Ontem, este blog se preocupava em avaliar como “a oposição errou na mão e virou o fio“.
Hoje, a pesquisa da Folha, com todas as restrições que possa ter, confirma essa percepção, sensível a qualquer um que se importe em notar o que pensam e sentem as pessoas foram de seu pequeno círculo de convivência e identidade.
Se não é surpresa o que se passou, talvez surpreenda a muitos o que vai se passar à medida em que o discurso transtornado de que é a realização do torneio mundial de futebol que impede a solução dos problemas nacionais, um mistificação dedicadamente construída pela mídia nos últimos anos, a princípio restrita aos atrasos e custos na construção de estádios e, depois, ampliada indistintamente para tudo o que se faz em matéria de obras públicas neste país, como se estivessem sendo feitas usinas, refinarias, navios, ferrovias e tudo o mais em razão da Copa.
A exploração política excedeu os limites da credibilidade pública e instintivamente o povão vai percebendo isso, embora os setores de classe média, do lado oposto, vão assumindo uma posição hidrófoba em relação ao governo e, no clima de irracionalidade, muitos se deixem levar por manipulações.
Um detalhe da pesquisa Folha demonstra isso.
A afirmação de Lula de que era “uma babaquice” a história de que deveria haver metrô até dentro dos estádios, apresentada por jornais e televisões totalmente descontextualizada – tem 34 por cento de aprovação total e 16 de aprovação parcial. Soma de 50%, portanto.
Isolada desta forma e não dentro do contexto em que foi dita – quando elencava as razões sobre o mais importante numa Copa ser a festa, o encontro, a torcida, o convívio, a acolhida aos turistas – é obvio que uma frase assim deveria receber muito mais rejeição que os 36% que registra.
Mas, ainda que tenha sido apresentada assim, divide em partes iguais os entrevistados.
O mais provável é que, muito mais que uma resposta à questão em si, os números podem revelar muito mais a percentagem de acolhida política a Lula e à sua orientação.
Um terço a favor em qualquer circunstância, um terço contra de qualquer forma e o restante aberto a ouvir e ponderar e uma situação muito favor muito favorável em São Paulo, sede do anti-lulismo nacional.
À medida em que os fatos forem desfazendo a imagem que a mídia construiu (quem esqueceu do “imagina na Copa?”) de “zorra total” da organização da Copa – percepção também revelada na pesquisa – também se desfará em grande parte a imagem caprichosamente formada de que uma competição disputada por dezenas de países pelo seu poder de alavancagem nacional possa ser danosa ao Brasil.
A pesquisa também revela o apego à ideia da liberdade e da democracia, porque mesmo o sentimento de que está sendo prejudicado – e perversamente, muitas vezes, pela absolutamente provocadora atitude de qualquer pequeno grupo ou parte de categoria profissional de interromper o deslocamento de milhões de trabalhadores – defende o direito de manifestação e protesto.
33 respostas
O estado de SP somado à MG vai tirar Dilma Rousseff da presidência.
Arreda, bicho ruim (tucano) !
Moro em Minas, e por aqui não vai ter pra tucano mensaleiro Pimenta da Veiga e Pinóquio Neves. Se liga pq o mundo só evolui!!!!!!!
Somente quando cadastrarem jumentos para votar.
Infelizmente a falta de água afeta os eletrolíticos no cérebro… para quem enxerga todo oponente como jumento, é porque não tem espelho em casa :(
Obrigado pela defesa!
Há quantos anos você mora em Minas? Porque o Aécio foi eleito,em primeiro turno, em 2002, 2006, depois elegeu-se senador em 2010 e ainda elegeu o seu sucessor, Antonio Anastasia, em 2010 também. Não acho que o seu voto vai ser relavante pra decidir a eleição.
Acompanhe abaixo o resultado das eleições a que fiz referência:
1- 2002
AÉCIO NEVES (PSDB) 5.282.043
NILMÁRIO (PT) 2.813.857
2- 2006
AÉCIO NEVES (PSDB) 7.482.809
NILMÁRIO (PT) 2.140.373
3- 2010 (GOVERNADOR)
ANTONIO ANASTASIA (PSDB) 6.275.520
HÉLIO COSTA (PMDB) APOIADO PELO PT E PELO LULA (QUE APARECEU MAIS NA PROPAGANDA POLÍTICA DO QUE O PRÓPRIO CANDIDATO) 3.419.622
4- 2010 (SANADOR)
AÉCIO NEVES (PSDB) 7.565.377
FERNANDO PIMENTEL (PT-NÃO ELEITO) 4.595.351
Portanto, acho que o seu voto não vai causar grandes estragos!
Aécio foi bem com o mentirão e o monopólio da grande imprensa. Mas naquela época não tinha helicóptero de cocaína, histórico de defesa de interesses bilionários e mensalão tucano engavetado…
Acho que os tucanos vão ser aposentados pelos eleitores, em Minas, São Paulo, Paraná, no Congresso, no Judiciário, no TCU, no Ministério Público, na Polícia Federal…
Vão sobrar os aeroportos e os apartamentos em Miami.
Na paraíba, cassio cunha lima tá disparado. Eu fico pensando: -o que esse povo tem na cabeça ??
Resultados em Minas ? Porque você não coloca os últimos resultados de Eleições Presidenciais meu caro JEGUINALDO GONÇALVES Salvatore? Onde estão os resultados dsas eleições do LULA contra o Padim Padre Serra e contra o Homem que escreveu “VIDAS SECAS PAULISTA” o Geraldo ? Você acha que o grande Brasil se resume a esses dois estados Falidos e quebrados da União ? Se liga meu, vá estudar e aprender que esse país que vocês desconhecem é dinâmico, inteligente, que ler e estuda nas Universidades Fundadas pelo LULA e nenhuma por vocês, graça a Deus.
Ué, simples, a comparação não é com o Lula, ele não é candidato. Preciso comparar dados compatíveis com a realidade. A candidata é a Dilma. Ela vai enfrentar o Aécio na terra dele. Você acha mesmo que ela tem força pra vencê-lo? Ninguém pode com ele em Minas. Ninguém!
Concordo Juba. Só quando isso acontecer.
Gênio é o que vê o óbvio. E vê. Mário de Andrade viu Fernando Henrique bem antes. Em 1928, dois anos antes de Fernando Henrique nascer, escreveu a biografia dele:
“Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”.
Os jornais trazem o retrato patético de um presidente que não respeita sequer a própria boca.
O que diz hoje, amanhã já não vale nada. Pediu que esquecessem o que escreveu. Agora manda esquecerem o que mandou fazer. E deixa os ministros e porta-vozes desmoralizados, como idiotas baratas tontas.
Fernando Henrique disse: “Mandei examinarem pisos profissionais, uma coisa que não tem nada a ver com o salário mínimo ou a Previdência.” É verdade? Não. É mentira.
O porta-voz Georges Lamazière informou, oficialmente, de pé, meio gaguejante, no Palácio do Planalto, diante da bandeira nacional: “O presidente pediu ao ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, estudo para dissociar do salário mínimo o salário-base da Previdência.”
Vade retro, bicudo!
Se o Brasil se resumisse a São Paulo e seu anexo – na sua visão – Minas Gerais, até talvez seus sonhos (pesadelo pro brasil) se concretizasse. Mas nem assim, pois eh são Paulo e Minas que vão “avermelhar”, ante a incompetência dos candidatos de situação e a qualidade dos candidatos da esquerda… Legal ter vc por aqui, Leia sempre o blog e reflita verdadeiramente sobre as notícias lidas…
SP E MG vão se avermelhar? Tudo bem! No final do domingo do primeiro turno, voltamos a nos falar!
Luis,
você não soube? Tem outra prá você espalhar: o desemprego explodiu em Recife!
Alo! E do hospicio? O maluco fugiu de novo! Esta aqui no Tijolaco dizendo que e Satanas em carne e osso!
O Cheirécio Neves não tá com essa bola toda!
Caro Salvatore, aproveite o dinheiro, 30 moedas, que voce está ganhando com a trollagem e faça uma poupancinha, mas não fique tão preocupado pois depois das eleições, com a vitória da Dilma, voce poderá conseguir um trabalho digno, pois haverá muitos postos de trabalho sendo abertos, afinal de contas esta é a marca do PT, pleno emprego.
Vai pensando….nós do nordeste e mais alguns milhares que vivemos em SP e Minas a reelegeremos no primeiro turno, sem dó!!!!!!PT saudações
ROLA BOSTA DETECT. São Paulo do SECADÃO só se o povo paulista adorar passar sede e FEDER.
É pra isso que serve a “papagaiada” de voto distrital.
Sempre digo um cidadão, um voto !
E comemorar bebendo água do volume morto, ou “reserva estratégica”.
somando os dois estados,dá mais ou mesmo 100 mlihoes de eleitor, né Luis Felipe?
Se a passagem sobe 0.20 centavos,tem protesto,violento
e todo mundo sabe que trabalhador,recebe VT,agora greve,sem avisar deixando o povo na mão….
O que me deixa intrigado (e não surpreso) é que a Dona Folha se deu ao trabalho de fazer pesquisa com uma frase do Lula!!! Olha a que ponto chegamos, uma simples frase, manipulada, usada como manobra de pesquisa. Agora ta assim … Dilma e Lula são presidiários de suas próprias falas, enquanto o Alckmin sem água pode dizer o que quiser. è o fim do mundo. Mesmo quem não é PSDB ou PT tem que concordar que há uma perseguição gritante. Dilma neles
Ahá, eu não falei? Oprograma Zorra Total mudou a localização da ‘zorra’ do metrô para o ônibus. Um ônibus escrito “Prefeitura” na lateral e eternamente parado na Marginal. Momento mãe Dinah da Globo ou será que esse pôquer foi jogado com cartas marcadas?
É o desespero. O PiG sabe que Dilma reeleita em 2014 terá como prioridade máxima a lei da mídia nos moldes da Inglaterra, USA, França, Alemanha. Vai acabar o MONOPÓLIO nas comunicações do PiG.
Até onde sei o principal responsável pela Segurança Pública é o governo estadual. Depois vem o federal. O candidato do psdb tentou atribuir a culpa ao governo federal por suposta “omissão” na segurança pública de SP promovida por falsos grevistas, a soldo da tucanalha.
Como é que uma pessoa que quer se candidatar a presidente e já tendo sido governador (péssimo, mas foi), deputado e senador e não sabe nem quais são as atribuições de cada nível de governo? A cada desastrada declaração do Arrocho Neves vem sendo confirmado o total despreparo desse candidato para exercer qualquer função pública. Não tem condições sequer de exercer o cargo de vereador em Belo Horizonte (oops… Rio de Janeiro). Sua manifestação só serviu para mostrar o que estava combinado entre os falsos grevistas e a tucanalha: promover esta burra e falsa greve contra o povo trabalhador (que não é o caso do Aócio) e depois vir com uma declaração pífia dessas sobre a Segurança Pública, sobre a qual nada sabe.
Realmente, a quem interessa a confusão?
“Na greve dos ônibus de SP, deputado do PT é flagrado em reunião com perureiros e bandidos do PCC”
A pholha perguntou o quê população de São Paulo acha da seca?
Ou o assunto não interessa a eles?
To lembrado do toque do tambor e da TV NINJA…
Isto não me sai da cabeça…nem o rojão na
cabeça do cinegrafista.