É evidente para qualquer um que o Brasil está a anos-luz de uma crise econômica.
Mas seria auto-ilusão achar que a intensa campanha política desenvolvida pela dupla mídia+mercado não produziu, ao lado de uma persistente política de elevação de juros, uma pisada forte no freio da economia brasileira.
Esse resfriamento, ironicamente, pode se tornar um tiro no pé dos objetivos eleitorais mídio-mercadistas.
Hoje, as instituições mais bem sucedidas na previsão de índices de inflação prevêem um índice de 0,43% para maio e 0, 0,35% para junho.
Maio ainda teve pressão altista nos alimentos, mas o mês fecha, certamente, abaixo das previsões que indicavam um IPCA acima de 0,5%.
E não será surpresa se junho apresentar uma taxa significativamente menor que a prevista pelo mercado.
Fatores que poderiam pesar muito no mês, em função da Copa, como passagens aéreas, não vão ter alta, porque as empresas forçaram muito o preço antes da hora e hoje têm encalhes, que estão sendo “desovados” com promoções.
A Fundação Getúlio Vargas, hoje, já previu um Índice de Preços ao Consumidor para junho de apenas 0,1% e não descarta, até mesmo, deflação no preço dos gêneros alimentícios, com base no comportamento dos preços no atacado, que têm apresentado queda forte.
Um fenômeno semelhante ao ano passado, quando o IPCA de junho ficou em 0,26% e 0,03% em julho, marcando um período de recuperação eleitoral de Dilma Rousseff com o alívio da percepção eleitoral.
Nossos aprendizes de feiticeiro econômicos podem ter dado uma mancada com a sede que foram o pote do discurso da inflação.
É bom lembrar que não faz três meses se falava na “tempestade perfeita”, que faria a estabilidade econômica naufragar.
11 respostas
O banco central tem que atuar a bovespa respeita mercado so a midia que tua criminosamente mas o judiciario nao encherga esses golpes na economia.
amigos é Dilma de novo com a força do povo
BOMBA? NÃO! DINAMITE! ENTENDA
################
CASO EIKE: MALAN E ELLEN DENUNCIADOS POR CRIMES
Tanto o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, como a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, foram denunciados por falsificação de contrato, manipulação de mercado e crime contra o sistema financeiro nacional; o motivo: na qualidade de conselheiros da OGX, de Eike Batista, teriam emprestado sua credibilidade à promessa feita pelo empresário de que injetaria US$ 1 bilhão na empresa caso as ações caíssem; Eike não honrou a palavra e os dois pularam fora do conselho; notícia-crime foi encaminhada pelo procurador Osório Barbosa e recebida pelo também procurador federal José Gomes Ribeiro Schettino; para o MP, Malan e Gracie são devedores solidários de US$ 1 bilhão
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/relacoes_com_investidores/142127/Caso-Eike-Malan-e-Ellen-denunciados-por-crimes.htm
################
EM TEMPO: e o tal ‘domínio do fato’ “pegará o FHC da Privataria Tucana”?!…
NOTA: esta Ellen Gracie é uma pré-Barbosa togada, ‘irmã siamesa’ do gilmar DANTAS!
RESCALDO: viram, estropícios?!
Lá isso é corte suprema, sô?!..
EU dou risadas dos coxinhas,como são tapados,em ouvir globo,e pig no geral,ou são burros mesmo,sumiram os urubólogos,eles falam para eles mesmo,porque o povo,sabe que tendo emprego em abundancia,e salários cada vez + altos,é DILMA no primeiro turno.R
Mas, nessa queda de braço entre rentistas e governo os primeiros conseguiram fazer os juros subirem. Eles sempre conseguem com a ajuda da mídia.
Caro Fernando Brito, vc costuma ir ao supermercado?
Como sempre a oposição fundamentando seus argumentos na própria opinião e com intensa utilização de adjetivos pejorativos. Faltam números, faltam estatísticas, faltam fatos. Mas ainda há quem se convença com isso apenas. Falta razão, sobra ódio.
Tenho pra mim que o governo e economistas associados ainda nao perceberam que juros altos e uma arma na mao dos terroristas economicos. E trivial. Se voce e empresario brasileiro, portanto exploradores coloniais, com juros a 11% ao ano pode se dar ao luxo de colocar os precos nas alturasender menos e completar o faturamento com “lucros financeiros”. Ou seja, aquela conversa de que se voce aumenta o preco o consumo cai e seu lucro diminui nao funciona com a taxa de juros tao alta. O governo ao baixar os juros como tinha feito no inicio terminou caindo no conto da inflacao com a acao entre amigos trombini -mercado financeiro. Se tivesse segurado dois a tres meses tinha metido a canalha empresarial golpista em palpos de aranha. E facil perceber quando os caras querem juros. Os supermercados em conluio metem os precos nas alturas. Na proxima reuniao do copom o nosso amigo tromboni aumenta os juros. Quem tem essa equipe da Dilma tem uma quinta coluna de dar inveja aa cia.
Seria interessante uma aula bäsica sobre a SELIC e seus malefïcios para economia do païs,quando ela sobe.
Töpicos.
O que ë a SELIC
beneficios e malefïcios
a quem interessa uma SELIC alta.Porquë.
Quem puder escrever a respeito,fica ai a sugestäo.A sociedade tem que estar informada a respeito para que ela entenda o porquë da rejeiçäo ao governo petista pela elite submissa ao capital estrangeiro.
É bom destacar que, mesmo com a temporada de alta, os juros REAIS no Brasil estão em torno de 4,50%. Ainda é muito, mas bem abaixo da farra tucana de 10% ou até 15%, que fazia a alegria dos rentistas.
Isso explica em grande parte o terrorismo midiático e a pressão para mais aumento de juros e diminuição da meta de inflação.
vamos ser criativos ao falar sobre TV e midia.
por exemplo: voce morador de uma capital, por ex. sampa ve os apresentadores repetindo, espichando, os datenas marcelando e marcelos datenando continuamente.
E pensa: mas que tonto, ele só repete.
Mas Tonto é tu, o caro expectador.
Porque ele esta vendo na frente dele uma tela que MEDE a audiencia, naquele momento. Isso é feito por um aparelhinho que tem em 750 casas, em Sao paulo, escolhidas por amostragem. Elas representam os outros 15 milhoes da grande SP.
E quando ele ve o indice subindo, marcela mais ainda espichando o assunto, e repetindo ate as palavras. Qdo ve caindo, chama outra materia.
Entao ele não é o bobo – mesmo porque esses caras faturam $$ percentagem dos patrocinios do programa.
O BOBO é tu, somos nós.
SE voce falar assim com as pessoas, elas perceberao por si mesmas o truque dos ibops.
Ah e sabe o que os caras dao paraos moradores dessas casas com aparelhindo? POIS É: chocolate na pascoa, presentinho -inho mesmo- de natal pras crianças e pequenos premios de sorteio. Somos baratos.