Os últimos dias, afinal, têm sinalizado algo que, nos últimos meses, parecia perdido.
Porque o sentido de mudança foi transformado, pela imprensa deste país, num regressismo que não resiste a um sopro.
Então mudar o Brasil, retomar o desenvolvimento, combater a corrupção, tornar eficiente a máquina pública, reduzir a inflação e valorizar o salário é algo que a direita brasileira possa acenar ao nosso povo?
Eles, que nos deram a recessão dos anos 90, a liquidação do patrimônio público (vendido em condições obscuras), que entregaram o país com inflação de dois dígitos, que acham “alto demais” o salário-mínimo?
Mas, por paradoxal que pareça, começamos a aceitar o discurso da mídia de que “aqueles eram os bons tempos” e que o governo Dilma não iria “colocar em risco as conquistas do Plano Real”.
Aceitar o discurso do adversário é o primeiro passo para ser derrotado por ele.
Desde as manifestações de junho, embora Dilma tivesse ensaiado – e executado, nos campo de quatro dos “cinco pactos” que propôs na ocasião – uma reação, deixou-se de lado o combate político.
E quando se deixa o embate político perde-se um pouco a cada dia de nossa identidade.
Embora seja necessário – e demolidor – mostrar os números comparativos, é preciso agregar a isso um sentimento – plenamente presente em 2010 – de que este país tem futuro e que este futuro só não é presente exatamente porque o passado foi como foi.
A memória que o tempo atenua, o discurso político precisa reacender, para que o fluxo de informações entre as gerações fundamente o julgamento do presente.
E isso tem um imenso poder, tanto que se nota, agora, que Eduardo Campos começa a fazer ressalvas em sua identidade com Aécio Neves, porque percebeu que a velha direita estará toda unida em torno dele, a começar por FHC e um já não tão constrangido José Serra.
A eleição de 2014 não é um “passeio”, como se acreditou.
Nem é um desastre, como a mídia não cansa de apregoar.
Aécio não tem, a esta altura, o que Serra tinha.
Campos não tem- e nada indica que terá – aquilo que Marina Silva atingiu.
O problema do campo progressista é o de não ter, de novo, o que tinha.
Em parte, certamente, por parecer diferente do que foi, por não proclamar diariamente o que é.
Acaba-se, assim, negligenciando-se nosso próprio significado.
Nada deixa mais a direita irritada que Lula e Dilma romperem o seu monopólio de informação e falarem fora da pauta que a mídia lhes impõe.
É na batalha da comunicação que se perde ou ganha esta guerra por corações e mentes.
E é nela que o Governo Dilma – até agora – vinha tendo o seu pior desempenho. Não apenas por ser ruim, mas por achar que o ruim era o bom, com o abandono da polêmica pública.
O desafio de Dilma não é o de ganhar votos, mas o de recuperar seu significado.
36 respostas
A 153 dias das próximas eleições, a Dilma tem que começar a se comunicar. O que o Franklin Martins foi fazer mesmo na equipe dela? E no que a SeCom mudou mesmo?
Comunicar fazendo política! Tipo: Foi entregue 6.000 mil casas em Teresina no Conjunto Jacinta Andrade. Td mundo alegre. Chave na mão! Muitas palmas na entrega das casas e então a comitiva presidencial vai embora. O que ficou para as pessoas que receberam as casas? NADA!!! Uma chave na mão e as palavras? Esquecidas.
Tinha que ter a comunicação permanente naquele local. “Olha este é o maior conjunto habitacional do ‘minha casa minha vida’ foi entregue no governo Dilma etc… A idéia é esta!
É isso que falta no Brasil. Se você é injustiçado, reclame, grite! Se os “coronéis” aparecem dizendo para você não reclamar, reclame mesmo assim, peite! Se eles ameaçarem, reaja! Se for necessário partir para o confronto direto, que assim seja! Que isso não é uma “conversa civilizada” aonde “os de sempre” vão responder com racionalidade, isso é uma briga selvagem aonde o “outro lado” não se importa nem um pouco de matar, e não serão palavras que irão convencer estes à mudar de idéia.
Esse nosso país é o que é em boa parte porque o Brasileiro é manso, bovino, condicionado. Troque o comportamento bovino por um arreganhar de dentes e morder para verem se as coisas não começam a melhorar.
Boa Daniel! E os que não são bovinos são equinos e gostam de ser cavalgados por uma elite tosca e mesquinha da Velha Mídia Mofada que proclama que ir a Miami ou Las Vegas é conhecer o “centro cultural do Mundo.”
Dinio, estes dados eu peguei do conversafiada, na semana passada e fiquei sabendo que o JN-Globo, no sábado já estava dando outra versão dos fatos, sempre desvalorizando as conquistas do Brasil. Vamos à luta, esclarecendo principalmente aqueles que vão votar pela primeira vez e estão sendo desinformados pelo PIG.
O PT tem respeitado o direito das Pessoas possuir uma Casa.
É que quando “comunicadores” e “marqueteiros” saem da batalha do dia-dia, do suor das ruas, da disputa da notícia, da melhor campanha, do embate das idéias, e acomoda as nádegas em INSTALAÇÕES PALACIANAS, regadas com mordomias, ar condicionado, água mineral gelada, frutas, cafesinho servido por mordomo, garantia de contra-cheque gordo no fim do mês, qualquer peido do calendário … feriadão, e o status nas rodas sociais de pertencer a privilegiados, esquecem que para terem estes cargos e privilégios, um Torneiro Mecânico e uma Guerrilheira tiveram que se arriscar e ralar muito. E pior, de tão babacas que são, esquecem que a cada eleição, suas cabeças estão numa guilhotina!
Para Luis Otavio Siqueira da Unicamp. Sera que elevar o Patrimônio da Patrobras de 14 bilhões de dollares em 2002 (Final Governo FHC) para 180 bilhões, patrimonio atual, é arrebentar com o nosso País? Será que ser a 7ª economia mundial, o 2º maior país exportador de alimentos, o 1º produtor e exportador de soja, o 1º produtor e exportador de café, o 1º produtor e exportador de açúcar, o 1º produtor e exportador de suco de laranja, o 1º produtor e exportador de carne bovina, o 1º produtor e exportador de frango, o 3º maior produtor de frutas, o 1º fabricante de jatos regionais, o 3º fabricante de aviões comerciais, o 4º mercado de veículos, o 7º produtor mundial de veículos, a 4ª maior indústria naval, o 2º maior produtor de minério de ferro, o 9º maior produtor de aço, o 4º maior produtor de cimento, o 4º maior produtor de celulose, o 1º em celulose de eucalipto, o 9º maior produtor de papel, o 7º maior fabricante de produtos químicos, o 8º maior produtor de alumínio primário, o 4º maior produtor de bauxita, o 3º maior produtor de alumina, o 5º maior produtor de têxteis, o 4º maior produtor de confecções, o 3º maior produtor de calçados, o 2º maior gerador de energia hidrelétrica, o 1º produtor de etanol e o 3º de biodiesel, o 7º maior gerador de energia elétrica e 9º maior consumidor, o 3º maior mercado de computadores pessoais, o 5º em telefones celulares e o 5º em telefones fixos, o 4º país em usuários de internet e o 3º em número de servidores, o 4º país em extensão de rodovias, a 4ª maior força de trabalho (104 milhões), o 7º maior mercado de consumo do mundo, o 5º em reservas internacionais (US$ 377 bilhões). ENTRE OS PAÍSES DO G20 O BRASIL DE 2014. Teve o 9º maior crescimento do PIB em 2013 (2,3%0), é o 1º na proporção entre reservas e dívida de curto prazo (10 vezes), é o 2º na proporção entre reservas e importações (18 meses), teve o melhor resultado primário médio entre 2008 e 2013 (2,54%), é a 6ª menor dívida pública bruta em relação ao PIB (57,2%), tem o 4º maior investimento Educação (5,8% do PIB), tem o 9º maior investimento em Saúde (8,9% do PIB) e isto sem falar nos milhares de jovens bem mais pobres que você que estão nas faculdades através do ENEM e do ProUne e das milhares de familias que sairam da pobreza absoluta e das outras milhares que hoje são classe média, que comem carne todos os dias, que viajam de avião e que entopem os supermercados e shopings no Natal, no Ano Novo, no dia das mães. SERÁ QUE ISTO É ARREBENTAR COM O BRASIL? Será que na Unocamp ninguém conhece o Brasil que fomos e o que hoje somos?
Show de bola, ou melhor show de informações, fechou a boca do coxinha. Acho que agora ele vai pra Miami, ou direto ao diretório Tucano. Quincas tens o, ou os lincks da pesquisa para nos passar, obrigado.
Dados excelentes para se contrapor á midia anti-brasileira que domina o país.
A globonews, transferiu a seca do sistema Cantareira para as hidrelétricas Paulistas. Em SP não haverá racionamento garante o pinóquio.
Chegou a hora! Hora de tapar a boca dos conversa fiada. Pra cima deles! Dilma na cabeca!
Chegou a hora de, ao invés de deixá-lo ainda mais desorientado, magoado e perdido, ajudar Dudu a achar o caminho de volta para casa, pensando-se na hipótese de segundo turno. Vovô Arraes, merece.
O PSDB já está partindo para o plano B. Fiquei sabendo que que o diretório nacional que saber da NASA, quanto tempo vai levar para ter a primeira viagem para o planeta parecido a terra descoberto recentemente.
Boa tarde,
mais importante que recuperar alguns pontos na cia eleitoral e fazer o Brasil um país mais justos é consolidar o PT como uma partido de base e singular ao povo brasileiro e que transforme O nosso país em um país mais justo e de oportunidades ao povo. O PT tem que retorna e tomar novamente de sua água e perder o brilho de partido de elite. Temos que governa na forma que o PT foi criado e forjado e caso precise retornar ao ABC para ter essa garra e vontade de ser brasileiro como em outrora o foi,Oh faça!… O PT na sua representação máxima que é a Dilma, tem que retornar ao ABC Paulista e lá beber de sua água e junto ao povo busca uma BRASIL de igualdade. PENSE NISSO PRESIDENTE E REPRESENTANTES DO PT, POIS ESSE É O MOMENTO!!!
Sai da defensiva, patife. Mostra qual é o teu lado. Não podes é ficar dando uma de cidadão acima do bem e do mal papagaiando aquilo que a mídia bandida vende como verdadeiro.
Nos últimos doze anos foram reforçadas a Controladoria Geral da União, o Portal da Transparência, de tão detalhado, foi até usado pelos fabricantes de escândalos fajutos, não se vê um desses honestos de fachada revoltar-se contra a roubalheira do ‘Trensalão’, falar algo sobre o rodízio’ alckmista, na verdade racionamento que as gangues midiáticas escondem e, fora a canalhice do espetáculo midiático co-produzido por Globo e STF, tudo aquilo que foi produzido pela ‘central de notícias’ do PROBO Cachoeira mostrou-se falsária, como falsária é essa falsa moral da direita brasileira e o próprio espetáculo barbosiano.
Falou tudo.
Agora mande a Dilma tirar a bunda gorda da cadeira e falar aos quatro ventos.
Para que perder tempo em discutir com os infiltrados ? São escorpiões . É dar visibilidade para quem vive e viverá nas trevas .
Filosofaram Noel e Ismael :” Vou deixar você de mão com razão para me livrar do mau ” .
Lula taxado como analfabeto juntamento com J.Alencar deram um banho no FHC e seguidores . Dilma idem . É despeito . Ódio de classe . Ódio racial. Ódio ao Brasil . Não sou petista e nem recebo dinheiro para defender meu país e DILMINHA .
Também não sou petista,mas sim um cidadão brasileiro que quer ver esse pais e seu povo cada vez melhores.Pra isso temos que lutar para escorraçar da política brasileira esses politiqueiros que só lembram do povo em época de eleições e como disse Lula uma vez,”depois,se ganham,voltam para os seus e vão comemorar nos grandes salões,longe de quem os elegeu”.
Pessoas lúcidas do meu Brasil. È Dilma lá de qq jeito, goste ou não a mídia pobre e podre ou os arcaicos defensores da direita.
O resto é bla,bla,bla direitista.
Vejam os vídeos abaixo, meus caro Luis Otávio Siqueira da Unicamp! A proposta do “cansadinho” Aécio é o arrocho salarial e aumento de juros de forma estratosférica! É só isso que os tucanos nos propõem e sabem fazer. Como diz o Lula se ele tivesse seguido a política econômica de FHC o país teria quebrado. Quem está quebrado é o Estado de MG. Em palestras para empresários entre quatro paredes, disponíveis na Web, Aécio fala em “medidas amargas”, mas para a mídia partidarizada ele fala em aumento insuficiente da tabela do IR. Entretanto, o economista “chefe” de seu programa de governo, o ex-ministro de FHC, Armínio Fraga, afirmou recentemente que o salário mínimo está muito alto e está “engessando o mercado”. Pode? Só um cego não consegue ver! Aécio e toda a turma do PSDB quando estiveram a frente do Governo Federal, deixaram por 8 anos os funcionários públicos sem aumento em seus vencimentos. E os aposentados idem com 6 anos sem reajuste de seus benefícios sendo taxados de “vagabundos” pelo ilustre Príncipe da Privataria! E a Tabela do Imposto de Renda passou 6 anos sem correção. Greves? Eram duramente reprimidas, juntamente com os movimentos sociais de qualquer tipo. A ordem era não negociar! Em 2003, entregou a Lula um país quebrado, que havia recorrido três vezes a empréstimos junto ao FMI para saldar nossas contas, praticamente sem reservas cambiais, hoje superiores a U$ 370 bilhões, e com 38 milhões de pessoas passado fome. E esses tais “empréstimos do Fundo Monetário Internacional(FMI)” eram sempre uma “senha” para mais “arrocho salarial” e diminuição de direitos como estamos assistindo na Espanha, em Portugal e na Grécia nos dias de hoje! Eram as temidas “Missões do FMI” que aportavam por aqui para fiscalizar nossas contas e intervir na condução da política econômica! Era a política neoliberal do “Estado Mínimo”! Foi seguindo essa “cartilha” que FHC privatizou (ou fez a doação?) de inúmeras empresas públicas altamente rentáveis em negociações nada republicanas, como a Vale do Rio Doce. Hoje, aparecem em público com cara mais lavada dizendo-se defensores da Petrobras. Quem ainda acredita nessa baboseira? Ganhem a eleição, mas com propostas públicas e transparentes, seriedade e honestidade com os fatos! Veja você mesmo o que te espera e tire as suas próprias conclusões! Sem truques nem montagens! https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nsLWWRTGAs4 E aqui neste vídeo se comprova o que temos falado. Nele o próprio FHC, com uma impressionante franqueza um tanto quanto incomum quando fala ou escreve no Brasil, confessa entre “lamúrias” o fracasso das medidas adotadas por ele mesmo. Ao final desta conferência dos governos progressistas em Florença, Itália, em novembro de 1999, toma um “chega pra lá” do ex-presidente americano Bill Clinton também palestrante na ocasião, que o desmoraliza publicamente! E isso tudo apenas três anos antes do término de seu desastroso governo que eles hoje tentam vender para os ingênuos ou desmemoriados como uma “maravilha”! Depois não diga que não avisamos! Vejam https://www.youtube.com/watch?v=t_W4kkhJndI&feature=share
Brito, aproveito a oportunidade para mandar a “gentalha tucana” chafurdar no chiqueiro dos desesperados. A sorte da “quadrilha tucana” é que estamos temporariamente SEM JUSTIÇA!
Essa é uma verdade gritante: ESTAMOS SEM JUSTIÇA.
Entendeu, Luiz Otávio Siqueira?
Tem um babaca escrevendo aqui, um tal de Luis Otário, que ainda não disse em quem ele vota, nem o que defende. Estou esperando. Se não és tucano de bico quebrado, o que és então?
Só uma coisa. O PT abandonou a luta de massas e abraçou a luta institucional como única. Por isso a imprensa deita e rola e o Judiciário dá o tom. Está na hora de consertar o rumo e ajeitar a bússola. Ou volta ao movimento de massas, ou vai se acabar. E banqueiro já ganhou o que tinha de ganhar. Dilma, quando eleita, tem de acabar com a farra dos bancos, de uma vez por todas.
A batalha eleitoral já começou e acelerou. O PSDB entrou na justiça contra o pronunciamento da Dilma para o Dia do Trabalho. As alegações são risíveis, mas os locutores dos noticiários explicitam todas elas minuciosamente, inclusive a de que a Dilma pediu votos. E é apenas isso que o PSDB na verdade pretende. Não quer ganhar na justiça, quer ganhar no noticiário. Pretende que o simples noticiário com suas alegações malucas seja dito e repetido muitas vezes nas televisões, criando um clima de dúvida no eleitor: “Será que a Dilma realmente cometeu algum crime eleitoral com aquele pronunciamento?”. E esta simples dúvida do eleitor tira muito do brilho intenso que o pronunciamento provocou. Um fato como este exige contra-ataque imediato, para que todos vejam, nos mesmos noticiários, o absurdo das reivindicações do adversário.
Fico tão sem palavras que tento resumir tudo ao pensamento.
DILMA 13 – 2014.
“Embora seja necessário – e demolidor – mostrar os números comparativos, é preciso agregar a isso um sentimento – plenamente presente em 2010 – de que este país tem futuro e que este futuro só não é presente exatamente porque o passado foi como foi.”
A construção de um país melhor não pode ser creditada na conta de um único presidente. Se o Brasil melhorou (pouquíssimo) foi por causa de vários presidentes, inclusive o Lula.
Tomara que tenham acordado, e que tenha tempo para recuperar a credibilidade minada pela mídia golpista.
A gente tem que reconhecer que esse tal de Luiz Otávio Siqueira, citado nos que têm facebook, é demais. O cara é demais de patético. Aposto que é fã do Reinaldo Azevedo. Ambos são patéticos. Ah, aposto, também, que é leitor da Veja. Aliás, ele é a cara da Veja. Bom, todos sabem o que significa ter cara da Veja…
É muito inimigo do PT. Quase a mídia toda. E agora? Como podemos ajudar para mostrar as mentiras desses jornais. Como? Nós não temos sequer um jornal que seja em favor do governo. Não conseguem mostrar as melhorias que o governo tem feito. Dilma tem muito inimigo atrás dela. Como um senhora pode suportar tanta humilhação? Não estão respeitando ninguém. Até o Lula tem sido atacado com sua família por essa mídia. Fico indignado, pois sei do trabalho da Presidenta e não tenho condição de ajudá-la. Sou pobre. E os donos desta mídia são bilionários e com isso podem acabar com todos nós se quiserem. O pacto deles é exterminar quem incomodá-los querendo um Brasil com menos diferenças sociais. Gostam de que todos sejam seus servos. E agora? Seremos empregados dos ricos para sempre. E o pior é que jamais falarão conosco como Lula fala. De igual para igual. Gente como a gente. Lula já está idoso e depois dele quem virá nos defender? Teremos de ficar de cabeça baixa quando esses ricos passarem ao nosso lado. Uma vez comprimentei um homem rico, e ele não me respondeu. Seremos seus servos novamente.
JÁ É HORA MESMO DE DAR UM BASTA NESTES ATAQUES DOS TUCANOS E SEUS ALIADOS DA MARINA/DUDUTRAIRA.
Precisamos dar uma chocoalhada, mostrar que são pessoas sem propostas reais para o País.
Falam de administração eficiente, mas sabemos seu passado, sucateando a máquina pública, destruindo nossa economia, subordinada ao FMI e ao capitalismo internacional.
Falam em controle de preços, mas a inflação da era FHC era contida (mesmo assim em índices maiores do que da era Lula e Dilma) às custas do sucateamento do serviço público, do salário mínimo de R$ 140,00, da entrega das estatais para o capital internacional e para privatas tucanos.
A corrupção capitaneava, quando até o Fernando Henrique Cardoso mexia na sujeira. Seus aliados compraram parlamentares. E, sintomático dele, FHC adquiriu uma grande fazenda em Unaí, com uma declaração que custou o equivalente a cerca de 15 mil dólares.
E por ai vai, agora que arranjaram um filho do obscurantismo chamado AECIO NEVES, o FHC e o SERRA, o Gilmar Mendes, o Eduardo Campos (este força auxiliar subalterna), acham que podem dar uma de rompantes.
Parecem piadas, os expedientes a que se vale esta elite. Mas, é algo que precisa ser contraposto.
E não duvidem de nossa capacidade de dar uma resposta à altura a este sicofantas. As urnas dirão, e, os movimentos de massa crescerão.
O RECADO DESTA MATÉRIA É IMPORTANTE, COMUNIQUEMOS QUE SUPERAREMOS ESTES DESVIOS DE FINALIDADE DA POLÍTICA QUE A ELITE QUER IMPOR, INCLUSIVE PELA MIDIA.
Fernando Brito, o seu blog nao tem moderacao de comentarios? Nao to falando de censura, mas o tal Luiz Otavio Siqueira esta passando dos limites…
Rogério, também sou pobre e só consegui levantar a cabeça depois que o Lula chegou para govenar o país. Trabalhei na casa de gente rica e sei como é humilhante. Eles falam com a gente disfarçando que é igual e depois faz cara de nojo. Ficavam falando muito mal do Lula e depois da Dilma. Outro dia estava lendo a reportagem daquela jornalista da Band, não me lembro o nome, dona de matadouro, coitados dos bois morrendo para dar aquela mulher um luxo de mansões, carros, iates etc. Pensa que ela se importa com o sofrimento dos animais? Claro que não, só se importa em mostrar para nós o que possui. Eu te digo não tenho inveja dela. Precisa de matar os a animais para ter fortuna. Ela disse que adora ter serviçais é isso aí que os ricos pensam quando se lembram da gente. Serviçais, não passamos disso. E agora com essa onda de injustiças nos jornais contra a Dilma e Lula, voltaremos como disse o colega Rogério abaixar a cabeça para esses herdeiros ociosos. Eu já ouvi um rico dizer que odeia pobre. Nos trata como o boi indo para o matadouro. Só ganhamos status depois do Lula e da Dilma e estamos quase perdendo tudo. Os ricos só pensam neles não se importando se a gente precisa de educação, saúde, alimentação. Quando eu trabalhava na casa de um senhor rico, só comia o que sobrava da mesa e não podia abrir a geladeira sem pedir permissão. A esposa do dono da casa preferia jogar fora a comida do que me dá para levar aos meus filhos. Infelizmente, dinheiro está acima da justiça dos homens. Que será de nós pobres sem Dilma e Lula.