Sim, Globo: o Tijolaço “conta” com um banner do Governo Federal. É contra o crack. E é grátis.

paginadupla

O Eduardo Guimarães publica, em seu blog, a reprodução da matéria de O Globo, na revista digital “Globo a Mais”, com que se procurou definir, jocosamente, a entrevista de Lula aos blogueiros como “a entrevista dos camaradas”.

Alguns de nós, numa infinita atitude de boa-fé, aceitaram falar às repórteres de O Globo.

Eu, não, embora tenha recebido um catatau de perguntas, várias delas sobre minha vida pessoal e profissional.

Com um esforço de gentileza, respondi que não me interessava falar a O Globo sobre isso e que, sobre minhas opiniões políticas, elas estavam publicadas no blog.

Houve o registro da única resposta que dei, por se tratar de uma instituição ligada à figura pública do ex-presidente Lula: a sobre se eu tinha recebido “algum auxílio” do Instituto Lula .

Respondi que sim: uns cafezinhos e umas bolotas de pão de queijo, que nos foram servidos durante as três horas e meia de entrevista.

Mas são feitas intrigas, infelizmente não de forma que eu possa processar o jornal.

Como a de que o Tijolaço “conta” com um banner do Governo Federal.

Conta, sim, meninas. É este que está veiculado aí ao lado há vários meses, com uma campanha contra o uso de crack.

É obtido gratuitamente na página do Ministério da Saúde e da mesma forma gratuitamente veiculado aqui.

Se o jornal queria saber se eu recebi publicidade de órgãos públicos eu certamente responderia, porque seria dinheiro público e de dinheiro público sempre se presta contas.

E teria respondido: não, não recebi, não recebo, embora não veja problema algum se um dia vier a receber, na proporção exata entre custo e número de leitores.

Será que O Globo sabe o que é fazer algo gratuitamente, sem visar dinheiro ou deduções fiscais, marketing institucional e outras “granalidades”?

Não falei a O Globo não porque não fale a jornalistas ou ache que não se pode, até, tratar de frivolidades nestas que em princípio seguem aquela receita de serem mais leves que o ar.

É porque não vou ser interrogado pelo inimigo, assim, sem ter o dever – por estar num cargo público – de fazer isso.

Quando exerci funções de governo jamais me furtei a falar com qualquer jornalista, fosse de onde fosse, sobre o tema que fosse, desde que ligado as estas funções.

E sei que tenho o respeito de muitos dos profissionais de O Globo, tanto quanto os respeito como colegas, pela forma com que exerci aquelas funções.

O dever de transparência total no serviço público persiste mesmo quando sabemos que ali estão as piores intenções, exercidas diretamente ou através de alguém que, tolo, não percebe estar sendo instrumento.

Mas não fora da função pública.

O Tijolaço não é a casa da sogra, nem é a de O Globo.

Aqui, eu posso abrir todas as portas para quem quiser, e frequentemente as escancaro a todos vocês.

Mas é como o lar-castelo de William Pitt, Lord de Chatham: “O homem mais pobre desafia em sua casa todas as forças da Coroa, sua cabana pode ser muito frágil, seu teto pode tremer, o vento pode soprar entre as portas mal ajustadas, a tormenta pode nela penetrar, mas o Rei da Inglaterra não pode nela entrar”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. Toda vez que Aécio der uma entrevista a qualquer órgão das organizações globo, o Tijolaço pode fazer a mesma ironia, mas com razão, “conversa de amigo”, onde poderá ser mostrado que não houve pergunta sobre barômetro, helicóptero, Perrela…

  2. Esse pessoal do PIG já tinha falido a muito tempo se existisse realmente pluralidade em nossa mídia. Só se sustentam pois exercem um monopólio – o PIG. Além de serem incompetentes, cada vez mais patéticos. Se o governo tivesse tido mais coragem e feito a regulação da mídia, as coisas seriam muito diferentes. Acorda PT, acorda governo!

  3. BRAVO! Bravo Fernando, você não tem ideia de como já comecei o dia (18/04)Lavando a minha alma ao ler este artigo. Cada dia te admiro mais como jornalista.

  4. Se fossem apenas bloguinhos sujinhos, não estariam atrás de cada um para destruí-los, na realidade eles sentiram o golpe; que foi a entrevista e viram que a repercussão nas redes e o números de pessoas como eu que a assisti toda ao vivo. nada como um dia após o outro e os Davis contra os Golias encaixaram o golpe perfeito. Abraço

  5. Grande Fernando! Isso prova mais uma vez a força que os blogues sujos estão se tornando. Luala ainda incomoda muito a casa grande, com a ajuda e apoio dos blogues sujos então, nem se conta! Vamos em frente sempre!

  6. Uai, é a entrevista do Lula com a parte da imprensa que vai dar oportunidade ao Lula dele falar o que pensa e ser publicado o que ele pensa. Simples assim. Então é um OUTRO viés, diverso do PIG. Por isso é furo. Também simples assim. E por isso eles não aguentam, também simples assim.
    Por fim, acho que vcs não tem que responder a eles se recebem ou não verbas públicas. Quem recebem são eles!
    É só colocar os quadros de verbas da SECOM.

  7. As respostas da Conceição do blog Viomundo estão publicadas também. O escrevinhador faz um relato muito interessante sobre esse cerco repentino do jornalão mais insidioso do país. A Conceição dá uma tremenda aula de jornalismo independente. Não há quem pague isso. Parabéns aos blogueiros pela firmeza e coragem. Deve haver uma forma coletiva como a que existiu no Coojornal dos tempos da ditadura, que possa reverter em uma contribuição nossa para manter esse grupo resistente na guerra mais suja do jornalismo brasileiro que já presenciei.

  8. Agora falta fazer outras entrevistas. Convidar ministros, governadores, deputados, senadores, e partir para cima. Poderia se cliar um portal que unificasse as manchetes dos diversos blogs, assim poderíamos percorrer toda a blogosfera progressista à partir de uma ínica porta de entrada.

    1. Tirô daqui Walfredo. Há tempos penso nisso, pois falta espaço na caixa (favoritos) para se armazenar tanta coisa boa que elencamos na web. Os que considero indispensáveis diariamente, como O Cafesinho, Tijolaço, Pragmatismo Político, Outras Palavras, ficam na minha pg. principal, mas os outros -não menos indispensáveis- temos que largar na coluna oculta.
      Ocorre que montar um portal deste nype , requer estrutura eperacional e organização -talvez uma COOPERATIVA WEB- quem sabe, bastaria os blogs se inscreverem e para haver justiça, teria um rodízio da exposição diária deles, sem nenhum ter prejuízo, por ai, uma idéia apenas. Outro ponto é a sustentação, mas creio que como cooperativa, teria direito a participar e disputar licitações governamentais por verba publicitária, outra idéia. A questão é que a SECOM, prefere cheirar o rabo do cavalo do LORD PIG e levar coice do que democratizar as verbas publicitárias, mas um dia “-a luta continua-“, quem sabe teremos uma mídia mais justa no Brasil, quando a SECOM virar Secretaria de COMUNICAÇÃO, pois por enquanto ela é “secretaria de MANUNTENÇÃO” da MÍDIA MOFADA!

  9. A relação das técnicas de comunicação e a democracia não é recente. Remota à Grécia antiga, quando o alfabeto – técnica de escrita que permitiu aprender a ler e escrever facilmente – fez surgir a cidadania e a democracia. Ler as leis não era mais privilégio dos escribas. O mesmo aconteceu na Europa renascentista, com as transformações políticas relacionadas à descoberta da impressão. Sem alfabeto, a democracia não poderia ter sido inventada. Sem imprensa, não haveria as grandes democracias modernas, como as que surgiram na Inglaterra e na França, com a Revolução Francesa, e na América, com a Revolução Americana.

    Não seria diferente com a internet. Se ela mudou a forma como nos relacionamos com o trabalho, a educação, a sociabilidade, sua maior contribuição é à democracia. Hoje, a informação não é mais privilégio dos grandes meios de comunicação, ao contrário das verbas publicitárias (até quando, pergunto-me, já que à publicidade está atrelado o número de leitores/telespectadores). Hoje, a informação não é mais um fluxo de mão única. E isso assusta aqueles que tinham seu domínio absoluto até então. Certamente, por conta da força que os blogs estão ganhando, essa será uma eleição diferente. Não dá mais dizer que não sabia em quem estava votando, seja seu candidato Dilma, Aécio, Eduardo, ou qualquer outro. As informações estão ai, para todos. A escolha é, democraticamente, de cada um. Meu desejo é de que essa seja a eleição do voto consciente.

  10. E a bandidagem nao suporta quem vive honestamente do seu trabalho. Fora Globo. Vai se rocar nas ostras.

  11. Perfeito, Fernando! Estou mais do que orgulhosa de nossos blogueiros sujos! Cada um melhor que o outro. Já disse, várias vezes, que chego a sentir pena de quem lê os mervais da vida, que não sabem escrever, porque não tem autorização para pensar. Por mais clichê que seja, os bozós medem todos com sua própria régua. O que é natural, uma vez que não enxergam nada além do próprio umbigo e ainda não perceberam que perderam a coisa mais importante pra qualquer profissional, de qualquer área: a credibilidade. Aos poucos foram se transformado numa rede de fofocas, de falas e escutas “clandestinas”, mal cheirosas e muito mais mal intencionadas. De novo, parabéns!

  12. Se a Rede Glogolpe está incomodada, significa que vocês estão fazendo um ótimo trabalho, parabéns e continuem firmes.

  13. Leio o Tijolaço por causa das ideias e dos valores que são expostos aqui. Leio porque concordo, porque o que se diz aqui faz todo o sentido para mim. E espero que essa matéria maldosa do Globo e de outros jornais tenha o sentido inverso, que faça o Tijolaço e os outros blogs ‘sujos’ serem ainda mais conhecidos e frequentados, e que as pessoas julguem o seu valor pelo seu conteúdo e não por rótulos impostos pela grande imprensa.

  14. Façam o que a globo anda fazendo para calar vocês…processem eles por esta matéria. Vocês estão trabalhando e eles estão tentando desgastar a credibilidade de vocês com esta matéria.

  15. Interessante, mostrar o curriculum para o pessoal.
    Os novos que aparecerão aqui.
    Mas para nós que só lemos os textos as matérias, já
    nos mostra a categoria de conhecimento que tens.
    E basta..
    Parabéns…fico com inveja de ter tomado um café com
    o presidente e coincidentemente comido um pão de queijo.
    Soube que derrubou o pão umas tres vezes..
    Em que estava pensando homem..

  16. O velho rancor e ódio que as Organizações Globo destilavam contra o Brizola agora são destinados diretamente a você, Brito.
    Pelo direito de resposta de Brizola no Jornal Nacional, em 1994, já sabemos que você não se verga diante das manipulações deste império construído na cruenta ditadura civil-militar.
    Estamos com você, Brito! Tijolaço é o melhor blog atualmente, junto com o Diário do Centro do Mundo.
    Um grande abraço

  17. As grandes Corporacoes, se acham donas da atividade. Acham que jornalismo so eles podem fazer. Ridiculos! Qua qua qua!

  18. O “rei” ou rainha, está nu..caiu a máscara da Globo , essa entrevista foi no fígado..esse editorial são estertores de um “império ” em decadência..

  19. A ENTREVISTA EXCLUSIVA do Lula aos “blogueiros sujos” atingiu milimetricamente o seu objetivo. Ficou demonstrada a força da mídia alternativa. Os multicanalhas acoitados nas redações da PRESSTITUTA sentiram o golpe. A Conceição Lemes colocou as coisas no seu devido lugar não se sujeitando aos caluniadores.

  20. Pelo que entendi dessa história toda, a intenção desse grupo de mídia é bater em todas as empresas, prefeituras e demais instituições que possuem publicidade grátis ou paga nos blogs que foram convidados para a entrevista do Presidente Lula. Várias perguntas foram feitas para disfarçar o objetivo principal. Se quem faz publicidade nos blogs vier a retirar essa publicidade podem acreditar que o grupo está por traz. Vamos aguardar e acompanhar. Estão de parabéns os blogueiros que entrevistaram o Presidente Lula.

  21. Parabéns a todos os blogueiros progressistas. A luta continua! Vamos lutar. Dilma no primeiro turno. Viva Lula! Avante companheiros!

  22. O leitor le o quer! Nao o que eles querem que se leia. Se a grande midia continuar fazendo esse jornalismo, meus cachorros vao fazer coco em cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *