O jornalismo “incomparável” de O Globo

globotmate

Recebo, de um amigo e calejado jornalista, a seguinte comparação das manchetes dos sites dos grandes jornais, depois do anúncio, pelo IBGE, da redução do IPCA-15, medida da inflação intermedtiária entre dos meses “cheios”:

Estadão – “Mantega garante que inflação continuará caindo nos próximos meses”

Folha SP“Inflação está caindo firmemente, diz Mantega após desaceleração”
G1 “Alimentos sobem menos e prévia da inflação oficial desacelera em maio”
Valor “Inflação vai continuar caindo nos próximos meses, afirma Mantega”.

Ai vem O Globo, e me sai com essa: “Resultado do IPCA-15 mostra que inflação está resistente, segundo analistas”

É que o meu amigo, certamente, ainda não tinha visto a principal “analista” de economia de O Globo, Miriam Leitão, admitindo que a inflação está em trajetória de queda, embora os acumulados em 12 meses entre num período de elevação, porque as taxas de junho e julho passados foram muito baixas. Mas, até lá, é improvável que o acumulado suba mais que um ou dois centésimos de porcentagem.

O que é mais significativo é que não se formou, como seria terrível, uma espiral inflacionária, onde a elevação de preços passada continue, por si só, impulsionando novos aumentos.

Dos índices importantes, o IGP-10 de maio, divulgado na semana passada pela Fundação Getúlio Vargas, embora ainda registrasse alta expressiva nos preços de varejo (+0,76%) , mostrava deflação nos preços do atacado (-0,22%).

Para variar, a análise econômica no Brasil tem como “fundamento macroeconômico” não o famoso “tripé”.

Mas um “quadrúpede”.

Além de “superavit, câmbio e metas de inflação” do tal tripé, junta-se um quarto fundamento.

O interesse eleitoral.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. O PIG e o PSDB estão estimulando setores empresárias a aumentarem seus preços apostando no retorno da inflação. Mesmo a inflação sobre controle eles não param de fazer o mesmo discurso: “a inflação está sem controle”. Apostam que assim criam insatisfação junto a população a ponto de traduzir em votos.

  2. Quer tal o PSDB pedindo para censurar os videos do PT na TV, e ser atendido imediatamente pelo TRE??

  3. Fernando, o jeito é levar essas matérias da grande mídia na esportiva, meio na ironia, sem deixar de comentar como vc tem feito.

    Começo a perceber que parte da sociedade já percebe claramente as distorções da mídia e começa a desdenhar dos formadores dessa figuras cansativas que são a Mírian Jabor, Sardemberg, Demétrio Magnoli e assemelhados.

    Penso que, em breve, restará apenas os mais dogmático e recalcitrantes que falaram para as paredes.

  4. Como dito por alguém muito conhecido:
    “Jornalismo econômico no Brasil não é nenhuma coisa nem outra”.

  5. O ministro da fazenda,Mantega e’ muito competente,ate’ hoje o melhor, ministro da fazenda,do Brasil.

  6. Muito bom mesmo esse video do adnet, que o Humberto postou o link… é uma ácida crítica a todos aqueles coxinhas que estão “contra tudo isto que tá aí”(leia-se governo do PT), mas que no fundo acham que o voto deveria ser um direito “proporcional a renda”, como ironiza o Adnet, e acreditam que o nordeste é um “lugar que você passa pra conseguir chegar em Miami”…

    https://www.youtube.com/watch?v=jrUVle5wdPY&noredirect=1

  7. Trabalho no ramo financeiro, essa campanha safada do tomate vai custar um cheque especial de 6% ao mês a sociedade.

  8. Dizem que no Brasil não tem terrorismo.
    Diariamente o pog faz terrorismo contra o povo brasileiro. Até quando?

  9. Dilma, a “mulher invisível” de nossa grande mídia! A Presidente Dilma está “entregando obra atrás de obra”! E isto é somente uma pequeníssima parte das obras que já foram ou estão sendo entregues por este governo. Existem muitas outras como pequenas ou médias centrais hidrelétricas e dezenas de parques eólicos país afora que não foram sequer citados pela Rede Globo. Somente para criticar, é claro, como, por exemplo, o atraso nas linhas de transmissão que interligam estes mesmos parques eólicos ao Sistema Interligado Nacional(SIN), em boa parte já resolvido! E tem muito petista que também não sabia disso. Imagine o restante da população menos politizada e que não se liga nisso. Existem “dezenas” de excelentes programas governamentais que NÃO SÃO DELIBERADAMENTE informados pela grande mídia. Uma pena! Nesta terça-feira (20), o jornal de maior audiência do país, o JN da Rede Globo, conseguiu a “proeza” de não fazer qualquer menção a inauguração do maior e mais moderno terminal da América Latina e do Atlântico Sul, o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. Entretanto, esta emissora lá esteve e em outros tantos aeroportos para criticar, por exemplo, uma mera goteira ou banheiro interditado em outras oportunidades! Já na segunda-feira (19) a Presidente Dilma Rousseff lançou o Plano Agrícola e Pecuário 2014/2015 com investimentos recordes de R$ 156 bilhões! E a Globo nada! E aí? Essas matérias já não são dignas interesse jornalístico? Ora! Balela! Quem ainda não notou essa parcialidade da cobertura jornalística da Rede Platinada? Já disse isso aqui e repito! A Dilma está fazendo um governo melhor do que o de Lula! Inclusive na área social e os números vão aparecer mais cedo ou mais tarde! Por isso, grito ‘Dilma, a “mulher invisível” de nossa grande mídia!’ Se tiver curiosidade pesquise pelos programas Cidades Digitais e Mais Educação. E se quiser saber um pouco mais vá ao 9º Balanço do PAC e veja a galeria de fotos das obras país afora! Outras boas fontes de consulta são o Portal Brasil, Blog do Planalto e o site mudamais.com que é mais “descolado” e mais didático! E tucanos viviam dizendo que o PAC estava “empacado” e que a Dilma é um “poste”, “anta”, “vaca gorda”, etc. Vão descobrir da pior maneira com quantos paus se faz uma canoa. Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! Veja as fotos novo Terminal 3 de Guarulhos em https://www.flickr.com/photos/blogplanalto/sets/72157644803212763// e a apresentação do Plano Safra 2013/2014 aqui em http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=E0RZAisZyWw#t=0

    1. Onda, eu também penso como você. E quando estou desanimada com tantos ataques e desonestidade, assisto à NBR que mostra as formaturas do Pronatec; as entregas de obra após obra; navios e portos; as entrevistas com pessoas que realmente têm o que dizer sobre nosso país. isso me deixa novinha para a briga.

  10. Quando o ANTICRISTO vier a GLOBO (GLOBOSTA) vai ajoelhar-se , adora-lo e vincular a adoração pra aqueles que ficarão. Isso é se a GLOBOSTA não for o próprio ANTICRISTO.

  11. Tem alguma coisa estranha acontecendo; fazia muito tempo que não conseguia guardar dinheiro na Poupança…
    A três meses seguidos, pouco mas é poupança…não pago mais juro do cheque especial…blz..

  12. Gênio é o que vê o óbvio. E vê. Mário de Andrade viu Fernando Henrique bem
    antes. Em 1928, dois anos antes de Fernando Henrique nascer, escreveu a biografia dele:
    “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”.
    Os jornais trazem o retrato patético de um presidente que não respeita sequer a própria boca.
    O que diz hoje, amanhã já não vale nada. Pediu que esquecessem o que escreveu. Agora
    manda esquecerem o que mandou fazer. E deixa os ministros e porta-vozes desmoralizados,
    como idiotas baratas tontas.

    Fernando Henrique disse: “Mandei examinarem pisos profissionais, uma coisa que não tem
    nada a ver com o salário mínimo ou a Previdência.” É verdade? Não. É mentira.
    O porta-voz Georges Lamazière informou, oficialmente, de pé, meio gaguejante, no Palácio do
    Planalto, diante da bandeira nacional: “O presidente pediu ao ministro-chefe da Casa Civil,
    Pedro Parente, estudo para dissociar do salário mínimo o salário-base da Previdência.”

  13. Os professores dos cursos de Comunicação/Jornalismo deveriam guardar esta página deste pasquim para mostrar nas aulas um exemplo típico de jornalismo desonesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *