em chico mesmo…
Governo Vassalo do PT e da Gestora (Presidenta é a Cristina), nada fará. Continuará a pagar e a municiar seus algozes e de suas políticas sociais.
Desisti dessa galera. Vou votar em Dilma e trabalhar na blogosfera e informar algumas pessoas sobre o que este governo mudo não fala.
Poucos sabem sobre o FIES, Ciência sem Fronteiras, Transpetro, fórmula de aumento real do salário mínimo, Mais Médico (ah, sim, sobre as seis ou sete debandadas). Sobre o Bolsa-Família, apenas como estímulo a vagabundagem, não a girar a roda da economia.
Governo péssimo em comunicação e de vassalagem nojenta e asqueirosa.
Boa tarde,
essa jornaleca deve ter algum problema ou de querer aparecer ou de cabeça. Não podemos ser justiceiros apesar de merecer alguns, mas policia e a justiça estão ai e não estamos a 2000 anos atrás. Eu como brasileiro tem hora que fico indignado com a violências desses bandidos para conosco, mas não podemos nós rebaixarmos a eles, pois seriamos pior dó que eles.
Boa tarde,
você não pode desistir da minoria não. kkkk
Concordo! O Lula e a Dilma se esmeraram nas escolhas dos nomes para os Tribunais Superiores e para o MP. Escolheram os piores! A maioria se voltou contra os dois.
Já que não é da competência da PRG, não é da competência do MPF de São Paulo, não é da competência do MPE de São Paulo, por que não manda para ser investigado no Argentina, lá pelo menos nem a Suprema Corte nem a Presidenta Cristina têm medo da imprensa, talvez o povo que sustenta essa cambada toda, pode ver seus direitos respeitados. Se o SBT que é uma emissora sem poder algum já causa tanto medo, imagina se algum partido tiver coragem de pedir à Procuradoria Geral da República, que exija da Globo que mostre o DARF, o pedido vai parar no Japão.
Maria Aparecida,
O que você escreveu pode não ser somente ironia, pois, por exemplo, hoje é mais fácil os argentinos esclarecerem o que ocorreu em nossa ditadura do que os brasileiros. Numa entrevista ao Abujamra, o filho (João Vicente) de João Goulart informou que em relação ao provável assassinato por envenenamento de seu pai, a procuradoria federal da Argentina já está em análise adiantada das circunstâncias da morte de Jango.
Para a imensa maioria dos pobres brasileiros e dos que os ajudam (PPPP), a justiça no brasil será que existe??
Por vezes a justiça age na base do empurra, empurra: vai de uma instância para outra, sem que ninguém se responsabilize pelas ações necessárias. E nada se faz. Já Dirceu, continua preso, incomunicável, em regime fechado. A balança já está viciada.
Será que a PGR tem e-mail para que possamos mandar um link do vídeo do youtube para o sr Rodrigo Janot? Será que o Gurgel não deixou um apple para ele? Será que a PGR não tem banda larga? Será que não tem nem TV, já que ele desconhece que o jornal do SBT é nacional? Será que para se entender as palavras ditas pela apresentadora é necessário ver o vídeo, não bastaria ler a transcrição? Será que o PGR acredita que o MP (tucano) de SP irá fazer um trabalho melhor do que ele próprio faria?
O pedido vai acabar arquivado numa pasta errada.
Todas as mazelas que a ditadura trouxe, como os crimes contra a vida, a dignidade, aos direitos humanos, todas elas…
Não foram devidamente punidas, e a justiça cobra, se nada ocorrer contra os torturadores, estupradores, carrascos, psicopatas… enfim esta Merdarada toda.
A Justiça ficará capenga e isto vai continuar a existir, prender Dirceu não foi resgate de Justiça foi mais um crime impune…
Parabens Scherazade…continue livre leve e solta.
O Janot tá com medo da pressão do SBT sobre ele.
Mas se a gente tivesse uma Ley de Medios no Brasil o poder maligno das famiglias do PIG diminuiria sensivelmente.
Mas parece que os Governos do Lula e Dilma temem a Ley de Medios! A Ley de Medios poderia facilitar a vida do Governo Dilma e de qualquer outro governo popular, trabalhista e progressista.
Só para lembrar: A Lei dos Meios de Comunicação será instituída, não para facilitar a vida de qualquer governo, mas simplesmente para cumprir a Contituiçao Federal! E livrar a todos os brasileiros da ditadura da informação!
O MP era pra entrar com representação de imediato, pois sua função é dar proteção a sociedade e proteger os hipossuficientes o povo mas; o MP atual é uma vergonha em todos os níveis.
O que poderia esperar-se de um sujeito cuja campanha publicitária para ser “escolhido” como primeiro nome na lista tríplice beirou a insanidade, tão altos os valores?
Acham que ele gastou toda aquela grana à toa?
Agora o homem quer “se arrumar” e dane-se a PGF. Justiça? Pra que? Vamos empurrar com a barriga e a gente vai se ajeitando sem pisar nos calos dos que têm a grana.
Acho que o Janot e a Barbara Eden dos pobres, andam trocando figurinhas.
Afinal de contas para que serve o MP, tanto os federais como os estaduais?, políticos de outros partidos, menos do PT pois estes investigados mesmo, praticam barbaridades mas o MP, federal ou estadual, não se mexe, parece que apenas observa e pronto. Estas instituições custam muito caro aos bolsos dos contribuintes para o pouco que fazem, esta na hora de rever tudo isso.
Janot e MP SP são dois rola bostas do PSDB , simples assim.
O MPSP come na mão do PSDB.
O que voces acham ? os ilustres do PGR/STF/MP/TCU/TCE/TCM e PQP sentam á mesa para jantar o caviar nos melhores restaurantes do país, com dinheiro do povo ao lado de quem ? de trabalhador de fábrica ? doméstica ? manicure? motorista de transporte coletivo ? cobrador ? motorista de táxis, vendedor ? sem teto ? negro da favela ? diarista ? näo, näo , näo, eles se encontram para saborar o caviar com empresários, com jornalistas da mídia, com banqueiros, e voces querem que eles condenem esse pessoal ? de jeito nenhum.
O MP e o STF são contra o povo. Também pudera, todos vem da elite.
eu acho é que o Janot tem um cartão da telesena …
A propósito, a jornalista sumiu do SBT ou se encontra de férias?