O que a imprensa não fala sobre o “risco de apagão”

santoantonio2

Todo dia vocês leem sobre os graves riscos de uma “apagão” no sistema elétrico, não é?

Engraçado que as reservas nas hidroelétricas estão em 40,5% da capacidade, em nível nacional, enquanto foi preciso as reservas de São Paulo caírem abaixo de 15% para se dar atenção ao problema.

Mas 40,5% em abril não é um número preocupante?

Sim, é. Mas nada desesperador.

Porque existem elementos que não estão sendo publicados nos jornais e que vão trazer um significativo alívio para que os reservatórios do Sudeste, os mais prejudicados, se recuperem, mesmo com chuvas que seguem abaixo do padrão normal.

E, curiosamente, parte da chave para que estes fatores ocorram não está apenas na falta de chuvas, mas no excesso delas.

É que desde fevereiro está desligada, por causa das enchentes,  a usina de Santo Antonio, no Rio Madeira, a quarta maior do país que, mesmo em funcionamento parcial, tinha capacidade equivalente a 3%% de todo o consumo nacional. Assim que voltar a operar, o que talvez ocorra ainda em abril, ela vai reduzir a necessidade de geração nas usinas do Sudeste, permitindo uma redução média de  4 a 5% do total produzido ali, economizando, por conseguinte, água.

Seria quase o  mesmo, para você entender melhor, que inaugurar  duas  novas usinas nucleares como Angra I e Angra 2.

E o Rio Madeira vai dar, até maio, mais uma “gorjeta” em maio, com a entrada em operação de mais uma turbina, reduzindo a necessidade de geração termoelétrica com o acionamento da linha que leva energia ao Acre.

Ambas as usinas, aliás, feitas pelos governos Lula e Dilma, depois de o Brasil ter ficado 20 anos sem construir novas grandes hidrelétricas.

O que você leu sobre isso nos grandes jornais?

Sou capaz de apostar que nada de nada.

Nada disso faz a situação de abastecimento energético do país ser de absoluta tranquilidade, diante da maior seca que o assolou na história das últimas décadas.

Mas ela não é, como a do abastecimento de água da Grande São paulo, dramática e, salvo por milagre, irreversível a médio prazo.

O nível dos reservatórios do Sudeste, mesmo com a vazão dos rios reduzida, em março, a 60% da média – o sexto pior em 84 anos –  já subiu 2% em relação ao final de fevereiro e o mesmo deve acontecer, este mês, com o segundo maior conjunto de reservatórios do país, o do Nordeste.

Compare isso com o que acontece com o Sistema Cantareira, que caiu 3,2% no mesmo período, mesmo com chuvas superiores à média.

Milagre?

Não, apenas a interligação entre os sistemas – no caso da água, das redes de distribuição – que permite aos reservatórios trabalharem em conjunto, racionalmente, de acordo com as precipitações em cada bacia hidrográfica.

Ou, para usar a palavra tão a gosto dos tucanos, planejamento.

Planejamento não torna sistema algum imune ao clima. Os torna, sim, muito mais resistentes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. “O subdesenvolvimento não se improvisa , é obra de séculos”. Frase de Nelson Rodrigues , que retrata , bem , o trabalho desenvolvido pelos tucanos no país. Apagão de água , de luz , de planejamento , de gestão , y otras cositas más …

  2. Sei que o assunto é sério, mas não daria pra trazer água do nordeste com a canalização da Sabesp do Serra?

  3. Crise no setor energético – culpa da dilma
    Crise no abastecimento de água em SP – culpa da chuva

    Lembrando que para se ter uma “Crise”, não há necessidade de fatos, só de letras repercutidas indefinidamente nos diversos subcanais da mídia formada na ditadura.

    1. A pergunta que não quer calar!

      Quando o PT, há 12 anos no comando do país, irá proporcionar uma imprensa decente ao povo brasileiro?

      O PT, não criando condições para que o cidadão seja informado, contribui para que ele fique alienado e aceite esta situação.

      O PT, com sua inércia, se tornou cúmplice da mídia golpista.

        1. Parabéns Ronaldo vc está coberto de razão. Infelizmente o PT (atualmente) não tem políticos que peitem esses marginais que se intitula inmprensa.

          1. Meu Deus Gente,primeiro deixa eles se afogarem, depois você faz massagem cardiaca, mas não sopra….
            Devagar se vai ao longe.
            Eles já estão sufocando no seco…

  4. Boa tarde,

    o PSDB aplica a teoria do caos nos brasileiros e eles vão atrás igual efeito manda.

  5. Essa parcialidade sem responsabilidade é muito prejudicial para a sociedade como um todo. Pouca água em reservatórios em SP é culpa da natureza, pouca água em reservatórios no âmbito federal falta de investimento, má gestão. Isto é irresponsabilidade de informação, são fatores parecidos, mas, noticiados de modo inversamente proporcional.

  6. Não tenham ilusões quanto a Santo Antônio, aqui em Rondônia. OS vagabundos da oposição sabem da ajuda que a USINA pode dar aos reservatórios do Sudeste e Nordeste e já estão em ação, USANDO o tal do Ministério Público (federal e/ou estadual), pra impedir o acionamento das turbinas assim que a água baixar, sob a alegação de que são necessários maquis estudos sobre a responsabilidade das usinas na cheia do Rio Madeira. Como grandes FDP que são, nem se preocupam se as águas subiram desde a Bolívia, passam pelas usinas de Girau e Santo Antônio como se essas não existissem e alagam até no Estado do Amazonas ABAIXO DAS USINAS. Parece que as Usinas, ao invés de produzirem ENERGIA, foram programadas pra PRODUZIR ÁGUA. Tá difícil. Até parentes meus, formados, que vivem aqui desde meninos ou nasceram aqui, como eu, estão embarcando nessa. Afinal, dizem, “as televisões não iriam inventar uma mentira dessas”. Coitados! Não sabem que o que os “da imprensa” (especialmente a local) querem mesmo é ESTORQUIR as operadoras das usinas com ameaças de provocar prejuízos com seus alarmismos mentirosos.

  7. Fernando,

    Sugiro que você mantenha,quase que diariamente, em seu blog estas informações preciosas sobre as reservas das nossas hidrelétricas para que possamos divulgá-las pois a imprensa só divulga as futuras catástrofes no setor energético.

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

  8. Falta dagua reduçao do nivel dos reservatorios em sp a niveis criticos _ culpa de sao pedro ma sorte nada a ver com psdb; No brasil em niveis administraveis culpa do PT e da dilma ma gestao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *