Pesquisas para todos os gostos e desgostos

ibopecni

O “mercado” das pesquisas de mercado, digo, de intenção de voto para presidente perdeu seus últimos resquícios de pudor.

Como nada tem coerência, todo mundo pode comemorar os resultados da Ibope/CNI divulgada hoje.

Dilma, por exemplo, melhora porque piora ou piora porque melhora?

Sua intenção de voto sobe, sua aprovação diminui.

Sua rejeição dá um salto, mas num segundo turno, sua distância  para os principais adversários sobe também num pulo.

Sobre Aécio, passa de 9 para 13 pontos e, diante de Eduardo Campos, de 11 para 16%.

E a rejeição de Aécio e de Campos, que pulam, respectivamente, de 18 para 32% e de 13 para 33%!

Em apenas uma semana, desde a marotíssima pesquisa Ibope “encomendada” pela insuspeitíssima “União dos Vereadores de São Paulo”!

Não me consta que algum dos dois tenha atropelado uma criancinha…

O que fica de concreto, para mim, a atribuir-se alguns gramas – poucos, fique claro – de credibilidade aos números.

1) Eduardo Campos vai ser devolvido ao que tem, algo como seis ou sete por cento do eleitorado e Lula está certíssimo em deixar que não se criem obstáculos para que suas perdas fluam para a conta de Dilma.

2) Não há processo de queda configurado em relação a Dilma Rousseff, embora ela não colabore em nada, com seu jeitão mal-humorado, para isso.

3) A polarização só não é mais evidente por conta da fraqueza de Aécio Neves que, não obstante, vai crescer até a faixa dos 30%, no horizonte visível.

4) De novo, teremos um primeiro  turno decidido no photochart, por mais ou menos um ou dois por cento dos votos.

5) O “não vai ter copa”, o “caos que não houve” e a vaia VIP, se tiveram algum efeito, foi o de desqualificar a  oposição.

Há dois fatores que, ainda, não mostraram seu peso neste processo.

Um é Lula e sua capacidade de comunicação com o povão.

Outro é o declínio do processo de aceleração inflacionária que marcou o final do ano passado e o início de 2014 e que, apesar da mídia, vai começar a ser percebido, embora ao custo de uma perda imensa para a economia brasileira.

Não que isso vá fazer alguma diferença na direita radicalizada e insensível.

Aquela que está no bem-bom da área vip deste país e, não obstante, vaia com toda a ferocidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Só mesmo os “desavisados” para caírem nas armadilhas desse pessoal…
    Repito, como já tenho escrito noutros blogs…
    Desde meados da “crise financeira” de 2008 ficam alardeando o “Apocalipse”…
    Como podemos notar o tema central da eleição será ….o bolso (Economia)…
    Basta um pouquinho de esforço nas análises…. É Refinaria prá cá, é o preço do “tumate”, e podem acreditar… “do xuxu” (sic)

    1. Dia 7/7, segundo o calendário eleitoral 2014, começa a permissão para campanha nas ruas. Lula vai começar nesse dia o seu trabalho de cabo eleitoral. Não por coincidência, Assas JB Corp Globeleza sai do STF nesse final de mês, a uma semana do prazo. Claro, vai ser o cabo eleitoral da oposição e será glorificado pelo PiG se fizer isso. Mas, JB não é Lula. A bala de prata do PiG já se enferrujou antes mesmo de ser retirada da embalagem.

  2. Esta taxa de rejeição que oscilou tanto em apenas uma semana deve ter motivado alguma demissão neste instituto de pesquisa! Totalmente ” nonsense”! Nem para disfarçar esta turma tem competência mais? O que o desespero não faz?!

  3. Pois eu agora mesmo,às 13,50 horas,assisti na Globand-News,resultado da pesquisa,onde a Sra.Dilma tem 39% DAS INTENÇÕES DE VOTOS,E LOGO A SEGUIR,UMA OUTRA PESQUISA,que a aprovação do governo da Sra.Dilma,esta em 32%!Entenda-se os eleitores,já que a maioria,desaprova,mas vota nela!Que bando de vigários são,os GlobandNews e os eleitores!A quem eles tentam enganar,estes VIGÁRIOS!

  4. Quem tem Lula só esperando para entrar no jogo e decidir tudo em apenas 10 min, pode ir levando gol à vontade

  5. Há um terceiro fator, muito importante: quando começar a propaganda política na televisão, o governo vai poder mostrar em detalhes a coleção inteira de realizações no país inteiro, setor por setor.
    Isto vai alterar a pressão sobre a opinião pública, pois não será mais, e apenas, o discurso monocórdio da imprensa que é a favor do contra: nada acontece, tudo dá errado, está tudo piorando…
    Aí, vamos ver!

  6. Sem falar na espontânea: desde março as pesquisas – todas – indicam que Dilma tem média de 20 pontos. Nesta de hoje, Dilma vai a 25%. Subiu 5 pontos! De um total de 46, pois 54 estão entre Nulos e Não Sabem…. Sem contar também mais 3 pontos de Lula. Transferidos, Dilma vai a 28, o que corresponde a 60% dos votos válidos….

    A íntegra da pesquisa pode ser encontrada no site da CNI.

  7. A reportagem sobre o desemprego e abertura de vagas para gari no RJ, consta em documentário de Milton Santos sobre globalização, é um pouco longo mas vale a pena assistir. Tem muitas informações interessante. Tem na internet.
    Acho que deveriam usar esse vídeo para relembrarem o que foi o governo psdb.

  8. Outro fator muito importante é mostrar as realizações do governo, um tesouro imenso quase completamente virgem do conhecimento público, já que a televisão quase nada mostrou e quando mostrou foi só para constar e com a rapidez do raio. A linha que leva energia de Tucuruí para Manaus, por exemplo, conta com torres de transmissão mais altas que a Torre Eiffel. Que tal mostrá-las, de um lado e outro do Rio Amazonas, com a comparação da imagem da torre francesa? Por outro lado, causa espécie uma pesquisa financiada por industriais e que dá tanta ênfase a perguntas sobre o desemprego, se este causa medo ou não ao entrevistado, como se este já existisse em alto e preocupante grau.

  9. É preciso porém, estar preparado para o fator Joaquim Barbosa, ele vai entrar com tudo para apoiar o Aécio, e vai usar a decisão que Barroso tomará em relação aos condenados da AP 470. Usará um tom moralista e odiento. Penso que JB está saindo do STF porque ficou isolado, mas também para apoiar o Aécio. Acho que a oposição espera que essa seja o grande trunfo do Aécio.

  10. Será que o globope atacou à espanhola?Quem respondeu sobre eleição no Brasil só podeter sido os hermanos que deram adeus à copa!!!!

  11. Não sei o que esse pessoal que atendeu ao IBOPE viu que eu não vi. Achei suspeitíssimo que em dois meses os NULOS/BRANCOS/NÃO SEI caíssem tanto. E todo mundo decidindo por Aébrio Never ou Dudu Traíra. Eu assisto todos os telejornais que posso, depois venho aqui nos “blogs sujos” pra ter certeza que só ouvi mentiras na TV. Juro que não vi esse “algo” que levou tanta gente a DECIDIR tão rápida ANTECIPADAMENTE o voto. Nem ouvimos ainda o que o Aébrio e o Dudu sugerem pra substituir os programas e projetos da DILMA, como já se decidiram tão cedo?

  12. A PESQUISA É ÓTIMA!!!
    Eu já trabalhei muito como entrevistador (o “peão” da pesquisa eleitoral, que vai lá ouvir e a anotar a opinião das pessoas). O que posso falar, e não só por mim – mas por quase todos que também trabalharam nisso que eu conversei, que a pergunta espontânea é que tem mais importância. Vamos a ela:
    Comparando a pesquisa do dia 07 com a do dia 15.
    Em uma semana, Dilma passou de 20% pra 25% (cresceu além da m.e.)
    Aécio oscilou de 10 para 11%.
    Campos de 3 para 4%.
    Lula de 6 para 3%

    Porquê a pesquisa espontânea é tão mais importante? Quanto mais longe está as eleições, menos as pessoas têm paciência de responder pesquisas, principalmente essas longas que perguntam sobre tudo.
    Quem responde na lata em quem vai votar é porque está um pouco mais ligado em eleição. Outro sentimento compartilhado com quem trabalha com pesquisa – em campo – é que boa parte das pessoas não gostam de não ter uma resposta, ou seja, sobre qualquer assunto que você perguntar e lhes der um disquinho com opções, a pessoa vai dar uma resposta (qualquer), seja pra não parecer desentendido do assunto, seja pra que a pesquisa termine logo.

    Só um detalhe desnecessário: a espontânea é a única “divertida”: já ouvi respostas de “Rita Lee” a “Jesus Cristo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *